Varões de cortina: necessidade ou luxo? O que é melhor e mais conveniente? (Mais de 265 fotos)
O mercado de estruturas decorativas e funcionais utilizadas na decoração de interiores está superlotado. Um lugar separado em tal variedade é ocupado por varões de cortina. Esses são elementos individuais que carregam uma carga estilística e podem afetar a percepção geral da sala. Portanto, sua escolha é difícil e importante..
À primeira vista, pode parecer que basta avaliar visualmente o modelo para entender como ficará bem no interior. No entanto, não é.
Varões de cortina no interior
Os varões para cortinas são o pormenor que confere um estilo completo à divisão.. Todos os projetos podem ser divididos de acordo com três critérios:
1 local de instalação
montado na parede – construções familiares a todos. Na maioria das vezes, eles vêm com colchetes. No entanto, com o peso do tecido, eles podem ceder e, eventualmente, quebrar. Eles deixam um espaço em branco entre a parte superior do tecido e teto.
Teto É uma opção popular. Existem vários tipos de construção – estes estão escondidos e não. A primeira opção é calculada na fase de planejamento do reparo. Na maioria das vezes, um nicho é formado para sua instalação. Eles não têm ornamentos e elementos decorativos – este é um trilho comum com ranhuras. O segundo é o teto, cuja parte frontal pode ser decorada com um elemento decorativo: padrões, colados com uma película de outra cor.
Varões de cortina são o detalhe que confere um estilo completo ao ambiente.
2 recursos de design
Três tipos podem ser distinguidos aqui:
- cordas – construção simples. Recurso – em vez de ripas, são usadas cordas esticadas, ao longo das quais as cortinas se movem. Eles têm desvantagens e vantagens. As cordas são leves e imperceptíveis, mas quando usadas podem cair, estourar e são difíceis de consertar. Eles podem ser no teto ou na parede;
- tubular – o grupo mais popular. Cortinas mover através do tubo. Eles são conectados ao tecido devido aos anéis que estão presos a ele. Nos últimos anos, as pessoas começaram a abandoná-los devido ao rápido acúmulo de poeira e falhas;
- perfil ou baguete. Os modelos cobrem os elementos sobre os quais as cortinas se movem. Eles podem ser feitos em diferentes tipos e formas. O enquadramento é usado quando a sala é decorada em estilo clássico. não pode ser usado se o teto for baixo ou o padrão começar na parte superior do tecido.
Montado na parede – estruturas familiares a todos
3 Material do qual são feitos
- modelos de plástico feito de material leve. É usado na produção de contrações ocultas de teto e modelos tubulares de parede. Eles são fáceis de usar, mas facilmente deformáveis. Para decorar o espaço das janelas, costuma-se usar modelos de teto, que são cobertos com faixas decorativas – baguetes ou uma caixa feita de drywall;
- modelos de metal – o grupo mais diverso. Eles podem ser feitos de uma ampla variedade de metais: níquel, bronze, alumínio, aço inoxidável, etc. Esses designs são duráveis e confiáveis, e você pode comprá-los em cores diferentes. A única desvantagem é o peso pesado. Devem ser instalados cuidadosamente para que a estrutura não saia da parede ou do teto;
- painel de madeira – popular e variado. Até recentemente, era considerada uma relíquia do passado, mas, como você sabe, a moda sempre volta. Os fabricantes de modelos de madeira os fazem em diferentes formas, decoram com elementos esculpidos, adesivos com fotos. Eles são adequados para grandes espaços.
Modelo de metal
Ele é escolhido dependendo do estilo da sala, do tecido que foi usado para costurar as cortinas, do método de instalação. Alguns modelos podem suportar tecidos pesados, têm vários elementos para criar cortinas multicamadas.
Tudo na sala deve ser harmonioso, incluindo cortinas, cornija.
Estilo classico
Os modelos de teto podem ser ocultados com teto falso ou folha de PVC. Esses modelos podem ter várias listras, portanto, podem ser instalados em todas as salas.
