Cozinha de madeira Faça você mesmo – Como fazer? Escolhendo móveis para um design elegante (mais de 210 fotos)
Escolhendo a mobília de um apartamento, involuntariamente pensamos: “É seguro?” Como se viu, apenas a madeira pode prometer respeito ao meio ambiente. Hoje, muitas pessoas usam móveis de madeira, cuja diferença é a beleza, a grandeza, a resistência, a conveniência. É seguro para a saúde e cria um ambiente tranquilo em casa. Estas qualidades são mais importantes na cozinha, como uma das divisões principais onde a família ou os amigos se encontram. Mas por que comprar móveis de alguém quando você pode fazer tudo sozinho? Neste artigo, explicaremos em detalhes como criar uma cozinha de madeira com suas próprias mãos.!
Recomendações de designers sobre a escolha da madeira
A madeira é um material versátil para criar uma atmosfera especial em casa. Mas primeiro, escolha sua raça dependendo da cor e qualidades..
Madeira no interior
Os especialistas neste campo atribuem as seguintes características a cada uma das madeiras mais populares:
- O lariço é um material durável e bonito com um efeito curativo. Porém, nem todo móvel desta raça pode ser feito desta raça e beneficiar o corpo, pois envernizado para proteção. Não haverá nenhum benefício adicional de uma mesa de lariço, mas você pode fazer qualquer figura.
- O pinho é uma das espécies de árvores mais comuns utilizadas na construção. O material é macio e flexível, mas pode perder rapidamente sua aparência original, por isso é recomendável cobri-lo com várias camadas de verniz.
- Walnut é uma ótima escolha para os amantes da estética. Além do fato de que os produtos de nogueira são muito duráveis, padrões de orifícios podem ser cortados deles, decorando mesas, cadeiras, armários e outros mobiliário. Produtos feitos com ele são bastante pesados.
- Oak é uma raça popular entre construtores e designers. A madeira de carvalho combina estética, praticidade: beleza, resistência, pouca exposição a condições ambientais agressivas, confiabilidade.
A madeira é um material versátil para criar uma atmosfera especial em casa
Depois de escolher a opção que mais gosta, você pode começar a fazer desenhos para futuros móveis.
Mobiliário
Antes de começar a construir uma cozinha de madeira, é melhor entrar em contato com construtores mais experientes para obter informações detalhadas.. Isso o poupará de perder tempo, nervos, materiais, dinheiro. Como resultado, você obterá um resultado excelente que será agradável aos olhos..
Então, aqui estão algumas dicas de fabricantes de móveis:
1Escolha os tamanhos padrão
Quando o vôo da imaginação é ilimitado, a cabeça está cheia de soluções de design, você deseja criar um móvel de cozinha totalmente incomum que você não pode comprar em uma loja. Os artesãos dizem que é melhor aplicar essa ideia em outro lugar e fazer molduras de acordo com desenhos e diagramas padrão. É mais conveniente para cálculos e montagem..
Cozinha com elementos de madeira
Ao tornar alguns gabinetes muito grandes e outros muito pequenos, você criará problemas desnecessários para si mesmo. Então será muito difícil selecionar as coisas que podem ser armazenadas neles, e a grande variedade de tamanhos de gabinete é ruim para o estilo e design da cozinha.
AdendoO espaço não utilizado pode ser preenchido com gavetas, que também servem a todo o arsenal de funções de armazenamento. Eles permitirão que você use o espaço disponível da forma mais eficiente possível.
O vôo da fantasia pode ser ilimitado
2Não compre uma árvore muito cara
Se você é apenas um construtor iniciante, não há necessidade de gastar dinheiro extra. Durante a fabricação, você pode acidentalmente estragar algum material, de modo que uma árvore simples não parece pior do que uma árvore cara..
3Use apenas madeira resistente à umidade
Nunca use madeira não tratada em seu trabalho. Não gosta muito de umidade, se deforma rapidamente sob sua ação, reduzindo todo trabalho a nada.
Nas lojas, você pode comprar imediatamente umedecido em meios especiais, ou fazer o revestimento você mesmo.
