Painéis de fachada para uma casa de campo – Como escolher? 230+ (foto) Acabamentos externos (pedra, tijolo, madeira)
Painéis de fachada, fotos de casas que podem ser encontradas em abundância na Internet, têm se mostrado bem nos últimos anos. Sua variedade é muito grande. Iremos conhecê-los mais detalhadamente neste artigo..
Painéis de fachada em policloreto de vinila
Esta é uma solução bonita e conveniente – eles são fixados facilmente, como um construtor, protegem casa da umidade e exposição à precipitação, economize calor, crie um design exclusivo. Existem muitos deles – feitos de metal, pedra, vinil, copo. De cimento e Madeira, terminou sob tijolo, sob a mesma árvore, adequado para reboco.
Cor original para acabamento
Mas para que todas as vantagens se manifestem, você precisa cobrir a casa não com nenhuma painéis, e aqueles que melhor se adequam a ele. Eles devem ser feitos de material adequado antes de tudo.
Policloreto de vinila (também conhecido como PVC) é o material mais comum para painéis. A sua principal característica é o preço baixo – pode ser pequeno para a fachada da casa..
Uma solução bonita e conveniente
O PVC tem vantagens:
- Diversidade. Como acontece com qualquer plástico, o PVC pode ter qualquer cor, qualquer textura. Painéis estampados, painéis feitos em madeira natural ou pedra, em tijolo ou vidro, multicoloridos e com motivos – entre o PVC há painéis para todos os gostos. Com a ajuda deles, você pode fazer qualquer desenho sem pensar no fato de que a árvore está apodrecendo, a pedra é muito pesada – basta escolher uma boa imitação.
- Facilidade. O PVC é o material mais leve disponível. Isso é uma grande vantagem, já que mesmo as paredes mais finas podem suportar seu peso e nenhum cálculo é necessário. Além disso, você pode entregar os painéis de PVC adquiridos em casa no seu próprio carro, por conta própria..
- Sustentabilidade. Não têm medo da água, dos irritantes biológicos, das influências mecânicas, conservam bem a sua forma original. Eles não podem ser estragados por roedores e parasitas, eles não derretem com o calor (a menos que você compre um segmento de baixa qualidade), não precisa de cuidados.
- Montagem simples. Devido ao peso e à facilidade de fixação, mesmo uma pessoa que nunca tentou consertar pode manusear o PVC. E se algo não der certo – ou se o painel for danificado posteriormente – pode sempre ser substituído por outro, o mesmo. Não vai prejudicar muito o orçamento..
Policloreto de vinila (também conhecido como PVC) é o material mais comum para painéis
O PVC também se caracteriza pela durabilidade – alguns fabricantes prometem que seus painéis durarão meio século ou até mais. Isso, no entanto, só é possível com boas condições climáticas e ausência de influências mecânicas..
Os benefícios são contrabalançados pelos contras:
- Expansão térmica. Os painéis instalados ao longo do tempo, sob a influência do calor, podem se expandir e ir em ondas, destruindo completamente todo o projeto. Mas esse comportamento é típico de PVC de baixa qualidade..
- Falta de resistência à geada. No frio, o PVC torna-se quebradiço, um leve golpe pode quebrá-lo ou entortá-lo, portanto não é recomendável fazer a instalação no frio, e no inverno é melhor ter cuidado.
- Falta de resistência ao fogo. Em caso de incêndio, os painéis não irão acender, mas começarão a derreter e fumegar.
O PVC é caracterizado pela durabilidade
O material isolante deve ser fixado sob o PVC, caso contrário, os indicadores de isolamento térmico serão baixos.
Existem dois tipos de painéis de fachada em PVC:
- Clássico. Largura de trinta a quarenta centímetros e comprimento de três a quatro metros. É colocado na maioria das vezes horizontalmente, já que quando é instalado verticalmente tem que ser cortado, imita madeira na maioria dos casos, embora metal também seja encontrado.
- Porão. Com a mesma largura, seu comprimento é de até um metro, o que permite sua colocação tanto na vertical quanto na horizontal. Acredita-se que seja mais confiável, mas na verdade, uma barra curta é mais fácil de substituir do que uma longa se algo acontecer com ela. Na maioria das vezes imita pedra natural ou tijolo.
