Cadeira suspensa feita de rattan natural e artificial: mais de 195 opções de fotos (vime, macramê, com capa)
Você encontrará uma cadeira de vime pendurada apenas no interior cuidadoso de um apartamento ou ao ar livre, em uma casa de campo. Mas o efeito de sua presença é ainda maior do que você pensa. Qual é o segredo de tal cadeira?
No habitual, saiu sem muita ideia apartamento simplesmente não cabe: esta é uma solução elegante e extravagante que parece estranha ao lado do usual sofás, camas, cadeiras soltas. É preciso um esforço para fazer com que tenha uma boa aparência..
Mas vale a pena. Suspenso para teto ou uma cadeira de vime balançando em um suporte se tornará um lugar para as crianças brincarem, um excelente ninho aconchegante para adultos cansados. Você pode cochilar, ler um livro, assistir televisão ou trabalhar com um laptop – e beleza e originalidade são adicionadas para conveniência.
Muito conveniente para lazer grátis
O principal é escolher (ou fazer você mesmo) uma cadeira que você goste.
Vantagens e desvantagens
Qualquer coisa tem prós e contras..
Tem as seguintes vantagens:
- Força. Para uma cadeira suspensa, este é talvez o ponto mais importante, e a cadeira de vime não é exceção. Apesar de sua aparente fragilidade, aliada a uma verdadeira leveza, pode suportar um peso de até cem quilos – e se houver uma estrutura de aço nele, então mesmo cento e cinquenta.
- Flexibilidade. É claro que as tranças de vime não podem ser comparadas a assentos ortopédicos caros, mas ainda assim mudam parcialmente sua forma, ajustando-se ao peso, postura e posição corporal de uma pessoa sentada..
- Facilidade. A tecelagem de rattan natural pesa cerca de vinte quilos, artificial – um pouco mais. Esse peso será suportado por um suporte especial, montagem no teto, ramificação Madeira. Além disso, a cadeira será simplesmente movida de um lugar para outro – isso não requer os serviços de carregadores..
- Facilidade de atendimento. O rattan artificial é limpo com um pano seco, limpo com um aspirador de pó ou, se estiver muito sujo, lavado com água morna. O rattan natural é revestido com verniz ou um composto de polimento especial – e também limpo com um pano ou aspirador de pó.
- Durabilidade. Rattan não só pode suportar até quarenta anos de uso (acontece que ainda mais – com boas condições externas e cuidado constante), mas também não deforma com o uso diário. Não pode ser empurrado – a forma permanecerá a mesma, mesmo que um homem adulto se sente nela todos os dias..
- Decoratividade juntamente com uma grande variedade. A graciosa tecelagem de madeira natural parece esteticamente agradável, se encaixa bem em interiores clássicos, estilo ecológico, Provença, moderno. E o fato de o rattan artificial poder ser feito em qualquer cor só aumenta as possibilidades de adaptação ao interior..
- Segurança. O Rattan é amigo do ambiente, não emite substâncias nocivas para o ar, não tem cantos pontiagudos que possam ser atingidos e não pode ser atirado com a mão. Além disso, quando usado como um balanço, pode ser posicionado tão baixo acima Gênero sexual, que mesmo que o balanço caia, não lhe causará nenhum ferimento.
Muito fácil de limpar
O design pode ser complementado com acessórios, sobrepostos travesseiros, para pintar – para dar-lhe uma personalidade que a tornará diferente de todas as outras cadeiras de vime do mundo. Isso também é uma vantagem.
Mas também existem desvantagens:
- Dificuldade de encaixe no interior. Sim, é adequado para clássicos com rattan ecológico, mas em alta tecnologia, barroco, gótico, parecerá estranho.
- Problemas de instalação. Se não for portátil, em um suporte, pode ser difícil montá-lo no teto – você terá que furar. Além disso, se mais tarde você quiser mudá-lo para outro lugar, você precisará gastar energia na instalação novamente, e traços feios permanecerão no teto..
- Problemas com o local. Se não for preso ao teto, é volumoso, ocupa uma parte decente da sala e atrai toda a atenção para si. Você simplesmente não pode colocá-lo em uma sala pequena, pois o tornará visualmente muito pequeno.
