Projeto de um apartamento de um quarto de 40 m².
Admirar casas enormes com um design chique, enquanto moram em um pequeno apartamento, é uma situação familiar para muitos. Mas a dura realidade é que nem todos podem pagar por moradias com uma área grande, dando preferência a espaços pequenos. O design de interiores contemporâneo continua a provar que esta não é uma opção tão ruim. Mesmo em um apartamento de um quarto de 40 m². você pode criar um “ninho” aconchegante e confortável, e nós lhe diremos como fazer isso.
Características do design de “pequeno porte”
Os apartamentos com pequena área são um “cliente” especial que requer uma abordagem adequada. Primeiro, você precisa determinar quem vai morar no apartamento: um jovem solteiro ou uma família numerosa? No primeiro caso, um espaço aberto é perfeito, no qual não há necessidade de projetar áreas privadas separadas. No segundo, tudo é um pouco mais complicado, mas não tão desesperador. O zoneamento competente da sala usando cortinas, divisórias de diferentes alturas e móveis funcionais ajudarão a dividir a área para que haja espaço suficiente para todos.
Em seguida, você deve decidir sobre o estilo. Um pequeno apartamento aqui também tem requisitos especiais. É melhor dar preferência a um estilo que não implique uma grande quantidade de móveis e decoração – eles “consomem” preciosos metros de uma sala já pequena. Por exemplo, um estilo clássico ou provençal parecerá ridículo, mas o minimalismo ou um loft podem expandir o espaço e se adaptar às especificações do layout..
No design de interiores moderno, já existem muitos truques inteligentes que aumentarão visualmente uma pequena área. Por exemplo, superfícies espelhadas criam um efeito de “segunda dimensão” e parecem estender o ambiente. As cores claras não criam fronteiras, enquanto os tons escuros, pelo contrário, podem estreitar o apartamento. Mas isso não significa que você precise ter medo do preto e evitá-lo de todas as maneiras possíveis – com um planejamento adequado, pode dar ao interior uma sensação de maturidade sem afetar o espaço..
Os proprietários de janelas altas devem definitivamente tirar proveito disso e, se possível, não obstruir a luz natural – é melhor se ela preencher toda a sala..
Um pequeno conselho no final – você não deve entupir o apartamento com coisas desnecessárias, mas é melhor fazer apenas o mais necessário.
Apartamentos de um quarto 40 m2 – foto
Para uma melhor consolidação do material, sugerimos que se familiarize com os projetos de design de apartamentos marcantes, nos quais todas as recomendações anteriores se materializam..
1. Design elegante de um apartamento de um quarto de 40 m²..
Os designers do estúdio Solo Design de Volgogrado conseguiram projetar de forma elegante e harmoniosa este “apartamento de um quarto”. Em uma pequena área de 40 metros quadrados, eles colocaram um quarto, cozinha, sala e área de trabalho, usando o princípio do zoneamento.
Devido à ausência de divisórias e paredes maciças, o apartamento parece visualmente maior e não cria uma sensação de isolamento. O quarto é separado do resto do espaço por uma cortina, sendo sua continuação.
O princípio do espaço aberto tornou possível tirar proveito de cores escuras suaves, mesmo em casas com uma metragem quadrada tão pequena. Mas, neste caso, paredes cinzentas e móveis pretos, em vez de reduzirem o espaço, criam um ambiente acolhedor. E as grandes janelas deixam entrar luz natural e encher a sala com “ar”.
2. Loft brutal em um apartamento estúdio de 40 m².
Outro exemplo de não ter medo de tons escuros. O objeto está localizado em Moscou e é um apartamento de um quarto de 40 m². com elementos de loft. O projeto foi desenvolvido pelo estúdio de design Int2Architecture, que teve uma difícil tarefa: criar casas elegantes e apresentáveis para alugar em um curto espaço de tempo.
O orçamento limitado apenas complicou a implementação, mas os designers usaram soluções não padronizadas e decoraram a caixa da maneira mais elegante e barata possível..
Pintura de paredes de tijolos, fiação aberta, teto de concreto – tudo isso permitiu economizar no acabamento e se aproximar do estilo de um loft. O interior contém peças de mobiliário vintage incomuns, como cadeiras de jantar ou pias, que foram compradas em um mercado de pulgas..
Praticamente não há divisórias maciças no apartamento e todas as áreas de estar são apresentadas em um só espaço. Mas por causa disso, a sensação de uma pilha de objetos não é criada – graças ao estilo holístico e à rejeição da grande cozinha tradicional.
