Design clássico do quarto (70 fotos)
Apesar de muitas outras opções, os clássicos sempre permanecem no auge de sua popularidade. O seu ambiente harmonioso contribui para um descanso completo, dá uma sensação de paz e tranquilidade. Esta é realmente uma escolha real para aqueles que valorizam o conforto e a estabilidade. Nós convidamos você a ver o quão luxuoso é o estilo clássico no interior do quarto, olhando para a foto!
Características do estilo clássico
Traduzido do latim, “classicus” significa exemplar. Isso é exatamente o que o interior clássico é – a simetria da proporção áurea, as proporções ideais e o esplendor antigo reinam nele. A sala impecavelmente decorada lembra apartamentos de palácio com sua decoração requintada, onde cada detalhe é parte integrante de um único conjunto.
A inspiração para o design clássico dos quartos pode ser encontrada na herança cultural da Grécia e Roma Antigas, na arquitetura renascentista europeia, nas residências nobres, nos teatros e nas galerias. Nem todos esses lugares precisam ser visitados – há fotos e vídeos dos quais é fácil pegar emprestado ideias interessantes..
Esquema de cores
Uma característica dos clássicos é a contenção aristocrática. Tudo é dominado por suaves cores naturais, sombreadas pelo brilho de metais preciosos, e os contrastes quase nunca são usados. A única exceção a essa regra 4 pode ser o marrom escuro ou o preto, que está presente na decoração de móveis, mas esta é, antes, a influência da moda moderna..
Quarto branco em estilo clássico
A cor branca pura, embora seja básica, não é frequentemente encontrada no design de um quarto clássico. Os tons pastel claros do espectro quente são mais comuns: baunilha, creme, pêssego delicado, rosado. O teto é pintado de branco sem impurezas, os pedestais emoldurando-o, moldagem de estuque de gesso, às vezes – estofamento de couro da cabeceira e pufes.
Quarto bege em estilo clássico
Um quarto clássico em tons de bege tem um charme especial: paredes bege-rosadas, móveis e tecidos claros criam uma atmosfera caseira e discreta, propícia à privacidade e ao relaxamento noturno. Comparado com o branco brilhante, o bege absorve mais luz do que reflete, o que evita sombras fortes e reflexos do sol..
Quarto marrom em estilo clássico
Espécies de árvores caras têm o direito exclusivo de decorar um quarto em estilo clássico. Normalmente, eles são envernizados em tons de marrom avermelhado, chocolate e castanho, mantendo seus padrões de corte exclusivos. As texturas amadeiradas de marrom escuro mais vantajosas parecem cercadas por turquesa, bege, creme e dourado..
Quarto clássico em cor dourada
O brilho nobre do ouro é um atributo essencial do estilo clássico. É o complemento perfeito para acabamentos e móveis brancos nítidos. Acessórios folheados a ouro, molduras, todos os tipos de monogramas e papel de parede dourado darão ao quarto uma aparência verdadeiramente luxuosa..
Materiais e decoração do quarto
A base do design clássico é a decoração das paredes, teto e chão. Tudo isso deve ser perfeitamente uniforme e suave, porque apenas contra um fundo limpo você pode equipar um quarto verdadeiramente real. É aconselhável escolher materiais da mais alta qualidade – o seu preço justificar-se-á com uma longa vida útil e elevadas características estéticas.
Paredes
Para criar um ambiente aconchegante, as paredes de um quarto de estilo clássico são decoradas com grande elegância: pode ser gesso veneziano, tecidos caros, papel de parede luxuoso com serigrafia. Uma combinação de texturas semelhantes em material e cor é freqüentemente usada. Ao mesmo tempo, é feita uma camada mais decorativa em forma de painel, do qual pode haver bastante (dependendo da metragem da sala).
A vertical necessária ao quarto é dada por colunas ou saliências estilizadas para eles, graças às quais o teto parece mais alto, e o interior adquire um toque estiloso. Linhas horizontais podem formar gesso fino ou lancis de madeira. Os nichos arqueados parecem muito bonitos acima da cabeceira da cama..
Piso
Para pisos clássicos, geralmente é usada madeira. Fora da competição – parquet monocromático natural, embora em alguns casos possa ser substituído por laminado. Os tapetes persas de seda com um padrão discreto são muito adequados para o quarto. A cor do piso deve estar em harmonia com o resto do projeto, sem criar contraste. Os tons escuros precisam ser repetidos em móveis e acessórios, enquanto os tons claros são mais versáteis. A única coisa a evitar são as madeiras com um tom quente (amieiro, abeto, pinho).
Teto
A altura mínima do teto para um quarto de estilo clássico é de 2,8 m. Em um cômodo pequeno, basta nivelá-lo e pintá-lo de branco, decorando-o com rodapés bem organizados em todo o perímetro. Mas em um espaçoso – como regra, eles fazem uma estrutura de dois níveis com bordas curvas. No interior, pode ser usada uma tela leve elástica com uma textura fosca monocromática ou impressão de fotos na forma de afrescos, as partes externas são frequentemente decoradas com estuque de gesso ou pintura dourada.
