Zona de refeições na cozinha: Zoneamento, Luz e Decoração. Como destacar e estilizar com ideias simples? (170 + fotos)
Sala de jantar na cozinha
A cozinha é talvez o canto principal da casa. Aqui, a anfitriã cria suas obras-primas culinárias. Festas familiares aconchegantes e chás são realizados aqui. A principal tarefa ao organizar uma cozinha é garantir que esses processos ocorram de forma confortável, sem interferir uns com os outros. As metas só podem ser alcançadas com zoneamento adequado. Vamos falar sobre a distribuição correta da área de refeições. Considere possíveis métodos de zoneamento, aprenda como selecionar móveis e acabamentos, tente resolver o problema de uma área de jantar em uma pequena cozinha.
Várias maneiras de destacar a área de refeições
É sabido que a cozinha está condicionalmente dividida em duas áreas funcionais: uma sala de trabalho e uma sala de jantar. Primeiro, vamos definir o posicionamento futuro dessas zonas..
O principal é ser conveniente e confortável
Será interessante para você: VISÃO GERAL: Projeto de uma cozinha de pequeno porte em Khrushchev: 190 + Fotos de layouts reais e práticos
Seleção de assento
A localização da área de refeições deve ser escolhida com base nos seguintes fatores:
- área da sala;
- a forma da sala;
- colocação de janelas;
- área necessária para a área de jantar.
Se você é dono de uma espaçosa cozinha quadrada, há muitas opções. A zona de refeições pode estar confortavelmente situada no centro em forma de “ilha”, escolha qualquer canto ou parede. Se a sala for retangular, tudo depende da largura. Quando a largura permitir, você pode organizar uma área de jantar contra uma das longas paredes. Neste caso, o fone de ouvido é instalado contra a parede ou canto oposto.
A área de jantar está localizada no centro da sala
Em cozinhas que têm o formato de um corredor estreito para comer, é melhor reservar toda a largura na outra extremidade da sala..
A área da janela também pode ser usada funcionalmente. Esta área é limitada por apenas uma condição – não instale armários de parede neste local.. Neste caso, uma pia pode ser colocada sob a janela ou tampo da mesa. E nas laterais você pode pendurar armários ou prateleiras. A sala de jantar junto à janela terá um conforto incrível.
Nós adicionamos todas as prateleiras necessárias
O fator mais importante para decidir onde uma área de jantar está localizada é a quantidade de espaço que ela ocupará. Se houver apenas três pessoas na família, você pode sobreviver com uma pequena mesa ou apenas um balcão. Para acomodar confortavelmente uma família grande, você precisa de uma mesa grande, além de um lugar para um ajuste confortável.
A distância livre da borda das superfícies de trabalho às costas das cadeiras estendidas deve ser de pelo menos um metro! Caso contrário, ao colocar a mesa, será inconveniente ignorar o sentado.
Uma área de jantar confortável no estilo minimalista equilibrou o interior do loft
Meça e marque todas as áreas e espaços desejados entre eles no chão. Se os corredores forem estreitos, reconsidere a localização do fone de ouvido e da mesa..
Será interessante para você: VISÃO GERAL: Interior da cozinha combinado com sala de estar (180 + fotos): truques de design e segredos de colocação
6 ideias de zoneamento interessantes
Assim, foram definidos os locais para as áreas de trabalho e refeitório. Agora temos que separá-los visualmente. Para fazer isso, os designers têm alguns grandes truques em estoque..
Mobiliário
Opção de zoneamento com mobília
O próprio conjunto de jantar (tabela e cadeiras), separado do resto da mobília, criará visualmente uma área limitada. Por exemplo, pode ser uma ilha no centro. Você também pode usar um armário de cozinha como uma borda, expandindo-o pela sala. Se você preferir jantar sentado sofá ou um canto macio, o encosto desdobrado vai lidar perfeitamente com o zoneamento.
Arcos e divisórias
A maneira mais fácil de dividir uma sala em duas é com um arco ou divisória de drywall. A beleza deste design é que o design pode ter qualquer design..
A partição pode ser de qualquer projeto
Pódio
Um método de zoneamento bastante comum é o pódio. O piso em uma das partes é elevado em 10-15cm. Este design parece original e muito solene.
AdendoPara fazer com que as bordas do pódio se destaquem mais claramente, decore sua lateral com pontos de iluminação
O pódio parece original e solene
Piso
Uma boa maneira de diferenciar uma cozinha é usar diferentes revestimentos para pisos. Normalmente, o piso na área de trabalho é feito azulejos, e na sala de jantar – laminado. Esta solução é a mais prática, pois os ladrilhos são fáceis de limpar e o laminado cria uma sensação de calor aos pés durante o jantar. Se a sua cozinha for aquecida com piso radiante, o piso laminado não funcionará. Você pode usar a mesma técnica de zoneamento escolhendo duas cores de ladrilho..
Uma excelente opção de zoneamento é a delimitação de gênero
Teto
Two-tier teto – uma forma bonita e original de dividir visualmente um ambiente. A segunda opção é “brincar” com texturas e materiais. Digamos que uma parte do teto falso pode ser fosca, a outra – brilhante para combinar. Tudo depende do estilo do interior. Em algumas direções de design, você pode criar uma combinação harmoniosa de madeira e tetos brancos. A delimitação do teto pode ser combinada com qualquer um dos métodos de zoneamento listados.
Como criar harmonia com um teto branco
Balcão de bar
Um balcão de bar elegante não só criará a borda necessária, mas também se tornará um destaque brilhante do interior. Tubos reforçados com dobradiças – um lugar conveniente para guardar vidros.
A cozinha espaçosa é um grande potencial de design. O mesmo pode ser dito sobre pequenos quadrados?
