Cortinas na porta da varanda: designs modernos de janelas
As cortinas da porta da varanda são compradas prontas ou costuradas à mão – qualquer uma das opções complementará lindamente o ambiente.
O que considerar ao escolher?
A sala da cozinha é o local onde os residentes do apartamento passam muito tempo. O ambiente deve ser decorado de forma tranquila e aconchegante, para despertar o desejo pelo lanche. Se você fornecer o interior cozinha não é um problema, então o processo de escolha de cortinas adequadas para a porta da varanda é acompanhado por dificuldades.
O espaço da cozinha clássica tem uma forma quadrada ou retangular.. Conclui-se que a porta da varanda está frequentemente localizada em frente à entrada da cozinha.. Este layout é considerado aceitável e permitirá que você escolha cortinas para a abertura. No futuro, eles não vão interferir na livre circulação da cozinha..
As cortinas da porta da varanda são compradas prontas ou costuradas à mão
Critérios de seleção de produto:
- Tipo de abertura. A abertura da varanda na cozinha pode ser apresentada em várias opções: uma porta autônoma e um bloco de janela completo em combinação com uma porta. Graças a este indicador, a largura do produto é calculada. Além disso, os elementos internos adicionais nas laterais e na parte inferior influenciarão a escolha da altura..
- Disponibilidade radiador. Se um radiador de aquecimento for colocado sob o bloco da janela, é necessário escolher uma cortina mais curta. A situação se complica colocando a bateria em apenas uma parte do bloco: então você terá que levar um modelo de comprimento médio. Se o radiador tiver função decorativa, escolha uma cortina longa.
No interior da cozinha
- Material do produto. A cozinha é uma divisão onde a humidade, a gordura, os fumos e o vapor estão sempre presentes. Por causa desses recursos, escolha apenas produtos para janelas grossas e fáceis de limpar. Se a porta da varanda estiver localizada perto do fogão, será razoável comprar não um modelo de tecido, mas persianas. Eles são fáceis de limpar com água.
- Liberdade para sair. Como sabe, se a porta da varanda passar pela cozinha, a frequência de acesso à mesma é elevada. Além disso, a porta e as janelas são constantemente abertas para ventilar o ambiente. Escolha um produto que não obstrua a passagem. Por exemplo, uma cortina de luz feita de tecido fino ou uma opção para o tipo de persianas.
Modelo leve para combinar com o conjunto de cozinha
- Seleção de beirais. Escolha uma haste de cortina resistente de Madeira ou metal, as opções de plástico serão inadequadas aqui. Em primeiro lugar, todos os depósitos de carbono do fogão irão se depositar na cornija de plástico e será difícil lavá-la. Em segundo lugar, o uso muito frequente levará à rápida falha de uma haste de cortina de plástico de baixa qualidade.
- Quantidade de luz natural. A cozinha deve ter luz natural da janela em todos os momentos. Não bloqueie deliberadamente com outros objetos, e também escolha um tecido denso e escuro. Melhor fornecer à sala uma boa transmissão de luz, tornando a cortina fina e leve.
O principal critério para a escolha de uma cortina para uma porta de varanda é que não seja de renda, tenha muita decoração e seja muito comprida. O produto deve ser fácil de limpar e lavar, secar rapidamente e não ser muito denso.
Cores da cortina
A escolha da cor afeta a percepção geral do ambiente da cozinha. Se você escolher cortinas muito escuras – elas não permitirão a entrada de luz na sala, surgirá uma atmosfera sombria. Se você escolher cores muito brilhantes, isso excitará a psique e afetará o sistema nervoso..
Os psicólogos dizem exatamente isso vermelho a cor é mais adequada para a decoração da cozinha. Este tom estimula perfeitamente o sistema digestivo, despertando o apetite.
A cor do material não deve apenas estar em harmonia com a atmosfera geral da cozinha, mas também complementar a abertura da janela com uma porta de varanda. Além disso, ao escolher cortinas em vários tons, você pode obter uma transição gradiente bonita e suave. Isso amolecerá a retina do olho..