Não use madeira crua em seu trabalho
4Não se esqueça do cuidado extra
Não importa o quão cara seja a madeira de alta qualidade, ela ainda se deformará sob a influência da luz solar, do ar, da temperatura. Para retardar esse processo, a madeira precisa ser tratada com cera ou vernizes protetores cerca de uma vez por ano..
Em uma notaA combinação certa de cores é o que sua cozinha precisa. Cores vivas e quentes irão animá-lo, animá-lo e abrir seu apetite. Se você tiver lugares especiais na sala, destaque-os com cores brilhantes. Para quem prefere calma e tranquilidade, sugerimos escolher cores frias e escuras..
A combinação certa de cores é o que sua cozinha precisa
Estágios de desenho para móveis “faça você mesmo”
Para fazer desenhos corretamente e usá-los para construir móveis de cozinha, você não pode prescindir do conhecimento de pequenas sutilezas.:
- Ao desenhar um desenho, certifique-se de levar em consideração a possível curvatura das paredes e todas as estruturas salientes. Para não se enganar, recomenda-se fazer medições na parte inferior, no pedestal ou sexo, então no meio e finalmente em teto. Escolha o menor dos três.
- Após medições e verificação, os dados podem ser transferidos para o desenho. Deve-se levar em consideração peitoris de janelas, rodapés, portas, ombreiras, esgotos, calefação, até mesmo tomadas.
- Agora estamos fazendo um layout aproximado da localização do fone de ouvido no papel. Aconselhamos você a ouvir desejos, conselhos de designers, planos padrão. Todos os tamanhos podem ser encontrados em sites de lojas de móveis de domínio público. É melhor pensar com antecedência sobre a localização dos armários e prateleiras, e sobre onde os aparelhos elétricos estarão.
- Depois que o plano geral está pronto, eles começam a elaborá-lo. Aqui temos a certeza de trabalhar cada peça de mobiliário, pintar suas dimensões, o número de gabinetes, prateleiras, espessura do compensado, partes salientes, etc..
AdendoVocê pode usar programas de computador especiais para a exibição volumétrica do projeto de sua cozinha. Eles permitirão que você observe mais de perto todas as nuances do layout..
Depois de concluir o negócio de desenho, você pode começar a costurar e montar. Apenas certifique-se de que todo o material é de alta qualidade, não há lascas, manchas, rachaduras nele. Certifique-se de cobrir o hardware com um produto resistente à umidade..
Móveis de cozinha “faça você mesmo” feitos de madeira serão confortáveis, fortes e duráveis. A árvore se adapta bem ao ambiente, cria aconchego, um estilo ecológico especial. A automontagem evita custos desnecessários, mas leva tempo.
Tabela
Impossivel imaginar cozinha, onde não haveria mesa onde os convidados e familiares possam se reunir. Muitas idéias de design são dedicadas ao formato das mesas e sua colocação na sala. Além disso, essa mobília é fácil de fazer você mesmo..
Opção incomum para a mesa
Portanto, as opções mais populares para uma mesa de jantar de madeira são assim:
Mesa tradicional – feita de estrutura inferior, tampo da mesa e pernas presas a ela. O projeto de montagem é bastante simples, a mesa em si é familiar a todos, durável e fácil de usar. A alteração do design é realizada em função do número de pernas e da sua localização, do tamanho e da forma do tampo da mesa e do design da estrutura inferior. Você pode criar um estilo mais moderno, próximo à Art Nouveau, ou organizar tudo semi-antigo.
Uma mesa de viga é mais difícil de fabricar. Consiste em bancadas e dois elementos de suporte localizados nas laterais. As mesas de viga criam um design de cozinha tradicional, por isso são ótimas para pessoas que não gostam de experimentar.
Completo com bancos
Mesa sem moldura – esta opção é adequada para os amantes do moderno, pois é criada no estilo do minimalismo. Não é maciço, é bastante fácil de montar, combina bem com qualquer cor na cozinha
As mesas de parede com tampo dobrável são um desafio ousado às tradições antigas e têm uma pequena quantidade de metros quadrados. Não há mais bagunça em toda a sala de uma já pequena cozinha com uma mesa enorme – ela pode ser substituída por uma bancada que é fixada na parede. O mecanismo permite que você expanda e deslize a mesa da parede e para a parede conforme necessário.