- Preço. A construção é realmente confiável, com um design interessante, confortável e custa muito dinheiro – a menos, é claro, que seja feita de rattan artificial..
Às vezes é difícil caber no interior
Uma cadeira de vime é algo que requer uma abordagem individual. Em um interior, as vantagens superam facilmente as desvantagens, em outro – pelo contrário..
AdendoAntes de decidir qual você precisa exatamente, de material natural ou artificial para fazer, que formato dar – desenhe a decoração do seu quarto e, em seguida, escreva nele. Existe a chance de que já no desenho fique claro – o interior rejeita a inovação, você precisa procurar outra solução.
Qual material é melhor – artificial ou natural?
O rattan natural é o caule de uma planta tropical, processado, seco, trazido da Ásia para a Rússia. Tem vantagens que falta ao artificial:
- Flexibilidade. A forma do corpo é muito melhor tomada com material natural – hastes flexíveis se dobram, sem quebrar, sob o peso do corpo humano.
- Naturalidade. Rattan não cheira a sintético, fica bem mesmo sem tratamento, não polui o meio ambiente quando descartado, não causa alergias.
- Facilidade de processamento. É fácil pintar – basta lixar as hastes, colocar uma camada de tinta e verniz por cima.
Pendurado no teto no terraço
Estas são vantagens específicas que o material artificial não possui. Além disso, há uma característica puramente estética – um suporte feito de rattan natural pode ser feito de um velho baú do mesmo rattan. Vai ficar incrível.
No entanto, também existem desvantagens específicas:
- Medo de umidade. Como qualquer árvore, o rattan tem medo de água – se não estiver dentro de casa, precisa ser tratado com compostos especiais todos os anos. Mas isso não garante que não apodreça, inche ou perca a forma..
- Medo de ameaças biológicas. Insetos parasitas, fungos – o material natural pode muito bem sofrer na frente deles.
- Medo do sol. Sofre com a exposição à radiação ultravioleta, desbota.
- Medo de danos mecânicos. Arranhões, lascas, rachaduras são visíveis na superfície do rattan.
O rattan natural não desbota ao sol
O rattan artificial não cresce em lugar nenhum – na verdade, é um polímero flexível, derretido e passado por orifícios de um determinado diâmetro. O resultado são finos fios de plástico adequados para tecelagem..
As cadeiras feitas com eles têm vantagens específicas que faltam ao material natural:
- Confiabilidade. O plástico não tem medo de umidade, sol ou vento – pode ser esquecido ao ar livre durante toda a estação, como resultado, não desbotará, deformará, apodrecerá e não será destruído por pragas.
- Resistência a danos mecânicos. Mesmo que um risco permaneça no material, ele não será muito perceptível devido à sua especificidade..
- Facilidade de manutenção. O plástico pode ser lavado com água, detergentes e até mesmo esfregando manchas com álcool – nada acontecerá com ele.
- Variedade de cores. O rattan natural é sempre da mesma cor – a cor da madeira. A única coisa que pode ser diferente é a tonalidade. Mas o plástico pode receber facilmente qualquer cor que durará anos..
O material é resistente a danos mecânicos
Há outra vantagem, que, no entanto, é rara – algumas das cadeiras de plástico são feitas com material reciclado. Não é fácil encontrar tal design nas lojas russas, mas então você pode dizer aos convidados que cerca de duzentos modelos de plástico foram para esta cadeira. garrafas.
Existem também desvantagens específicas:
- Gravidade. Existe rattan natural – um material bastante leve, mas isso não se aplica ao plástico. Para movê-lo de um lugar para outro, você precisa aplicar força.
- Cheiro. Cheiro de plástico – um leve cheiro sintético que pode ser muito incômodo para pessoas com olfato desenvolvido. Além disso, se o plástico for feito violando a tecnologia, ele pode emitir não apenas odores, mas também substâncias nocivas..
- Preço. Sintéticos são sempre mais baratos, mas há uma chance de que uma cadeira de vime artificial custe mais devido a problemas de transporte e montagem.
