Galinheiro DIY: ideias de como fazer (80 fotos)
Entre as aves, as galinhas são talvez a espécie mais comum e despretensiosa. Eles se sentem bem no clima temperado da zona intermediária, são despretensiosos em nutrição e crescem rapidamente. Você também pode manter as aves em um galpão normal ou em uma cerca feita de malha de arame, mas para o máximo conforto, as galinhas poedeiras ainda precisarão de uma estrutura separada. Até mesmo um mestre inexperiente será capaz de construir um galinheiro com suas próprias mãos, e os exemplos e recomendações coletados abaixo serão uma boa ajuda neste emocionante negócio.
Tipos de galinheiros, seus prós e contras
Antes de erguer um aviário para galinhas, você deve decidir sobre várias questões básicas – o número planejado de aves, o método e o propósito de mantê-las. Estabelecer uma fazenda doméstica completa exigirá custos de material significativos, e o layout de um grande edifício será muito diferente de uma gaiola pequena para 5-10 pássaros. É o suficiente para um pequeno número de pássaros equipar um mini-edifício com uma “casa” coberta a uma taxa de 0,3 m². m por indivíduo e área de caminhada de 0,5 m² por indivíduo.
Pelo tipo de construção é possível distinguir galpões cobertos, barreiras viárias com dossel, edifícios conjugados, bem como galinheiros-estufas..
Celeiros
A vantagem dos galpões é sua confiabilidade, durabilidade e proteção completa contra as intempéries, o que é especialmente importante no inverno. No entanto, a construção de tais dependências é um processo complexo e caro que nem sempre compensa. A este respeito, opções mais leves são populares..
Toldos exteriores
Estruturas compactas, muitas vezes portáteis, consistindo em uma cerca de treliça, fixada a uma estrutura de madeira ou metal e um telhado inclinado. Muitas vezes falta o chão, permitindo que os pássaros pastem na grama. Este tipo de galinheiro é adequado para o verão, mas na estação fria, as aves terão que ser realocadas para um espaço mais fechado..
Galinheiro combinado com caminhada
A escolha ideal para pequenas fazendas. Eles consistem em uma “casa” onde os pássaros podem se esconder à noite ou colocar seus ovos, e um pátio cercado com grades. Este desenho parece muito esteticamente agradável e se tornará uma decoração colorida da propriedade, especialmente se você mantiver raças de galinhas decorativas lá..
Estufas
Eles retêm bem o calor e deixam entrar os raios solares, o que tem um efeito positivo na saúde e na produtividade das camadas. É possível adaptar as estruturas existentes para eles após a colheita principal, erguendo-se sobre pisos, comedouros, bebedouros e ninhos. As estufas são um tipo de cerca econômica e prática para frangos, tanto no verão quanto no inverno..
Etapas da construção de um galinheiro
A seqüência de ações na construção de “moradias” para aves, cada mestre determina individualmente, com base nas características do local, materiais selecionados, tipo de construção e outros fatores. Mesmo assim, existe uma lista geral de etapas que devem ser seguidas para um resultado bem-sucedido. Via de regra, aqui não se pode fazer sem planejamento ou desenho, um desenho com dimensões aproximadas, escolha do local para instalação do galinheiro, compra de materiais e do próprio processo de construção. A complexidade de cada etapa depende do tipo de aviário escolhido, mas, de acordo com o tempo e a vontade, é perfeitamente possível implementar até mesmo o projeto mais intensivo de recursos.
Layout
Inclui definição de população de pássaros e opção de construção. Com base nesses dados, são realizados cálculos de comprimento, largura e altura da futura estrutura. Portanto, a área mínima de uma sala fechada para 20 pessoas deve ser de pelo menos 5–6 m², e uma caminhada deve ser de pelo menos 10 m².
Com uma quantidade de 50 unidades. os tamanhos aumentam, respectivamente, para 15 e 20 m². Os ninhos devem ser localizados ao longo de uma longa parede em várias camadas, para cada uma delas cerca de 0,35 metros quadrados de espaço devem ser deixados. É importante notar que as galinhas preferem colocar em cantos isolados e tranquilos, onde está sempre seco e sem acesso para roedores. Para a remoção livre dos ovos acima dos ninhos, você pode fazer uma tampa de abertura, bem como arranjar uma ligeira inclinação ao longo da qual os produtos irão rolar suavemente para um recipiente separado (coletor de ovos).
Um lugar
A escolha de um local para um galinheiro influencia muito se os pássaros se sentirão confortáveis nas novas condições. O local deve ser seco, protegido do vento, quente e bem iluminado.
É melhor orientar a entrada para leste ou sul – as galinhas acordam imediatamente após o nascer do sol e precisam ficar sob os raios da luz do dia até o anoitecer. Os pássaros produzem vitamina D no sol, sem a qual param de botar ovos e podem começar a ficar doentes..
Na hora do almoço, quando a temperatura sobe para + 30ºC ou mais, as camadas preferem se esconder na sombra. Para fazer isso, eles precisam fornecer um dossel resistente ao calor ou plantar algumas vinhas de crescimento rápido (uvas, lúpulo, hera) no lado sul.
Materiais de construção
A escolha dos materiais depende do tipo de construção futura. Portanto, para um celeiro completo, tijolos, blocos de concreto de espuma, pedra e madeira bastam. Edifícios menos duráveis podem ser construídos com placas OSB, papelão ondulado, ardósia, painéis de plástico e malha. Uma opção muito ecológica e econômica – fardos de palha prensada, que são colocados dentro de uma moldura de madeira e cobertos com gesso de argila no topo.
