Estilo retro no interior (mais de 130 fotos) – Tudo o que eles queriam saber, mas tinham medo de perguntar sobre o design
Quer pretenda ser astálgico ou se interessa seriamente pelo tema retro – descubra esta era exuberante, que moldou o interior para o seu estilo de vida. Vamos criar um interior retro de acordo com todas as regras, apesar de o estilo ser bastante complexo e multifacetado..
Conteúdo deste artigo:
O que é estilo retro?
Não sei quanto a você, mas quando menciono o estilo retro, lembro-me imediatamente dos filmes de Kusturica, com essas jaquetas brilhantes, cortinas de contas e um estilo de vida maluco, chegando ao ridículo. O estilo retro no design de interiores é brilho, humor alegre e originalidade. As idéias de design mais notáveis de meados dos anos XX refletem-se precisamente nos interiores decorados em estilo retro..
Em muitas indústrias, incluindo música, moda e design, a palavra “retro” é usada para descrever a imitação de velhas tendências e estilos. No mundo do design de interiores, “retro” geralmente se refere a móveis típicos das décadas entre 1950 e 1980..
Partes dele podem ser vintage e originalmente lançadas durante esta época, ou simplesmente inspirar-se nas formas e cores que caracterizavam o estilo da época.. A marca registrada do retrô é uma mistura eclética do antigo e do novo: os clássicos do design se alternam com as novas peças combinadas para criar um visual coeso e coeso.
Retro é brilho, humor alegre e originalidade
Nos padrões de design de hoje, “retro” é um estilo que combina com confiança um visual autêntico com o melhor da tecnologia moderna, enquanto permanece digno de nostalgia..
Será interessante para você: VISÃO GERAL: Estilo country simples e versátil no interior de uma casa de campo. Mais de 200 fotos de naturalidade e simplicidade de design
A história do surgimento do estilo retro
O estilo retro se espalhou pela Alemanha, Inglaterra e América do Norte desde 1950. Mas o conceito foi bastante popular por muitos anos.. Hoje em dia, também é popular e está sendo reinventado por muitos designers.. Usou este estilo como inspiração, em particular, empresas como Walter Knoll, Rolf Benz.
No entanto, é difícil determinar onde as linhas entre Vintage, Mid-Century Modern e Retro ecoam. Todos os três estilos são completamente separados em seus métodos, mas eles têm uma coisa em comum: o amor pelas idéias de design do passado.. Alegar que seu design é “retro” pode ser muito vago, mas funciona combinando qualquer número de estilos de design adequados..
Muito difundido na Alemanha, Inglaterra e América do Norte desde 1950
Características típicas do estilo retro no design de interiores de apartamentos e outras instalações:
- Orientação às tendências da moda dos anos 50-70 do século XX.
- Uso de materiais sintéticos (plásticos, tecidos sintéticos, PVC, etc.).
- Cores claras.
- Elementos decorativos vintage (discos de vinil decorativos, tecidos antigos, lâmpadas, vasos do século passado);
- Mobiliário forma incomum;
- A tendência de estilização, formas abstratas.
O estilo retro em design de interiores tem formas extravagantes, combinações de cores, texturas. É determinado pelo brilho, pela originalidade: estatuetas de plástico com discos de vinil, pinturas com fotografias de cidades, lâmpadas de lava com lábios de sofá, uma combinação de vidro, plástico, metal com sintéticos (principalmente couro artificial, veludo), bordados com miçangas cortinas e projetos assimétricos.
Formas extravagantes, combinações de cores, texturas
Características distintas
Retro é o estilo dos divertidos anos 50, brilhantes dos anos 60 e 70. É uma mistura da moda hipster com suas lindas roupas e charme, vestidos hippie coloridos com tema floral e estampa arco-íris, com uma discoteca brilhante e explosiva com cores ácidas e “formas variadas”.
O estilo retro no interior implica uma ênfase no passado, uma menção às tradições, tendências da moda do século passado: gráficos florais, divisas cromadas, tapetes sintéticos, couro envernizado brilhante, cartazes de filmes com heróis daqueles anos, móveis originais, rejeição de tudo chato e mundano.
Os anos 50 introduziram puxadores cromados em armários, pernas de mesas e cadeiras. Cadeiras estofadas em couro sintético brilhante, combinações de cores:
Estilo – foco no passado
Nos anos 60, o movimento hippie (flores, símbolos de paz, arco-íris) era relevante. Cores e padrões geométricos um pouco mais contidos (junto com motivos florais) estavam no auge na época..