Alguns erros que muitas vezes as pessoas cometem ao escolher a cor das cortinas da porta da varanda da cozinha:
- selecione a cor do material para combinar com a paleta da superfície de trabalho e gabinetes;
- adquirir produtos que são muito escuros, por exemplo Castanho, bordô ou roxo;
- acentuar incorretamente as imagens do material;
- compre uma cortina para combinar papel de parede e decoração circundante.
Todos os erros podem ser vistos em quase todas as cozinhas das donas de casa modernas. Sem saber as regras básicas para a escolha das cores das cortinas, a cozinha fica com um aspecto monótono, e a mulher fica aqui por muito tempo. A cor errada do produto para a porta da varanda irrita o sistema nervoso e piora o humor.
Os designers aconselham a escolha de uma paleta de cortina com base nas seguintes recomendações:
- Moderação de sotaques. Não repita completamente as cores das fachadas. armários e outros móveis – isso criará um efeito de empilhamento. É melhor prestar atenção na harmonização com a cor lustres, toalhas de mesa ou outros têxteis de cozinha.
- Desenhos. Por exemplo, se a cozinha é feita em cores amarelas, escolha um totalmente monocromático amarelo nenhum pano necessário. É melhor comprar uma cortina de luz com padrões amarelos alegres ou calmos.
- Jogando em contrastes. Se a cozinha for azul, então para as cortinas é melhor escolher Branco ou sombra arenosa. Também não vale a pena repetir a paleta de acabamentos de cozinha: um jogo contrastante ficará muito melhor..
- Tamanho da sala. Em uma cozinha pequena, não é recomendável pendurar cortinas escuras na porta da varanda – isso não contribuirá para uma estadia confortável no quarto. Experimentos são permitidos em grandes cozinhas.
- Combinações interessantes. Você sempre pode comprar tecidos feitos em vários tons. Por exemplo, um bloco de janela será coberto por uma cortina translúcida clara e na própria porta haverá um produto de uma sombra escura..
O produto deve ser fácil de limpar e lavar
AdendoEscolha cortinas para a porta da sua varanda de acordo com as dicas sugeridas. Certifique-se de levar em consideração a cor principal do design da sala e construí-la. A combinação de cores vai ajudar a transformar a cozinha e torná-la aconchegante
.
O uso de cortinas de enrolar: características e tipos
A escolha das cortinas para uma abertura de varanda em qualquer divisão entra sempre em contacto com dificuldades: estão associadas à assimetria da abertura. O bloco da janela e a porta têm alturas e larguras diferentes, então não faz sentido escolher uma cortina comum. Modelos enroláveis vêm em socorro – produtos práticos que se encaixam em um interior elegante.
A estrutura do rolo é conveniente para abrir e fechar
As cortinas de rolo são mais adequadas para estilos técnicos e minimalistas. Não cabem em quartos, cozinhas e salas luxuosas feitas nos estilos Barroco, Império, Rococó, Classicismo..
Um grande número de fabricantes permite que os proprietários de apartamentos com porta de varanda escolham uma opção ao seu gosto.
O princípio de funcionamento é o seguinte:
- na parte superior do produto está um design especial do tipo rolo;
- o tecido é enrolado dentro da estrutura;
- realizando certas manipulações, o tecido é abaixado suavemente, cobrindo completamente o vidro.
A estrutura de rolo é conveniente para abrir e fechar várias vezes ao dia, o que é ótimo para quartos com porta de varanda. O modelo é especialmente útil nos apartamentos onde sacada sai do lado ensolarado da casa. Os raios de luz da luz do dia não brilharão através da janela por causa da persiana durável e confiável.
Modelos roll-up – produtos práticos
Os modelos são feitos de material denso e fácil de limpar. O produto será ideal para uma porta de varanda no quarto, sala e até na cozinha. Existem várias opções para controlar modelos de rolos, suas características são propostas para serem consideradas na tabela de resumo.
