Com que design para decorar uma cozinha moderna. Country, provençal, alta tecnologia ou minimalismo?
A cozinha moderna há muito deixou de ser um espaço dedicado exclusivamente à cozinha. As pessoas atribuem um papel cada vez maior ao componente estético desta sala. Portanto, hoje em dia se dá muita atenção à escolha do estilo de decoração do interior da cozinha. De acordo com as tendências da moda atual, os designers recomendam dar preferência aos clássicos, oi-tech, minimalismo ou provençal. Estes quatro estilos de decoração de espaços de cozinha em plena popularidade, e devido à sua versatilidade, permitem-lhe satisfazer os desejos de pessoas com gostos e capacidades financeiras diferentes..
O design clássico da cozinha é sempre uma boa solução
A principal característica distintiva de uma cozinha de estilo clássico é a sua natureza orgânica. Cada detalhe neste espaço está em seu lugar, tem um propósito funcional claro e, ao mesmo tempo, traz seu próprio “sabor” para a estética geral da “imagem”.
As características de tal interior incluem:
- a presença de fachadas feitas de materiais naturais (ou sua imitação de alta qualidade);
- paleta de cores calmas;
- variedade de elementos decorativos.
A maior parte do interior clássico da cozinha são os móveis. Deve-se dar preferência aos fones de ouvido espaçosos, por trás das belas fachadas das quais será possível esconder todos os inúmeros atributos para cozinhar e pôr a mesa. Móveis em tons de verde oliva, bege, creme ou azul se encaixam melhor nesse espaço..
As alças processadas em bronze ou cobre são consideradas uma “característica” de seu design. Todos os detalhes do interior da cozinha clássica devem se sobrepor na cor ou na decoração, portanto, é recomendável prestar atenção especial à escolha dos tecidos e materiais de acabamento.
Country ou Provence – que estilo dar preferência?
Olhando para o interior de uma cozinha, alguém a definirá como Provença, outra pessoa como país. Entre si, esses estilos são realmente semelhantes em muitos aspectos, mas também existem diferenças significativas. O país gravita em torno de tudo o que é natural, funcional, nele a pretensão e o brilho são inaceitáveis. Maciço, sólido Móveis para cozinha nesse estilo deve conter um mínimo de elementos decorativos, a prioridade para ele são os tons “quentes” – bege, areia, marrom claro, etc. As adições têxteis ao interior são bem-vindas de todas as maneiras possíveis, e é bom se estampas características estiverem presentes em seu design – uma gaiola, tira, bolinhas. Na maioria das vezes, o estilo campestre é usado para espaços de cozinha em chalés de verão e em casas de campo, mas pode caber organicamente em um apartamento padrão..
O estilo provençal no espaço da cozinha foi pensado para trazer graça, simplicidade e leveza. Um detalhe importante – tal interior implica necessariamente a presença de luz natural brilhante..
Para criar uma atmosfera acolhedora da verdadeira Provença francesa, os seguintes são adequados:
- Conjuntos de móveis elegantes com pernas;
- paredes cobertas com tinta ou cal;
- têxteis com bordados ou ornamentos;
- estatuetas de porcelana ou cerâmica, painéis, vasos, etc..
Tons contidos, mas sofisticados – marfim, lavanda, onda do mar, leitoso são considerados os mais preferidos para decorar uma cozinha em estilo provençal. Flores frescas devem ser adicionadas ao interior em qualquer oportunidade conveniente..
Alta tecnologia e minimalismo para o interior da cozinha – características distintivas
Esses dois estilos de design de interiores de cozinha começaram a ser usados há relativamente pouco tempo e podem ser chamados com segurança de uma homenagem à moda moderna. Hi-tech é uma associação absoluta com tecnologias avançadas e inovadoras. Este estilo gravita em torno de formas simples e lacônicas, iluminação panorâmica. Os materiais “favoritos” para o interior da cozinha são plástico, vidro, metal. Existe uma tendência interessante quanto à escolha da cor do ambiente: móveis, paredes, decoração – tudo pode ser conservado no mesmo tom pastel. Ao mesmo tempo, não haverá problemas com o zoneamento da cozinha, já que ela será totalmente abastecida por inúmeras lâmpadas halógenas e LED localizadas em diferentes níveis..
Os EUA são chamados de pátria do minimalismo, as características distintivas do estilo são a severidade, clareza de linhas, uma rejeição completa da decoração, racionalidade. No design do espaço da cozinha, os materiais “frios” ou sua imitação de alta qualidade devem prevalecer – concreto, metal, vidro, plástico, pedra. Os designers recomendam uma atenção especial ao mobiliário da cozinha em estilo minimalista. Fones de ouvido modulares e espaçosos com fachadas em branco parecem mais adequados nele. Eles devem esconder não apenas toda a parafernália de cozinha, mas também a quantidade máxima de eletrodomésticos. O minimalismo é projetado para criar uma ilusão realista de um espaço infinito, não sobrecarregado com objetos triviais.