Pequena varanda no apartamento – Como equipar: Estilosa, Bonita, Prática? 190+ (foto) interiores com decoração
Apartamentos com uma pequena varanda não são incomuns em nosso país. E nada pode ser feito a respeito – as casas do antigo fundo com pequenas varandas são nada menos que novos edifícios com varandas chiques. E as pessoas também vivem neles. Se entrar neste “também”, em vez de sentir pena e matar-se, pode dar asas à imaginação e transformar uma varanda vulgar, atulhada de lixo e inútil, num local interessante e muito útil. Tudo com mais detalhes posteriormente no artigo..
Por onde começamos?
O primeiro passo para isso é colocar a varanda em condições adequadas:
- Limpeza. Antes de realizar proezas de design, você precisa jogar fora tudo o que for desnecessário da varanda e transferir tudo o que você precisa para outro lugar. Escove as teias de aranha do teto, esfregue o chão, escove as paredes com uma escova de pó.
- Nota. Deixando a varanda vazia e limpa, é preciso inspecioná-la. Qual é a condição do piso e da laje de concreto embaixo? Há alguma rachadura, eles estão desmoronando? Qual é o estado das paredes? O revestimento é normal neles? Existem rachaduras, orifícios e defeitos semelhantes? Como vão as coisas com o teto? Não flui, não ameaça desabar na sua cabeça? E, claro, o que acontece com as janelas? Existe mesmo ou existe uma varanda aberta? Em caso afirmativo, como eles lidam com o isolamento térmico??
- Reparar. Se o teto estiver vazando, ele deve ser reparado. Se houver rachaduras na placa, elas precisam ser calafetadas. Se as janelas são de madeira e explodem, elas precisam ser substituídas.
Design de varanda pequena
Quando os problemas prioritários forem resolvidos, você pode parar e examinar a varanda com um olhar crítico. Como você quer ver a seguir? Duas soluções.
A varanda pode ser:
- Aberto. Se você vive em um clima quente (por exemplo, em algum lugar em Krasnodar) e raramente tem desastres naturais como a queda de neve, não precisa gastar dinheiro com vidros. Depois será possível arranjar algo como uma plataforma de observação na varanda, onde pode tomar um café, olhar as estrelas ou ler ao ar livre. Neste caso, você não precisa mais fazer nada – limpar, colocar em uma ordem condicional e você pode pensar sobre o estilo.
- Fechadas. Se você mora na Sibéria e o inverno chega em outubro, uma varanda aberta, é claro, não vai servir para você. Portanto, você precisa de mais um passo – para isolá-lo. Você pode convidar especialistas para isso, você pode lidar sozinho, o principal é que mesmo no inverno é quente e aconchegante.
Opção fechada
O que você mais gosta determina o resultado que você pode obter e para que usar..
Uso de varandas abertas
As varandas abertas têm um charme peculiar que lembra as ruas de Paris e Roma. Você pode usá-los em três áreas principais..
Jardim
Um pequeno jardim em sua pequena varanda é um ótimo passatempo pacificador para pessoas de todas as idades. As crianças podem ver visualmente como é o ciclo de vida das plantas, os adultos podem relaxar depois do trabalho, os mais velhos podem começar a crescer, por exemplo, tomates.
Uma excelente solução para um agradável passatempo
Decorar um jardim em uma varanda aberta implica os seguintes elementos:
- Potes. Existem três variedades. Podem ser canteiros artificiais oblongos nos quais você pode plantar mudas, ou vasos clássicos, cujo desenho pode ser escolhido a gosto, ou vasos de parede que podem ser pendurados em ambos os lados da entrada..
- Porta-panelas. Montado na varanda, do lado de fora – se você puder plantar plantas em outros lugares, as flores ficam melhor aqui. Eles serão vistos de baixo, da rua, e ficarão ótimos.
- Uma prateleira para ferramentas. É melhor fazer logo na varanda – será inconveniente ir ao apartamento por eles todas as vezes. Pode ser fixado na parede ou no chão, ao seu gosto.