Cadeiras
A cadeira, assim como a mesa, desempenha as funções mais importantes no espaço da cozinha. O design da sala depende disso, por isso a cadeira deve estar em harmonia com o estilo geral..
Opção de cadeira elegante
Não é à toa que a maioria das pessoas escolhe cadeiras de madeira.. Prós de escolher móveis de madeira:
- Durabilidade e resistência ao longo da vida.
- Material altamente ecológico.
- Grande seleção de madeira.
- Abundância de soluções de design.
- Energia favorável em apartamento.
Cadeiras de madeira vêm nas seguintes categorias:
1Cadeira tradicional clássica
Este modelo é o mais comum e popular. Consiste em um encosto, um assento e, via de regra, quatro pernas. Cadeira clássica – construção confiável, sólida e durável. Todas as peças utilizadas na montagem são maciças, fixadas com parafusos. Você pode fazer não apenas cadeiras de jantar para adultos, mas também pequenas para crianças. Isso ajudará a manter um estilo ecológico consistente na cozinha..
Este modelo é o mais comum e popular
AdendoPara que a cadeira não escureça e não tenha uma boa aparência, para que não haja aspereza sobre ela, o produto deve ser lixado e coberto com várias camadas de verniz protetor..
2Cadeira com assento estofado
Esta cadeira é adequada para amantes de um estilo mais sofisticado. Eles são mais confortáveis devido ao assento de tecido macio, as pernas podem ser feitas mais finas e belos entalhes podem ser feitos nas costas. Contraplacado e tábuas são as melhores escolhas para fazer esta cadeira, eles a tornam mais leve e menos volumosa..
Esta cadeira é adequada para amantes de um estilo mais sofisticado.
3Cadeira-cadeira
Se o conforto for tão necessário quanto o ar, recomendamos uma cadeira-cadeira. Fabricá-la com as próprias mãos é mais difícil do que uma cadeira tradicional clássica, mas o trabalho valerá a pena. Este modelo deixará sua cozinha mais confortável, aconchegante, principalmente se a cadeira for estofada..
Estas cadeiras também podem ser utilizadas noutras divisões, visto que são propícias ao trabalho, ao relaxamento.
Se o conforto for tão necessário quanto o ar, recomendamos uma cadeira-cadeira
4Cadeiras dobráveis
Cadeiras dobráveis serão convenientes para uso em apartamentos com uma pequena área de estar. Tal como acontece com uma mesa montada na parede, uma cadeira dobrável ajuda a economizar espaço, liberando espaço para algo mais importante.. Embora a cadeira dobrável seja simples à primeira vista, não é tão fácil de fazer, por isso é melhor estudar cuidadosamente as instruções, desenhos.
Em primeiro lugar, deve-se levar em consideração que a cadeira estará constantemente em dinâmica, ou seja, constantemente dobrar, desdobrar. Em segundo lugar, é necessário levar em consideração a categoria de peso de todos os membros da família. O material de produção deve ser leve e durável, recomendamos o uso de compensado. Levando em consideração todas as nuances, as cadeiras dobráveis servirão para um longo serviço, serão convenientes para usar tanto na cozinha como em qualquer outro lugar..
Cadeiras dobráveis
cincoBancos
A opção mais fácil para a cozinha são os bancos de madeira. Eles não têm costas, apenas um assento e pernas.. Você também pode fazer várias opções aqui:
- Selecione a forma do assento: redondo ou quadrado.
- Número de pernas: um ou dois ao clássico quatro.
- Você pode estofar o assento de madeira com um pano ou simplesmente envernizar o banco.
AdendoA única desvantagem das cadeiras de madeira é o peso, mas isso pode ser corrigido com truques. Escolha uma madeira mais clara como a tília e, em seguida, basta pintar novamente as cadeiras para combinar com a cor do carvalho
A opção mais fácil para a cozinha são os bancos de madeira.