Não tenho medo do sol, umidade ou vento
Além dos prós e contras que são importantes durante a operação, também existem diferenças pelas quais você pode navegar na escolha do material:
- graças à produção industrial, o plástico é sempre perfeitamente liso, enquanto veios, rachaduras, vestígios de nós são visíveis na superfície de um rattan natural;
- cordas de plástico são sempre do mesmo tamanho – o rattan natural é mais fino de uma ponta e mais grosso da outra, o que pode ser reproduzido no desenho;
- cada tecelagem de rattan natural difere das demais devido ao fato de que todos os feixes são pelo menos ligeiramente diferentes, mas o plástico está sempre perfeitamente correto.
É impossível dizer inequivocamente qual material é melhor – eles são simplesmente projetados para diferentes situações..
Uma peça de mobiliário bem-vinda em qualquer apartamento ou casa
O rattan natural é bem adequado para uso interno:
- é leve o suficiente para não interferir na laje do forro;
- é estético o suficiente para diversificar qualquer interior;
- em uma sala, ele não encontrará umidade, sol e parasitas – provavelmente.
E o artificial se mostra bem na rua:
- resistente a literalmente todas as influências possíveis;
- Projeto Jardim menos exigente em materiais do que o design da sala.
Se comporta bem ao ar livre
No entanto, ninguém vai proibir você de desconsiderar as recomendações e pendurar em rattan artificial, por exemplo, em sala de estar.
AdendoSe você decidir pendurar um produto feito de material natural na rua, não se esqueça de tratá-lo com agentes parasitários, umidade e luz solar..
A forma dos assentos e sua fixação
Para além dos materiais diferentes, é importante ter em consideração o facto de as cadeiras também terem formas diferentes – e cada uma delas tem um aspecto à sua maneira, sente-se à sua maneira, oferece as suas conveniências..
Cadeira-casulo no interior
Modelo clássico
Equipado com tudo o que uma cadeira normal tem: encosto, braços, bancos. Na verdade, não difere dos modelos de piso, é simplesmente desprovido de pernas e está suspenso no teto. A principal vantagem é o conforto. Você pode inclinar-se para trás (o que se dobrará facilmente sob seu peso, assumindo a posição mais confortável), coloque as mãos nos apoios de braço e relaxe. Algumas destas cadeiras possuem também apoio para os pés, o que as transforma, de facto, numa chaise longue suspensa. Os clássicos são ótimos para quem respeita as formas tradicionais e gosta de relaxar após um longo dia..
Balanço
O assento de vime, que tem encaixes em ambos os lados, na verdade repete o balanço normal do quintal, mas com uma aparência de elegância. Não é adequado para relaxar, mas vai deliciar as crianças – só é importante que estas crianças tenham idade suficiente para não cair de uma estrutura que não tenha suporte para elas. Ficam melhor no jardim, presos a um galho de árvore, mas também vão decorar o interior no estilo loft ou ecológico. Não se encontre em suportes.
Cesta
Ela é um ninho. Possui uma base ampla e plana, laterais baixas. A parte de trás do desenho é freqüentemente negligenciada – mesmo assim, é suposto que ele não se sente inclinado para trás, mas com as pernas dobradas sob o corpo, no estilo turco. Ele pode oscilar em diferentes direções, bem como girar em torno de seu eixo, o que, novamente, atrairá as crianças.
Hemisfério para casa
Bola ou hemisfério
É uma bola de vime parcialmente cortada para que você possa se sentar nela. Existem modelos para dois e um. Não existem encostos propriamente ditos, assim como apoios de braços, uma vez que o design é fechado – para ficar confortável nele, almofadas que podem ser colocadas debaixo das costas são úteis.
Ovo
Essencialmente a mesma bola, apenas estendida para cima. Isso não afeta particularmente a conveniência, apenas a aparência – essa cadeira realmente se assemelha a um ovo de vime.
Casulo
O modelo mais aconchegante – parece um casulo trançado em forma de gota, semelhante a um ovo, mas com um topo pontiagudo. Pode ser aberta ou fechada – então não é mais uma cadeira, mas uma espécie de “casa” na qual você precisa entrar pelo buraco. A primeira opção é boa para reclinar-se nele, trabalhar ou ler um livro, e a segunda opção vai deliciar as crianças, principalmente se elas não tiverem quarto próprio. Sua privacidade pode ser enfatizada cobrindo as paredes de vime com cobertores..
