É correto dizer se faz necessário?
É necessário concordância
Concordância com verbo subentendido
A expressão é necessário mantém-se igualmente invariável em construções em que há a presença subentendida de um verbo, como o verbo ter. Exemplos com verbo subentendido: É necessário calma. É necessário cautela.
E precisa ou é preciso
A construção correta é será preciso . Quando o sujeito da expressão ser preciso é uma oração, o verbo mantém-se no singular e o adjetivo preciso permanece invariável. É o que acontece neste caso, em que o sujeito de será preciso é a oração (infinitiva) fazer [obras] no túnel: Será preciso fazer obras no túnel.
Devem-se ou se devem
Eu também. Prefira, então, CONDICIONADORES DE AR. Deve-se OU devem-se Crítica do leitor: “Você diz que a forma correta é DEVEM-SE EVITAR as formas rebuscadas, afirmando que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto da forma passiva e portanto o sujeito da forma ativa.
Devia fazer ou deviam fazer
dever – verbo
Indicativo | ||
---|---|---|
Presente | Pretérito imperfeito | Futuro imperfeito |
devo deves deve devemos deveis devem | devia devias devia devíamos devíeis deviam | deverei deverás deverá deveremos devereis deverão |
Conjuntivo / Subjuntivo | Infinitivo | |
Presente | Pretérito imperfeito | dever |
Faz-se ou se faz
Ambas as formulações são correctas, embora alguns professores prefiram o pronome reflexo junto do verbo principal: "Vou lavar-me", "deve fazer-se". A maioria dos especialistas defende, porém, que não pode haver aqui uma regra fixa, variando sempre a colocação do pronome conforme a eufonia e o ritmo da própria frase.
Como se usa concordância
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser.
Que se precisa ou que precisa se
"PRECISA-SE ou PRECISAM-SE de operários" O certo é "PRECISA-SE de operários".
Como usar a palavra precisa
adjectivoQue faz falta (ex.: fez uma lista de tudo o que era preciso para a viagem). =Feito ou calculado com rigor absoluto (ex.: cálculos precisos). =Que funciona na perfeição (ex.: relógio preciso). =Que não tem excessos; que se reduz ao essencial (ex.: ele tem uma maneira precisa de escrever). =
Qual é o correto Vende-se ou Vendem-se
É por isso que a resposta correta à pergunta do título é "vendem-se casas". Como não há preposição depois do se e a palavra seguinte está no plural, o verbo também deve ficar no plural.
O que significa Faz-se
verbo pronominal
Desenvolver qualidades (ex.: ele fez-se e estamos orgulhosos). 32. Julgar-se (ex.: eles são medíocres, mas fazem-se importantes).
Faz anos ou fazem anos
Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.
Faz horas ou fazem horas
Enquanto o “faz” pode ser a forma conjugada do verbo a ser usada tanto como pessoal quanto como impessoal, o “fazem”, o verbo “fazer”, conjugado na 3ª pessoa do plural no indicativo, só pode ser usado como verbo pessoal. Ou seja, o “fazem” indica uma ação que duas ou mais pessoas toma.
O que significa Faz-se necessário
O que é Necessário:
Necessário é um adjetivo que qualifica tudo aquilo que é preciso, essencial e de grande necessidade. Costuma-se utilizar o adjetivo “necessário” para se referir aquilo que deve ser obrigatoriamente realizado.
Como substituir Faz-se
Torna-se: torna-se, é, fica. cria-se, concebe-se, forma-se, gera-se, constitui-se, elabora-se, institui-se, estabelece-se, implementa-se, produz-se, engendra-se, forja-se.
Quais são as 7 regras de concordância nominal
Confira quais são:Um substantivo + um adjetivo.Mais de um substantivo + um adjetivo.Concordar com o substantivo mais próximo.Concordar com todos os substantivos.Inserir o artigo antes do último adjetivo.Inserir o artigo concordando com o substantivo no plural.
Como saber se A concordância nominal está correta
A regra geral de Concordância Nominal diz que todos os determinantes (adjetivo, numeral, pronome adjetivo e artigo) devem harmonizar-se quanto ao gênero e ao número do substantivo. Portanto, substantivo no feminino singular, determinantes também, caso esteja no masculino plural, os determinantes o acompanham.
Precisam-se de funcionários ou Precisa-se de funcionários
"PRECISA-SE ou PRECISAM-SE de operários" O certo é "PRECISA-SE de operários". Neste caso, a partícula "SE" tem a função de tornar o sujeito indeterminado.
Quando não usar o pronome se
Em frases negativas (com advérbios ou pronomes de valor negativo como não, nunca, jamais, nada): «Não se recomenda a substituição», «Ele nunca se feriu», «Eles não se casaram». Em frases interrogativas iniciadas por pronomes ou advérbios interrogativos (quem, porque): «Quem se feriu», «Onde se casaram eles»
Que se faz necessário sinônimo
É urgente ou necessário: 1 insta, é urgente, é premente, é imperioso, deve-se, tem que se, tem de se, é obrigatório, é recomendado, é preciso, recomenda-se, aconselha-se, precisa-se.
O que usar no lugar de preciso
Sinônimo de preciso necessário, indispensável, imprescindível, fundamental, essencial, obrigatório, forçoso, imperativo, impreterível, vital, primordial, básico, inevitável, inescusável. exato, correto, rigoroso, justo, definido, determinado, específico. certeiro, certo, seguro, acertado.
Qual é o correto aluga ou Aluga-se
"ALUGA-SE ou ALUGAM-SE apartamentos" O certo é "ALUGAM-SE apartamentos". A presença da partícula apassivadora "SE" faz a frase ser passiva, ou seja, o sujeito é quem sofre a ação do verbo(= apartamentos), e não quem pratica a ação de alugar.
O que quer dizer se faz necessário
Necessário é um adjetivo que qualifica tudo aquilo que é preciso, essencial e de grande necessidade. Costuma-se utilizar o adjetivo “necessário” para se referir aquilo que deve ser obrigatoriamente realizado.
Qual é o correto menos ou menas
MENAS não existe. Use sempre MENOS: “Vieram MENOS pessoas que o esperado”; “Isso é de MENOS importância”. 3. MESMO ou MESMA
Faz duas horas ou fazem duas horas
Enquanto o “faz” pode ser a forma conjugada do verbo a ser usada tanto como pessoal quanto como impessoal, o “fazem”, o verbo “fazer”, conjugado na 3ª pessoa do plural no indicativo, só pode ser usado como verbo pessoal. Ou seja, o “fazem” indica uma ação que duas ou mais pessoas toma.
Fazia dias ou faz dias
Quando o verbo fazer se refere a tempo decorrido ou indica fenômeno atmosférico, apresenta-se como verbo impessoal, sem sujeito, devendo ser conjugado apenas na 3. ª pessoa do singular. Assim, é correto dizer: faz quinze minutos, fazia dias, fez vinte anos,…
0 Comments