Spathiphyllum (70 fotos): tipos e cuidados
O nome Spathiphyllum vem das palavras gregas spathe, véu e phyllon, folha. Entre as pessoas, esta planta é creditada com a habilidade mágica de atrair o amor para dentro de casa, talvez seja por isso que é freqüentemente dada a moças solteiras e mulheres que querem arranjar uma vida pessoal. Spathiphyllum, que também é chamado de “felicidade feminina”, “flor do amor” ou “vela branca”, é bastante despretensioso e cresce bem em condições normais de interior, decorando o interior com um buquê exuberante de folhas e inflorescências de aparência incomum.
Descrição e tipos de espatifilo
Como a maioria dos membros da família Aronnikov, spathiphyllum vem de latitudes tropicais e subequatoriais. Sua distribuição natural são as florestas úmidas da América Latina, Indonésia, Nova Guiné e Filipinas. Lá, matagais perenes prevalecem em áreas pantanosas, nas margens de rios e riachos..
Spathiphyllum é caracterizado por folhas lanceoladas bastante grandes com veias em relevo. Na ausência de caule, eles crescem diretamente do solo, liberando muitos brotos laterais. Periodicamente, inflorescências de espiga delgada, cobertas por uma grande pétala, emergem da roseta verde-escura. Pela forma, a “colcha” copia as folhas, mas difere delas pela textura e cor mais delicadas. A tonalidade mais comum é o branco, embora, como resultado da seleção ou da introdução de corantes, possam aparecer variedades de vermelho vivo, rosa e amarelo.
São classificadas 50 espécies de plantas do gênero Spathiphyllum, que, por sua vez, são divididas em cinco seções. Variedades populares incluem cannoli spathiphyllum, spathiphyllum de floração abundante, spathiphyllum de Humboldt, adorável spathiphyllum, spathiphyllum em forma de colher, spathiphyllum de Schlechter. Os produtores amadores de flores preferem variedades baixas de interior.
Spathiphyllum com floração abundante
Ele difere favoravelmente de suas contrapartes com um longo período de floração e um número relativamente grande de botões. Com os devidos cuidados, bandeiras brancas vão adornar a planta durante todo o ano.
Spathiphyllum adorável
Possui folhas grandes (cerca de 10 cm de largura e até 25 cm de comprimento) com uma agradável textura fosca. A pétala do pedúnculo não é branca como a neve, mas esverdeada, e após o murchamento da espiga, ainda mais cloroplastos são sintetizados no ‘cobertor’.
Spathiphyllum Picasso
É apreciado pela coloração incomum das folhas. Em uma planta, eles podem brilhar com belos traços largos – branco cremoso, verde claro, verde escuro, marrom. Esta variedade em uma estufa doméstica parece muito pitoresca, mesmo em uma época em que não há flores desabrochando..
Dominó Spathiphyllum
Ele também tem folhas coloridas variegadas, mas as veias claras e escuras se alternam nelas com mais freqüência do que em Picasso, e estão localizadas de forma mais simétrica. Em um fundo bicolor, pétalas brancas – “colchas” não contrastam tanto quanto em fundo monocromático, portanto, o fato de florir quase não tem efeito na decoratividade desta espécie..
Sensação de Spathiphyllum
Uma das maiores variedades de interior, podendo atingir 1,5 m de altura. Suas folhas são verde-escuras, com 40 a 80 cm de comprimento, e as flores são grandes e duráveis. Esse “arbusto” herbáceo ajudará a criar a atmosfera dos trópicos no interior, além de purificar perfeitamente o ar, convertendo dióxido de carbono em oxigênio..
Cuidado Spathiphyllum
Ao comprar spathiphyllum em uma floricultura, você não pode se preocupar se um convidado exótico criará raízes em um parapeito de janela comum. Esta planta tolera até mesmo condições desfavoráveis, como falta de rega semanalmente, horas de luz do dia curtas ou temperaturas reduzidas para + 10ºC. Após a retomada de um clima adequado, a flor voltará ao desenvolvimento normal, mas para o aparecimento regular das “bandeiras” brancas e o esplendor das folhas perenes, ela deve proporcionar o máximo conforto sem as situações estressantes descritas acima..
Iluminação
A luz solar ligeiramente difusa é muito importante para os representantes da flora subtropical, portanto, não é desejável colocar o vaso com espatifilo em um canto escuro. Peitoris de janela sudeste e sudoeste, sacadas ou varandas fechadas são muito mais adequados para ele..
