Como costurar capas de cadeiras com suas próprias mãos (mais de 135 fotos) – Workshops simples e rápidos
Hoje em dia, as capas para cadeiras “faça você mesmo” podem ser encontradas cada vez mais em interiores de vários estilos, combinando várias funções: protegem os móveis novos da sujeira e das garras dos animais de estimação e nos móveis antigos escondem defeitos e arranhões. Eles também tornam relativamente fácil atualizar o interior sem altos custos, eles podem ser trocados rapidamente dependendo da temporada ou evento..
Onde posso usar?
É incrível como uma simples capa de mobília pode mudar radicalmente a aparência de todo o cômodo, esconder a cor irritante ou defeitos no estofamento, adicionar um toque brilhante a um interior enfadonho. É especialmente popular usar esses acessórios em cadeiras em quarto de criança, no cozinha ou na sala de jantar. Costurar capas é muito mais barato do que trocar estofados ou mobiliário. Você não pode prescindir deles durante eventos especiais, por exemplo, ao decorar interiores durante feriados, cerimônias de casamento.
Essas capas vão decorar seu interior
Capas faça você mesmo
Hoje, é possível encontrar capas para móveis de várias cores e estilos em diversas lojas, solicitar a alfaiataria do modelo desejado em qualquer ateliê. Mas é muito mais interessante fazer você mesmo, escolhendo o tecido certo e decidindo o estilo do futuro produto.. Isso também pode economizar dinheiro, especialmente se você estiver decorando vários móveis de uma vez..
As capas se distinguem por sua beleza e usabilidade, bem como pela facilidade de fabricação. Mesmo um mestre inexperiente pode costurar tal acessório sozinho..
A capacidade de mudar radicalmente a aparência de toda a sala
Tipos de modelos
Existem diferentes tipos de tampas. Antes de fazer um padrão, decida qual opção você fará:
- sólidos (cobrem toda a cadeira, podem esconder falhas, mas são mais difíceis de costurar, requerem mais tecido do que outras opções);
- separado para as costas e assento (adequado para quarto de criança);
- meias-tampas (não cobrem a cadeira completamente);
- exclusivamente no verso (fácil de costurar, muito usado para decoração festiva);
- assento apenas (protege o estofamento da sujeira).
Infelizmente, é simplesmente impossível encontrar um padrão de capa que se encaixe em qualquer cadeira ou banco.. Você pode encontrar alguns esquemas na Internet, mas na maioria das vezes é necessário construir um padrão individual para um produto específico..
O branco não é prático para o uso diário.
Medidas e padrão
Para que o padrão seja preciso e o produto se encaixe bem, você deve primeiro fazer as medições.
1Fazendo medições. Dependendo do modelo da capa, é necessário medir a altura-largura do assento e do encosto, bem como o comprimento estimado do produto. Preste atenção especial às medidas das pernas da cadeira, pois em alguns modelos elas podem se expandir para baixo. Nesse caso, você precisa fazer algumas medições na parte superior e, em seguida, na base da cadeira. As seções mais largas e estreitas são marcadas em nosso desenho. 2Desenhando. Antes de transferir as medidas feitas para o padrão, faça um desenho em papel, marcamos todas as medições feitas lá. O padrão mais simples é para uma capa de uma peça: simplifica a costura, mas requer um pouco mais de tecido do que costurar todas as peças individualmente. 3Padrão. Depois disso, passamos diretamente para o padrão de tamanho real. Pode ser construído em papel vegetal, jornal ou sobras. papel de parede, depois de repetir o desenho esquemático. 4Verificando o padrão. Para ter certeza absoluta de que o padrão ficou correto, colocamos na cadeira e fixamos com fita adesiva. Assim, podemos ver todas as possíveis imprecisões feitas durante a construção do desenho, e corrigi-las antes de iniciar a costura. cincoVersão final. Em seguida, construímos a versão final do padrão – com margens de costura (cerca de 2 cm de cada lado).
Antes de costurar, você deve primeiro fazer as medições.
Escolha de tecido
A escolha do tecido para costurar a capa deve se basear nas características do interior e na finalidade do móvel. Por exemplo, um produto para uma cadeira de cozinha não deve ter apenas uma função decorativa, mas também ser prático, fácil de lavar..
Para cozinha ou uma sala de jantar, tecidos grossos são adequados, por exemplo, algodão ou gabardine – são tecidos macios e agradáveis que toleram bem a lavagem. O tecido para a cozinha pode combinar com a cor da cortina ou toalha de mesa.
EM sala de estar coberturas feitas de tecido para móveis parecerão vantajosas. Para interiores com estilo país ou boho, modelos de algodão ou linho também são adequados, para clássico estilo, você precisa selecionar tecidos de cores suaves. Para criar dobras, babados, cetim crepe é adequado.