- As próprias plantas. Via de regra, são flores ou vegetais que toleram bem o clima russo e podem viver uma temporada inteira ao ar livre sem problemas. Não se esqueça que não será possível deixá-los na varanda no inverno, a menos que sejam especialmente concebidos para o inverno ao ar livre. Portanto, em casa você precisa encontrar um lugar para eles com antecedência..
É lindo quando há muitas plantas com flores
Essa varanda não requer nenhum refinamento estilístico. Basta renovar a pintura das paredes, do chão e das grades, arrumar cuidadosamente as caixas com flores e, eventualmente, colocar uma cadeira dobrável no espaço livre.. Não é necessário mais – a vegetação em si parece muito bonita, você não precisa decorá-la adicionalmente.
Lugar para descansar
É sempre bom tomar uma xícara de chá ao ar livre, tomar café da manhã ou apenas ficar sentado olhando os transeuntes abaixo. E ninguém vai impedi-lo de fazer tudo em uma varanda aberta com chique e conforto..
Um lugar para relaxar e uma xícara de café
Não é preciso muito para isso:
- Assento. Pode ser uma cadeira, uma poltrona ou mesmo uma pequena. sofá – você pode escolher de acordo com gostos e inclinações.
- Tabela. Era onde colocar a xícara. Pode ser qualquer coisa, mas pequenas mesas dobráveis geralmente se encaixam melhor em varandas..
Você pode colocar no chão tapete, pendure um vaso no corrimão nas montagens e plante flores nele. Delícias estilísticas também não são particularmente necessárias – a única coisa que é necessária é trazer móveis para dentro de casa para o inverno..
Tapete no chão para maior conforto
AdendoSe você não quiser perder tempo trazendo móveis e retirando-os, pode comprar uma cadeira e uma mesa projetadas para uma cabana de verão. Podem ser de plástico ou metal, com design simples e grande confiabilidade..
A principal vantagem da varanda aberta é que não é uma sala separada. Não precisa ser mobiliado para se adequar a qualquer estilo, já que a localização o deixa com uma boa aparência..
Usamos potes em suportes
Varandas fechadas são uma questão completamente diferente.
Usando varandas fechadas
Uma varanda fechada, mesmo a menor, é uma sala separada que precisa de decoração estilística, soluções de design e uma abordagem criativa.
A primeira coisa a fazer para garantir tudo isso é escolher o estilo certo.. Você pode usar um dos que são usados com mais frequência, ou pode, partindo deles, encontrar ou inventar algo mais original.
Tipo varanda fechada
Loft
A solução ideal para uma pequena varanda, que se decidiu transformar em algo como uma sala de estar onde poderá comer ou receber convidados. Permite organizar bem um espaço estreito, torná-lo confortável, bonito, interessante.
A decoração do loft requer os seguintes elementos:
- Materiais (editar). Considerando que o loft nasceu na América, nas dependências da fábrica dadas para a vida das pessoas, os materiais devem ser adequados. Teto luz, com feixes. Paredes decorativas tijolos (se sua casa é originalmente de tijolos, tanto melhor), eles podem ser parcialmente rebocados. Deixe uma mesa de concreto no chão ou cubra o linóleo sob o concreto.
- Cores. Loft – é concreto cinza, tijolos vermelhos, branco emplastros. Não há cores vivas entre suas cores principais, mas combinam bem..
- Mobiliário. Independentemente do papel que o cômodo resultante irá desempenhar, a mobília deve ser feita de couro e metal, lembrando um escritório. Parece bom balcão de bar, feito de peitoril de janela, com bancos de bar. Nem um pouco pior – uma poltrona de couro na qual você pode relaxar confortavelmente.
- Acessórios. Comunicações abertas funcionam como acessórios (lembre-se disso e quando conduzir eletricidade, deixe alguns fios à vista), pichações intrincadas na parede, pequenas bugigangas mostrando o gosto do dono. Você pode adicionar flores frescas.