Correção visual do espaço
Em edifícios de apartamentos, os tectos são baixos, pelo que é necessário escolhê-lo com esta característica em mente. Para aumentar visualmente a altura do teto, é necessário usar uma estrutura de teto. Não deve ter uma barra de baguete. Não é recomendado usar lambrequins e outros elementos decorativos em telas de tecido.
Se a sala tiver uma área pequena, modelos grandes não podem ser usados. A estrutura deve ser leve e ligeiramente visível. Modelos de cordas ou modelos circulares finos servem. Para aumentar a largura da janela, a estrutura deve ser mais de 1 metro mais comprida do que ela. Em seguida, no estado aberto, eles cobrirão a parede, aumentando visualmente o espaço da janela. Se você precisar reduzir o espaço, a guia é levada 10 centímetros a mais do que a janela.
Versão de madeira
Deixe a janela bonita
Considere em detalhes as hastes das cortinas para diferentes tipos de cortinas. Todas as nuances e características de trabalhar com cada design.
Varões de cortina em ilhós
Os ilhós são anéis de pequeno diâmetro que podem ser pintados em várias cores. Eles são presos com anéis costurados no tecido. Podem ter diâmetros diferentes, ser tingidos para combinar com o tecido ou cornija. Existem vários tipos de tais estruturas:
- anéis especiais de pequeno diâmetro são instalados em tecido denso. Eles estão localizados alguns centímetros abaixo da borda da cortina;
- laços são costurados na cortina principal, que pode ter diferentes comprimentos e larguras.
Para tecidos, você precisa escolher uma cornija especial. Pode ser de uma carreira se, além de um tecido denso, nada for colocado. O design de fileira dupla permite que você pendure tule e tecido de base grosso.
Ilhós são anéis de pequeno diâmetro que podem ser pintados em cores diferentes
Eles podem ter diferentes ornamentos decorativos: pontas forjadas, colchetes esculpidos. Modelos de metal são usados com mais frequência para essas cortinas..
Eles têm muitas vantagens:
- as estruturas metálicas são adequadas para a decoração de casas modernas;
- as pontas podem ter diferentes formas e são decoradas com vários elementos. Pontas forjadas na cor bronze, ouro, prata ficam lindas;
- os modelos são incrustados com pedra, vidro e, às vezes, com pedras preciosas.
Esses projetos são usados para instalação na cozinha, em salas de estar em estilo moderno, quartos infantis. Às vezes, eles podem ser montados para o verão terraços, para aberturas de janela de tamanhos não padronizados.
Preso com anéis costurados no tecido
Sob a cortina romana
As cortinas romanas têm uma vantagem principal – elas lidam com tarefas complexas no design de aberturas de janela não padrão, quando as telas de tecido comuns não conseguem lidar. As cortinas romanas se adaptam a qualquer interior. Têm um desenho simples, porém, para pendurá-los é necessário utilizar uma cornija especial.
Varão da cortina romana:
- a única solução para o design de janelas fora do padrão. Na maioria das vezes, essas aberturas são feitas em casas de campo. Eles podem ter diferentes formas: trapézio, quadrado, arco;
- vários tecidos para essas cortinas podem ser usados;
- para persianas romanas, os modelos são equipados com controle mecânico ou eletrônico.
As cortinas romanas se adaptam a qualquer interior
As características de design da haste da cortina e das cortinas são bastante simples. Uma cortina romana é um tecido de cortina sobre o qual são fixadas hastes rígidas. Com a ajuda deles, é realizada a dobragem uniforme e o levantamento simultâneo da cortina..
Para levantar o tecido, um mecanismo mecânico pode ser usado – você precisa puxar a corrente e a cortina sobe e ela também desce. O eletrônico possui um painel de controle especial que pode ser montado na parede ou ter controle remoto. A cornija é um perfil de metal, um fio de prumo para tecido, um mecanismo de elevação elétrico ou mecânico, fechos.
As persianas romanas são adequadas para qualquer interior, uma vez que as cornijas são praticamente invisíveis, estão cobertas com uma camada de tecido.
Eles são lindos em um estilo clássico e moderno. Portanto, eles podem ser colocados tanto na cozinha como na sala de estar, sala de jantar..