Peculiaridades | Na lateral do rolo principal há um cabo feito de material de PVC durável. Ao puxar a corrente, você pode abrir e fechar a cortina, bem como deixá-la fixa em uma determinada posição | O desenho contém uma mola que ajusta de forma independente o comprimento da tela na abertura. A opção não é considerada confiável devido ao rápido desgaste do mecanismo. | O motor elétrico está localizado dentro da estrutura ou é instalado permanentemente. Controlado por um controle remoto |
A relevância do uso em uma porta de varanda | Adequado para decorar uma porta de varanda tanto na cozinha como na sala de estar. O estore só pode ser fechado até a metade, deixando a parte inferior da porta da varanda aberta para sua conveniência | Adequado para as partes da abertura da varanda onde o ajuste constante da luz não é necessário. Por exemplo, você pode colocar uma persiana na parte inferior da porta da varanda. | Adequado para um quarto ou sala de estar. Essa novidade parecerá tecnologicamente avançada e elegante. |
Além dos tipos básicos de controle, existem tipos da própria estrutura: pode ser aberta e fechada. É melhor escolher um tipo fechado, porque então a cortina em si não cederá e externamente o tecido ficará protegido de danos.
Os modelos são feitos de material denso
Fazer faça você mesmo
Se a compra de versões prontas do produto não inspira inspiração e a abertura da varanda tem dimensões fora do padrão, é hora de começar a costurar. Esse produto têxtil vai enfatizar o estilo do interior, adicionar um pouco de rigor..
Para o trabalho, você precisa selecionar os seguintes materiais:
- barra de madeira 3×4 cm ou tubo oco de metal – para fixação das telas;
- uma barra de madeira ou metal para pesagem – para que a estrutura não fique pendurada na parte inferior da porta da varanda;
- grampeador e grampos para móveis;
- chave de fenda e fechos – parafusos, parafusos;
- fios, tesouras e outros acessórios de costura;
- pano de tecido – como calcular o tamanho necessário, veja abaixo.
Variante romana
Em vez de uma viga de madeira ou um tubo para a cornija, você pode usar um sistema de cassete pronto: é vendido em lojas ou departamentos com produtos de construção.
Com o cálculo correto do comprimento da lâmina, ela entrará e avançará suavemente a partir do mecanismo. Use a fórmula comprovada: determine a largura com base na adição da largura da abertura ou vidro com um aumento na margem de costura de 2 a 4 cm. Para calcular o comprimento do produto, meça a altura da porta da varanda e adicione 5 -15 cm.
Além dos materiais listados, você também precisará de fitas ou correntes, com a ajuda das quais funcionará o estore. Seu comprimento é igual ao comprimento da cortina acabada, multiplicado pela metade, mais 25 cm em estoque.
Você vai precisar de 2 telas em branco, que são posteriormente costuradas em um produto.
Tule leve e translúcido
Como material, é melhor escolher um tecido que transmita luz e não seja capaz de acumulação estática..
O trabalho consiste nas seguintes etapas:
- Para começar, é feito um padrão, ele é transferido para o tecido e recortado. Na próxima etapa, as duas telas são costuradas no lado avesso em dois lados do comprimento e em um lado da largura. A peça de trabalho é virada do avesso e passada a ferro.
- Um agente de ponderação preparado é inserido na parte que não foi costurada. Depois disso, a cortina é finalmente costurada na largura. Todas as operações de costura são feitas melhor com uma máquina de costura..
- A parte superior do tecido é enrolada em um bloco de madeira e presa com um grampeador de móveis. Se um tubo de metal for usado, ganchos especiais podem ser usados em vez de grampos: eles permitirão que você remova rapidamente a cortina para lavar.
É melhor escolher o tecido como material.
- Também são aparafusados laços ou cordões à cornija, que darão sustentação ao produto. Vale a pena considerar com antecedência o local onde o cordão se esconderá quando a janela estiver aberta.
- A estrutura é fixada na moldura da varanda da porta ou na parede acima da porta usando uma chave de fenda e parafusos. Outro tipo de controle é feito com uma corda presa na lateral. Em seguida, anéis especiais são costurados na tela, onde o cordão é enfiado.
- Fazer uma cortina de enrolar para uma porta de varanda não causará problemas – o processo é rápido e divertido.
