Cyclamen (90 fotos): crescendo e cuidando
A bela planta caseira ciclâmen ganhou popularidade entre os cultivadores amadores de flores por sua incomparável beleza de floração no inverno. Isso é especialmente agradável, pois é durante esse período que existem tão poucas cores brilhantes na natureza. Muitos botões exuberantes em combinação com folhagem pintada com graciosos padrões verde-prateados não podem ignorar até mesmo os mais indiferentes à floricultura. O que são ciclâmens e como cultivar tanta beleza em casa? Isso será discutido em nosso artigo..
Tipos principais
Na natureza, existem 15 espécies de ciclâmen, comuns no Mediterrâneo, perto da Ásia e no Cáucaso. Entre as culturas de interior, dois tipos são os mais populares – persa com muitas variedades excelentes e europeia, que é muito menos comum..
Ciclâmen europeu
Esta espécie tem um período de floração de maio a setembro. Os floristas não costumam plantar em vasos de flores, uma vez que é significativamente inferior em indicadores estéticos às variedades persas. As flores são muito menores – têm cerca de 2 cm de comprimento, tendo apenas uma paleta rosa.
Os tubérculos do ciclâmen europeu são freqüentemente de forma irregular com raízes caoticamente ramificadas. Além disso, esta espécie é a única não decídua entre seus parentes. Quando chega o período de dormência, ele não cresce, mas as folhas não caem..
Outra vantagem é o aroma magnífico, que vai do delicadamente agradável ao perfume de “perfume caro”. Além disso, a intensidade do cheiro depende da cor da flor – quanto mais brilhante, mais rico é o aroma.
Ciclâmen persa
As flores do ciclâmen persa são bastante grandes e graciosas, de certa forma semelhantes às asas dobradas de uma borboleta. O período de floração é outono-primavera, de outubro a março. Um fato interessante é que uma flor vive apenas 10 dias, mas durante todo o período, até cem botões podem florescer em um tubérculo.
Este tipo possui muitas variedades, que se dividem em três grupos de altura: subdimensionado (até 15 cm), médio-alto (até 25 cm) e padrão (até 30 cm). Entre eles estão variedades populares como:
– “Scarlet moth” com flores vermelhas brilhantes de tamanho médio;
– “Charlie” com botões brancos puros;
– “Sylphide”, que possui flores de romã com bordas brancas ao longo da borda das pétalas;
– “Topázio” com cor carmim, etc..
Destaca-se especialmente a série “Roccocó” – variedades da espécie persa com grandes flores duplas, onde as bordas das pétalas lembram uma franja: “Leela”, rosa claro “Rosa”, “Rosa”, “Branco com olho” etc..
Cuidado adequado com ciclâmen
Para se ter uma planta bonita, saudável e exuberante, é necessário proporcionar-lhe o clima e os cuidados mais favoráveis. Muitas vezes, após a primeira floração, o ciclame é simplesmente jogado fora, mas poucas pessoas sabem que em condições favoráveis a cultura pode se deliciar com sua beleza encantadora de botões vermelhos brilhantes por mais de um ano..
Iluminação
O ciclâmen é bastante fotófilo, mas a luz solar direta é contra-indicada para isso – isso prejudica os botões e as folhas. É melhor escolher uma janela ou loggia voltada para o lado norte para a colocação.
Temperatura
A conformidade com o regime de temperatura é um dos principais componentes do cuidado competente com ciclâmen. Visto que a planta prefere resfriamento, a temperatura ótima será de + 15… + 17C. Na estação quente, nem sempre é possível manter um microclima fresco nos apartamentos, mas é aconselhável tentar manter os vasos de flores a uma temperatura não superior a + 21ºC. Com o início da estação de aquecimento, é melhor remover as flores das baterias de aquecimento e de outros emissores de calor no ambiente. Neste caso, a sala deve ser ventilada regularmente sem criar uma corrente de ar..
Umidade
Na maioria dos casos, pulverizar ciclâmen não é necessário, exceto em calor persistente. Nesse caso, você pode usar um borrifador e umedecer o ar ao redor da planta. Nesse caso, é necessário monitorar cuidadosamente para que não caiam gotas de água sobre as flores e os brotos – isso pode levar à deterioração do seu aspecto e até à morte. Os vasos podem ser colocados sobre argila expandida úmida ou seixos, isso é especialmente verdadeiro para vasos de flores recém-adquiridos. Portanto, eles se adaptam melhor ao microclima seco do apartamento..
Rega
Para uma rega adequada, é importante saber qual ciclâmen está crescendo no vaso de flores. Se for uma variedade que floresce o ano todo, será a mesma durante todo o ano, nas demais, a rega deve ser mais intensa na época da floração. Cyclamen adora água estabilizada preparada com antecedência. Você precisa regar uniformemente, não permitindo que a água entre na planta, para não destruí-la (você pode usar um regador).
Outro método de hidratação adequado é a imersão. É necessário levar água para o recipiente, esperar até que assente. A panela deve ser imersa quase até o nível das laterais e mantida nesta posição até que um brilho de umidade apareça no chão. O pote é retirado da água, o excesso de água escorre pelos orifícios.
Fertilizantes e alimentação
Uma parte importante do cuidado com o ciclame é alimentar a planta com a adição de fertilizantes, embora alguns produtores recusem fertilizantes químicos em favor do cuidado adequado. No entanto, para que o cíclame se desenvolva corretamente, uma vez por mês pode ser alimentado com um preparado líquido “Floretta”, que contém muitos macro e microelementos que saturam qualitativamente o solo. Ao mesmo tempo, ajuda a evitar a possibilidade do aparecimento de muitas doenças que afetam as flores. Ele contém fósforo, potássio, nitrogênio, magnésio e outros aditivos úteis.