Lycra ou microfibra são adequados para a decoração de bancos para chalés de verão, que são fáceis de lavar e secar rapidamente. Não é recomendável usar modelos longos nesses móveis, pois eles se sujarão muito rapidamente..
Escolha um tecido com base nas especificações do interior
Amassos quarto de criança, você pode usar as idéias mais incomuns. Como tecido para capas, pode-se usar algodão, lã, flock, pele, jeans, além de quaisquer sobras que encontrar em casa..
Para decoração festiva, você pode usar opções mais festivas e caras, por exemplo, cetim, brocado ou organza.. Capas de jacquard ficam lindas em cadeiras de banquete.
AdendoVocê não deve comprar um tecido muito caro para o uso diário – é altamente provável que ele seja lavado com mais frequência do que outras coisas e se torne rapidamente inutilizável.
Opção macia e confortável
Ferramentas de costura
Para costurar capas, precisamos das seguintes ferramentas e materiais:
- a roupa;
- espuma de borracha ou inverno sintético;
- tesoura;
- papelão ou jornal para padrões;
- centímetro, régua;
- giz ou lápis;
- tópicos;
- agulhas, alfinetes;
- acessórios de costura;
- borracha;
- várias decorações.
Para o quarto das crianças
Opções fáceis de usar
Considere todas as opções que você pode fazer facilmente com suas próprias mãos. Todas as nuances e implementação em fases ainda mais.
Costuramos uma capa para uma cadeira com encosto
- Depois de medir a altura das costas, pernas e largura da cadeira, fazemos um padrão de três elementos: retângulos que cobrem as laterais e as costas com o assento. Não se esqueça de adicionar alguns centímetros às costuras..
- Transferimos o padrão para o tecido. Como estamos lidando com peças retangulares, você pode usar uma régua para maior precisão..
- Cortamos cuidadosamente todos os detalhes, levando em consideração o tópico de compartilhamento.
- Em primeiro lugar, costuramos as bordas laterais..
- Em seguida, passamos para o corte lateral e inferior da parte de trás das costas. Eles devem ser esgalgados e costurados.
- Costuramos as partes laterais ao assento.
- Dobrando, costurando as seções das partes laterais e frontais do produto.
- As capas prontas podem ser decoradas com um laço ou outra decoração nas costas da cadeira.
AdendoCostura pela primeira vez e duvida das tuas capacidades? Tente fazer uma peça de teste primeiro com um tecido barato ou pelo menos varrendo com a mão..
Opção jeans
Costuramos um assento simples
A opção mais fácil, que é adequada até para iniciantes, é um banco regular. Costure rápido o suficiente.
Instruções passo a passo
- A partir de cartão ou outro material, fazemos um molde em forma de assento de banquinho;
- usando o padrão resultante, recortamos três partes do mesmo formato e tamanho do tecido (para a frente, lado com costura + inverno sintético);
- colocamos o inverno sintético entre duas partes do tecido, fixamos com alfinetes;
- para acolchoar o futuro assento, você precisa costurar em linhas retas paralelas entre si;
- aceitamos uma fita de viés pré-preparada para a orla, deixando as pontas como futuras cordas;
- dobramos cuidadosamente os laços ao meio, costuramos na máquina de escrever;
- costuramos em uma máquina de escrever um embutimento oblíquo nas laterais do produto.
AdendoSe você planeja costurar várias capas idênticas de uma vez, deve cortá-las todas de uma vez. Isso vai economizar tecido..
Fácil de fazer você mesmo
Capa elástica para banquinho redondo
Esse acessório pode ser costurado até mesmo de um pequeno pedaço de tecido..
Instruções passo a passo
- No começo, como sempre, fazemos um padrão. Para não se preocupar com os instrumentos de medição, calculando o diâmetro, você pode simplesmente prender uma folha de papelão ou jornal na superfície do banco e, em seguida, cortar ao longo do contorno.
- Transferimos o desenho para uma nova folha de papel, acrescentando alguns centímetros ao longo do contorno.
- Com base no modelo resultante, cortamos um pedaço de tecido.
- Colocamos um elástico na borda do tecido, dobramos o tecido, costuramos.
- Nossa capa está pronta – tudo o que resta é colocá-la em um banquinho.
AdendoPara adicionar suavidade, você pode costurar espuma de borracha ou inverno sintético no assento.
Estilo provençal
Capas para cadeiras de crochê
Uma capa de malha pode ser uma opção interessante para decorar um ambiente. Fazer crochê vai demorar mais do que costurar um modelo simples, mas o resultado será uma coisa especial e original.. Móveis de crochê parecerão especialmente aconchegantes no inverno, pois criam uma atmosfera de conforto e aconchego..
Na maioria das vezes, modelos redondos ou quadrados de crochê para bancos de assento. Considere um exemplo de tricô de uma capa redonda simples:
- Fazemos a parte superior com fileiras de colunas exuberantes, separadas por cadeias curtas de loops de ar.