Fácil de fazer você mesmo
Decoração com cortinas do corredor
Em layouts típicos de apartamentos, a saída para a varanda fica na maioria dos casos localizada na sala de estar. Os arquitectos decidiram fazer aqui uma varanda devido à grande largura da divisão. Muitas pessoas reclamam que é difícil equipar um salão com tal abertura, mas as recomendações ajudarão a evitar dificuldades..
É bastante difícil bater uma porta de varanda com uma janela que se abre, mas é viável. Basta escolher corretamente a cor, o material e o estilo que se encaixam perfeitamente na sala. Antes de escolher, vale a pena medir todos os indicadores necessários com antecedência. Meça a largura da abertura da janela, a altura da porta da varanda e decida onde a cortina será fixada: na parede ou na própria abertura.
Esta opção protege bem o quarto do sol.
Ao escolher cortinas para um quarto com porta de varanda, preste atenção aos seguintes critérios:
- Iluminação da sala. Com uma varanda envidraçada, não deve proteger adicionalmente o espaço da sala dos raios solares. Nesse caso, cores claras de um material solto são adequadas. Se a varanda não for envidraçada, existe o risco de passagem de ar frio e as janelas são excessivamente grandes – opte por um tecido denso que não deixe passar a vista alheia..
- Liberdade de movimento perto janela. A varanda é considerada uma espécie de local para guardar uma grande quantidade de itens da parte do apartamento do senhorio, portanto o acesso a ela deve ser livre. Se as pessoas saem constantemente para fumar na varanda, e o marido organiza seu workshop ali, pense com antecedência sobre o tipo de cortina que não vai atrapalhar o movimento.
Arte Nova
Além disso, é necessário levar em consideração a forma da porta da varanda: se for uma porta redonda, você terá que remendar a escolha. É adequado dispor essas aberturas com uma cortina de tecido leve para o chão e decorar o espaço lateral em ambos os lados com decorações adicionais. Alguns proprietários de tais aberturas originais as deixam sem cortina, aumentando a penetração da luz na sala..
Em uma sala de estar pequena, você não deve comprar cortinas pretas, marrons, pântano e bordô – tal paleta tornará visualmente a sala ainda menor.
Quarto em tom rosa claro
Escolha as cores da cortina que parecerão adequadas e preencha o ambiente com calor:
- azeitona combinada com bege claro;
- cortinas cor de areia emolduradas com listras marrons nos lados longos;
- opção de contraste: cortina principal bege em tule, cortina em tecido marrom denso;
- tons de cinza em combinação com branco universal;
- impressões claras sobre fundo branco: formas geométricas, ornamentos simples;
- tira elegante – é melhor escolher listras verticais, porque as horizontais aumentam a largura da abertura;
- cortinas lilases claras feitas de tecido claro em combinação com cortinas prateadas;
- cortina de terracota com transição suave para a cor rosa claro.
Uma boa opção para a sala de estar é fazer uma cortina “faça você mesmo” de um tecido translúcido claro. Ao costurar, vale a pena considerar todos os objetos ao redor da porta. Os projetistas recomendam fazer parte da cortina da unidade da janela encurtada se houver meio-fio ou mesa, e a cortina da porta for feita em comprimento total.
O que escolher: persianas, persianas romanas, cortinas?
Depois de determinar as cores e tamanhos das futuras cortinas, você precisa pensar: que tipo de cortinas é mais adequado para decorar o corredor. Não há necessidade de pendurar uma cortina espessa e lavável como acontecia na cozinha.. Quase todos os tipos de tecidos existentes são adequados para o hall: eles vão decorar a porta da varanda de uma forma original e prática.