Se a cultura foi plantada a partir de sementes, com a primeira aparição de brotos, é alimentada com um ativador de crescimento. Além disso, o nitrato de cálcio é usado como fertilizante, que é aplicado ao solo a cada dez dias, enquanto a planta está crescendo..
Pragas e doenças de plantas
O ciclâmen tem alguma predisposição a vários tipos de doenças. Cuidados inadequados podem levar à formação de fungos e apodrecimento, que podem destruí-lo. Os mais perigosos são os seguintes fatores:
– O aparecimento de podridão cinzenta como resultado de fungos. Pode estar no ar ou em substratos de baixa qualidade. Um sinal de dano é uma flor cinza, transformando-se em marrom com o amolecimento dos tecidos. É melhor transplantar a planta em um novo solo e reduzir a quantidade de umidade;
– Derrota com podridão rizoctônica, devido à qual o ciclame pode morrer muito rapidamente. Nas folhas aparecem tubérculos, pedúnculos, manchas deprimidas, nas quais o fungo se multiplica. Isso pode acontecer como resultado de cuidados inadequados – alagamento, manutenção de alta temperatura. É necessário parar imediatamente de regar, transplantar a planta para um substrato bem ventilado, pode tratá-la com um fungicida, usando, por exemplo, “Provikur”;
– Doença do tubérculo, que é afetada por uma infecção fúngica e está coberta por tecido morto. Gradualmente, as folhas inferiores começam a secar e, em seguida, a planta inteira morre. O cuidado impróprio é a razão. O ciclame deve ser tratado com ridomil e criar um microclima ideal.
Além de doenças, o ciclame pode ser atacado por pragas. A planta deve ser inspecionada cuidadosamente, se pequenos insetos ou segredos pegajosos forem encontrados, tome providências com urgência. As pragas incluem o ácaro ciclâmen, cochonilhas, tripes, etc. O mais perigoso é o ácaro que se instala em uma colônia no dorso das folhas, que eventualmente se retorce e se dobra. A planta deve ser tratada com inseticidas.
Como transplantar ciclâmen
Na segunda metade do verão, o crescimento das folhas começa. Este é o melhor momento para um transplante. O vaso deve ser escolhido de acordo com a regra do ouro médio – nem muito grande nem muito pequeno, um diâmetro de 12-14 cm é bastante adequado. Como o ciclâmen é facilmente afetado por pragas, antes de plantar o solo deve ser bem cozido no vapor e tratado com uma solução levemente rosada de permanganato de potássio. A drenagem também é necessária. O tubérculo não afunda completamente no solo – cerca de metade ou 1/3 deve permanecer na superfície. Freqüentemente, a planta é transplantada junto com um torrão de terra para manter as raízes intactas..
Um ciclâmen transplantado requer frescor e luz. No início, a rega deve ser moderada, e somente quando as folhas começam a crescer ativamente, elas aumentam, adicionam cobertura de cobertura.
Reprodução em casa
Você pode realizar o procedimento de reprodução do ciclâmen em casa, mas como a planta é bastante caprichosa, principalmente nos primeiros estágios de vida, é preciso abordar com competência o preparo do solo e os cuidados. A reprodução é feita de três maneiras: por sementes, crianças e divisão do bulbo.
Reprodução de ciclâmen por sementes
As sementes podem ser compradas ou colhidas para obter novos e bonitos representantes desta planta. Ao comprar em uma loja, preste atenção ao prazo de validade – geralmente é limitado a dois anos. Em casa, após o término da floração, as vagens das sementes são formadas. Eles terão maturação de quatro meses, após o qual o material poderá ser coletado. As sementes extraídas são bem secas. O plantio deve começar no início da primavera. Antes disso, é preciso calcinar o solo de areia e turfa no forno, e embeber as sementes em um bioestimulador, por exemplo, “Epin Extra”.
Eles são plantados em um recipiente baixo com buracos umedecidos até uma profundidade de 1 cm e polvilhados com terra. É melhor cobrir a caixa com sementes com uma película preta, pois as sementes germinam no escuro a uma temperatura de 18ºC. Quando os primeiros brotos aparecem, o ciclame é transferido para uma luz brilhante e fertilizado. A primeira floração é observada após um ano ou mais..
Reprodução de ciclâmen por crianças
Ao replantar uma planta após seu florescimento, é necessário separar os bulbos bebês que surgiram no tubérculo da mãe. Eles são plantados em um recipiente separado, depois de vaporizar o solo antes disso. Eles são imersos no solo até a metade e regados. Depois de uma semana, as primeiras folhas aparecerão e a planta precisará ser alimentada pela primeira vez. Nesse caso, é necessário monitorar o nível de umidade do solo para evitar o alagamento e a formação de fungos..
Reprodução de ciclâmen pela divisão do bulbo
Durante o período de dormência do cíclame, quando floresceu, o rebento deve ser removido do solo e bem seco. A cebola é cortada de forma que cada parte contenha um rim e tratada com carvão. O material ressecado é plantado em vasos com solo solto preparado, regado e monitorado.
Cyclamen – foto
Para descobrir como pode ser a aparência de um ciclame, sugerimos que consulte nossa seleção de fotos. Aqui você encontrará as melhores fotos com plantas coloridas, entre as quais poderá navegar e escolher o tipo de ciclâmen que deseja ver em sua casa. Boa visualização!