Modelo universal em forma de cadeira giratória
Seja qual for a forma, ela precisa ser consertada.
Existem duas maneiras de fazer isso:
- Montagem no teto. Requer cálculo – você precisa saber com antecedência como uma cadeira suspensa afetará a placa do teto. Não é viável com alguns tipos de tetos (por exemplo, tetos tensos). Deixa a cadeira parada – será difícil movê-la para outro local, você terá que montar o suporte lá também. Se o peso, somado ao peso da pessoa sentada, não ultrapassar cem quilos, é utilizado um chumbador. Se exceder, você terá que fazer uma moldura de energia que irá distribuir a carga por toda a superfície do teto.
- Apoio, suporte. O suporte não exige tanto esforço quanto na instalação de um suporte de teto – ele é vendido com a cadeira, vem com ela no kit e é relativamente fácil de reorganizar de um lugar para outro, se desejado, mesmo de um cômodo para outro. Ela tem uma desvantagem – complicada. Junto com ele, ele ocupará a maior parte da sala, simplesmente não parecerá em um quarto pequeno.
A cadeira com suporte é mais fácil de instalar dentro de casa
Ao combinar com sucesso a montagem com a forma, você pode obter um lugar de descanso confortável e maravilhoso.
AdendoSe você realmente quer um rattan pendurado e não há espaço suficiente na casa, prenda um balanço no teto. Têm um aspecto elegante, complementam o interior e, ao mesmo tempo, quase não ocupam espaço..
Como escolher na loja?
É interessante fazer uma cadeira com suas próprias mãos, mas se você não quer perder tempo ou não está confiante em suas habilidades, você sempre pode comprar uma já pronta – felizmente, existem muitos designs, alguns de eles serão adequados.
Estas cadeiras não são tóxicas
Ao comprar, você precisa considerar:
- Dimensões (editar). Meça a altura dos tetos, a largura, o comprimento do local onde pretende instalar. Também é útil saber suas dimensões aproximadas para não comprar uma cadeira que seja muito pequena para você..
- Qualidade. Em primeiro lugar, o vendedor, a pedido, deve fornecer-lhe um certificado que garanta a qualidade de um determinado produto (isto é especialmente importante com o plástico, uma vez que pode ser prejudicial à saúde). Em segundo lugar, o material deve parecer limpo, sem lascas, aspereza, manchas.
- Quadro, fixadores. A moldura deve ser forte – geralmente é usada para rattan, apenas para elementos mais grossos. As montagens também devem ser fortes.
- Dureza. Se o rattan flexionar facilmente sob o braço, isso é ruim – ele se deforma facilmente com o uso constante. Se, ao contrário, permanecer imóvel, isso também é ruim – será desconfortável sentar-se, as costas ficarão dormentes. A melhor opção é uma tecelagem elasticamente elástica.
- Conveniência. Tendo decidido que tipo de cadeira você precisa, sente-se nela. É conveniente? Tem onde colocar sua cabeça? Ele se inclina para um lado? Você alcança o chão com os pés?
Antes de comprar, prestamos atenção em todas as nuances da execução e na qualidade do material
Sem juntas salientes, sem manchas desagradáveis, sem elementos flácidos – e a estrutura irá atendê-lo por décadas.
AdendoEscolha um vendedor com base em avaliações na Internet, e não em publicidade, mas em reais, nos fóruns. Esta é a melhor maneira de separar trabalhadores conscienciosos de trabalhadores inescrupulosos..
Como fazer você mesmo?
Você pode comprar uma cadeira se gostar da ideia. Mas, da mesma forma, você mesmo pode fazer isso se quiser experimentar coisas novas ou achar o próprio conceito atraente..
