Açafrão (açafrão): 90 fotos, tipos e cuidados
O açafrão é uma erva de campo aberto, uma das mais belas prímulas. Pertence ao número de plantas de baixo crescimento, já que a altura raramente ultrapassa 10 cm, e o diâmetro das flores de taça única varia de 20 a 50 mm. A criação do primeiro cultivador remonta ao final do século XIX e, desde então, um trabalho incansável tem sido feito para cultivar novos híbridos, que encantam jardineiros amadores e paisagistas todos os anos. O açafrão foi conhecido e amplamente utilizado por muitos séculos. Antigos médicos egípcios escreveram sobre ele, no Império Romano ele atuou como um remédio para o tratamento de cataratas, bem como uma matéria-prima para a obtenção de óleo aromático. Na Espanha, existem campos inteiros onde os açafrões são cultivados com especiarias..
Os principais tipos de açafrão
Existem cerca de 80 tipos de açafrão e 300 variedades no mundo. Entre eles estão as culturas que florescem no início da primavera, bem como as que florescem no outono. A cultura tem um amplo espectro de cores – flores brancas, azuis, roxas, amarelas, vermelho-púrpura são monocromáticas ou variegadas.
Semeando açafrão
A espécie semeada é uma das mais cultivadas do mundo. É cultivada à escala industrial, pois são as suas flores que todos conhecem como a especiaria “açafrão”, utilizada na preparação de diversos pratos. A Índia é considerada sua pátria, e a que agora está sendo cultivada já é uma versão híbrida, nascida do cruzamento de diversas variedades. Esta planta raquítica tem flores brancas ou roxas claras com um agradável perfume de violeta. As folhas aparecem junto com as flores, e toda a beleza da floração pode ser observada por duas semanas. Além disso, cada flor não vive mais do que três dias..
Açafrão de primavera
Este açafrão pode realmente ser chamado de progenitor de muitas espécies que existem hoje. É o material mais procurado para a criação de inúmeras variedades híbridas que são cultivadas em todo o mundo. Suas condições naturais de crescimento são os prados alpinos de alta montanha, onde a planta é deslumbrada com flores roxas ou lilases de até 5 cm de diâmetro.
Açafrão dourado
Uma das espécies de plantas botânicas. Pode ser considerada a mais alta, com razão, pois sua altura chega a 20 cm. Flores de tonalidade amarelo-dourada aparecem junto com folhas estreitas. O período de floração rápida ocorre em abril e dura cerca de três semanas. Hoje, em processo de cruzamento com outras espécies, o açafrão dourado tem muitas outras interpretações, em particular a variedade bicolor.
Crocus Pallas
Um açafrão razoavelmente pequeno tem uma altura de no máximo 50 mm. Suas flores únicas, estrelas aparentemente estranhas, têm delicados tons de violeta-rosa com uma base roxa e o diâmetro do botão chega a 5 cm. As primeiras folhas estreitas e lineares aparecem em meados da primavera, e o açafrão floresce em setembro. Esse espetáculo contrastante de flores em miniatura no cenário de um jardim murcho pode ser observado durante todo o mês..
Crocus Tomasini
Esta espécie se distingue por sua despretensão, portanto é bastante popular, especialmente entre jardineiros preguiçosos que desejam ter um belo terreno pessoal sem complicações desnecessárias. A planta prospera em áreas escuras, se adapta rapidamente a qualquer condição e não requer cuidados especiais. Na natureza, o açafrão Tomasini pode ser encontrado nos Bálcãs, na Bulgária e na Hungria. As flores têm tons rosa-lilás com núcleo branco.
Na floração, a cultura forma um excelente tapete contínuo que fica bem tanto no primeiro plano do gramado quanto sob as copas das árvores que ainda não floresceram. Esta cultura pode ser cultivada dentro de casa em vasos. Vários vasos com diferentes tipos de açafrão irão criar uma interessante composição decorativa em casa. Muitas vezes são plantadas para qualquer época festiva – 8 de março, Dia dos Namorados, etc. Para isso, escolhem variedades híbridas holandesas que são despretensiosas e têm um grande número de botões com flores grandes. Estes incluem açafrão “Jeanne d’Arc” com flores brancas, “Stripe Beauty” de cores variadas, amarelo brilhante “Ladzhest Yellow”.
Cuidado adequado de açafrão
Embora o açafrão, em sua maior parte, não seja caprichoso para as condições, ele ainda precisa de alguns cuidados. Para admirar a exuberante floração de flores grandes e brilhantes, você precisa “acomodá-la” em ótimas condições naturais e, se a planta for cultivada em um vaso de apartamento, as condições devem ser o mais próximo possível da rua.
Iluminação
Esta cultura adora uma boa luz, por isso vale a pena plantar açafrão no lado sul da casa ou instalar vasos de flores neste local. Mas é preciso levar em conta que ele não gosta de luz solar direta e escaldante – é melhor organizar sombra parcial, que será criada por arbustos. Em um ambiente de apartamento, se não for possível colocar vasos de flores em uma varanda aberta, você pode construir iluminação artificial com lâmpadas elétricas. Neste caso, é necessário observar o regime de temperatura..
Temperatura
A temperatura ideal para um florescimento luxuoso está entre +14 e + 18C. As plantas podem florescer em temperaturas mais altas, mas florescerão rapidamente – os botões florescem cedo e murcham muito rapidamente. Na natureza, como já dissemos, os açafrões florescem em abril ou setembro, portanto, não há necessidade de criar condições especiais para as flores do gramado. Com iluminação artificial em um apartamento, você precisa monitorar a temperatura.