Anos 70 – a era da discoteca: os tons antigos foram expandidos para dourado, azul, brilhante-verde. Brilho, brilho, diversão – é assim que você pode descrever o clima daquela época. Os grandes estavam em voga sofás, cadeiras de bar, armários, aparadores, revista mesas, pufes.
Será interessante para você: VISÃO GERAL: Estilo minimalista no interior (mais de 185 fotos) – A arte do espaço. Nós nos livramos de restrições e restrições
Onde o estilo retro se encaixa?
Este estilo é popular nas grandes cidades, é amplamente utilizado para decoração apartamentos, cafés, hotéis, cinemas. O design de interiores de restaurantes ou cafés em estilo retro implica em brilho, funções originais, bancos de bar elegantes, mesas, superfície lisa e brilhante de armários, balcões de bar.
Esse estilo é popular nas grandes cidades.
O design interior de um apartamento em estilo retrô é conforto, charme ostentoso e bom humor. Móveis de formato incomum, cortinas de miçangas, estatuetas antiquadas, pôsteres com heróis do passado, cores vivas – tudo isso cria um clima especial de estilo retro: brilhante e aconchegante.
O design de interiores moderno neste estilo é visto pelos designers da seguinte forma:
- Cores ricas, combinações de cores ousadas.
- A combinação habilidosa de materiais (PVC, sintéticos, plástico) cria uma atmosfera de leveza e diversão.
- Individualidade expressa do interior do uso de móveis e decoração incomuns.
Cores ricas, combinações de cores ousadas
Desenhos ousados e inesperados: multicoloridos lustres, colorido cortinas, móveis claros, mistura surpreendentemente conveniente de superfícies de laca brilhante e estofados de couro. Variedade de cores, fotos personalizadas em estilo retro.
Estilo Interior: Visão Geral e Exemplos
O estilo retro cria um clima especial: desenfreado, alegre, brilhante, único. É uma atmosfera memorável, chique e alegre, uma combinação incomum de antiguidades e materiais feitos pelo homem..
As impressões mais comuns:
- tema de flores;
- “Pepino Oriental”;
- geometria;
- abstração;
Tons reais:
Cores mais contidas – azeitona, creme, mostarda.
Acessórios:
- molduras de espelho vintage;
- conjuntos de mesa;
- vasos de cristal, decantadores;
- pratos;
- desenhos ou fotografias em molduras de madeira;
- modelos de carros que eram populares naquela época;
- estatuetas de plástico.
Para iluminação usada:
- lâmpadas de assoalho;
- lustres com cordão;
- lâmpadas com abajures;
- franjado.
O estilo retro é popular devido ao ambiente vibrante que permeia todos os interiores deste estilo.. A rejeição de soluções padrão e opções de design enfadonhas torna este estilo popular entre aqueles que valorizam a individualidade, brilho, dinâmica.. É também uma escolha para quem tem um espírito jovem, para quem procura criar um ambiente chique com elementos das tendências modernas – em casa ou no local de trabalho..
O estilo é popular devido ao seu clima alegre
Estilo retro no interior – um apelo brilhante, uma aparência atual e original de coisas familiares.
Será interessante para você: VISÃO GERAL: Interior em estilo loft Interior em apartamento em estilo loft: mais de 215 Fotos de design de espaço ilimitado para autoexpressão
Recursos de móveis retrô
O estilo retro dos móveis tem suas origens no tradicional estilo Bauhaus. Surgiu da necessidade do mercado por móveis de alta qualidade, confortáveis, mas baratos..
Com a nova técnica de fresagem nas décadas de 60 e 70, móveis com orifícios ou mesmo orifícios surgiram como elemento decorativo de design em fachadas de metal. Cada vez mais a cadeira foi reduzida à sua função imediata. As costas tornaram-se mais curtas – na maioria dos casos, não ultrapassavam o comprimento dos ombros. Os apoios de braços acolchoados foram removidos, para que os móveis com pernas de filigrana, apesar do estofamento confortável, tenham uma aparência geral muito leve..
Tons brilhantes e revigorantes
As principais características dos móveis
O mobiliário retro dos anos 50 e 70 tinha originalmente a forma de designs relativamente claros e simples a partir de uma base básica. Dependendo do móvel, ele foi feito com novos métodos de revestimento (por exemplo, com costuras longitudinais ou transversais na parte traseira), ou os materiais foram misturados para que o gabinete pudesse conter pés de metal com moldura de madeira, muitas vezes com gavetas ou frentes de cores diferentes.
A mistura de materiais também se concentrou em mesas de centro e mesinhas de cabeceira – uma estrutura maciça de madeira ou metal com uma moldura de metal dourado sobreposta por uma pesada laje de mármore – a mistura de materiais foi um criador de tendências em design de móveis retrô.
