Projeto de cozinha de estilo escandinavo (80 fotos)
A cozinha é um dos cômodos mais importantes da casa, pois aqui o processo de preparação dos mais diversos pratos está em constante movimento, realizam-se jantares de família e reuniões de convidados. O espaço deve ser cuidadosamente planejado, as áreas funcionais necessárias devem ser colocadas e ao mesmo tempo o espaço e o conforto da lareira devem ser preservados. Para deixar a sua cozinha assim, aconselhamos que preste atenção ao estilo escandinavo. É perfeito para salas de qualquer tamanho, conferindo-lhes um ambiente especial e incomparável, propício para cozinhar e comer com moderação..
Características do estilo escandinavo
O estilo escandinavo pode ser chamado, talvez, o mais modesto. Estética simples combinada com cores claras, materiais naturais, decoração minimalista e muitas fontes de luz locais enfatizam a identidade e ordem do ambiente. A Noruega e a Finlândia são consideradas a pátria geográfica da direção, embora muitas características tenham sido transferidas do interior tradicional sueco para cá. Embora o estilo escandinavo tenha se desenvolvido ao longo dos séculos, seu reconhecimento oficial ocorreu apenas em 1954 na América, em uma das exposições de design.
A presença de decoração de parede maioritariamente branca, tapetes quentes e móveis de madeira deve-se às condições naturais especiais, onde o clima rigoroso obrigou a população a construir rapidamente habitações quentes e confortáveis. Muitas fontes de luz na forma de lustres, arandelas, lâmpadas de chão, candelabros maciços fornecem um nível de iluminação suficiente, de que os povos do norte muito precisavam. O desejo por um interior bem iluminado também é enfatizado pelo plano geralmente aberto, onde a cozinha flui suavemente para a sala de jantar e depois para a sala de estar, e um grande número de janelas preenche o ambiente com o máximo de luz natural.
Detalhes decorativos luxuosos não são bem-vindos aqui, porém uma cozinha de estilo escandinavo sempre parece aconchegante devido à grande quantidade de madeira presente nos móveis e na decoração..
Cores para a cozinha
A principal característica na direção é um fundo claro com detalhes contrastantes. O interior escandinavo é dominado por um esquema de cores brancas, proporcionando muita luz e espaço livre. Além do esquema de cores branco neve, você pode encontrar aqui as cores marfim, leite assado, creme de baunilha, areia clara, tons claros de cinza, verde e azul. O destaque é feito por cores como preto (asfalto, grafite), amarelo, verde e, claro, marrom como tonalidade principal da madeira..
Se você é um oponente categórico do design branco natural, pode experimentar uma combinação de tons de parede e um fone de ouvido. Por exemplo, escolha um conjunto de um tom de azul suave para as paredes de cinza claro ou, inversamente, instale móveis brancos contra o fundo de superfícies de parede azuis. Fazem o mesmo com as outras tonalidades – se quiser fazer a cor da cozinha, é importante que haja pelo menos um ligeiro contraste entre o revestimento e o conjunto..
Materiais de Decoração
Na hora de escolher os materiais de acabamento para a cozinha, é necessário levar em consideração que esta sala possui um microclima especial, onde reina a alta umidade, portanto, será necessário um revestimento resistente. Além disso, contaminação frequente é possível aqui, incluindo gotas oleosas, fuligem, por isso é necessário escolher materiais que se lavem bem sem perder sua aparência original.
Piso
Na concepção do pavimento predomina o tabuleiro de madeira, muitas vezes pintado de branco. Você pode substituir o material por um laminado resistente à umidade ou linóleo que imita a madeira. Nos estúdios, os escandinavos preferem cobrir o chão com o mesmo material em toda a área, o que confere largura ao espaço..
No território da área de trabalho, pode-se usar ladrilhos cerâmicos, que são mais práticos e fáceis de limpar. Pode ser perfeitamente branco, ter uma sombra ou, novamente, imitar uma superfície amadeirada..
A decoração parcial com ladrilhos de patchwork fica linda, o que vai adicionar um toque de humor alegre. Na área de jantar, um tapete aconchegante com padrões étnicos feito de materiais naturais não interfere.