Esses móveis podem ser feitos à mão
Com suas próprias mãos, você pode fazer:
- cadeira macramê – pequena, redonda, sem braços, com fundo de vime;
- poltrona com capa – macia, confortável, também redonda, sobre estrutura de rattan;
- uma cadeira de vime – um casulo, correspondendo idealmente à ideia de uma cadeira de vime em geral;
É importante notar que todas essas cadeiras são pendentes. Eles podem ser fixados no jardim em um galho de árvore ou fixados no teto em casa. Isso se explica pelo fato de ser quase impossível fazer um suporte em casa – não haverá equipamento e habilidade suficientes.
Para relaxar, o modelo ideal
Cadeira macramé
Tecer uma cadeira de macramê de rattan é fácil, mesmo se você nunca tiver feito uma trepadeira antes. Você vai precisar de:
- varas de rattan – pela primeira vez é melhor levar plástico, pois é mais fácil para eles;
- dois aros de madeira, um com um diâmetro de setenta cm, o segundo com um diâmetro de cento e dez – você pode fazê-los ali mesmo de rattan, trançado com um rabo de cavalo e prendendo-o com fios fortes (mas primeiro você precisa fazer certifique-se de que podem suportar o peso da estrutura);
- lingas, cordas grossas, hastes de madeira com um diâmetro de três centímetros;
- tesoura, fita métrica, luvas de trabalho.
Não é nada difícil tecer uma cadeira dessas com suas próprias mãos.
A instrução não é particularmente complicada:
- Um pequeno aro, que servirá de assento, precisa ser trançado com hastes de rattan. Em uma versão simples, as hastes são fixadas nele por meio de furos. Eles são presos em uma direção, paralelos entre si, a uma distância de cerca de meio centímetro, e então hastes mais finas são tecidas neles. O primeiro é aplicado no primeiro suporte, passa por baixo do seguinte, passa por cima do terceiro, passa por baixo do quarto – e assim por diante. A segunda barra faz o mesmo, mas na ordem inversa..
- Quando o assento está pronto, a superfície de ambos os aros é trançada com uma corda para fornecer maior resistência. A cada vinte voltas – um aperto, no qual você precisa puxar o cabo o mais firmemente possível.
- Trançado, ambos os aros são conectados. Em um lugar eles são enrolados firmemente com a mesma corda, no lugar oposto duas hastes de madeira são presas – elas podem ser enroladas, você pode ser pregado. Sua altura depende unicamente da altura desejada para as costas..
- Com a ajuda de um cordão, a estrutura resultante é trançada em todo o perímetro usando a técnica de macramê. Uma opção simples é o xadrez. Em intervalos regulares, pedaços de cordão são presos a um grande aro. Depois eles estão conectados uns aos outros, formando a primeira fileira de nós. Em seguida, as pontas são amarradas ainda mais para formar células em forma de diamante..
O principal é primeiro prender os cabos em torno do perímetro.
As lingas são presas à cadeira final – duas nas costas, duas no local onde os aros são amarrados – e presas entre si, em um mosquetão, que já pode ser preso ao teto. Você pode escolher qualquer cor no processo.
AdendoTrabalhe com luvas o tempo todo, caso contrário, você não só obterá uma nova peça de mobiliário, mas também calosidades.
cadeira de vime
Tecer um casulo completo com suas próprias mãos não é uma tarefa trivial, mas não por causa da complexidade, mas por causa de quanta paciência requer. Você vai precisar de:
- hastes de rattan – cerca de quatrocentas peças, não mais do que um centímetro e meio de diâmetro;
- um aro de madeira – ou feito de hastes de vime, tecido com uma foice;
- fio forte, cola, tesoura de poda, furador, faca, régua;
- corda – quatro milímetros, na cor da videira (ou varetas adicionais, se quiser fazer toda a cadeira de vime);
- lingas.
É preciso um pouco de paciência para fazer uma cadeira como essa.
O processo de fabricação ocorre sequencialmente:
- Alise o aro para que fique oval. Fixe as hastes a ela verticalmente, de modo que, de cima, elas não fiquem mais do que meio centímetro uma da outra, no meio elas se dobrem em profundidade, afastando-se e formando aquela parte da cadeira onde ela deve se sentar, e abaixo eles vêm juntos novamente.