Os guarda-roupas eram silenciados, por exemplo, amarelo sujo, verde mar, bege, marrom, mas também um laranja silenciado apareceu nos anos 50 e 60. Os tipos populares de madeira eram tons tingidos de vermelho, como cereja, nogueira, carvalho, faia.
Opção para a cozinha
No assoalhos tinha uma estrutura geométrica clara. O padrão xadrez preto e branco foi a tendência, e o linóleo foi usado como um novo acabamento descomplicado em muitos tons e padrões. O papel de parede era bastante discreto nos anos cinquenta. Freqüentemente, eram revestimentos de parede de tecido pesado com pequenos padrões florais, às vezes com um brilho sutil de seda. Também típicos dos anos 50 eram os papéis de parede heterogêneos, quase simples, assim como os móveis em cores suaves..
Outra novidade eram as alças de metal (esféricas, cubóides, cônicas) em cores contrastantes para o resto (geralmente latão dourado com preto). Eles correspondiam principalmente a pernas de móveis mais altas feitas de madeira ou uma combinação de madeira e metal.
Ideias de decoração
Os interiores retro podem ser integrados como peças individuais ou como uma reforma retro completa para uma sala particular, como sala de estar ou cozinha. Você pode decidir redesenhar todo o casa, para refletir a nostalgia desse período – tudo depende do grau de seu comprometimento.
Não é para quem tem coração fraco ou para quem prefere uma decoração mais discreta e clássica. Um visual retro limpo parecerá que você não atualiza sua decoração há décadas. As verdadeiras decorações vintage estão em alta demanda, então se você tem vários abajures em seu porão ou sótão, é hora de limpá-los e integrá-los em seu novo projeto..
Decoração de ideia por período
Nem todos os designs retro são criados iguais, cada período tem uma atitude diferente. Aprenda a distinguir entre diferentes períodos em interiores retro, que vão do puramente moderno ao psicodélico.
Acabamentos arrojados de sala de jantar
Modernos de meados do século: 1920 – 1960
O movimento se originou na década de 1920 como uma reação ao estilo Art Déco e continuou por décadas. A transição de “vintage” para “meados do século” pode ter sido um pouco mais lenta do que as mudanças de design posteriores, mas foi uma transição clara de uma decoração pura e ultra austera para algo um pouco mais acolhedor. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, a indústria do design mudou de onde parou na década de 40, com o resultado que os anos 50 se tornaram uma expressão de seu próprio estilo de design que elevou o design de interiores a um nível totalmente novo..
Pontos chave:
- Elegante e minimalista: tem formas elegantes com detalhes mínimos.
- Designers conhecidos até hoje: designers famosos foram Eames (Charles e Ray), Mies van der Rohe e Iero Saarinen, que também eram arquitetos.
- Cadeiras retrô: peças clássicas como a cadeira Barcelona ou a cadeira Womb são essenciais para coleções retrô sérias.
Móveis interessantes neste estilo
Formas geométricas, ornamentos com linhas retas, curvas suaves, motivos assimétricos ficam lindos com detalhes em metal, vidro, concreto e madeira em quartos projetados em um estilo de meados do século. Interruptores e maçanetas antigas, lâmpadas e relógios de parede em estilo retrô ajudam a adicionar nostalgia a casas modernas.
Aqui estão algumas idéias:
1Padrões. Influências da cultura pop, movimentos hippie, paixão por designs florais trazem símbolos de paz e estampas florais para design de interiores. Cortinas frisadas nas portas ou usadas como divisórias são outra ótima ideia para a decoração de interiores de meados do século. 2Cor interior. Móveis de madeira marrom com vermelho, preto, rosa, amarelo, turquesa, náutico são uma boa opção para decoração. Os tons suaves de todas as cores primárias são excelentes para decoração. Eles criam um design amigável, dando uma sensação natural aos espaços habitacionais. 3Ideias de design de interiores modernos. Uma característica fascinante do estilo de meados do século é que o design não tem restrições significativas na combinação de cores ou texturas. Os interiores podem parecer ecléticos, misturando e combinando móveis antigos e novos, ideias. Simplicidade elegante, funcionalidade e conforto são elementos de design.
Poltronas incomuns – um destaque do interior
O estilo dos anos 50 traz o passado para o presente, enquanto os designers trazem um toque moderno ou futurista para as casas. Isso aumenta o efeito de criação de interiores modernos, funcionais e exclusivos. Inspire-se com esta maravilhosa compilação de fotos no estilo de meados do século, leve suas idéias favoritas para sua casa.