Prateleiras de madeira
O principal na cozinha é a sua funcionalidade máxima. Portanto, hospedeiras e proprietários colocam os itens internos de forma que ocupem o mínimo de espaço possível, mas tenham a melhor capacidade. É melhor quando o apelo ao ar livre é adicionado à capacidade..
As estantes possuem esses dois conceitos de praticidade e beleza, pois quase nenhuma cozinha pode prescindir deles.. Você pode fazê-los com suas próprias mãos se conhecer as características dos materiais, tamanho, formas, bem como um único estilo, do qual a prateleira mais tarde fará parte.
O principal na cozinha é a sua funcionalidade máxima.
As melhores madeiras para prateleiras são:
- Linden é uma árvore leve, mas durável, que se presta bem ao processamento.
- Abeto – conífera, tem propriedades medicinais, leve, resistente a rachaduras.
- O amieiro é um material de construção versátil, denso, perfeitamente polido, colado e cortado.
- Aspen – a madeira é forte, durável, não deforma, não quebra, retém calor.
- O pinheiro é uma árvore resistente ao ressecamento, a fissuras e manchas, forte e durável.
A prateleira economiza espaço e é conveniente
As pranchas devem ser uniformes, lisas, sem irregularidades de cor, manchas, fissuras, cuja presença prejudique o aspecto ou logo a torne inutilizável. A prateleira economiza espaço e é conveniente, e também se encaixa harmoniosamente no interior. Isso pode ser alcançado escolhendo uma opção entre os projetos descritos abaixo:
-
Prateleiras-racks
É assim que as prateleiras são fixadas na parede, geralmente do chão ao teto, ou um pouco mais abaixo. Podem parecer anexos escadas, tal solução de design irá diversificar o estilo da cozinha, fugir dos padrões, tradições. A única desvantagem é que as prateleiras ocupam espaço de cima para baixo, por isso requerem espaço adicional.. Mas eles acomodam utensílios de cozinha suficientes. No entanto, essa não é a opção mais popular..
Prateleiras-racks
- Prateleiras na parede
As prateleiras mais comuns são montadas na parede. São colocados acima da mesa ou entre armários, pois não ocupam muito espaço, não requerem espaço adicional.
Existem também vários tipos deles:
- A prateleira clássica de parede única é o design de prateleira mais comum. As prateleiras são montadas em uma parede e sua forma pode ser completamente variada – quadrados, retângulos, círculos, até mesmo formas incomuns, tudo depende da sua imaginação ou estilo de cozinha.
- Prateleira de canto – uma prateleira prática de usar. Freqüentemente, as pessoas não podem usar espaços de canto em quartos, uma vez que nenhum item doméstico pode caber lá. Portanto, as prateleiras de canto são a solução ideal para este problema. Eles são fixados imediatamente em duas paredes no canto. Eles podem ser feitos, por exemplo, durante lavatório, colocar uma esponja ou detergente lá.
As prateleiras mais comuns são de parede
- Prateleiras de vidro ou prateleiras fechadas – as prateleiras fechadas são semelhantes aos armários, mas são muito menores. Se pudermos guardar potes e outros utensílios com segurança em um espaço aberto, podemos colocar coisas que têm medo de umidade nas prateleiras com porta. Você também pode colocar pratos festivos lá (se a porta for de vidro), decorando a cozinha.
- Modus é uma inovação no mundo das prateleiras que entrou no mundo do design não há muito tempo. Estão mais próximos do estilo moderno ou high-tech do que dos clássicos e tradições. Um design bastante invulgar irá atrair a atenção dos anfitriões e convidados, para além de tornar a cozinha mais moderna. Os mods são pré-fabricados, ou seja, você pode fazer vários blocos, montá-los em um único a seu pedido.
AdendoPrateleiras internas ficarão ótimas e muito bonitas em prateleiras de madeira. plantas.
Prateleiras de vidro ou prateleiras fechadas
Antes de decidir qual prateleira é a melhor para sua cozinha, decida o estilo que deseja criar. Outro estilo de prateleira que não se encaixa no interior pode causar dissonância e arruinar a impressão geral da sala..