Instale o PVC de baixo para cima, da fundação ao telhado.
No frio, o PVC se torna quebradiço, um leve golpe pode quebrá-lo ou dobrá-lo
AdendoNa aparência, os painéis de PVC são difíceis de distinguir do material que imitam, especialmente à distância. Portanto, se você estiver satisfeito com suas propriedades, o material natural pode ser substituído por eles..
Feito de madeira
Painéis de fachada de madeira são feitos de forro ou de prancha. Apesar de ambas serem placas, elas possuem características específicas que afetam o design, as nuances de funcionamento..
Opção para decorar uma casa com árvore
O forro é uma prancha fina com uma superfície convexa. Possui ranhuras em ambos os lados, com as quais uma barra é fixada à outra. Geralmente é feito de espécies de madeira de baixo custo, na maioria das vezes coníferas..
As vantagens são as seguintes:
- Facilidade de instalação. É montado não mais pesado do que o PVC – o mesmo construtor da forma “insira um espigão na ranhura, travas, repita”.
- Material natural. É mais uma questão de estética do que qualquer outra coisa – o forro parece madeira natural. O padrão da casca é sempre diferente, assim como a tonalidade da cor.
- Amizade ambiental. O material é respirável, não emite vapores nocivos.
- Preço baixo. O forro é apenas um pouco mais caro do que o PVC.
Painéis de fachada de madeira são feitos de forro ou de prancha
Mas, como a maioria das madeiras naturais, o forro não é resistente. Com a umidade, apodrece, incha. Fissuras de calor seco, fissuras. Ele pode ser danificado por parasitas, musgo pode crescer nele. Para evitar isso, é necessário de vez em quando (de preferência a cada primavera) para atualizar a composição especial que cobre a fachada.
Não existem tais problemas com o planken. É a mesma placa, mas com uma superfície lisa e sem ranhuras. Suas bordas são retas ou chanfradas, a espessura geralmente é de cerca de dois centímetros. Na maioria das vezes feito de lariço – a árvore é relativamente cara, mas resistente à umidade.
As vantagens são as seguintes:
- Sustentabilidade. Ao contrário do forro, não seca com o calor e não sofre com a umidade.
- Sistema de montagem interessante. Não só fornece ventilação, mas também adiciona um toque ao design geral.
- a beleza. Como qualquer madeira natural, o planken é lindo.
- Elementos fáceis de substituir. Embora a instalação em si exija mais habilidade do que no caso da ripa, é mais fácil substituir o elemento danificado – basta desparafusá-lo e não retirá-lo do sistema de ranhuras.
A madeira é um dos materiais mais bonitos e caros
Sua principal desvantagem é o preço alto.. Além disso, para o larício, impregnado com compostos especiais na fase de produção, você precisa pagar mais do que para o pinheiro.
É interessante que, na ausência de uma fixação de ranhura, a prancha pode ser fixada de duas maneiras:
- Visível. Nesse caso, o quadro rola direto para a frente. Chapéus auto-tocantes podem ser um toque de design pequeno, mas divertido.
- Escondido. Neste caso, a placa é fixada a um dispositivo especial fixado à fachada – pelo lado parece que nada a segura.
A instalação deste material requer grande habilidade.
Tanto o forro quanto o plâncton são inflamáveis - se ocorrer um incêndio na casa, a fachada também queimará.
AdendoA madeira é o material mais bonito, mas pouco prático (ou caro). Faz sentido colocá-lo apenas se você quiser apenas painéis de madeira e nenhum outro..
Feito de metal
O metal é um material relativamente caro, cujo preço afeta diretamente a qualidade da fachada resultante. Tem as seguintes vantagens:
- Facilidade. Obviamente, o peso do metal é maior do que o do PVC, mas ainda é pequeno o suficiente para ser entregue com facilidade..
- Força. Ao contrário do PVC e do forro, o metal não será danificado por estresse mecânico – é difícil quebrá-lo ou fazer um furo. Você pode, talvez, deixar um pequeno amassado, mas pode ser corrigido.
- Sustentabilidade. O metal é resistente ao fogo, irritantes biológicos, mudanças de temperatura. Não muda com o calor, não se torna frágil com o frio. Não pode ser prejudicado por pragas.