Projeto de cozinha dos anos 1950
Esquema de cores: Esquemas de cores populares incluem piso xadrez preto e branco de azulejos, com um sotaque ousado, como vermelho cereja, turquesa, rosa choque.
Materiais de recursos: Os materiais predominantes para móveis e outros acabamentos foram madeira clara, cromo, vinil, bancadas Formica, plexiglass (vidro orgânico).
Estilo de jantar (jantar): Uma vez que este período reproduz bem no design da cozinha, considere adicionar cadeiras de banquete à sua cozinha ou um par de bancos de bar estilo diner dos anos 50 à sua tabela para o café da manhã.
Estilo anos 50
Rebelde dos anos 60
Os avanços na tecnologia levaram a melhorias na casa que mudaram radicalmente o curso do design de interiores, dando uma nova guinada no final dos anos 60. Nova gama de acessórios coloridos ajudou a criar uma base sólida para o design doméstico.
As cores contrastantes também desempenharam um grande papel, dando a cada quarto uma personalidade distinta. A combinação de verde musgoso com preto e branco ou lilás e roxo com amarelo chartreuse estava no auge da popularidade..
Essa nova paleta ofereceu uma emocionante mudança de ritmo para a casa. Não apenas os esquemas de cores evoluíram, mas também os padrões. Flores, estampas dinâmicas são comuns. Esses projetos empolgantes foram um sinal de uma época em que o mundo estava se movendo em um ritmo acelerado..
Estilo anos 60
Cores populares: decoração com abacate verde, cobre, laranja ou amarelo mostarda com bege.
Papel de parede: O papel de parede tornou-se muito popular durante este período, especialmente o papel de parede rebanho. Existem muitas reproduções da década de 1960 hoje, como Paisley ou Floral.
Móveis característicos: Preste atenção em plástico moldado, cadeiras retangulares e móveis dinamarqueses de madeira simples, incluindo mesas, mesinhas de centro, armários.
Outros acessórios: Complete o visual com arte pop inspirada em Andy Warhol e carpete longo. Se você realmente deseja recriar o retro dos anos 60, precisará de uma lâmpada de lava com um pufe gigante.
Rítmica década de 1970
A decoração dos anos 1970 tem muito em comum com os anos 60, como período de formação de algo novo. Apenas algumas décadas atrás, o design era o mesmo para todos, mas agora os “anos 70” ofereciam um estilo individual para todos. Agora não havia projetos padrão. Cores brilhantes e padrões selvagens ganharam imensa popularidade, enchendo a casa com uma nova vitalidade..
Cores brilhantes, padrões selvagens
O design dos anos 70 é freqüentemente referido como “psicodélico”, com razão, já que as cores brilhantes, padrões selvagens para ele são feitos como um caleidoscópio. A casa estava repleta de texturas diferentes – desde a longa pilha em tapetes a cadeiras Lucis, de veludo a cromados.
Cores mais brilhantes: O papel de parede dos anos 1970 era feito de folha brilhante, padrões de bambu, grama.
Tapetes cativantes: o comprimento do pêlo dos tapetes aumentou e os padrões tornaram-se mais ousados.
Cores de cozinha: Tons de outono como laranja, ferrugem, marrom e trigo foram muito procurados. Certificar-se de que seus utensílios de cozinha se encaixam se tornou uma obrigação.
Mudanças de materialOs acabamentos de superfície populares incluem painéis de parede de madeira, cortinas acolchoadas pesadas, madeira escura manchada, móveis de rattan, vime, estampas paisley para praticamente qualquer coisa.
Estilo anos 70
À medida que os anos 70 chegavam ao fim, os interiores psicodélicos começaram a mudar em direção aos novos projetos funky dos anos 80. Menos insanos, esses interiores se tornaram mais coesos. Os projetos se tornaram mais orgânicos, em vez de complicados. Foi nesta altura que começaram a surgir várias tendências, o mundo do design de interiores estava a caminho de uma evolução contínua..
Será interessante para você: VISÃO GERAL: Estilo escandinavo: mais de 240 fotos de laconicismo e restrição no design. O que torna este estilo no interior real?
Cores em grande estilo
Você pode trazer um padrão retro para o seu esquema de decoração com cores, tecidos, móveis, arte e eletrodomésticos retro.
Cores retrô
Sempre que pensamos em casas de meados do século 20, cores especiais vêm à mente.. O abacate verde era especialmente popular, então adicioná-lo à sua decoração é uma das maneiras mais rápidas de criar uma base sólida para seu estilo retrô..