Umidade
O açafrão adora solo úmido, mas, ao mesmo tempo, não tolera água estagnada, como todas as plantas bulbosas. É melhor organizar um sistema de drenagem no solo antes do plantio, adicionando areia e turfa.
Rega
Em gramados abertos, as flores são regadas em climas quentes – em altas temperaturas ou quando a seca está estabelecida. É o suficiente para regar uma vez por semana, enquanto se consome cerca de um balde de água por 1 m2. A rega do açafrão para quando as folhas ficam amarelas e caem.
Em casa, regue o vaso para o caso de a parte superior do solo secar. Se no processo de rega parte da água ficar em vidro na panela, é preciso se livrar dela. Recomenda-se regar no início da estação de crescimento uma vez a cada dois dias, após a floração uma vez por semana.
Fertilizantes e alimentação
Para o açafrão, solo fértil, solto e fertilizado com matéria orgânica é preferível. Antes de plantar, você precisa “nutrir” o solo adicionando 1 M. quadrado gramado 50 g de fertilizante com oligoelementos, 20 kg de húmus, 80 g de farinha de osso. Vale a pena considerar que se forem utilizados substratos de cultivo, não se pode adicionar húmus, pois o solo ficará supersaturado com nitrogênio e outros elementos. Neste caso, é melhor usar turfa especial..
A planta pode ser alimentada de vez em quando. A primeira alimentação ocorre um mês após o plantio – 50 g de nitrato de cálcio por 1 sq..
Pragas e doenças do açafrão
Em terreno aberto, os roedores – ratos do campo – representam um perigo considerável para esta planta. Eles não apenas comem tubérculos, mas também contribuem para a propagação de vários vírus e doenças. Os sinais de sabotagem podem ser identificados por botões comprimidos, manchas cinzentas nas pétalas. Tal flor deve ser retirada imediatamente da plantação, pois o suco que elas liberam cai sobre as plantas vizinhas e inevitavelmente leva à morte..
Doenças fúngicas que causam apodrecimento também são perigosas. Se as flores forem plantadas próximas umas das outras, o sistema radicular, que não teve tempo de se fortalecer, levará à morte da planta. Como resultado, o bulbo apodrecerá e as safras que crescem nas proximidades podem ser prejudicadas. Condições climáticas úmidas e quentes são especialmente favoráveis ao processo de decomposição. Em casa, não é difícil criar o microclima necessário para as plantas..
Outro problema que os jardineiros podem enfrentar são as larvas de insetos, que vivem por cerca de três anos. Eles literalmente “perfuram” os bulbos, fazendo com que a planta morra. Para se livrar deles, é preciso colocar cachos de grama em pequenas depressões, umedecer e cobrir com tábuas. Quando os insetos se transformam em novas iscas, eles são queimados.
Como transplantar açafrões
As flores podem crescer em um lugar por mais de 5 anos, mas é melhor plantá-las após 3-4 anos. Quando o açafrão murcha e as folhas murcham, o cormo é removido, seco e armazenado em local fresco. É desejável que a temperatura não seja superior a + 10C.
O tempo de plantio depende da variedade – se forem flores de primavera, os bulbos são plantados no solo no outono (setembro-outubro), e os de outono – na segunda metade do verão.
Em condições de interior, pode-se plantar as plantas a qualquer momento, mesmo com a floração até a data desejada, para isso precisam ser plantadas 4 meses antes do prazo. Os tubérculos são plantados no solo e deixados em local fresco e escuro (você pode usar uma adega). Se for observado que os brotos apareceram na semana 10, a temperatura ambiente deve ser reduzida. 15 dias antes da data de floração exigida, o vaso de flores é trazido para a sala. A temperatura deve subir gradativamente, portanto, inicialmente o vaso é deixado no corredor, onde fica mais fresco, depois é transferido para a sala mais fresca e, por fim, instalado no peitoril da janela, mais próximo da luz. Flores estão chegando em breve.
Reprodução em casa
Os açafrões não são difíceis de propagar. Existem duas maneiras aqui – usando sementes ou bulbos. A reprodução do cormo é usada com mais frequência, pois o processo é muito mais rápido..
Propagação de açafrão por sementes
Quando propagadas por sementes, são colhidas e cuidadosamente secas durante 7 a 10 dias. A semeadura é realizada em profundidade não superior a 1 cm, observando-se a distância entre as sementes de cerca de 5 cm. As lavouras florescerão apenas no terceiro ano, portanto este método não é muito bem recebido pelos floricultores..
Propagação de bulbo de açafrão
A forma mais simples, rápida e confiável é a propagação com lâmpadas. No solo, nas escamas do cormo-mor, aparecem pequenos bolbos. Eles formam uma nova colônia depois que o bulbo principal morre. Para garantir a atividade vital de cada um deles, eles precisam estar sentados. Após o florescimento do açafrão, os bulbos são desenterrados e armazenados até o plantio em local fresco e ventilado..
Antes de plantar, deve-se inspecionar cuidadosamente o material para que não haja sinais de mofo e apodrecimento. Deve-se notar que o plantio profundo diminuirá um pouco a reprodução vegetativa, mas os rebentos serão maiores. Em um vaso de flores, os bulbos podem ser colocados próximos uns dos outros – então você obtém um buquê vivo de verdade.
Açafrões – foto
Seguindo orientações simples, você pode obter vasos de flores e canteiros coloridos que irão encantar seus olhos. Enquanto isso, sugerimos que você admire nossa seleção de fotos dessas plantas incríveis.!