Freesia (50 fotos)
Freesia tem um lugar especial na coleção de plantas bulbosas. Graças às flores requintadas em “porcelana”, ela não apenas decora canteiros de flores, mas também é freqüentemente usada para criar buquês, guirlandas festivas, florinhas. Delicados sinos de frésia exalam um aroma único, no qual você pode sentir facilmente as notas frescas da brisa do mar, madeira e frutas cítricas. Esta é uma flor verdadeiramente aristocrática que enche o espaço circundante de beleza e romance..
História da frésia
A pátria geográfica da frésia é a região do Cabo na África do Sul. Durante a colonização deste continente, marinheiros europeus trouxeram os primeiros bulbos para a França e Grã-Bretanha, onde a planta exótica se apaixonou pela corte real. A aparência atraente e o perfume encantador contribuíram para a rápida disseminação da flor em todo o mundo, mas ainda permanece um símbolo da alta sociedade..
Impressionante por sua riqueza de cores e perfeição de formas, a frésia permanece fresca por muito tempo após o corte. Quando colocado na água, o bouquet mantém sua aparência original por até 3 semanas. Talvez por isso as nobres senhoras considerassem a frésia a flor da juventude, usando suas pétalas para procedimentos cosméticos..
Inicialmente, os jardineiros dos reis franceses estavam empenhados no desenvolvimento de novas variedades. Agora seu negócio é continuado por criadores profissionais e amadores que conseguiram criar muitos híbridos interessantes. Em geral, a frésia é fácil de distinguir de outros rebentos por flores perfumadas em miniatura (não mais do que 6 cm), coletadas em inflorescências organizadas e folhas estreitas e finas de até 20 cm de altura. Ao mesmo tempo, o comprimento de toda a planta pode variam de variedades anãs de 20 centímetros a variedades de metros.
Plantio e reprodução de frésia
Como o resto da família Iris, a frésia é cultivada a partir de tubérculos ou sementes. O primeiro método não requer habilidades especiais e em muitos aspectos se assemelha ao plantio de gladíolos, lírios, jacintos, tulipas. O plantio de bulbos em campo aberto é feito no início da primavera, mas se em certa região houver geada ou neve em março-abril, é melhor cultivá-los um pouco em recipientes cheios de turfa úmida. Para evitar doenças, os bulbos são embebidos por meia hora em solução de Foundationol a 0,2% e, durante o plantio, são recobertos por uma camada de terra de 5 centímetros. Com irrigação regular e acesso à luz solar, os brotos geralmente aparecem após 20 dias.
Se não houver bulbos maduros, as sementes são usadas para propagar a variedade selecionada. Eles devem estar totalmente maduros, colhidos há não mais de um ano. A época ideal para a semeadura é no início da primavera, então no próximo ano a flor tem tempo de crescer e florescer em casa.
Inicialmente, as caixas são desinfetadas mantendo-se por 15 minutos em solução saturada de permanganato de potássio, embebidas por um dia em água morna (+ 18C) e na mesma temperatura deixadas em areia úmida por duas semanas. As sementes nascidas são semeadas em recipientes com intervalo de 5 a 7 cm, a uma profundidade de 0,6 a 1 cm. Para o desenvolvimento normal das mudas, o calor deve ser de + 20 a 22 ° C e a umidade do ar de 65 a 75%. Para o efeito, é adequada uma miniestufa, na qual terá de pulverizar os rebentos com água quente de um borrifador todos os dias..
As aglomerações emergentes não reagem bem à luz solar direta, por isso é melhor escolher parapeitos de janela ligeiramente sombreados no lado leste ou oeste. No outono, as plantas devem ser iluminadas por até 12 horas por dia, mas a temperatura pode ser reduzida gradualmente para 10ºC e menos. Horas curtas de luz do dia e condições frias (+ 5-6C) são úteis para a frésia durante o período de liberação dos brotos e, na floração, ela precisa de rega abundante e aquecimento em torno de + 15C.