- Luz. Completamente aberto se for natural. Artificial deve ser feito com pequenos focos..
Estilo loft
Claro, o resultado ficará longe do loft “canon”, o que implica em amplidão, tetos altos, quartos amplos. Mas ainda será espetacular e lindo.
AdendoSó não faça uma varanda tipo loft se o resto do seu apartamento for um dos estilos clássicos. Muito forte resultará em dissonância.
Preste atenção ao estilo do apartamento ao decorar a varanda
Minimalismo
Minimalismo óptimo para uma pequena varanda, pois permite utilizar o espaço de forma inteligente e, pelas cores claras, parece mais espaçoso. O princípio básico do minimalismo é a moderação. Se você não pode colocar algo na varanda, você não precisa colocá-lo.
Estilo minimalista
O minimalismo tem o seguinte design:
- Materiais (editar). Algum. Madeira clara, plástico fino como madeira ou cores claras funcionam bem. Mas você pode inserir vidro, metal, natural uma pedra, até juncos.
- Cores. O minimalismo tem cores claras – Branco, creme, leitoso, cor de madeira clara ou cinza claro. Às vezes, tons mais claros de cores mais brilhantes podem ser usados - amarelo, vermelho, azul.
- Mobiliário. Como resultado, o que você quiser, a mobília deve ser leve, não muito volumosa. Se a cadeira for fina, feita de metal ou madeira. Se for um sofá, então com estofamento leve, sem braços. Simplicidade, moderação – quanto menos móveis, melhor, você pode simplesmente colocar um colchão no chão.
- Acessórios. No minimalismo, eles praticamente não são usados. Sem fotos, estatuetas ou qualquer outra coisa. Você pode colocar uma flor viva em um vaso no parapeito da janela.
- Luz. Natural – enrolar cortinas ou persianas, eles se encaixam melhor. Artificial – embutido, pequeno ponto luminárias.
Para uma varanda, cortinas de enrolar ou persianas são adequadas.
A pequena sacada, executada no minimalismo correto, parece maior do que realmente é. E pelo fato de as janelas ocuparem a maior parte das paredes, essa sensação só se intensifica..
AdendoNão vale a pena usar o minimalismo para decorar um escritório – poucas pessoas têm falta de acessórios que causam uma vontade desenfreada de trabalhar. Mas para relaxar, é mais do que adequado. Especialmente se você fizer armário com livros.
Armários para itens essenciais
Será interessante para você:
Projeto da cozinha com varanda (mais de 100 fotos): Somos pela unificação do espaço!!!
Decoração de sacadas em Khrushchev: 225+ (Foto) – Idéias para fazer belos designs
árabe
Um estilo árabe pretensioso e brilhante para uma varanda é ideal devido ao fato de que ainda não está entulhado de objetos. Mesmo em uma sala pequena, pode parecer bom.. Seus atributos são os seguintes:
- Materiais (editar). De preferência natural – o plástico definitivamente não parecerá. Mas madeira escura ou clara e ainda mais ladrilhos de mosaico brilhantes ficarão ótimos.
- Cor. O estilo árabe adora cores brilhantes – não chamativas, mas ainda assim atraentes. Estes são escarlate, ouro, azul, branco como a neve, esmeralda. Padrões árabes tradicionais parecem bons.
- Mobiliário. No mínimo. Idealmente, um tapete grosso e travesseiros com borlas no chão, onde os queridos convidados são convidados a relaxar. No canto, você pode colocar uma mesa baixa onde pode colocar iguarias ou um cachimbo de água quando os convidados chegam..
- Acessórios. Sinos de vento no teto, tapete colorido no chão, pequeno luminária com uma vela de cera – artística, feita de metal. Você pode colocar alguns vasos, uma estatueta. O principal é que o espaço pareça aconchegante e organizado..
