Hippeastrum (55 fotos): tipos e cuidados
Hippeastrum é um representante da flora sul-africana da família Amaryllis. A diversidade do gênero atinge 90 espécies diferentes. É uma planta extremamente popular, apreciada por suas inflorescências invulgarmente belas e grandes. Mas conseguir uma floração de alta qualidade é bastante difícil, porque a flor vem dos trópicos e, portanto, é muito exigente e exigente em cuidados. Vamos tentar juntos descobrir como cuidar dessas lindas flores..
Tipos de hippeastrum
Os criadores nos presentearam com mais de dois mil híbridos de uma planta autêntica. A diferença mais notável entre eles está na cor e no formato das flores..
O palácio Hippeastrum se espalhou entre os conhecedores de plantas de interior. Possui grandes flores vermelhas apresentadas em um pedúnculo carnudo. Por sua vez, é subdividido em várias variedades principais:
1. Vermelho – caracterizado pela presença de estreitas faixas verdes nas pétalas vermelhas ou rosa;
2. Royal – tem flores pontiagudas escarlates que se assemelham a uma estrela. Cresce a uma altura excepcionalmente alta;
3. Colunar – brota cerca de seis delicadas inflorescências com funis tubulares incomuns. Cor típica de salmão.
Existe uma classificação do hippeastro com base na origem, forma ou tamanho e no momento do florescimento da planta. É representado por vários grupos de híbridos: com amarílis beladona; com orquídeas; com flores tubulares longas; híbridos Leopold e outras espécies.
Em uma variedade tão grande, apenas especialistas reais podem descobrir. Compilamos uma pequena lista das cores que são mais frequentemente encontradas em interiores:
A espécie de Harrison – direto do Uruguai, tem lindas flores brancas com uma linha vermelha descendo no centro. Requer alta umidade e um período de dormência em um ambiente fresco.
Hippeastrum Nelson – encontrado naturalmente na Bolívia, uma espécie bastante rara. Tem uma forma e uma cor incríveis. Lindas pétalas de cor creme com borda vermelha.
Doran – cresce nas margens do rio Orinoco. Tem pétalas de rosa brilhante circundadas por uma faixa branca.
Hipeastro argentino – apresenta-se de aspecto branco e distingue-se pelo aroma mais delicado. Possui flores onduladas e pontiagudas.
Esta é apenas uma pequena parte de todas as espécies existentes, mas é importante notar um fato importante – qualquer que você escolher, esta planta irá deliciá-lo todos os dias graças às suas folhas suculentas e dar um aroma delicado pelo menos um mês por ano..
Hippeaustrum em flor
A flor do hippeastrum é realmente muito bonita, tantas donas de casa tentam fazer de tudo para admirar o florescimento dessa linda planta. Os espécimes jovens florescem não mais do que uma vez por ano, mas os espécimes mais maduros florescem duas vezes.
Se sua flor não florescer por um longo tempo, você precisa fertilizá-la. No início do outono, certifique-se de organizar um período de dormência. Leve a panela para um local fresco e pare de regar até cerca de janeiro. A rega deve ser reiniciada com cuidado, reorganizando a planta em um local claro. Após esses procedimentos, os botões jovens aparecerão dentro de 3-4 semanas..
A planta dará 2-6 flores. Normalmente, o ciclo de floração ocorre em três semanas – desde o aparecimento dos primeiros botões até a murcha completa. A quantidade de tempo que leva para o hippeastro liberar flores depende das condições de temperatura. Por exemplo, se o ambiente estiver quente o suficiente, tudo acontecerá muito rapidamente. Se a planta tiver vários pedúnculos, a floração demora mais e pode durar até 1,5 meses..
Métodos de reprodução
A reprodução ocorre de duas maneiras – semente e vegetativa. Para obter sementes, é necessário polinizar as flores com um pincel. Quando a vagem da semente é formada, leva cerca de 2 meses para amadurecer. Mas primeiro, você precisa embeber todas as sementes em uma solução fraca de ácido bórico. Observe que as plantas com inflorescências brancas não são consideradas as mais férteis para sementes fortes..
No segundo caso, a reprodução ocorre da seguinte forma. Quando as duas primeiras folhas aparecem na planta, elas são transplantadas para outros vasos. Além disso, os bulbos adultos às vezes liberam bebês que, após alguns meses, estão prontos para o transplante..
Transferir
Esta flor sul-africana obtém seu alimento principal do solo, portanto, as plantas maduras precisam ser replantadas todos os anos. Para que as flores apareçam antes, o vaso deve ser apertado. A distância das lâmpadas às bordas do recipiente deve ser de cerca de 3 cm. A lâmpada deve ter aproximadamente metade da profundidade, tome cuidado com isso.