A cobertura das mudas é feita em etapas: as primeiras mudas são fertilizadas com nitrato de amônio na proporção de 10 g por 5 litros de água; então, a cada 2-3 semanas para melhorar o crescimento, uma solução fraca (1:20) de esterco de ave é usada com a adição de 10 g de nitrato de potássio e 20 g de superfosfato por 5 litros da mistura. Quando as mudas atingem 10 cm de altura, são amarradas a palitos de madeira para evitar quebrar os caules finos..
Cuidado Freesia
A área natural da frésia – a região do Cabo – está localizada no extremo sul da África. O clima nesta área lembra o Mediterrâneo, com predominância de massas de ar quentes e úmidas. A temporada de verão nesta área vai de dezembro a fevereiro e, portanto, a frésia é biologicamente “programada” para florescer em fevereiro. Devido a esta característica, é cultivada em estufas e estufas para corte durante o inverno europeu, quando a maior parte das plantas do hemisfério norte ainda estão dormentes. Ao mesmo tempo, os bulbos plantados ao ar livre em maio florescem lindamente em outubro, dando ao jardim de outono ainda mais charme..
Iluminação. Em condições naturais, a frésia cresce em encostas subtropicais baixas à sombra de arbustos. A mesma sombra clara e proteção contra o vento devem ser fornecidas para a planta no canteiro de flores. No entanto, não deve haver áreas frias ao norte ou áreas muito escuras na parte de trás do jardim – gramados tranquilos a leste e oeste são mais adequados..
O solo. Satisfeita na natureza com solos rochosos pobres, a frésia quase certamente criará raízes onde foi plantada. Porém, quanto mais nutritiva a composição do solo, mais bonito ele florescerá, liberando mais botões e formando elegantes inflorescências. A opção ideal é solo de turfa solta-decídua com adição de húmus e turfa. De cima, é útil fazer cobertura morta com agulhas, palha picada, serragem.
Frésia de rega deve ser moderado, embora seja melhor deixar o solo um pouco mais seco do que encharcá-lo, principalmente se o solo não estiver suficientemente solto. Duas vezes por mês, a planta é regada com sal de potássio (15-20 g por 10 l de água) e uma solução de superfosfato (30 g por 10 l de água).
Prevenção de pragas e doenças consiste em borrifar freesia com água com sabão, o que ajuda a evitar os ácaros e pulgões. Se, devido a condições desfavoráveis, áreas podres forem formadas, elas são removidas, o restante é tratado com permanganato de potássio ou base.
Liga de freesia para suportes de madeira é um processo necessário, dada a fragilidade das hastes. Isso é especialmente verdadeiro para variedades altas, bem como para o aumento da floração de galhos..
Para o inverno, os tubérculos da beleza meridional são desenterrados, levemente limpos de sujeira e armazenados em local fresco e escuro, embrulhados em papel ou tecido de algodão. Você também pode transplantá-los para vasos e, na primavera, admirar a floração no parapeito da janela ou loggia..
Freesia em paisagismo e floricultura
Uma grande paleta de cores vivas e limpas torna a frésia uma das flores mais atraentes para floristas profissionais. Variedades brancas como a neve e creme, em particular, terry, ficam perfeitas em buquês de casamento. Muitas vezes são combinados com delicadas rosas e tulipas de tons pastel, lírios brancos, crisântemos verdes..
As frésias amarelas, carmesins, roxas, escarlates, laranjas e lilases brilhantes têm uma aparência incrivelmente elegante, rodeadas pela vegetação do jardim e tendo como pano de fundo gramados bem cuidados. Tons saturados e contrastantes permitem criar composições alegres para decoração. Flores de frésia cortadas ou cultivadas em vasos podem ser muito bonitas para decorar o interior, escolhendo as combinações de tons mais harmoniosas.
Freesia – foto
Freesia requer manutenção e manutenção regular de condições estáveis nas quais a planta se tornará a verdadeira decoração de qualquer jardim. Em nossa galeria, coletamos fotografias de várias variedades de frésia, mostrando seu aspecto colorido..