Você também pode construir um galinheiro com as próprias mãos com toras comuns, prendendo-as com concreto ou argamassa de argila, como tijolos. Um perfil de metal, tubos de aço e vigas de madeira são freqüentemente usados como base e suportes..
O policarbonato é ideal para opções de “estufa” – este material translúcido transmite luz, fornecendo aos pássaros o sol de que precisam em um espaço interno quente.
Processo de construção faça você mesmo
A construção de um galinheiro geralmente começa com o assentamento da base, que pode ser de fita ou pilha. A primeira, via de regra, é formada sob edifícios monolíticos de tijolo, concreto ou pedra. Para estruturas de madeira leve, metal ou plástico, os postes são suficientes para suportar a estrutura do aviário..
Chão de galinheiro
O piso nem sempre é feito – praticamente não é necessário na área de passeio, embora em ambientes internos possa servir como proteção adicional contra o frio. O uso de tábuas, compensados ou aglomerados para pisos é impraticável – devido aos excrementos, a madeira começa a apodrecer rapidamente, devendo ser substituída após alguns anos.
Em galinheiros fixos, é melhor estender o piso com grandes placas de cerâmica, instalando um sistema de “piso aquecido” sob elas – isso resolverá o problema do aquecimento das aves no inverno. Por conveniência, uma camada de dez centímetros de lixo é despejada sobre as placas – serragem, palha picada, folhas secas, feno. À medida que fica sujo, tudo isso pode ser compostado e substituído por um novo material..
O piso de terra do aviário é colocado da seguinte forma: primeiro, cal apagada é derramada para desinfecção a uma taxa de 1 kg / m² e depois – 8-10 cm de isolamento (serragem, turfa musgosa, palha, etc. ).
As paredes do galinheiro
É aconselhável torná-lo sólido para que os roedores não os penetrem e o calor seja melhor retido. É preferível escolher um material que seja amigo do ambiente, “respirável” – isto proporcionará um microclima saudável no galinheiro. Por este motivo, não é recomendado revestimento de plástico e metal, bem como isolamento externo com espuma de plástico. Se as paredes não passarem bem a umidade, irão aparecer no interior umidade, mofo e bolor, o que é extremamente ruim para a saúde das camadas..
Para ventilação na parte superior do galinheiro, é imprescindível fazer uma janela ou colocar uma grelha de ventilação. A parte ambulante do aviário é geralmente cercada com uma rede. Se não houver nenhum dossel no topo, sua altura deve ser superior a 150 cm para que as galinhas não voem sobre a barreira.
Telhado no galinheiro
Instalado para proteger contra o mau tempo, vento e predadores. Geralmente é feito inclinado, o ângulo de inclinação depende da quantidade de precipitação em uma determinada região. A base pode ser feita de travessas de madeira ou metal. Quase qualquer material de cobertura é usado como revestimento de acabamento. Se o galinheiro for instalado ao sol, vale a pena evitar o aquecimento excessivo das placas de metal em favor de ladrilhos de cerâmica ou flexíveis, ondulina, ardósia.
Aquecendo e cuidando do galinheiro
Apesar da alta adaptabilidade das galinhas ao clima frio, essas aves preferem voar apenas em condições confortáveis. Para fazer isso, eles precisam de uma temperatura de +12 a + 25C calor, umidade do ar no nível de 60-75%, boa nutrição e pelo menos dez horas de luz do dia.
Os avicultores experientes sabem que, no período outono-inverno, a sala onde as galinhas estão localizadas deve ser iluminada adicionalmente. Isso significa que ou a eletricidade deve ser fornecida a uma área fechada da casa ou (o que é mais seguro) uma lanterna deve ser instalada em uma bateria. LEDs ou lâmpadas fluorescentes que economizam energia usam quilowatts de maneira muito econômica, portanto, a iluminação de fundo não será um golpe para o seu orçamento. Você também pode usar eletricidade para aquecimento – em uma área compacta, um piso aquecido, uma lâmpada infravermelha de cerâmica ou um convetor localizado atrás da grade serão suficientes.
Se o galinheiro for inicialmente planejado para abrigar aves no inverno, é feito um piso mais alto, e as paredes são isoladas conforme todas as normas com lã mineral, espuma, espuma de poliuretano, cobrindo este material pela lateral das galinhas com madeira compensada ou folha refletora de calor.
A limpeza consiste em ventilação, secagem e limpeza regulares. É melhor que a ventilação seja realizada 24 horas por dia, com exceção, talvez, dos períodos de muito frio. Na estação quente, é aconselhável libertar temporariamente o galinheiro dos pássaros, abrir as portas, janelas, talvez remover parte do telhado e providenciar para que seque. Este procedimento é especialmente importante após o inverno, quando muita umidade se acumula no ambiente. A substituição de pisos, postes de madeira, escadas e outras estruturas é realizada à medida que ficam contaminados com fezes. Resíduos biológicos podem ser compostados e usados como fertilizante no jardim.
Galinheiro DIY – foto
Se você deseja construir um galinheiro com suas próprias mãos, sugerimos olhar para opções de design interessantes na galeria desta página. Abaixo estão reunidas inúmeras fotos com aviários prontos, entre as quais você sempre pode encontrar uma ideia adequada. Qualquer um dos tipos de edifícios apresentados é adequado para a manutenção conveniente de pássaros em uma fazenda familiar privada. Escolha o exemplo de sua preferência e deixe as galinhas pondo ativamente na nova casa durante todo o ano!