Uma persiana romana é um tecido de cortina em que hastes rígidas são fixadas
Sob tetos tensos
Tetos extensos são instalados tanto em apartamentos, casas e escritórios. Eles são práticos, confiáveis e bonitos de se ver. No entanto, nem todos os modelos são adequados para eles, então descobriremos como escolhê-los dependendo do método de instalação de tetos tensos.
Tecnologia de instalação
A dificuldade de tal instalação é que você precisa calcular corretamente a distância e fazer as medidas para que as cortinas não se movam livremente ao longo da cornija. Além disso, não deve haver muito espaço entre ele e o teto.. Métodos de instalação:
- escondida – a cornija está escondida e não visível, parece que as cortinas estão escorrendo do teto;
- aberto – a estrutura é visível, está fixada no tecto falso.
Tetos extensos são instalados tanto em apartamentos, casas e escritórios
Ambas as tecnologias têm prós e contras. Fazendo uma instalação oculta da cornija, você pode cometer erros de cálculo, porém, o aspecto das cortinas sem cornija visível é muito bonito. O método aberto envolve a instalação de uma tira especial entre a base do teto e a película extensível. A instalação é realizada nele. No entanto, ele é visível.
Instalação aberta
Para este método de instalação, apenas cornijas de teto feitas de metal são usadas. Eles podem combinar em cores com filme de PVC ou ser um destaque brilhante no espaço do teto.. Método de instalação:
- antes de instalar o filme de PVC, é determinado um local para a cornija do teto;
- é marcado com um marcador e o perfil para o tecto falso é montado;
- a barra é fixada de acordo com as medidas marcadas. Para isso, são feitos furos no teto e inseridos buchas, uma barra de madeira é aparafusada;
- o filme está sendo instalado;
- no local onde existe uma trave de madeira entre o teto e a película, é instalada uma cornija. Atribui-se a ele.
Parece que as cortinas estão escorrendo do teto
A cornija do teto pode ser usada de qualquer material, mas o mais confiável é feito de metal.
Cornija oculta
Uma cornija oculta é instalada não apenas ao instalar um teto de PVC. Também pode ser utilizado em tectos falsos em gesso cartonado. Para instalação oculta, apenas modelos de teto de metal ou plástico são usados.
Método de instalação para cornija oculta com cortina de PVC:
- com base, a distância necessária para a instalação é medida, a marcação é feita;
- a instalação de um tipo oculto é feita. Após a instalação, a largura do nicho escondido é visível;
- a instalação é realizada por meio de buchas;
- preparar uma superfície para montar o filme. Está sendo instalada a moldura do filme de PVC, no lugar do nicho é feito um pequeno recuo para a livre movimentação das cortinas. O filme é montado por marcas.
Opção oculta
Podem ser usados pneus cortina de pista única ou de 2 ou 3 pistas. Na maioria das vezes, eles usam metal ou madeira, menos frequentemente plástico. Esses projetos são adequados para quartos com aberturas de janela não padrão, com tetos baixos.. Com a ajuda de cornijas escondidas, você pode aumentar visualmente a altura da sala, dando-lhe originalidade.
Nicho para cortinas de gesso
Uma atmosfera acolhedora na sala de estar é criada apenas quando cada elemento está em seu lugar, e o estilo é harmoniosamente combinado com todos os objetos do ambiente. Por exemplo, cortinas, cornija, teto, decoração de cortina decorativa, móveis. Porém, acontece que o tecido está selecionado, mas não há nenhum adequado..
Existe uma saída – para criar um nicho de drywall. Este design permite ocultar o pneu de plástico. Pode ser feito de várias maneiras, porém, apesar disso, cada uma delas implica na confecção de uma caixa. É instalado recuando da parede 10-20 sentimentos.
Tipos de nichos de teto
Um nicho de gesso é um espaço em que uma estrutura é escondida para segurar as cortinas. É construído separadamente do teto principal, pode ser largo ou estreito.
Nicho de drywall
Características de design:
- A caixa é feita apenas ao longo da parede com espaço da janela.