Então, lidamos com o estilo da cozinha e da prateleira:
- Se a sua escolha é um conforto clássico e tradicional atemporal, então a sua escolha é uma estante de madeira maciça de formato retangular, redondo ou quadrado. Ficará bem tanto em sua forma pura quanto com decorações, por exemplo, com entalhes..
- Alta tecnologia requer alta tecnologia e simplicidade dos proprietários ao mesmo tempo. Recomendamos uma prateleira em tons muito claros ou muito escuros, com uma forma correta, de preferência retangular. Adicionar luz de fundo será uma ótima solução e ficará bem na cozinha..
- O estilo Art Nouveau vai pedir-lhe para mostrar a sua imaginação, para fazer tudo com suavidade, sem cantos. Prateleiras de forma fluida ou redonda, com cantos ornamentados e suavizados, serão mais vantajosas aqui..
Prateleira de canto – prática de usar
Um mínimo de cantos em um apartamento tem um efeito benéfico na psique humana, nos relacionamentos no círculo familiar.
Se você é completamente diferente de todos os outros, a Califórnia ou o Texas canta em sua alma e a cozinha expressa o estilo country em si, então as formas corretas e simples definitivamente não são para você.! É melhor usar placas pintadas, peças de caixas desnecessárias, etc. O estilo deve ser o mais selvagem e ousado possível..
Uma opção interessante no estilo loft
Antes de começar a fazer uma prateleira, é melhor pensar sobre o que exatamente você armazenará lá. Verifique as dimensões das coisas, faça cálculos, só então você pode levar para o trabalho. Caso contrário, você corre o risco de perder tempo, materiais e dinheiro..
Será interessante para você:
Ladrilhos para a cozinha no chão: 150+ Fotos dos segredos do belo design
Papel de parede moderno para a cozinha (240 + fotos): Ideas 2017
Qual é o melhor teto para a cozinha? Mais de 180 fotos As opções mais elegantes
Azulejo de avental de cozinha (mais de 180 fotos de design): dicas para dar vida às suas paredes
Estante
Recentemente, é geralmente aceito que o que não é já do século passado. Todo o espaço da cozinha é ocupado por armários e prateleiras convenientes. Na verdade, os móveis de madeira estão de volta à moda. A monotonia de armários idênticos torna a cozinha enfadonha, monótona, e a estante de livros no canto da sala armazena utensílios de cozinha e tem uma boa aparência.
É adequado tanto para amantes de design tradicional quanto para algo novo, por exemplo, estilo country.
Móveis de madeira estão de volta à moda
A prateleira é muito fácil de fabricar: várias prateleiras que são conectadas por meio de fechos ou racks. Eles são universais, então podem ser fixados na parede de qualquer lado. Whatnot é uma das maneiras de dividir a cozinha em zonas, dependendo de sua localização.
AdendoSe não houver espaço e luz suficientes na cozinha, escolha uma árvore para a estante nas cores mais claras possíveis. É a cor clara que vai expandir visualmente o espaço e torná-lo mais confortável..
Por que as prateleiras precisam ser de madeira? A árvore parece cara e é muito valorizada. Também é conveniente e prático: se a prateleira estiver quebrada, pode ser facilmente reparada ou modificada para atender aos novos desejos dos proprietários, por exemplo, pintar ou adicionar decorações.
A prateleira é muito fácil de fabricar
Além disso, a madeira é bem processada, entalhada, polida, não sai de moda.
AdendoColoque as prateleiras longe de áreas úmidas na cozinha, pois a madeira e a água são incompatíveis..
Tipos de prateleiras que podem ser utilizadas no interior:
- Prateleiras retangulares universais com 3-4 prateleiras.
- Prateleiras em forma de escada até o teto.
- Prateleiras de canto que preenchem cantos vazios com funcionalidade.
- Prateleiras altas com dois lados nas laterais.
Para armazenamento conveniente de coisas ou alimentos
Móveis abertos vão trazer mais conforto para a cozinha, decorada em qualquer estilo. Este é um grande motivo para abandonar gabinetes muito volumosos e expandir o ambiente. Aqui você pode colocar utensílios de cozinha, uma pequena TV, flores de interior e muito mais.. Também é conveniente armazenar frutas e vegetais aqui que não precisam ser congelados, e seu aroma maravilhoso e fresco encherá o ambiente..