- Fazemos a dobra tricotando várias linhas com colunas sem acréscimos. Assim, eles formarão um lado uniforme (para maior estabilidade, tornamos o lado mais alto).
- Na última linha, tricotamos laços de ar – no final você pode inserir um elástico de fixação ou laço para fixar o produto no banquinho.
Uma opção interessante para decorar um ambiente
Usando vários padrões de tricô, você pode tricotar absolutamente qualquer modelo com suas próprias mãos. Por exemplo, o chamado estojo de flores ou padrões crochetados a partir de motivos (também podem ser decorados com apliques de flores de malha).
AdendoNão tenha vergonha de escolher cores brilhantes e saturadas. Fios multicoloridos em tricô podem adicionar originalidade e reavivar o interior.
Capa de suéter velha
Se tricotar não é o seu ponto forte, mas a beleza e o conforto das capas de malha o assombram, experimente fazê-las com um suéter velho. Para isso, convém qualquer peça de tamanho e cor adequados, tricô, tricô grande ou médio..
As bordas do suéter devem ser cuidadosamente processadas para que o item recebido não floresça no futuro..
O travesseiro adicionará conforto ao sentar
Dependendo do tamanho do suéter, você pode costurar uma capa apenas no assento ou nas costas, ou pode conseguir um acessório de uma peça, por exemplo, usando vários produtos antigos. Grandes padrões volumétricos em cores suaves de cama parecem especialmente atmosféricos..
AdendoOs itens de malha podem esticar, por isso é melhor torná-los 1-2 cm a menos em largura ou diâmetro.
Você também pode costurar modelos não só de malhas, mas também de outras coisas velhas em bom estado. Por exemplo, de jeans ou casacos que ficaram pequenos. O principal é que o estilo do produto resultante corresponda ao interior da sala..
Na cadeira infantil
Capas para cadeiras em um quarto de criança não são tão relevantes em nenhum outro lugar. Tecidos brilhantes e elegantes podem decorar o interior de um berçário, interessando a pequenas inquietações. Além disso, são indispensáveis para proteger os móveis de marcas de mãos sujas, bebidas derramadas ou vestígios da criatividade infantil..
Ao costurar esses acessórios no berçário, você pode dar asas à sua imaginação: imagens de personagens de desenhos animados, animais engraçados, flores, carros, princesas – tudo pelo qual a criança ficará incrivelmente feliz.
O produto é costurado de acordo com um padrão padrão, como para um banquinho normal. Todas as medições são realizadas com antecedência. Muitas vezes, para móveis infantis, as capas são costuradas apenas nas costas: são recortadas duas peças de formato retangular, costuradas em três lugares. No final, pode-se aplicar um desenho ou decorar com um pano, costurar “orelhas de coelho” ou, por exemplo, arranjar em forma de boneco de neve.
No interior do quarto das crianças
AdendoDe dentro para fora, para que a capa não escorregue, você pode costurar cordões decorativos que serão amarrados nas pernas do banquinho. Você também pode usar botões, fitas ou elásticos..
Na cadeira alta
Capas de tecido fáceis de lavar são insubstituíveis para cadeiras altas. Eles podem facilitar significativamente a vida dos pais jovens, porque é quase impossível manter a cadeira dos filhos limpa. Além disso, a capa fornecerá proteção adicional para a criança escorregar e, como resultado, hematomas..
Se você decidir costurar por conta própria, é preciso abordar com cuidado a escolha do tecido: isso não deve irritar o bebê. Algodão grosso é melhor para o interior, algodão mais macio ou cambraia para o exterior e um inverno sintético como uma pequena camada..
Para a noiva e o noivo
- O padrão pode ser feito removendo o padrão da capa antiga, ou você pode usar um padrão pronto para uma cadeira alta padrão..
- Depois de recortar as três partes do produto de acordo com o padrão, junte-as (lado avesso uma da outra), faça um alinhavo e depois costure na máquina de escrever.
- Viramos para a frente, dobramos as bordas não costuradas para dentro e costuramos novamente. Também costuramos, se necessário, bolsos, gravatas ou tiras.
Em uma cadeira de escritório
Uma cadeira de computador pode perder sua aparência muito rapidamente devido a abrasões no assento. Com a ajuda da capa, você pode atualizar uma cadeira gasta, torná-la mais conveniente, confortável ou simplesmente reviver o escritório decorando uma cadeira discreta com uma decoração clara.
Produtos em botões
Para costurar rapidamente um modelo para uma cadeira de escritório, seguimos as seguintes instruções:
- Aplicamos papel vegetal transparente nos detalhes da cadeira (assento e encosto), desenhamos a lápis ao redor do contorno.