Estilo de alta tecnologia
Material | Tecido espesso, PVC | Organza ou véu | Qualquer tecido para cortinas – algodão, linho, seda ou viscose | Tecidos naturais – algodão, linho | Fibras de fios, fitas | Tecidos para cortinas: linho, algodão, gabardine, viscose |
Estilo interior | Minimalismo, techno, alta tecnologia | Direções clássicas | Interiores clássicos, estilos luxuosos | Minimalismo, estilo oriental ou asiático | Estilo clássico, country | Qualquer interior clássico |
Vantagens | Não obstrua a passagem perto da porta, não precisa mover a cortina ao entrar na varanda, boa proteção da luz solar, facilidade de uso e manutenção | Adequado para decorar um corredor com uma porta de varanda, se a própria varanda for envidraçada e pendurada com cortinas blackout | Eles deixam entrar a luz do sol bem, versáteis, ajudam a esconder o desequilíbrio entre o tamanho das janelas e uma porta de varanda | As cortinas fixadas nas ripas não sujarão a superfície do piso e são fáceis de manipular | Você não precisa puxar constantemente a cortina para ir à varanda | Eles permitem disfarçar a discrepância entre o tamanho da janela e da porta, além de adicionar um toque de mistério e elegância ao interior |
Imperfeições | Para um visual aconchegante, você terá que complementar as persianas e os tons romanos com elementos decorativos. | Você terá que escolher um tule inteiriço, que nem sempre é conveniente para usar todos os dias. | A opção não é considerada prática: as cortinas exigem lavagens frequentes e também podem ficar sujas com o contato com o chão e outras superfícies | Não é adequado para todos os interiores | Não ajudará a proteger a sala da luz solar intensa | Costura complexa, cuidado bastante trabalhoso com lambrequins, impossibilidade de uso em um estilo estrito |
A escolha das cortinas para a porta da varanda do corredor é com os próprios proprietários: com base nas informações especificadas, é melhor escolher cortinas retas e persianas, bem como os tipos de rolo.
Versão interessante, brilhante e deslizante
Cortina no quarto: regras de design
O legado de anos anteriores de desenvolvimento da arquitetura e construção é a porta da varanda na sala. Se a sua localização na cozinha e na sala for considerada aceitável, então a saída para a varanda da área do quarto é muito inconveniente. Para amenizar um pouco a dissonância interior, recomenda-se escolher uma cortina.
A situação é complicada pela presença de radiadores de aquecimento sob o bloco da janela. O uso de uma cortina longa é inadequado, uma cortina de enrolar é adequada aqui. No entanto, não difere em conforto e requer um certo estilo no interior.. Considere vários critérios e regras para a seleção de cortinas no quarto:
Quarto aconchegante e bem iluminado
- Evite pompa e volume. Se você criar arejamento na área da janela, isso não apenas reduzirá visualmente o tamanho do quarto, mas impedirá significativamente os movimentos. Sair para a varanda será difícil, o que não é recomendado. É melhor escolher materiais leves e finos, sem o uso adicional de composições assimétricas.
- Adicione praticidade. As cortinas do quarto não desempenham apenas um papel decorativo, mas são utilizadas de um ponto de vista prático. Para que o tecido bloqueie a luz, ele deve ser denso e escuro. Para que o produto não seja exposto a contaminações frequentes, seu material deve ser universal.
- Liberação rápida. As cortinas localizadas na porta da varanda do quarto entram em contato com os habitantes da casa com muito mais frequência do que outros tecidos da casa. Certifique-se de que o material é fácil de limpar e removido rapidamente da haste da cortina para lavagem.
- Material. As matérias-primas para a fabricação de cortinas para portas de varanda não devem ser expostas à umidade. O local indicado no apartamento é considerado vulnerável à penetração de umidade e ar, principalmente se a varanda não for envidraçada por dentro..
AdendoÉ melhor evitar cores vivas para o quarto, porque este é um lugar de solidão, relaxamento e tranquilidade. Escolha as cores azul, verde claro, areia, verde-oliva e bege. É apropriado combinar vários tons de uma vez que estarão presentes na paleta de interiores do quarto.
É melhor escolher opções de materiais: persianas, cortinas grossas de linho ou tule de organza. Uma combinação de vários tipos também será apropriada – você pode pendurar cortinas na porta da varanda, em cima das quais você pode colocar tule leve. Um lambrequim confortável de um tipo não muito volumoso também se encaixa bem no mobiliário clássico do quarto.
Para facilidade de uso, cortinas longas podem ser fixadas com ganchos: desde fitas largas, tiras de tecido, bem como fitas magnéticas.
As cortinas japonesas se encaixam bem em um quarto com uma abertura ampla.
As cores brilhantes para o quarto devem ser evitadas.
