Cozinha longa e estreita – como organizar? Nuances e truques para um pequeno interior (mais de 175 fotos)
Uma cozinha estreita, cuja foto pode ser vista em uma revista de moda, pode ser feita em um apartamento comum. Você não precisa ter um grande orçamento para isso – basta abordar o processo de design com imaginação e evitar erros comuns. Mais detalhes posteriormente no artigo.
Conteúdo deste artigo:
Estágio um: acabamento
A cozinha é um denominado “local de maior uso”. Todos os dias algo é cozido nele, e a maioria das famílias se reúne para comer.. Se a cozinha for grande, de formato retangular ou quadrado padrão, não há problemas com ela.. Mas se for estreito, esse é um grande problema..
Em um espaço estreito é mais difícil de se virar, não fica muito bonito, pode causar uma sensação desagradável perto da claustrofobia. Em casos especialmente negligenciados, podem surgir problemas com a colocação da área de trabalho em relação à área de jantar – em cozinhas muito estreitas é difícil encontrar um lugar para esta última.
Uma cozinha estreita pode parecer deliciosa
É difícil compensar tudo isso – você terá que usar todas as ferramentas disponíveis, começando pelo acabamento e terminando nos itens decorativos, para que a desvantagem não seja marcante.
De que cor eles são pintados paredes, piso e teto depende de quão espaçosa e confortável a cozinha ficará no final. O tipo de cobertura nas paredes depende se parecerá que elas estão muito próximas. A forma como os ladrilhos serão colocados no chão – ou que padrão estará no linóleo – determina se a sala parecerá se distanciar para sempre.
Cozinha – “um local de maior uso”
Piso
Vamos começar com o básico – o chão. Ao escolher como cobri-lo em uma cozinha estreita, você precisa levar em consideração dois pontos. O primeiro é prático, pois a facilidade de uso é mais importante do que a beleza..
Na cozinha, onde as pessoas estão constantemente caminhando, onde o fogo está queimando e algo derrama, em seguida, cai da mesa para o chão, o revestimento deve ser o mais estável possível. Na maioria das vezes, são:
- Telha. Cerâmica, grés porcelânico, plástico – todos iguais. Qualquer variedade é fácil de limpar, resistente à abrasão, não tem medo de temperaturas extremas e não muda de cor, mesmo que fique ao sol o dia todo. O único problema é que, se uma faca cair no ladrilho, ela rachará ou ficará um amassado..
As telhas são usadas com mais frequência para o piso.
- Linóleo. Revestimento de polímero vendido em rolos. Também é fácil de limpar, mas se desgasta mais rápido do que ladrilhos. Não tem medo das mudanças de temperatura, mas não se adapta a todos os interiores, porque mesmo que o linóleo seja feito em madeira natural, parece um pouco diferente de qualquer maneira..
- Laminado. Cartão coberto com filme de polímero no topo. É fácil de limpar, mas ao mesmo tempo é preciso lembrar que, se entrar água embaixo, ele vai inchar. Parece lindo, não sofre com mudanças de temperatura, mas falha em um período de cerca de dez anos.
Você pode cobrir o chão com parquet, mas ele se deteriorará rapidamente, não importa o cuidado com que você cuide disso.
Você pode cobri-lo com carpete, mas tudo permanece nele e tudo gruda nele, desde pequenos detritos até cabelos.
Estilo minimalista
O segundo ponto é a questão da beleza. O revestimento não deve ser apenas confiável, mas também bonito, além de jogar na extensão visual geral da cozinha.
Para fazer isso, aplique:
- Padrão diagonal. Tem uma boa aparência e reduz o espaço visualmente. Ziguezagues intrincados, linhas quebradas – geralmente o linóleo é vendido com esse padrão. O laminado pode ser disposto em um padrão de espinha – o efeito será quase o mesmo.
- Listras. Deve ser paralelo à parede mais estreita da sala – isso funciona se houver uma porta nessa parede. Como resultado, parecerá que a sala se tornou menos alongada..