- Resistente a humidade. Fornecido por aço inoxidável ou por um revestimento especial. O segundo é mais barato, mas também mais frágil – se o revestimento for danificado, o metal sob ele enferrujará rapidamente.
- Estética. O metal pode ser de cores diferentes, mas é sempre lindo, tem um brilho específico, um charme especial. Disponível em diversas cores, pode até ter superfície espelhada.
O metal é um material relativamente caro
Claro, tem suas desvantagens:
- Ruído. Se você instalar os painéis horizontalmente, em um pequeno ângulo, a cada chuva, gotas irão ressoar sobre eles, dando origem a um som alto e irritante.
- Complexidade de instalação. O metal é geralmente soldado em uma única folha – dessa forma, ele se torna insensível a quaisquer influências em geral, mas o procedimento requer equipamentos e habilidades que você provavelmente não possui. Além disso, após a conclusão do trabalho, será difícil substituir um painel defeituoso. E mesmo que os painéis sejam instalados com parafusos, será necessário fazer furos para eles, o que também requer habilidade..
É imperativo colocar uma camada de isolamento térmico sob o metal.. Se a madeira pode viver sem ela, então o metal não pode. Ele também acumula eletricidade estática, então fixar antenas parabólicas e aparelhos de ar condicionado em tal fachada é uma má ideia..
Tem brilho específico, charme especial
AdendoO metal para o revestimento da fachada deve ser usado se combinar bem com a arquitetura da casa. O efeito de seu uso é geralmente muito estrito..
Fibrocimento
O fibrocimento difere do cimento convencional em grande parte na forma como é processado: primeiro é misturado, depois passa por orifícios especiais sob alta pressão, formando os painéis diretamente. Em seguida, eles deixam descansar por várias horas, assam em alta temperatura e cobrem com compostos para repelir a umidade, juntamente com um reforço geral.
Os painéis resultantes podem ser semelhantes a qualquer material e ter os seguintes benefícios:
- Sustentabilidade. Não queime, não apodreça, não tenha medo de ameaças biológicas, não sofra de calor ou frio, não mude de cor ao sol.
- Facilidade. Mais pesado que o PVC, pode ser comparado à madeira em termos de leveza.
- Força. Resistente a danos mecânicos, pode durar até meio século.
- Isolamento térmico. Ao contrário do PVC e do metal, ele não precisa de isolamento adicional – o próprio material retém o calor bem o suficiente.
- Diversidade. O fibrocimento é produzido pintado em diversas cores, forjado em diversos materiais. Sua superfície pode ser lisa ou texturizada, assemelhar-se a madeira ou pedra de modo que é difícil distingui-la.
- Possibilidade de realizar instalação em quaisquer condições. Mesmo no frio extremo.
O fibrocimento difere do cimento convencional na forma como é processado
O fibrocimento é tão resistente à umidade que pode se tornar um problema – não só não penetra dentro, mas também não sai, o que pode afetar a resistência das paredes da fachada. Além disso, com o tempo, as lajes se deformam, embora em apenas dois por cento – isso não é muito perceptível..
A peculiaridade do fibrocimento é que você não só pode comprá-lo pronto, mas também pintá-lo você mesmo.
AdendoSe pretende terminar a fachada sem aumentar significativamente a carga na fundação e depois pintar ao seu gosto, o fibrocimento é uma boa solução. Especialmente se você não quer uma cor uniforme, mas um padrão intrincado e pintado à mão.
Este material é resistente à umidade
De vidro e pedra
Vidro e pedra raramente são usados para decoração de fachadas.. Isso se deve a uma série de desvantagens específicas:
- Alto custo. A pedra deve ser minerada e entregue, o vidro deve ser feito e temperado de forma que seja resistente a danos mecânicos.
- Peso. Ambos os materiais pesam tanto que transportá-los se torna um problema. Além disso, você também precisa calcular a carga na fundação – se for muito grande, a casa irá simplesmente cair.
- Alta condutividade térmica. Ambos os materiais aquecem facilmente e esfriam com a mesma facilidade. No verão, eles fornecem um aumento adicional na temperatura dentro de casa, no inverno – uma diminuição. E se a pedra ainda pode ser isolada, o vidro está longe de sempre.