Paredes
As paredes da cozinha em estilo escandinavo são decoradas em tons de branco, cinza claro e bege frio. A decoração deve ser o mais simples possível, sem brilho, brilho e padrões brilhantes.
Pintar ou caiar seria ideal para direcionar; você pode usar papel de parede lavável na área de jantar. Para variar, você pode pegar emprestadas telas de loft que imitam a alvenaria. Painéis de PVC também são usados ativamente, as telhas cerâmicas são as melhores opções para paredes na área de trabalho..
O avental acima do tampo da mesa merece atenção especial. Muitas vezes, atua como um elemento decorativo brilhante, então aqui você pode sonhar com skinals multicoloridos, ladrilhos padronizados ou fazê-lo na forma de um plano de ardósia preta, que dará profundidade ao espaço..
Teto
O teto nas cozinhas escandinavas é pintado, colado com papel de parede ou decorado com telas elásticas foscas. A cor é preferencialmente branca, pois aumenta muito o volume de toda a sala. Não há lugar para estruturas complexas de gesso cartonado, a menos que você decida diversificar o interior com imitação de vigas de teto, o que enfatizará a direção do estilo. Se a cozinha estiver em uma casa de madeira particular, é melhor deixar as vigas à vista..
Móveis e eletrodomésticos para cozinha
As cozinhas escandinavas são caracterizadas por móveis sólidos feitos de espécies de madeira clara. Muitas vezes, é aberto adicionalmente com uma camada de tinta esbranquiçada para tornar o interior mais claro. As superfícies mate são preferidas, embora as superfícies brilhantes também sejam encontradas em pequenas cozinhas modernas. Para evitar que a sala pareça desordenada, os elementos de decoração mais necessários são usados aqui..
A camada superior do móvel pode ser em prateleiras abertas ou com portas de vidro, o que ilumina visualmente o espaço. Um conjunto de luzes contra o fundo das mesmas paredes pode criar uma atmosfera entediante, o que ajudará a neutralizar o design original da bancada em cores escuras ou uma superfície de metal (pedra). Quanto à área de jantar, uma mesa de madeira maciça com um superfície envernizada ou um balcão de bar largo é apropriado..
Na cozinha não se pode prescindir de equipamentos, o principal é escolhê-los de forma a não violar a originalidade das tecnologias modernas. É melhor recorrer à opção de aparelhos embutidos que não distraiam a atenção com seu brilho metálico e superfícies lustrosas. Uma geladeira é um elemento importante da mobília, que não deve ser menos bonita do que a mobília. Normalmente tem dimensões bastante sólidas e é instalado mais perto da janela. Na produção moderna, a tecnologia passou a produzir produtos adaptados a estilos diferentes, e é bem possível encontrar uma geladeira que combina com o caráter nórdico..
Iluminação e decoração
Nas condições adversas do norte, os escandinavos estão acostumados a usar muitos acessórios de iluminação diferentes para preencher suas casas com o máximo de luz e calor. Uma variedade de pontos de iluminação podem estar presentes na cozinha ao mesmo tempo: um lustre central, lâmpadas pendentes acima do balcão do bar ou da mesa de jantar, um sistema de iluminação localizada acima da área de trabalho, arandelas e até mesmo uma luminária de chão com pés altos. Freqüentemente, as próprias lâmpadas são elementos decorativos magníficos, com formas geométricas não padronizadas..
Elementos têxteis ajudam a decorar o ambiente e trazem conforto aos tons frios da decoração: capas de cadeiras, almofadas decorativas macias, toalhas de mesa, toalhas, tapetes de chão com ornamentos étnicos. Nos peitoris e mesas, você pode colocar vasos de flores vivas ou vasos com flores, faiança brilhante com frutas. As paredes estão decoradas com quadros em molduras de madeira, pôsteres ou prateleiras abertas para livros de receitas.
Design de interiores de cozinha de estilo escandinavo – foto
O estilo escandinavo é dotado de liberdade e pureza, contenção e, ao mesmo tempo, conforto incomparável. É ideal tanto para pequenos interiores como para amplas cozinhas-salas de jantar, como sugerimos que veja nos exemplos das fotos da nossa galeria. Aqui estão muitos projetos de sucesso que impressionarão até o esteta mais exigente. Boa visualização!