- Lustro. Uma superfície brilhante sempre amplia visualmente o espaço e pode muito bem ser pisos. No entanto, há uma desvantagem – pode ser difícil limpar pisos brilhantes e restaurá-los ao seu estado original todas as vezes. É importante lembrar que se o piso for brilhante, as paredes devem ser foscas..
Opção pequena e aconchegante
AdendoEm alguns casos, o chão pode ser plano. Se houver tantos acentos na cozinha, torná-la diagonal é arriscada, o resultado pode acabar sendo muito confuso..
Paredes
Vamos continuar a pensar no design voltando-nos para as paredes. Existem também dois pontos aqui.
O primeiro é prático. Na maioria das vezes, os seguintes materiais são usados para decoração de parede na cozinha:
- Papel de parede. Não são papel, eles sofrem com a umidade, desbotam ao sol, as manchas permanecem neles. E não tecidos ou fibra de vidro – duráveis, que são feitos de polímeros ou fibra de vidro. Não têm medo da umidade, não desbotam, não cheiram, ficam lindas e podem ser lavadas com pano úmido.
Estilo mediterrâneo
- Corante. A solução mais simples é que a tinta dura muito tempo, é fácil de aplicar, resiste à água, não sofre mudanças de temperatura e fica linda. É difícil de aplicar e não deve ser colocado sobre o fogão, mas no geral funciona bem..
- Decorativo gesso. Os mesmos pontos positivos com ausência quase completa de pontos negativos.
- Plástico painéis. Eles racham com o impacto, mas não têm medo da água ou da temperatura.
- Painéis de madeira. Eles também são bastante frágeis e precisam ser verificados especialmente para garantir que sejam tratados contra água e temperaturas extremas..
Para acabamento adicional da área de trabalho – cozinha avental – use os mesmos materiais ou copo e metal. Eles não podem decorar a cozinha, vai ficar muito estrita. Mas, como sotaque, ficam ótimos, e mesmo estando perto do fogão não pode danificá-los..
Chão estampado bonito
A beleza e a expansão visual – o segundo ponto – dependem não tanto do material em si, mas de sua aparência.
Existem várias soluções adequadas:
- Superfície lustrosa. Em toda a cozinha ficará muito claro e difícil de limpar. Mas destacar uma das longas paredes é uma boa ideia. Isso fará com que a cozinha pareça um pouco maior do que realmente é..
- Papel de parede. Outra solução que dá uma sensação de espaço. Eles também são colocados em uma longa parede, com o motivo de escolher algo que corresponda ao estilo. Para os clássicos, manhã na floresta, para a Provença, vistas de Paris, para o estilo escandinavo, o mar – e assim por diante, dependendo das preferências.
- Espelho. O espelho alto tem um efeito mágico, duplicando visualmente o espaço. No entanto, se você está incomodado com seu próprio reflexo, é melhor escolher uma solução diferente..
Design elegante de cozinha
Se a sala tiver um teto muito baixo para todos os problemas, então listras verticais podem ser feitas nas paredes – elas vão torná-lo mais alto.
AdendoSe você não gosta de papel de parede, espelhos ou superfícies brilhantes, pare em uma cor lisa e sólida. Padrões pequenos tornarão a cozinha menor.
Cores
O mínimo depende do teto em termos de aumento da cozinha, portanto não faz sentido morar nele separadamente. É muito mais importante escolher as cores certas para a decoração e combiná-las bem:
Móveis em cor escura
- Tons frios claros de qualquer cor são mais adequados para uma cozinha estreita. O resultado geralmente é austero, mas a cozinha começa a parecer muito mais espaçosa, e a desagradável sensação de frescor pode ser removida aplicando um toque quente e brilhante.
- É melhor usar apenas uma cor principal, complementando-a com sombras. Qualquer uso excessivamente generoso de cores dará a sensação de claustrofobia e paredes fechadas – além disso, quanto mais cores no interior, mais difícil será equilibrá-las..
- Se a cozinha não é apenas estreita, mas também muito alta, é melhor fazer do teto uma cúpula que seja mais escura do que o resto..
- Se a cozinha não é apenas estreita, mas também muito baixa, o teto deve ser claro e o chão, ao contrário, escuro..