- A fixação é simples – a haste dobra sobre a borda do arco o máximo possível e, em seguida, é presa com uma corda forte para que não se endireite para trás.
- A estrutura resultante da cadeira é trançada com hastes finas de baixo para cima, com a tecelagem mais simples, como no caso de uma cadeira de macramê. As pontas dos galhos são presas à videira, enroladas em torno dela.
- O resultado resultante é enrolado com uma corda em torno de um aro para esconder possíveis erros, hastes salientes e outros defeitos decorativos.
- As eslingas são presas ao ponto superior do aro, a dois pontos na parte inferior – com um nó forte.
- Acima da cadeira, as eslingas são amarradas, fixadas com um mosquetão e, em seguida, presas ao teto.
Sentar nessa cadeira era mais macio, é bom colocar um travesseiro nela. Acontece que é leve, você pode pendurá-lo em qualquer lugar da casa..
Adicione alguns travesseiros
Poltrona com capa
Uma poltrona com capa é macia, aconchegante, não se distingue pela elegância de uma versão em rattan puro, mas ainda assim bela. Não terá que ser tecido, mas costurado. Uma máquina de costura é útil para isso.. Você vai precisar de:
- aro de rattan, dois cortes redondos de tecido alguns centímetros maiores que seu tamanho;
- poliéster estofamento, lingas;
- fios, agulhas, outros acessórios de costura.
Na verdade, tudo o que você precisa fazer é fazer recuos nas linhas, costurar os cortes redondos bem no aro e preencher a capa resultante com enchimento de poliéster. Em seguida, costure-o com cuidado, passe as lingas no aro e pendure-o sob o teto.
Essa cadeira é feita o mais simples possível, mas você pode decorá-la adicionando um padrão colorido, bordados, apliques ao tecido, trançando as partes visíveis do aro com fios coloridos, pendurando borlas exuberantes em suas bordas. Qualquer manifestação de imaginação é boa, tornará o resultado mais colorido, interessante.
Nós nos encaixamos no design
Quando uma cadeira é comprada (ou feita), resta apenas encaixá-la no design da sala para que pareça harmoniosa. Você pode usá-lo em diferentes lugares:
- EM sala de estar. Este é o melhor local para colocar a cadeira. Em primeiro lugar, uma esquina aconchegante pode alocar-se para ele, na qual tudo se acentuará no resto, paz. Em segundo lugar, ao recolher convidados, você sempre pode sentar alguém e apreciar a reação. Em terceiro lugar, caberá no interior da sala de estar da maneira mais fácil – especialmente se for algo não muito pretensioso.
- EM quarto. Também é uma boa solução, pois permite que não descanse na cama, o que é inconveniente, mas numa poltrona especialmente dedicada. É melhor usar modelos suspensos, porque a estrutura do suporte criará uma sensação de congestionamento na sala..
- EM infantil. Para as crianças, uma cadeira de vime é um verdadeiro playground, um balanço em sua própria casa. De cores vivas e decoradas com as forças de uma criança, terá um aspecto orgânico, além de deliciar os pequenos habitantes da sala.
- EM cozinha. Ela não pode ser colocada em uma cozinha pequena, mas se o cômodo for grande e você mora sozinho, uma cadeira de vime será um bom substituto para um sofá comum ou cadeiras simples. É melhor escolher um material artificial – se houver, é mais fácil de limpar.
- Na loggia. Se a loggia é dedicada a um lugar de descanso onde é bom ler, admire a vista de cima, tome o café da manhã – uma cadeira de vime se encaixa perfeitamente neste conceito. O principal é não usar estruturas muito volumosas. Mesmo em uma grande loggia, eles parecerão intimidadores..
Escolher pelo estilo do interior
A cor também desempenha um papel. A madeira natural é adequada para quase todos os interiores, mas a cor de plástico brilhante do rattan artificial não é mais para todos. Deve ser inserido com cuidado, com foco na cor do papel de parede e do piso, talvez escolha uma versão atenuada.
Não importa se você compra uma cadeira ou a faz você mesmo – a essência disso não mudará.
Em qualquer caso, encontrará algo maravilhoso que diversificará o interior da sua casa e o fará deliciar..