- Adicione margens de costura aos padrões resultantes (2 cm para as costas, 5 cm para o assento para bainhar a borda e inserir um elástico), corte e corte o tecido.
- Para as costas, cortamos 2 partes idênticas, que são costuradas em três lados (exceto a parte inferior).
- Para sentar, você pode costurar uma capa com uma saia que cubra as pernas. Ou com um elástico que se ajusta perfeitamente ao assento. Este modelo é adequado para uma cadeira de escritório com rodas..
Opção simples e elegante
Estilo patchwork
Patchwork (ou patchwork) pode ser uma ótima ideia quando você precisa costurar uma capa de cadeira e tem muitos pequenos pedaços de tecido em casa. Ao mesmo tempo, não importa de que cor sejam e quão semelhante seja o desenho.. A peculiaridade desse tipo de bordado é que você pode combinar peças de tecido que são diferentes em textura e cor..
Para fazer um acessório no estilo patchwork, você precisará preparar blocos – quadrados ou retângulos cortados de tecido do mesmo tamanho. Seu tamanho e número dependerão do tamanho de nosso futuro produto..
Almofadas decorativas podem ser usadas
- Antes de costurar todos os detalhes, é necessário desdobrá-los para compor a composição desejada. Tudo depende apenas da nossa imaginação, por exemplo, você pode tentar transmitir um gradiente ou apenas deixar um desenho aleatório..
- Em seguida, as peças são dobradas com a frente para dentro e costuradas juntas em uma máquina de escrever. O tecido é passado suavemente.
Assim, você pode costurar uma capa elegante para o assento do banquinho. Para torná-lo mais macio e confortável, você pode adicionar um inverno sintético dentro.
Os acessórios em patchwork vão caber no interior em estilo country, provençal, boho e também decorar o quarto ou a sala de jogos de uma criança.
Capas para pernas
Capas para pernas de cadeiras são especialmente relevantes em salas com piso de cerâmica ou parquet, que muitas vezes são arranhados ao mover os móveis..
São fáceis de costurar, fazer crochê ou tricô, não exigem muito material e ficam bem fofas.. Essas “meias” tricotadas ou mesmo “até os joelhos” para pernas de móveis ficarão especialmente bem com as capas de assento e costas abertas feitas do mesmo fio..
Capas de casamento
Ao decorar cadeiras de casamento, a escolha da cor e do tecido geralmente depende do estilo e do tema da celebração. As capas de tecido parecem sofisticadas, mas geralmente são caras. Você pode economizar dinheiro se fizer esses produtos sozinho.
AdendoPara reduzir os custos de tecido, apenas capas das costas das cadeiras podem ser costuradas.
Ao decorar móveis para um casamento, você pode prescindir de costurar: as cadeiras são simplesmente embrulhadas com pedaços de tecido e fixadas com fitas. Decorar com artificial flores, renda ou laço (você pode consertar com uma pistola de ar quente ou apenas costurar com uma agulha).
Decoração de cadeira nupcial
Para decoração de casamento, geralmente são escolhidos guipura, seda, cetim, organza ou chiffon. O tecido pode ser de cores claras – branco, bege, rosa claro, creme e contrastantes – vermelho e branco, branco e laranja. As cadeiras não devem estar no centro das atenções, mas complementar organicamente a composição geral.
A decoração das cadeiras dos noivos pode ser diferente da dos convidados. Por exemplo, podem ser estilizados como os vestidos de noiva dos noivos: fraque branco com gravata borboleta preta para o noivo e vestido longo branco com flores para a noiva..
Guipura, seda, cetim, organza ou chiffon são geralmente escolhidos
AdendoSe você adicionar um grande número de amarras às capas das cadeiras, muitas vezes não costure as partes juntas, pois as amarras irão conectá-las com firmeza..
Capas de férias
Uma festa temática, aniversário de casamento, despedida de solteira ou festa de aniversário é outro motivo para decorar o interior, incluindo cadeiras para convidados. A decoração festiva vai deliciar não só os mais pequenos, mas também surpreender e divertir os adultos..
Nos aniversários e feriados das crianças em casa ou no jardim de infância, você pode usar a decoração para transformar uma peça de mobiliário em um elemento de brincadeira ou até mesmo em um brinquedo educativo. Por exemplo, faça uma cobertura de cozinha em forma de fogão, onde as crianças irão praticar cozinhar, ou em forma de máquinas para jogos de RPG..
Os modelos de Ano Novo ou Natal podem ser decorados na forma de Papai Noel, bonecos de neve, veados, filhotes de urso, bonecos de gengibre e outros personagens favoritos. Esse feriado será lembrado por muito tempo!
E ao decorar para o Halloween, você não pode prescindir de fantasmas, abóboras, morcegos e teias de aranha. Mesmo uma caixa comum em laranja brilhante ou em combinação com preto criará uma atmosfera de férias incrível para as crianças e seus pais..