- Se a porta está localizada na parede final estreita e quando você entra na cozinha parece que você entrou em um estojo estreito, a segunda parede final pode ser pintada não com uma sombra fria, mas com uma sombra brilhante e quente. O acento será tão forte que a parede parecerá muito mais próxima do que realmente está.
Combinação de marrom e branco
AdendoSe as cores frias parecerem muito fortes, você pode usar tons quentes. Mas eles ainda devem ser tão leves quanto possível..
Estágio dois: móveis
A cozinha bem iluminada e acabada ainda precisa ser mobiliada para que o efeito obtido não seja completamente perdido devido a um fone de ouvido mal selecionado ou uma mesa de jantar levantada sem sucesso.
Zona de trabalho
A área de trabalho é, em primeiro lugar, um conjunto de cozinha, fogão e geladeira.. Conselhos gerais sobre o tópico deles são assim:
- A cor deve estar em harmonia com o acabamento. Tons claros e frios ou tons claros e quentes de contraste nítido são as duas soluções mais comuns..
- Tudo o que pode ser transparente deve ser tornado transparente. Superfícies leves deixam uma impressão melhor do que madeira maciça ou aglomerado.
A cor dos móveis deve estar em harmonia com o acabamento.
- Deve haver o mínimo possível de peças salientes. Isso é causado, em primeiro lugar, pelo fato de que em uma cozinha estreita é muito mais fácil pegar na maçaneta. gabinete, do que em uma cozinha de largura normal. E em segundo lugar, mesmo os pequenos detalhes escondem o espaço. Armários que abrem pressionando a porta são mais adequados para cozinhas estreitas – isso é conveniente e economiza espaço.
- Em vez de armários, é melhor usar vidro sempre que possível. prateleiras. Todos pelos mesmos motivos – são mais arejados e não desordenam o interior..
- O fone de ouvido pode ser mais estreito do que os modelos padrão. Não precisa ser feito sob encomenda, já que uma cozinha estreita é um problema comum e muitas pessoas precisam de fones de ouvido para os comuns. Isso tem pouco efeito na usabilidade..
- Quanto mais altos forem os armários suspensos, melhor. Novamente, uma maneira de descarregar o espaço.
Deve haver o mínimo de peças salientes possível
Tudo deve ser feito para que a cozinha pareça iluminada e arejada..
Além de dicas gerais, também vale a pena considerar as maneiras pelas quais você pode posicionar o fone de ouvido:
- Ao longo de uma parede. Esta é a solução mais simples – geralmente as pessoas param por aí quando simplesmente não pode ser passada na cozinha, se mobiliário ficará em ambos os lados. Parece lindo, na parede oposta muitas vezes há um papel de parede fotográfico, um espelho, ou eles tornam a parede brilhante para que haja mais espaço na vista..
- Ao longo de ambas as paredes. Esta solução é concretizada quando os proprietários pretendem ter muito espaço de trabalho – quando um deles é apaixonado por cozinhar ou precisa de cozinhar constantemente para uma grande família. Além disso, é muito mais conveniente manter tudo à mão – o cozinheiro pode se cansar de ter que andar para frente e para trás ao longo do fone de ouvido para ter acesso a frigorífico, para o fogão, pia.
- Com a forma da letra “P”. Essa disposição do fone de ouvido permite que você complemente o destaque na parede oposta e aproxime-o visualmente. Sob a janela, você pode remover o parapeito da janela e colocar uma pia ou fogão. É conveniente trabalhar em uma cozinha assim..
- Em forma da letra “G”. Se a porta da cozinha não estiver localizada exatamente no centro da parede, mas estiver ligeiramente deslocada para o lado, esta solução parece melhor. Neste caso, a barra transversal curta “G” pode cair tanto na parede perto da porta quanto na parede com janela.
Antes de colocar os móveis, faça um plano da cozinha e descubra onde ela ficará. É muito importante levar em conta aqui as dimensões, caso contrário você pode se deparar com o fato de que tudo era lindo no papel, mas a ideia corporificada na vida perdeu todo o seu encanto.