- Complexidade de instalação. O vidro é preso a uma malha de metal especial, que você ainda precisa conseguir instalar – e uma pessoa sem experiência não pode fazer isso. A pedra é fixada em painéis, que são difíceis de fixar devido ao peso total.
A casa por dentro estará sempre cheia de luz
Além disso, se a pedra não necessitar de manutenção, então o vidro deve ser lavado regularmente com meios especiais, caso contrário perderá a transparência e com isso sua principal vantagem é o aspecto chique..
As desvantagens de ambos os materiais são as mesmas. Mas as vantagens de cada um são específicas..
Para uma pedra, são:
- Confiabilidade. Qualquer construção em pedra pode durar séculos, pois não é sensível a danos mecânicos, não se desgasta, não desbota ao sol, não sofre alterações de temperatura, não se fragiliza com o frio, não se deforma com aquecer. Ele não tem medo de ameaças biológicas, ele resiste com firmeza a qualquer clima. O máximo que pode acontecer a uma fachada de pedra é musgo crescer nela, mas para alguns projetos isso só vai beneficiar.
- Estética. A pedra natural é bonita como qualquer outro material natural. Cada pedra na alvenaria é única.
A pedra não requer manutenção
Claro, a pedra não pode ter outra cor que não a natural, mas este é um menos muito condicional – afinal, a pedra é comprada para agradá-la com beleza natural.
O vidro tem outras vantagens:
- a beleza. Independentemente de os painéis de vidro serem usados como paredes ou fixados nelas, o resultado será incrível de qualquer maneira. Além disso, no primeiro caso, a casa dentro estará sempre cheia de luz..
- Diversidade. Existem diferentes vidros – foscos, transparentes, espelhados, revestidos, gravados, que mudam de cor ao sol, reforçados. Com a ajuda deles, você pode criar uma composição magnífica, especialmente se você combinar vários tipos de vidro..
A pedra natural é linda como qualquer outro material natural
Adequado para acabamento de fachada:
- Vidro transparente. Em vez disso, é usado para substituir paredes densas comuns – com a ajuda deles, uma parte da fachada torna-se completamente transparente para a luz. Na Rússia, infelizmente, é em grande parte inaplicável – o longo inverno com neve não é propício para fazer uma fachada de vidro perto da casa.
- Vidro fosco. Muito mais lógico no clima do nosso país. Montado na parede da casa, como painéis comuns, pode ter qualquer tonalidade ao gosto do cliente. Para adicionar beleza a ele, você pode usar inserções de vitral (ou transformar parte da fachada em vitral completamente), gravação a laser com um padrão, espanando, o que dará ao vidro uma textura áspera especial. Você pode até comprar vidro com arame, que apresenta uma textura “quadrada”..
Parte da fachada pode até ser espelhada, mas em dias de sol ela brilhará e deslumbrará a todos que inadvertidamente olharem para ela..
AdendoUma fachada totalmente em pedra ou vidro é cara e nem sempre justificada. Se você está confuso com o preço, mas gosta do material, pode incluir inserções de vidro ou pedra no design geral..
Painéis sanduíche
Os painéis sanduíche são, na verdade, um revestimento de fachada pré-fabricado, que não necessita de ser adicionalmente isolado, basta fixá-lo na parede. Consiste em duas camadas de material de revestimento, entre as quais o isolamento é derramado.
Casa gótica
Para as camadas externas, eles geralmente usam:
- Metal. O material é fino, durável, e precisa desesperadamente de isolamento adicional, uma vez que não pode fornecer isolamento térmico por si só. Resistente a tudo, durável, bonito, mas é difícil montar painéis a partir dele.
- PVC. Fragiliza-se com o frio, pode emitir vapores tóxicos de má qualidade, mas custa pouco, tem várias cores, é fácil de transportar, fácil de consertar.
Painéis sanduíche são, na verdade, um revestimento acabado de fachada
Nem madeira, nem fibrocimento, nem vidro, nem pedra são usados para painéis sanduíche, pois eles próprios são capazes de fornecer isolamento térmico.
O isolamento é usado para a camada interna:
- Lã mineral. Não queima, não apodrece, não é sensível a ameaças biológicas – nenhum parasita começará nele. Mas você precisa prestar atenção ao aperto – se a umidade entrar no algodão, ele perderá a maior parte de suas propriedades de isolamento térmico.