- A caixa é construída em torno do perímetro de toda a sala.
Pode realizar várias funções ao mesmo tempo: ocultar o varão da cortina, servir de base para a instalação do ponto lâmpadas. A caixa em que as lâmpadas são construídas tem uma largura de 30 centímetros a meio metro. As caixas estreitas são construídas se houver uma decoração de teto com um pedestal de teto. Eles podem ter 5 centímetros de largura.
Cornija de baguete ou construção semelhante a madeira
Você também pode prestar atenção nos produtos com baguetes, feitos sob uma árvore, que possuem um design artístico..
O que é uma baguete? A baguete é uma tira que cobre o local onde as cortinas são fixadas, tornando-a invisível.
Esta barra é feita de uma variedade de materiais:
- madeira cara;
- Fibra de fibra, que é decorada como uma árvore;
- plástico.
Os desenhos podem ser escolhidos em diferentes cores e desenhos – com desenhos, decoração entalhada, mesmo sem decoração. Eles podem ser pintados em qualquer cor que seja mais adequada para criar um estilo uniforme no interior..
Estruturas maciças com detalhes dourados são adequadas para um interior clássico. Ao decorar uma sala em um estilo lacônico, usam-se designs simples, nos quais praticamente não há decoração. Eles podem ser de cores diferentes.. No interior oriental, utilizam-se os que apresentam na parte externa um desenho ou ornamento floral.. Devido à superfície plana, a presença de um padrão, os produtos podem ser utilizados para janelas com dimensões não padronizadas, pois quando são traçados, a junta não é visível. A largura da prancha esconde todos os fixadores.
Os designs podem ser escolhidos em diferentes cores e designs
Cortinas de quarto
As cortinas são uma parte importante de qualquer interior. Eles tornam o local bonito e aconchegante. Com a ajuda deles, a completude é criada com estilo. No entanto, muitos subestimam sua importância no interior e cometem uma série de erros, que fazem com que o ambiente fique com uma aparência feia.. É especialmente importante prestar atenção à escolha das cortinas do quarto.. Eles não devem ser feitos de tecidos de cores vivas que possam chamar a atenção. Esse assunto não é adequado para esta sala..
No entanto, não é suficiente escolher a cor, textura e comprimento corretos. É necessário escolher uma cornija, pois dela depende a beleza das telas de tecido, bem como o seu método de colocação, fiabilidade de fixação, facilidade de utilização.
Podem ser utilizadas estruturas do tipo teto feitas de metal. Eles podem suportar cargas, então você pode pendurar cortinas pesadas no quarto, que durante o dia criará o crepúsculo na sala..
As cortinas são uma parte importante de qualquer interior
Quais cortinas são usadas para decorar o espaço da janela?
Para o quarto, é melhor usar tecidos densos que não deixem passar a luz.. Eles podem ser de qualquer cor e tonalidade:
Ele é selecionado de acordo com o interior. Além disso, o tecido é usado, suspenso em laços especiais, quando o tecido é distribuído uniformemente por toda a largura. Suspenso de um teto ou estrutura suspensa de diferentes materiais. A sua escolha também é importante, pois determina não só a forma como a matéria se arruma, a facilidade de uso.
A escolha da haste da cortina dependendo do estilo:
- Para interiores clássicos, são adequados os tectos de madeira ou de metal pintados na cor desejada. Eles podem ser decorados com elementos decorativos, dependendo do modelo: placas de teto coloridas, placas de madeira – decoração esculpida.
- Produtos de latão complementam o estilo oriental. Esses modelos têm lindas pontas feitas em uma variedade de estilos. Podem ser flechas, lindos cachos ou pedras emolduradas. Eles vão acentuar a beleza das cortinas de brocado. Os designs de persianas romanas também serão combinados com um estilo oriental..
- O estilo contemporâneo é muito diversificado. Para um quarto feito neste estilo, estruturas ocultas de plástico ou metal são adequadas. Eles suportam um peso significativo de cortinas, são fáceis de usar.
Considerando todos esses recursos, e você precisa escolher cornijas.