AdendoIndependentemente de como você posiciona o fone de ouvido, lembre-se de que, para um trabalho confortável, você precisa de uma passagem com não menos de noventa centímetros de largura..
O balcão do bar economiza espaço
Zona de Jantar
A zona de jantar é uma mesa e cadeiras, sendo que numa cozinha estreita costumam ser os maiores problemas, visto que requerem muito espaço e é difícil colocá-las confortavelmente. Isto pode ser:
- Mesa padrão. Via de regra, de formato retangular – por isso é muito mais fácil encaixá-lo no interior, já que oval ou redondo requer mais espaço.
- Dobrando tabela. Preso à parede, levantado quando alguém decide comer. Normalmente acomoda apenas uma pessoa, mas se você mora sozinho, isso não é um problema.
- Balcão de bar. Uma boa solução para uma cozinha estreita, uma vez que o suporte é mais estreito do que uma mesa normal e mais alto – também pode ser usado como superfície de trabalho. Ela fica melhor em minimalismo, alta tecnologia e outros estilos modernos.
Uma pequena ilha é uma ideia conveniente
Você pode organizar a área de jantar de maneiras diferentes. A mesa dobrável, que é lógica, é montada contra a parede – via de regra, em frente ao móvel da cozinha, esticada em uma linha.
Balcão de bar ou se torna parte do fone de ouvido e se afasta dele em um ângulo reto, ou é colocado do lado oposto, mas não contra a parede. Isso pode ser feito se o conjunto for colocado contra uma parede estreita e o balcão do bar bem ali – o principal é que você tenha espaço suficiente para preparar os alimentos..
Uma mesa padrão pode ser posicionada de várias maneiras:
- Fone de ouvido alinhado contra a parede. Você pode escolher um modelo estreito que não atrapalhe o espaço e tenha uma boa aparência. É importante lembrar que, para uma pessoa sentada à mesa, deve haver sessenta centímetros de largura e pelo menos cinquenta de profundidade..
Estilo rústico
- Contra a parede com um fone de ouvido em duas linhas. Nesse caso, o fone de ouvido é encurtado, para que haja espaço livre próximo à parede e você possa colocar a mesa ali. Uma boa solução para uma cozinha estreita, que tem uma porta em uma parede estreita, em frente à janela.
- No espaço deixado livre após a instalação dos fones de ouvido no formato da letra “P” ou da letra “G”. Essas formas de colocar o trabalho zonas mesmo em uma cozinha estreita, sobra espaço suficiente para colocar a mesa com calma. Como resultado, a aparência geral é equilibrada, a cozinha parece mais retangular do que muito estreita..
- Em uma sala separada. Se a kitchenette não é apenas estreita, mas também pequena, colocar uma mesa noutra divisão é uma boa solução. Não haverá perigo de bater nele durante o processo de cozimento, haverá um espaço livre para que você possa caminhar com segurança. No entanto, só é possível atribuir um quarto a uma sala de jantar num apartamento com mais quartos do que um..
Estilo classico
- No sacada. Se a cozinha dá para uma varanda, pode ser isolada, envidraçada e utilizada como sala de jantar. Você pode organizá-lo como uma sala separada – um peitoril de janela de plástico, decorado corretamente, desempenhará facilmente o papel de um balcão de bar. Ou você pode remodelar a parede para que um grande arco, através do qual será possível entrar na sala de jantar improvisada. O arco pode ser semicircular ou retangular, com ou sem cortina. É importante apenas lembrar que, antes de fazer isso, você precisa obter permissão – especialmente se for vender mais tarde. apartamento.
Se o apartamento tiver apenas um cômodo, não houver varanda e a cozinha for pequena, a melhor solução seria fazer um balcão de bar – esta é uma bancada e uma mesa.
Se você não gosta do balcão, pode comprar uma mesa dobrável e, na hora de levar minha comida, colocá-la em qualquer lugar do apartamento..
Estilo moderno
AdendoPara uma cozinha estreita, uma mesa de vidro é considerada um clássico – parece bonita e não parece volumosa. Certifique-se de verificar se o vidro é forte o suficiente para ser usado sem medo de danificá-lo..