- Luz. Lâmpadas que simulam velas e cortinas de luz nas janelas. Para sua beleza, eles podem ser decorados com borlas – como em travesseiros..
Com um toque de estilo árabe
O queimador de incenso se encaixa bem no interior, e seu cheiro é adocicado, agradável.
AdendoO estilo árabe é adequado para uma varanda onde as crianças vão brincar. Eles definitivamente deveriam gostar da comitiva de “As Mil e Uma Noites”.
Eco
Este também é um estilo minimalista, mas com uma referência à vida selvagem. Se você quiser fazer uma estufa na varanda, ela servirá como nunca antes – mas você também pode fazer um local de descanso nela..
Eco – estilo minimalista com uma brisa da natureza
Seus atributos são os seguintes:
- Materiais (editar). Natural. Você pode pegar uma madeira leve, pode usar uma palheta mais original ou vime. Dilua com tinta para que o resultado não se pareça com uma sauna – ou com gesso.
- Cor. Cores naturais. Diferentes tons de madeira, verde em diferentes tons, tons suaves de amarelo, o vermelho está mais próximo de Castanho.
- Mobiliário. É desejável de materiais naturais, e não de madeira, mas daqueles que podem ser tecidos. Espreguiçadeiras, cadeiras. Encaixa-se perfeitamente com a cadeira suspensa de rattan eco – pode ser pendurada no canto e ler nela. As mesas desejáveis também são de vime.
- Acessórios. Esteiras de vime ficam bem em vez de tecidos, uma variedade de estatuetas que imitam a arte primitiva, pintando na forma de padrões simples de plantas.
- Luz. Existem cortinas de cana nas janelas. Luz artificial – de preferência uma pequena luminária de mesa amarela. Você pode usar castiçais e velas de cera, desde que eles não tenham a chance de tombar.
Completando com os acessórios necessários
Uma variedade de encantos nos espíritos da arte primitiva se encaixam bem no eco. Apanhador de sonhos, carrilhão de vento de madeira, contas de argila penduradas no teto, cerâmica. Tudo parece interessante e natural..
AdendoEco fica incrivelmente bom se você ocupar o espaço com bugigangas, acessórios, coisinhas engraçadas. Mas é muito importante manter o equilíbrio e não exagerar, caso contrário não será possível dar meia volta na varanda.
O principal é não exagerar
Pequenos truques
Claro, existem muitos mais estilos e muitos deles são adequados para pequenas varandas. Mas pelos quatro dados no exemplo, você pode ter uma ideia de como a ideia do design se move quando se trata de quartos pequenos e começar a refinar você mesmo.
Você só precisa saber alguns pequenos segredos para isso:
- Quanto menor for a sala, mais luz deve ter. Tons de cores claras e janelas constantemente abertas dão uma sensação de espaço, mesmo que a varanda seja pequena e você não possa girar nela.
- Espelho. Permite expandir visualmente o espaço. Geralmente é colocado na parede final, deve ter a altura de uma pessoa. Ou você pode decorar o teto com telhas de espelho – ficará original, interessante.
- Papel de parede. Eles permitem que você crie a sensação de que as janelas perto da varanda não estão ao longo de uma parede, nem mesmo três, mas em todas as paredes em geral. Você pode pegar qualquer desenho, desde uma abstração intrincada até a continuação da paisagem que pode ser vista nas janelas.
- Acentos. Os acentos colocados corretamente permitem que você desvie a atenção do tamanho da sala para a forma como ela é decorada. Em um interior leve e minimalista, coloque um vaso de flores brilhantes, pendure uma imagem ou fotografia. Deixe-os despertar o interesse.
- Colors. Light, como já mencionado, eles também devem ser combinados entre si. Para isso, utiliza-se uma tonalidade da mesma cor ou cores contrastantes. O contraste é mais interessante e dinâmico, é mais difícil ser confundido com uma tonalidade da mesma cor..
Um clássico insuperável
Além das dicas gerais, também há dicas para decorar um ambiente específico..