Avental de madeira
Claro que estamos acostumados a ouvir isso avental – isso é o que as donas de casa usam quase o dia todo nos fins de semana enquanto preparam a comida para os membros da família. Mas os construtores encontraram outra aplicação para esta palavra, também diretamente relacionada à cozinha, e este é um avental de madeira.
Os aventais de cozinha são muito funcionais e convenientes, por isso, se houver espaço livre suficiente na sala, instalá-lo será a decisão certa..
Ele vem em dois tipos diferentes:
- Placa de madeira monolítica simples.
- Pré-fabricado – a partir de vários elementos de revestimento.
Os aventais de cozinha são muito funcionais e confortáveis
Existem duas maneiras de colocar placas: vertical e horizontal:
- Recomendamos o uso do vertical para quem pretende colocar várias estruturas sobre o avental: armários, prateleiras. Já que a disposição vertical torna a cozinha menor, mas com os armários em cima, isso já é invisível.
- É preferível usar horizontal para proprietários de uma pequena cozinha. A peculiaridade é que listras horizontais tornam visualmente o espaço mais amplo e mais claro. Use este pequeno truque quando começar a fazer um avental..
Espécies de madeira mais leves deixarão a cozinha mais leve, espaçosa e aconchegante, então se você deseja obter esse efeito, escolha-as. Estilos de alta tecnologia e modernos podem ser combinados com tons escuros, enfatizando a elegância e o alto custo do design..
Esses aventais de cozinha de madeira não requerem cuidados especiais.. Recomenda-se limpá-los várias vezes ao mês com água e sabão e a seguir com um pano seco para que a gordura e a poeira não se acumulem no painel e prejudiquem o seu aspecto.. Trate também o painel várias vezes ao ano com produtos que repelem a umidade. Isso aumentará a vida útil da madeira..
Guarda-roupa de madeira
Os armários são atributos essenciais de qualquer cozinha. Apesar das inúmeras prateleiras e outros enfeites, a necessidade deles nunca desapareceu. Eles são confortáveis e multifuncionais.
Não será difícil fazer esses gabinetes por conta própria; isso tem uma série de vantagens:
- Você não enfrentará casamento ou decepção – você compra e verifica todos os materiais pessoalmente, também é o único responsável pela instalação..
- O processo em si é simples, requer apenas paciência e precisão. A árvore passa perfeitamente por qualquer processamento e lixamento.
- Impossível não notar o orgulho pessoal pelo trabalho realizado – agora, olhando para o guarda-roupa, você sempre terá a alegria de pensar que foi feito por suas próprias mãos..
Os armários da cozinha vêm em tamanhos diferentes, grandes e pequenos.
A seguinte madeira é mais adequada para eles:
- Aspen.
- Linden.
- Larício.
- Pinho.
Oak não é recomendado para armários de parede, porque eles serão muito pesados e maciços.
Armários são atributos essenciais de qualquer cozinha
A forma não difere em variedade particular – gabinetes retangulares, alongados ou cruzados. É importante notar que os armários alongados horizontalmente irão alongar visualmente a cozinha e também economizar espaço.. É melhor colocá-los sobre o fogão para evitar que o calor e o vapor estraguem o piso de madeira. Não exagere no tamanho. Os móveis devem ter uma aparência elegante, não muito diferente em tamanho e forma, caso contrário, todo o estilo da cozinha será perdido.
AdendoNunca faça armários escuros em uma cozinha pequena, ela ficará visualmente ainda menor. Dê preferência a cores quentes, elas vão agregar espaço, conforto e luz à cozinha.
VÍDEO: As mais belas opções para cozinhas de madeira
conclusões
Apesar de a madeira ser um material bastante durável, ainda existem locais perto dos quais é melhor não colocá-la. Por exemplo, acima do fogão é melhor usar azulejos, semelhante à madeira, e acima da bancada, onde a madeira não é mais ameaçada, fique à vontade para usá-la. Caso contrário, durante o cozimento ativo, o painel pode não apenas perder sua aparência e deformar-se com o vapor e altas temperaturas, mas também pode pegar fogo..