Verde era especialmente popular
Outras cores populares incluem:
- mostarda amarela;
- Laranja;
- Castanho;
- trigo;
- onda do mar.
Qualquer uma dessas cores pode ser usada para criar designs retrô eficazes e vincular seus designs a eles..
Técnica retro
Na técnica retro, forma, material e cor são importantes. Durante os anos 50 e 60, as bordas arredondadas eram uma obrigação para os aparelhos. Para um bom exemplo, dê uma olhada nas geladeiras retrô da Smeg. Procure por essas arestas arredondadas na tecnologia moderna também.
AdendoVocê pode usar este tema para todos os seus móveis também..
Além disso, esta técnica reflete os famosos designs de carros. Fogões de cozinha, fornos e geladeiras pegavam emprestados muitos elementos de carros populares nos anos 50-60..
Geladeira vermelha estilo retro
O cromo é o melhor para material e cor. Geladeiras cromadas, bancadas, mesas, fogões – não haverá muito disso. Se você quiser fazer uma pequena diferença, troque alguns eletrodomésticos cromados por outros que combinem com a cor da época – um fogão de mesa cor de abacate ou uma máquina de lavar louça vermelha também parece ótimo..
Elementos de design adicionais
Acentos, alças e acabamentos cromados dão uma aparência especial e charmosa. Móveis para a casa, sofás, cadeiras com estrutura funcional e almofadas minimalistas, mesas de cozinha, cadeiras com pernas tubulares de metal cromado, pôsteres nas paredes – tudo em um ambiente retrô..
Outros elementos de design retro para apimentar seu visual incluem:
- carpete de pêlo longo;
- abajures redondos;
- tecidos com padrões geométricos, cores vibrantes como rosa, turquesa, amarelo, verde limão;
- pisos de cerâmica (preto e branco, vermelho e branco, vermelho e preto, turquesa e preto);
- pufe.
Papel de parede atraente – elemento de design elegante
Determine a época que você mais gosta. Em seguida, desenvolva um plano de design – comece pelas paredes e pisos e, em seguida, selecione móveis e acessórios.
Pontas
Em primeiro lugar, lembre-se sempre de que retro é divertido e animado. Isso significa que você pode incorporar muitas cores vibrantes em um tema de design sem perder a sensação..
AdendoNão tenha medo de experimentar designs selvagens que dão ao seu espaço um visual totalmente novo e diferente. Seja alegre, animado, corajoso.
Escolha uma paleta que seja uma mistura de cores vibrantes. A coleção vai consolidar o sentimento desejado:
- Rosa;
- vermelho;
- azul;
- prateado;
- flores roxas.
Na verdade, esse é um daqueles estilos em que você pode usar combinações de cores que ficam em lados completamente opostos do espectro.. Para melhor capturá-lo, concentre-se nos tecidos e texturas que eram usados nas décadas de 60 e 80..
Interior alegre e animado
No entanto, você não precisa postar cores fortes para criar o tema..
Você também pode optar pelo esquema de cores monótono, que tem sido muito popular. Por exemplo, se você gosta de usar preto e branco, isso é absolutamente orgânico..
Os interiores de inspiração retro costumavam apresentar belos símbolos, grandes murais e pôsteres nas paredes. Lembre-se de que você não precisa despejar tudo em um só lugar. Planeje suas ideias passo a passo, escolha decorações que vão bem. Se você quiser pintar símbolos na parede, certifique-se de que eles combinem bem com o resto do design de interiores..
Lembre-se de que os interiores retrô não têm muitos móveis de madeira. Você deve escolher móveis feitos de plástico, metal, vidro ou borracha.
Itens como pufes, poltronas redondas ou poltronas casulo podem criar aquele visual retrô interessante. Adicionar travesseiros, cadeira de perna grande para adicionar pompa e cor ao ambiente. Considere o tamanho da sala ao colocar esses itens para que não pareçam fora do lugar.
Planeje suas ideias passo a passo
O design retro de interiores requer atenção aos detalhes. Você tem que escolher texturas, cores e formas de objetos que terão uma aparência única e, claro, combinam perfeitamente entre si. O bom dos móveis retrô é que são muito duráveis e confortáveis, podem ser comprados em segunda mão.
Certos móveis e detalhes podem ser encontrados em antigas áreas de armazenamento. Têm formas e cores invulgares que tornarão o seu espaço único. Se você quiser trocar sua cozinha, banheiro ou toda a sua casa em um estilo retrô, lembre-se que este tema é sobre misturar cores e formas ousadas, então não tenha medo de tentar o seu melhor..
VÍDEO: Um pouco de estilo retro para o interior