A falta de sol leva ao esgotamento das folhas e à interrupção da floração, mas os raios escaldantes também têm um efeito prejudicial na planta. Não há necessidade de iluminar o “veleiro branco” – no período outono-inverno ele simplesmente retarda o processo de crescimento, reduzindo a necessidade de fotossíntese.
Rega
A umidade constante do solo e do ar é uma das condições mais importantes para o cultivo de espatifilo. Regue generosamente à medida que a camada superficial do solo seca, deixando um pouco de água na panela. Também não faz mal nenhum borrifar as folhas com um borrifador. O líquido deve estar à temperatura ambiente, em pé. A rega excessiva não deve ser permitida em condições de frio – se no inverno a sala não aquecer a valores confortáveis, é melhor deixar o solo meio seco.
Temperatura
Para que o spathiphyllum cresça bem e floresça profusamente, um clima quente deve ser mantido na sala onde ele se encontra. Os indicadores ideais são considerados + 22 … + 28C, no inverno a linha não deve cair abaixo de + 15C, mas se possível, é melhor levar a flor para um local mais confortável. Também é importante notar que a “felicidade feminina” não reage bem a correntes de ar, por isso você não deve deixá-la perto de uma janela aberta..
Fertilizantes
O tempo de desenvolvimento ativo em spathiphyllum vai de março a setembro. Este período é responsável pelo crescimento maciço de novas folhas e pelo aparecimento regular (idealmente, durante todo o ano) das flores. Para estimular os processos vegetativos, a planta é regada a cada 1-2 semanas com água com a adição de um agente mineral complexo contendo nitrogênio, fósforo e potássio. É melhor comprar um fertilizante pronto para flores e aplicá-lo seguindo as instruções. Spathiphyllum percebe muito bem a alimentação com matéria orgânica – para isso, um pouco de verbasco ou húmus pode ser misturado ao solo.
Reprodução e transplante de espatifilo
Como regra geral, um arbusto de spathiphyllum comprado ou doado é primeiro deixado em um recipiente de transporte por 2 a 3 semanas para se adaptar às novas condições, regando-o regularmente. Então você precisa encontrar uma capacidade não muito grande – caso contrário, todas as forças irão para o crescimento das raízes e a floração irá parar por um longo tempo.
O processo de transplante é assim: a drenagem (pequenos seixos, cascas de ovo quebradas, perlita) é colocada em uma camada baixa no fundo para que o excesso de água possa escoar. Em seguida, adicione um pouco de terra para vasos, sacuda suavemente as raízes da terra velha, afunde-as em um novo vaso e cubra-as com o restante da terra, batendo levemente. Depois disso, a planta é generosamente regada com água morna..
O solo para spathiphyllum deve ser muito solto e poroso. A melhor opção é uma mistura de grama decídua com a adição de turfa ou substrato de coco em proporções iguais. A terra pode ser enriquecida adicionalmente com húmus recuperado há 3-4 anos – a matéria orgânica vai nutrir a planta, tornando-a exuberante e saudável.
Quando as folhas do “veleiro branco” ocupam a maior parte do recipiente, são plantadas em novos vasos. Para isso, os rebentos nas laterais são separados junto com as raízes (pode-se arrancar ou cortar com uma faca, tesoura) e replantados em solo adequado. Na verdade, esse método é a única opção de reprodução do spathiphyllum usado pelos produtores de flores..
Se você cultivar essa cultura a partir de sementes, as flores de novos brotos terão que esperar pelo menos 4 anos. Neste caso, apenas sementes recém-colhidas devem ser usadas. São semeados imediatamente em solo quente e muito úmido sob uma camada de cobertura morta que evita que a parte superior do solo seque, coberto com papel alumínio ou vidro e deixado até que apareçam brotos ao sol a uma temperatura de + 23 … + 26C. Em seguida, mantenha as condições usuais para mudas de plantas que gostam de calor..
Spathiphyllum – foto
Esta planta vai caber perfeitamente no interior do seu apartamento ou casa, ficará muito bem no jardim ou na varanda. Para quem busca inspiração, recomendamos que antes de iniciar a seleção e o cultivo de uma flor, dê uma olhada em nossa seleção de fotos de espatifilos. Desejamos-lhe uma agradável visualização!