- Poliestireno. Não se deteriora com a água e serve por muito tempo, mas queima, emitindo uma fumaça negra e acre, e também sofre ameaças biológicas – nela podem viver roedores. Também não é resistente à luz solar e, se houver um orifício no painel, ele desmoronará parcialmente.
- Espuma de poliuretano. Mais caro do que outros materiais, mas também melhor em termos de preservação do calor – libera duas vezes mais lentamente do que a lã mineral e uma vez e meia mais lento do que o poliestireno. Não queima, não sofre de umidade, é muito leve. A única desvantagem é que os roedores podem começar nele..
Este material é fácil de montar
Existem três maneiras de combinar materiais:
- Colete no local. Nesse caso, você compra folhas de material de revestimento, isolamento e cola e, em seguida, pode montá-las em painéis sanduíche na hora. A vantagem é a facilidade de entrega, já que tudo é mais fácil individualmente. A desvantagem é a baixa qualidade, especialmente se você violar as regras de montagem.
- Encher. Nesse caso, você compra folhas de revestimento e um balão com espuma de poliuretano e, a seguir, preenche os espaços vazios entre as folhas. A desvantagem é que você tem que esperar até que tudo esteja seco, e além disso, se você agir com descuido por inexperiência, podem se formar fendas na espessura da espuma, o que piora o isolamento térmico.
- Compra. A montagem do transportador é mais cara e requer uma entrega cuidadosa. Mas, ao mesmo tempo, os painéis sanduíche são feitos precisamente de acordo com todos os requisitos da GOST, eles vão durar décadas. E se algo estiver errado com eles, você pode entrar em contato com o vendedor para fazer uma reclamação.
Linda casa em estilo moderno
Independentemente da forma como os materiais foram combinados, os painéis sanduíche têm vantagens:
- Facilidade de instalação. Os painéis sanduíche são montados de acordo com o mesmo princípio do construtor, onde é necessário fixar o espigão na ranhura e passar para o próximo engate.
- Sustentabilidade. Qualquer material externo pode sobreviver facilmente à umidade, quedas de temperatura e quaisquer fenômenos atmosféricos.
- Não há necessidade de isolar. O revestimento da fachada com painéis sanduíche é ao mesmo tempo isolante e cobrindo-a com material de revestimento.
- Facilidade. Os painéis não dão uma carga especial na fundação.
Estilo rústico
Também existem desvantagens:
- Falta de estética. Apenas as estruturas arquitetônicas mais simples podem ser confrontadas com painéis sanduíche, uma vez que não se dobram, não podem ser cortados, o comprimento não é ajustado.
- Inflamabilidade. Quase todos os enchimentos são inflamáveis, o que afetará em caso de incêndio.
Decoração simples e econômica
Os designs de painel sanduíche são geralmente os mais simples: uma cor brilhante uniforme. Você pode fazer a casa listrada, mas não será capaz de desenhar padrões complexos com a ajuda deles..
AdendoSe você deseja revestir sua fachada com plástico ou metal, escolha painéis sanduíche. O efeito estético será exatamente o mesmo, mas você não precisa mexer no isolamento.
Será interessante para você:
Nuances de design
Um material resistente às intempéries e aos esforços mecânicos, que proporcione isolamento térmico e proteja as paredes da casa do uso e desgaste, não é tudo o que normalmente se necessita para ter prazer em olhar a casa. Caso contrário, todos viveriam em casas revestidas com painéis sanduíche simples. A estética é importante.
Acabamento de tijolo
É influenciado pela localização dos painéis:
- Vertical. Tornará a casa visualmente mais alta, o que é útil para pequenas casas atarracadas.
- Horizontal. Tornará a casa mais curta, mais larga na aparência, o que é útil para casas altas que parecem muito estreitas.
- Tijolo. É usado para pranchas de porão – elas não são empilhadas exatamente umas sobre as outras, mas com uma reentrância, conforme os tijolos são colocados. Parece bom, não traz nenhuma mudança visual especial para a forma..
Produtos verticais tornarão a casa visualmente mais alta
É influenciado pelas cores:
- Brilhante Branco a cor parece boa, mas precisa ser lavada constantemente, caso contrário, vai desbotar muito rapidamente e se tornar cinza.