Será interessante para você:
Variedade de mesas de jantar para a cozinha (mais de 225 fotos): Como escolher o melhor modelo?
Mesa de cozinha dobrável (pequena, oval, de vidro): Como escolher? Onde colocar? Como decorar?
Design de mesas para a cozinha – 165+ (Foto) Opções à sua escolha
Mesas de vidro – confiabilidade e exclusividade do interior. 285+ (Foto) Opções de Design Taste
Penteadeira com espelho e iluminação: 140+ (foto) Opções para o seu quarto
Mesa de café da manhã DIY na cama: modelos práticos de conforto
Iluminação e acessórios
Qualquer sala estreita em que haja apenas uma fonte de luz natural e não haja iluminação suficiente para todo o espaço, é necessário um planejamento cuidadoso da luz..
As lâmpadas não devem apenas ter uma boa aparência e ajudar no zoneamento da sala, mas também realizar um trabalho puramente prático: iluminar tudo que não ilumina a janela.
As lâmpadas não devem apenas ter uma boa aparência, mas também ajudar no zoneamento da sala.
Para luz artificial em uma cozinha estreita, existem as seguintes regras:
- Sem soluções volumosas. Um grande lustre não resolverá o problema – por causa disso, haverá mais elementos pesados e desnecessários na cozinha. Além disso, fisicamente não será capaz de iluminar todas as superfícies necessárias..
- O zoneamento é obrigatório. A área de trabalho é geralmente destacada com lâmpadas embutidas que iluminam convenientemente o fogão e a mesa na qual os vegetais serão cortados. Um lustre de luz geralmente é pendurado sobre a mesa de jantar ou um lindo abajur é colocado sobre ele – ele também pode se tornar um destaque de uma cor quente e brilhante.
- Idealmente, cada fonte de luz tem seu próprio interruptor. Então será possível selecionar exatamente a zona que é necessária em um determinado momento..
Não use soluções volumosas
Tudo fica claro com a luz artificial – agora você precisa lidar com o natural. Para fazer com que a janela tenha uma boa aparência, você precisa seguir estas diretrizes simples:
- Não volumoso cortinas. Cortinas, cortinas, dobras fofas, tecidos densos – você pode esquecer tudo isso imediatamente e para sempre. Eles interferem na luz, tornam a cozinha mais desordenada e devem ser evitados..
- As cortinas de enrolar são uma boa solução. Eles não interferem com a entrada da luz na casa quando estão dobrados, e eles próprios são quase invisíveis. São fáceis de abrir e podem ser lavados em vez de laváveis. Eles se encaixam perfeitamente na maioria dos interiores modernos..
- Cortinas de café também são uma boa solução.. Eles alcançam apenas metade da janela, parecem claros, arejados, não interferem na luz, criam o clima certo. Eles se encaixam perfeitamente no estilo provençal, que consiste em todos esses elementos sutis..
- Pulmões tule cortinas – uma solução para os clássicos. Eles não interferem com a luz ao mesmo tempo e parecem leves o suficiente para serem apropriados..
É necessário alocar espaço corretamente
- Não bagunce o peitoril da janela. Se você gosta de flores, é melhor transferi-las para a varanda ou para outro cômodo. Na cozinha, eles bloqueiam a passagem da luz, e você pode danificá-los ao cozinhar. Outros acessórios são ainda mais inadequados.
No projeto de uma cozinha estreita, deve haver uma quantidade mínima de itens de decoração em geral..
Um vaso de flores sobre a mesa, um papel de parede fotográfico ou uma pintura na parede, possivelmente fotografias e ímãs na geladeira.
Quanto mais acessórios, mais congestionado o espaço parece, mais difícil é respirar nele e mais difícil é construir um interior harmoniosamente.
AdendoAntes de prosseguir com a compra de materiais e móveis, desenhe o que você deve pegar e veja se gosta.
VÍDEO: Criamos um interior para uma cozinha estreita
conclusões
Uma cozinha estreita não é pior do que qualquer outra e pode parecer simplesmente incrível se você tiver paciência para selecionar tudo com cuidado e combinar harmoniosamente.