3. Ninho aconchegante – projeto de um apartamento de um quarto de 40 m².
Ao contrário do projeto anterior da Int2Architecture, este apartamento é feito em cores claras e decorado para uma estadia confortável de um jovem casal..
Os designers usaram o princípio do zoneamento racional, graças ao qual conseguiram criar zonas para a cozinha, sala de jantar, sala de estar, quarto e escritório – e tudo isso, lembre-se, em um pequeno apartamento de um quarto de 40 m2..!
O projeto implementou muitas idéias interessantes para uma pequena área. Por exemplo, um quarto com um escritório foi combinado em uma área e colocado em um pedestal, que inclui espaço de armazenamento adicional. Uma divisória alta separa a área privativa da área de estar, mas não impede a entrada de luz natural. A área de jantar móvel pode ser facilmente movida para abrir espaço adicional.
4. Projeto de um apartamento de um quarto de 40 m². no sótão
Um projeto maravilhoso implementado pela designer Evgenia Ostrovskaya é um apartamento em Danilovskaya Manufactory em Moscou. A tarefa de projeto espaçoso de tal habitação foi complicada pelo fato de se tratar de um sótão, o que significa que parte da sala é estreitada devido ao teto inclinado. Por outro lado, o espaço do sótão parece aconchegante e abre novas possibilidades de planejamento..
O estilo loft para decoração de interiores foi escolhido por uma razão: ele se encaixa perfeitamente na atmosfera do sótão e permite adicionar detalhes funcionais e práticos. Assim, móveis transformadores foram utilizados para expandir a área. Ao lado da porta da frente está um sistema de armazenamento que flui para a área da cozinha. A presença de espelhos nos armários amplia visualmente o espaço.
O designer conseguiu colocar tudo o que é necessário para a vida aqui, e até mesmo uma lareira – um luxo aparentemente inacessível para uma pequena “odnushka”.
5. Apartamento de um quarto de 40 m². para uma família de três
Parece que um pequeno apartamento de um quarto definitivamente não é adequado para uma estadia confortável de uma mãe com dois filhos, quando cada membro da família precisa de espaço pessoal. Mas a estilista Irina Yezhova decidiu provar que não é assim e ofereceu suas próprias soluções para o problema..
Tudo começou com uma reforma: foi erguido um pódio no único cômodo, onde ficava um dormitório e local de trabalho para uma das crianças. A área é isolada com a ajuda de armários funcionais de diferentes alturas, e a própria elevação também é adequada para guardar coisas..
Para a segunda criança, a loggia foi isolada e transformada em um local para descanso e trabalho.
A anfitriã usa um sofá dobrável à noite como cama.
As cores claras e um sistema de iluminação de vários níveis preenchem o interior deste apartamento com amplitude e variedade, aumentando visualmente a pequena área.
6. Apartamento estúdio moderno de 40 m². – Design de interiores
O estúdio ucraniano Rover Building Company demonstrou que é possível criar um interior funcional e luminoso, mesmo em um pequeno apartamento de um quarto. O design colorido, assim como elementos de decoração aconchegantes “animam” o espaço e permitem que você esqueça sua área – apenas 40 m2.
Um layout de estúdio é uma ótima opção para este tipo de habitação. A ausência de paredes é compensada por divisórias baixas.
Como em outros projetos, o quarto foi colocado em um pedestal, encerrando-o com uma parede de vidro. Por um lado, tal projeto não cria obstáculos e, por outro lado, traça uma fronteira suave entre as zonas residencial e pessoal..
7. Projeto de um apartamento de um quarto de 40 m². Em Kiev
O objeto está localizado no complexo residencial “Comfort Town” de Kiev e é um pequeno apartamento estúdio com uma área de 40 m². A designer ucraniana Irina Sazonova trabalhou no projeto.
A área privada aqui pode funcionar como uma sala separada devido à cortina blackout e à versatilidade da sala. O fato é que acomoda um local de trabalho, uma cama e um pequeno camarim..
A propósito, para economizar preciosos metros quadrados, o designer evitou diligentemente armários e gavetas volumosos, preferindo prateleiras abertas e locais de armazenamento escondidos..
8. Apartamento transformador de um cômodo com área de 40 m2..
O estúdio de design italiano Brain Factory elaborou um projeto para um apartamento de um cômodo de 40 m2, cujo conceito se baseia na possibilidade de alterar o layout a qualquer hora do dia..
A base do interior deste apartamento é um módulo bem pensado que pode ser facilmente convertido em uma mesa de cozinha compacta, mesa de jantar ou área de trabalho..
Um elemento igualmente importante é literalmente uma cama elevatória, que sobe graças a tiras fortes e se esconde em um nicho especial no teto.