O replantio é melhor feito na primavera, 3 semanas após o último dia de floração. Se você está convencido de que as raízes da planta são saudáveis, não deve podá-las. Remova o excesso de partes até atingir as camadas densas e carnudas de cor branca. Em seguida, coloque as raízes em uma solução fraca de permanganato de potássio por meia hora e limpe os bulbos com cuidado, mas completamente. A propósito, muitas vezes acontece que as raízes soltam os filhos, também é melhor retirá-las para que não retirem posteriormente energia da flor-mãe.
O solo pode ser adquirido pronto em loja especializada ou montado com os seguintes componentes: solo de gramado; folhas de húmus; areia de rio; turfa.
Preste atenção aos potes de cerâmica – eles permitem que o hippeastro respire, especialmente porque é improvável que tombem sob a influência do peso.
Cuidados domiciliares para hippeastrum
O cuidado diário com este tipo de flores não requer muito esforço. Ele precisa de iluminação forte durante a maior parte do dia. Por isso, é aconselhável colocar a panela nos peitoris da janela a sul. As variedades com queda de folhas necessariamente requerem descanso em um local escuro..
A temperatura ambiente tem um efeito positivo na expectativa de vida e nos períodos de floração. No inverno, a temperatura pode ser reduzida para + 11C, e no verão, colocar a flor ao ar livre, evitando passar por locais. Esta planta prefere um ambiente estável, ondas de frio agudas ao anoitecer são indesejáveis..
A umidade do ar tem pouco efeito sobre esta flor. As folhas podem ser limpas com um pano úmido ou borrifadas com água. Não é necessário realizar este procedimento regularmente..
Cuidando do hippeastrum no jardim
A maioria dos jardineiros nota que em condições naturais, a flor é muito melhor, apesar de sua origem. No solo, o bulbo cresce várias vezes. É preciso lembrar que se trata de uma planta perene, por isso o bulbo deve ser armazenado com cuidado e mantido saudável. Esta é a única garantia de um hippeastro lindo e florido..
O Hippeastrum é plantado na primavera, quando o solo já está completamente aquecido, e no inverno os bulbos são retirados do solo, caso contrário, eles simplesmente congelam. As plantas hibernam sem folhas e raízes, então você precisa limpá-las dessas partes.
Forme as camas em um local com sombra. Cave o solo antes de plantar, acrescente um pouco de cinza, húmus e areia de rio. Plante de forma que o bulbo fique 1–2 cm acima do solo..
Regue a planta uma ou duas vezes por semana, dependendo das condições meteorológicas. Se a planta disparar uma flecha muito cedo, vale a pena cortar o rebento. Após tal procedimento, folhas viçosas e fortes aparecerão..
Observe as plantas – uma crosta densa não deve se formar ao redor delas e as ervas daninhas não devem crescer, livre-se delas assim que notar.
É melhor retirar as plantas do solo no início do outono e colocar os bulbos em local fresco com temperatura do ar de + 13 … + 15C.
Doenças e tratamento do hipeastro
Se sua flor desacelerou ou parou de crescer completamente, verifique os bulbos com urgência. Eles podem estar infectados com fungos ou danificados por várias pragas. A melhor maneira de salvar a planta é tratá-la com um agente especial e transplantá-la para um solo fertilizado e saudável..
Quando as pontas das folhas começam a ficar marrons, isso indica ar seco ou baixos níveis de potássio. Instale um umidificador de ambiente, fertilize o solo e seu hippeastro se recuperará.
Os fertilizantes líquidos são usados para manter a saúde e a beleza da planta. A primeira alimentação deve ser feita quando o pedúnculo ultrapassar 15 cm. Este procedimento deve ser realizado uma vez a cada duas semanas até o início do período de dormência.
Período dormente
Quando as folhas de seu hippeastro caem, começam a amarelar e o volume do bulbo aumenta, isso sinaliza a preparação para um período de dormência. Você precisa aparar as folhas, terminar de regar e alimentar. Depois disso, a panela é transferida para um local fresco e escuro. A temperatura permitida para uma planta durante este período será + 10 … + 15C.
Todo o processo vai do início de setembro ao final de dezembro. É muito importante evitar que o bulbo seque. Para fazer isso, adicione um pouco de água à panela cerca de uma vez por mês. Quanto melhor passa o período de descanso, mais magníficas serão a floração e o aspecto da flor..
Hippeastrum – foto
Hippeastrum costuma ser destilado no Ano Novo e na véspera de Natal. E este é sem dúvida um bom motivo para decorar o interior com flores para o feriado. No pico da floração, a planta parece muito brilhante e solene, por isso o melhor é colocá-la em um lugar bem visível na sala de estar – deixe-a se tornar a principal decoração da decoração de Ano Novo!