- Brilhante Preto a cor das casas geralmente não é usada, a menos que seja uma casa gótica. Uma exceção é um fundo preto com um padrão brilhante ou acessórios que chamam a atenção. Mesmo assim, geralmente se considera que o efeito é muito escuro..
- Tons amarelo. A cor do sol vai chamar a atenção para a casa, tornando-a visualmente mais confortável e agradável. Uma cor comum que fica bem nos arredores Jardim.
- Tons verde. Para Dachas raramente são usados, já que uma estufa imersa em vegetação parecerá um pouco estranha. Mas para uma casa de campo, rodeada por outros edifícios, uma garagem e um jardim bem cuidado, tons suaves de menta ou verde claro são bem adequados.
O branco brilhante parece bom, mas precisa ser lavado constantemente
- Tons vermelho. Normalmente considerado muito brilhante, portanto indesejável, mas opções discretas, como tijolo, são bastante consistentes com as ideias clássicas de uma casa de campo.
- Tons de castanho. Parece bom, uma reminiscência de casas de aldeia. Mas não é recomendado tomar resfriado ou muito escuro.
- Tons delicados. Bege, rosa, pêssego. Eles vão tornar a casa um pouco maior e mais confortável na aparência. Adequado para pequenas casas, em que o conforto é a ideia principal do projeto.
- Máscaras legais. Eles também farão a casa parecer maior, mas ao mesmo tempo mais rígida e escura. Funciona bem com inserções de vidro ou metal.
Isso é influenciado pelo acabamento:
- Plástico puro. Não parece muito agradável esteticamente, porque à primeira vista parece que a casa custou barato aos proprietários. Mas para uma pequena casa que não precisa ser muito sofisticada – adequada.
- Madeira pura ou pedra. Os materiais naturais são sempre bonitos. A árvore parece quente, aconchegante, uma reminiscência de aldeias, agradáveis memórias de infância. A pedra é mais rígida, mas quando combinada com madeira, ficará mais macia.
- Metal puro. Combina bem com vidro, perfeito para decoração de casa com estilo alta tecnologia. Dá um brilho especial e austeridade ao estilo. Lembra de arranha-céus, edifícios industriais.
- Vidro transparente. Vai bem com metal, depende muito do vidro específico. Transparente parece extravagante, rico, um pouco estranho. Matte lembra o mar, edifícios altos, centros de grandes cidades. É bom para o vidro fosco ser colorido, o que lhe dá um charme adicional..
Estilosa casa de campo
- Sob o tijolo. É feito com painéis de PVC, plástico para o qual é derramado em várias camadas em uma fôrma que copia a alvenaria natural. Parece indistinguível do tijolo real à distância, adequado para uma casa em clássico estilo, além de permitir que você economize dinheiro – o PVC é mais barato do que o tijolo real e muito mais leve.
- Debaixo da árvore. Fabricado em fibrocimento ou PVC, permite desfrutar do aspecto estético, esquecendo-se de todas as carências da árvore e do facto de esta necessitar de ser renovada para não apodrecer. À distância, de novo, é indistinguível, mas de perto as nuances de cor desaparecem. A singularidade da madeira natural está ausente.
- Sob a pedra. A pedra natural é pesada e cara, é melhor comprar fibrocimento ou PVC para isso. Eles, é claro, se desgastam mais rápido, mas se você quiser mudar o exterior da casa, será muito mais fácil trocá-los..
Produtos horizontais farão a casa mais baixa, mais larga na aparência
AdendoÉ uma boa ideia combinar materiais diferentes. Coloque os painéis sob a pedra em duas fileiras e apare o topo com madeira ou painéis semelhantes a madeira. Insira inserções de vidro entre os painéis de metal. O principal é que o resultado é combinado.
Casa aconchegante em estilo provençal
Antes de ir à loja para os painéis específicos, você deve desenhar como ficará a casa após o revestimento e, somente se gostar de tudo, prossiga para a implementação.
Na loja, porém, é preciso verificar se os painéis estão lascados e rachados, se têm o mesmo comprimento e largura, se o aperto da embalagem está quebrado..
Os painéis podem ser fixados em qualquer parede, ao contrário do gesso
conclusões
Painéis de fachada são uma forma de personalizar sua casa e fazer experiências com design.