Em uma varanda fechada, você pode organizar um jardim:
- O melhor estilo é eco e similares, eles vão criar a sensação de que você não saiu para a varanda, mas para uma verdadeira estufa.
- Os potes devem ser da mesma cor, feitos do mesmo material. Se eles têm um desenho, ele deve se enquadrar no tema geral..
- Os vasos podem ser colocados no chão, pendurados nas paredes e colocados no peitoril da janela. O principal é que todas as cores tenham cor suficiente..
- Entre os vasos, você pode colocar um atributo de um jardim real – uma lanterna ou, por exemplo, uma pequena estatueta de jardim de cerâmica.
Ideias criativas para decorar uma área de trabalho
É melhor colocar algo no chão que seja fácil de limpar. Compre lâmpadas próprias para aquecimento de plantas e coloque-as de forma que não interfiram na passagem. É melhor recusar tapetes, levar cortinas laváveis.
Em uma varanda fechada, você pode organizar um escritório:
- O melhor estilo é loft ou clássico, como o inglês. Mais materiais leves e naturais. O espaço precisa ser otimizado.
- A área de trabalho é geralmente colocada perto da parede final, onde é conveniente abordá-la.
- As prateleiras com os livros, papéis e acessórios necessários estão localizados acima da mesa ou na parede oposta, onde são fáceis de alcançar.
- A iluminação acentua a área de trabalho – é bonita e funcional, já que trabalhar com boa iluminação é mais saudável.
- Uma boa solução seria instalar janelas com vidros duplos tanto nas janelas internas quanto nas externas. Como resultado, no processo de trabalho, você terá um nível adequado de ruído – ou seja, quase total ausência dele..
Estude em um apartamento moderno
O escritório permite a presença de tecidos (cortinas são especialmente relevantes se você mora no térreo), bugigangas fofas e atributos familiares do local de trabalho.
Não vale a pena sobrecarregá-lo, mas você não deve ter medo de colocar muitas coisas. O equilíbrio geralmente é encontrado intuitivamente..
Em uma varanda fechada, você pode organizar uma continuação da cozinha – uma espécie de sala de estar:
- Dos estilos, novamente, o loft e similares são os mais adequados. Eles deixam espaço suficiente para quem deseja comer ao ar livre..
- Em vez de uma mesa, geralmente é usado um peitoril de janela, mas se é importante para você que haja exatamente uma mesa, você pode dobrá-la ou dobrá-la. Essas estruturas não ocupam espaço e, em termos de conforto, não são de forma alguma inferiores a uma grande mesa real.
- As cadeiras ficam bem se forem cadeiras de bar – e ocupam menos espaço..
- Um armário de parede com certeza será útil – você pode colocar talheres, temperos usados durante as refeições e outras coisinhas úteis nele.
Belo interior de uma pequena sala
Um tapete, flores frescas, mais espaço livre – e agora a sala, que não pode ficar presa em nenhum outro lugar, fica bonita e permite jantar com calma, admirando a vista.
Em uma varanda fechada, você pode organizar uma área de lazer:
- Em qualquer estilo, embora em árabe seja especialmente confortável deitar sobre almofadas bordadas.
- Os móveis podem ser qualquer coisa – desde um colchão no chão a uma cadeira de vime pendurada.
- Os têxteis também podem ser qualquer.
- Uma boa solução seria fazer um pequeno guarda-roupa para livros ou outros atributos de um passatempo agradável..
A área de estar pode ser decorada em estilos diferentes
VÍDEO: Tornando uma pequena varanda aconchegante e confortável
conclusões
Arranjar um espaço extra na varanda é uma ótima ideia, mesmo que seja necessário fazer um esforço, gastar tempo e dinheiro. Afinal, é melhor ter um escritório separado ou uma área de estar especial do que uma pequena varanda normal, que serve simplesmente para guardar tudo o que é desnecessário e não traz qualquer alegria..