Móveis de quarto de estilo clássico
Em um quarto clássico, é preferível escolher móveis que se caracterizem pela solidez e confiabilidade. Um exemplo dessa tendência podem ser as coleções de elite das fábricas italianas. Ao contrário de outros tipos de design mais democráticos, os clássicos não permitem a fragmentação dos objetos – aqui todos os móveis devem ser fornecidos com um conjunto atencioso com decoração idêntica.
O lugar central, é claro, é ocupado por uma cama com uma maciça cabeceira entalhada, couro claro ou estofamento de veludo. Às vezes pode ser decorado com detalhes forjados, dourados.
Às vezes, um dossel ajuda a criar uma atmosfera romântica e separar a área de dormir do resto do espaço – um tecido fino translúcido de cores claras ou cortinas luxuosas presas a uma cornija especial. O dossel fica melhor em quartos amplos e bem iluminados..
Além da cama, o quarto pode precisar de mesas de cabeceira, cômoda, penteadeira, espelho, pufes com veludo ou guarnição de couro. Se um gabinete for instalado, ele deve se encaixar no conceito geral. Normalmente, nesses casos, são escolhidos designs de swing antiquados. As portas deslizantes podem caber apenas em vidro opaco “gelado” com um padrão intrincado.
Antiguidades são bem-vindas em um quarto de estilo clássico, mas devem parecer novas e brilhar como uma peça de museu.
Iluminação
A luz suave e suave inerente aos clássicos é perfeita para o quarto. O brilho intenso de lâmpadas fluorescentes, elementos fluorescentes ou neon, diodos pontuais são inaceitáveis aqui. As lâmpadas economizadoras de energia com espectro de branco quente são ideais. Mas as lâmpadas nas quais deveriam ser colocadas são uma arte completa..
Em primeiro lugar, um grande lustre em forma de castiçal de ferro forjado, abajures simétricos ou várias gotas de cristal certamente se destacarão no centro da sala. Você pode pendurar arandelas nas paredes no mesmo estilo ou usar lâmpadas de cabeceira, uma luminária de chão.
É muito bom se a luz lateral fraca realçar os elementos decorativos: belas pinturas, painéis, nichos, estatuetas.
Têxteis e decoração
Para um quarto de estilo clássico, os têxteis devem ser selecionados com especial cuidado, porque no final é ele quem confere ao quarto um aspecto completo e habitável. As cortinas têm grande importância nesse interior – tule claro para toda a janela e cortinas deslizantes densas feitas de tecidos caros nas laterais. O comprimento ideal é do teto ao chão, a menos que os quartos sejam muito altos. Decorações, cortinas exuberantes, franjas, lambrequins encaracolados, lindas amarras com borlas são bem-vindas.
A roupa de cama é igualmente importante. Para a colcha, o jacquard com motivos dourados ou prateados é adequado, caso contrário é melhor ficar com tecidos naturais agradáveis ao corpo com textura lisa, tons claros e sem estampa.
Se a decoração geral do quarto for monocromática, os tecidos podem ser escolhidos com padrões característicos. Estes incluem monogramas e cachos, lírios heráldicos, rosas trepadeiras, diamantes, padrões gregos, uvas, coroas e semelhantes..
Projeto de um pequeno quarto em estilo clássico
Embora o estilo clássico implique em uma sala bastante grande, ninguém proíbe o uso de suas técnicas favoritas em uma sala pequena. Basta respeitar as regras mínimas, bem como manter a harmonia no interior..
Cores claras
Tons discretos de branco e dourado ou bege cremoso em um pequeno quarto em um estilo clássico parecerão muito mais claros do que os escuros. Além disso, contra o fundo de um acabamento delicado, quaisquer manchas de marrom, preto e outras cores saturadas atrairão muita atenção, criando contraste desnecessário e reduzindo visualmente o espaço..
Padrões mínimos
Grandes monogramas no papel de parede, cachos, decoração e estuque são projetados para preencher o vazio das câmaras reais, mas em um pequeno quarto eles serão completamente supérfluos. Neste caso, basta uma leve sugestão dos clássicos – cantos graciosos, baguetes douradas finas, padrões de seda quase imperceptíveis.
Uso eficiente do espaço
Para economizar espaço em um quarto pequeno e ao mesmo tempo organizar convenientemente todas as coisas, vale a pena levar em conta a experiência criativa de outras pessoas. Uma solução muito prática é uma cama sobre um pódio (estrado), sob a qual existem gavetas espaçosas com roupas. Armários corrediços altos com design de porta apropriado (em vez de portas giratórias volumosas) ajudarão a dominar os cantos.
Design clássico do quarto – foto
Para todos que estão interessados nos projetos de design de quarto de estilo clássico já implementados, há uma grande galeria de fotos nesta página. Prestando atenção nos detalhes, você poderá entender facilmente que acabamento, móveis e decoração escolher para o seu quarto, para que depois ele irá deliciar você com beleza e praticidade exemplares por muitos anos. Boa visualização!