Se a porta da varanda não tiver janelas adicionais, isso simplifica muito a situação. Neste caso, você pode usar uma cortina de algodão – musselina. Não ajudará a esconder a sala da luz solar, mas ficará muito bem no quarto, criando aconchego e romance..
Será interessante para você:
Cortinas modernas no berçário para meninos e meninas: novos itens lindos (mais de 175 fotos)
Cortina em estilo clássico com suas próprias mãos
Se as opções prontas não forem do seu agrado, você pode costurar a cortina a qualquer momento. Não será difícil para iniciantes fazer uma cortina reta estilosa para uma porta de varanda em uma versão clássica. Uma cortina reta pode parecer chata e feia para muitos, mas não é assim: um modelo universal sempre pode ser diversificado com decoração e diluído com adições contrastantes.
Quarto elegante em tons de bege e marrom
Para o trabalho, você precisará de tecido – é aconselhável levar organza ou outro material solto. O cálculo do tecido depende da presença de dobras, do comprimento do produto e de sua largura..
AdendoÉ melhor adicionar 20 cm adicionais ao longo do perímetro de cada lado.
Versão clássica da cortina
- Fazendo uma bainha no tecido. A partir das partes laterais, o material é dobrado 2 vezes para dentro. Primeiro fazem uma dobra de 1 cm, depois mais 2 cm, prendem na máquina de costura. Ajuste as leituras médias do aparelho: o ponto não deve ser grande, além disso, não esqueça de bartack.
- A parte inferior da cortina da porta também deve ser dobrada. Primeiro faça uma bainha de 3 cm, depois mais 5 cm. Tente manter a uniformidade dos pontos, pois a costura ficará visível.
- Passar roupa. Todas as bordas acabadas são passadas a ferro. Se a cortina for feita de materiais finos, certifique-se de alterar a configuração de temperatura do dispositivo para uma delicada. Isso ajudará a evitar danos ao tecido..
- A borda superior é dobrada em 2 cm e é cortada com trança. Em vez disso, você pode usar uma tira grossa de tecido, bem como uma decoração adicional. Dependendo da forma de fixação da cortina, é necessário adquirir previamente anéis, ganchos ou ilhós, que posteriormente são costurados ao produto..
Para salas grandes, é melhor escolher cores claras.
É melhor levar a fita para processar a borda superior 6 cm mais longa do que a largura da cortina – isso proporcionará uma oportunidade de fazer concessões para as costuras.
Se você tem experiência em costura, a cortina acabada pode ser complementada com um lambrequim: adiciona aconchego ao quarto, mas cria um pouco de desconforto ao abrir a porta da varanda. Nesse caso, é importante prever a largura do lambrequim com antecedência. É preferível fixar o produto em cornija de madeira ou metal no estilo adequado..
AdendoPara a fabricação de lambrequim é necessário fazer um padrão: uma tira de tecido denso e duro. O comprimento da tira deve ser igual à largura da abertura junto com a porta, não se esqueça de adicionar folgas de costura. A largura do lambrequim é selecionada de acordo com as dimensões da parede desde o teto até o início da janela.
Para a cozinha, é preferível escolher materiais práticos e laváveis.
Uma trança sólida ou fita é costurada no topo da tira, que servirá como um lugar para anéis e laços. As dobras são feitas de maneira uniforme, para isso você pode usar os materiais em mãos, por exemplo, um garfo. A cortina acabada ocupará o seu lugar na janela – deve ser pendurada na cornija perto do teto.
Para costurar um lambrequim rígido, use um tecido grosso e material autoadesivo – termobando. Um padrão é feito no tecido, transferido para uma termobanda e cortado. Os dois materiais são dobrados frente a frente e passados com um ferro a vapor.
Para fixar o lambrequim na cornija, fita adesiva é colada ao material. O lambrequim em si é fixado na cornija após a colocação da cortina principal ou tule. O elemento de decoração da cortina pode ser feito de várias formas: diagonal, triângulo, semicírculo, retângulo.
Lambrequin é adequado quando o quarto requer elementos decorativos adicionais. Se houver muitos itens têxteis na sala, você deve se recusar a usar a peça.. Na porta da varanda, o lambrequim parecerá pesado e ridículo..