O balcão do bar criará a borda necessária
Será interessante para você: VISÃO GERAL: Como uma cozinha branca com uma bancada branca transformará o interior? Mais de 145 estilos de fotos e variedades de soluções de design
Arranjo de uma área de jantar em uma pequena cozinha
Como regra, quando o espaço é limitado, os designers são aconselhados a se livrar da parede e combinar a cozinha com a sala de estar. Mas e se os inquilinos não tiverem essa oportunidade (ou direito)? Temos que construir sobre o que temos. Mas esta não é uma frase de forma alguma.
Recomenda-se que cozinhas pequenas sejam combinadas com a sala de estar
Oferecemos opções de localização da área de jantar em uma pequena cozinha. A escolha do método adequado depende de você.
Canto livre. Neste caso, é prático utilizar um sofá de canto e uma mesinha. Isso economizará espaço para os espaços entre as cadeiras e para puxá-las para fora..
Economizamos espaço com um sofá
AdendoEscolha um sofá de canto com gavetas internas. Será possível retirar quase tudo que neles não é necessário no uso constante, inclusive estoques não perecíveis..
- Janela. O tampo da mesa de jantar pode ser construído logo abaixo da janela, fechando completamente o peitoril. A largura depende do espaço livre. Se possível, você precisa trazer a mesa para a parede lateral. Em vez de cadeiras clássicas, é melhor escolher bancos altos. Se não forem necessários, eles se escondem embaixo da mesa. Você também pode combinar uma mesa estreita sob a janela com dois mini sofás nas laterais.
- Mesa dobrável. Este projeto é feito sob encomenda. Ele é preso a qualquer seção livre da parede. Existem também mesas dobráveis de canto. A mesa parece balcão de bar, que, quando livre de comer, dobra-se facilmente contra a parede. Cadeiras de bar ou cadeiras dobráveis são adequadas para sentar..
É muito conveniente usar uma mesa que se desdobra se necessário
Se a porta abrir para o interior da sala, é melhor removê-la completamente. Ao solicitar armários de parede, leve a altura máxima até o teto. Você também pode usar a área acima da janela. Use todos os métodos para economizar espaço, então certamente haverá um lugar para a área de jantar.
Você pode conseguir uma expansão visual dos limites de uma pequena cozinha com a ajuda de uma boa iluminação e cores claras de decoração..
Nunca há muita luz na cozinha
Será interessante para você: VISÃO GERAL: Como uma cozinha branca com uma bancada branca transformará o interior? Mais de 145 estilos de fotos e variedades de soluções de design
Acabamento
Variação de cor e material de acabamento é outro método original de destacar uma área funcional. Quase todos os materiais podem ser usados para decorar a área de jantar:
- papel de parede;
- tijolo;
- pintura;
- em relevo gesso;
- telhas de cerâmica, etc..
Quase todos os materiais são usados para decoração
Papel de parede – a opção de acabamento mais comum para a área de jantar. Você pode combinar papel de parede simples com uma decoração mais brilhante na área da mesa. Freqüentemente, para diferenciar, o papel de parede é combinado com as paredes pintadas para combinar..
AdendoPara a cozinha, você precisa comprar apenas papel de parede de vinil denso em uma base de não tecido que está sujeito a processamento úmido.
Você só precisa comprar papel de parede grosso
Enfrentando com tijolos decorativos – a tendência mais atual em design moderno. A área de jantar, decorada com tijolos brancos ou vermelhos, parece muito elegante. É importante que esta inserção esteja em harmonia com o motivo geral do interior..
Gesso estampado permite dar às paredes uma textura incomum. Você pode escolher texturas que lembram pedra, madeira e até mesmo couro. Você pode destacar a área desejada com uma cor diferente ou com uma inserção de tijolo.
Destaque e destaque a parede com laminado
Às vezes, os azulejos de cerâmica não são apenas acabados avental de trabalho, mas também o território da refeição. Para zoneamento, você pode combinar diferentes tons de ladrilhos. Esse material é lindo e o mais prático..
Se você decidir usar contrastes de cores ao decorar as paredes, estude cuidadosamente as regras para combinar tons. A opção ideal é um acabamento claro liso com pequenos respingos brilhantes. As combinações ousadas nem sempre são bem-sucedidas..
Ideal para um acabamento de cor sólida
Será interessante para você: VISÃO GERAL: Onde colocar a geladeira se a cozinha é pequena? Aprendendo a economizar espaço: mais de 120 layouts de fotos no design
Segredos de iluminação
A luz é capaz de criar magia real: destacar, alterar cores, aumentar o espaço. Os designers são muito adeptos do uso dessa ferramenta. Experimente e vc!
Na cozinha, os especialistas recomendam organizar separadamente a iluminação de cada área funcional..
É melhor criar iluminação para cada zona separadamente
Portanto, as principais regras para iluminar a cozinha:
- Deve ser leve na cozinha!
- A luz deve ser intensa o suficiente, mas suave, não irritante. Mais instrumentos – menos potência.
- A área de jantar é iluminada separadamente. Um par de cortinas lacônicas penduradas ou um grande lustre acima da mesa funcionarão bem..
- As fontes de luz para a área de trabalho devem ser mais potentes (até 100W). Para a área de jantar, lâmpadas de 50W são suficientes.
A luz deve ser suave e discreta
Não se esqueça da luz natural. Os tecidos para janelas não devem bloquear completamente a luz solar. Paredes de cores claras refletem a luz muito melhor, o que reduz a necessidade de iluminação artificial.
Será interessante para você: VISÃO GERAL: Frescura e segurança do Verde na decoração: 130+ Fotos de uma cozinha verde no interior. O que dá essa cor natural?
Nuances do zoneamento
Dividir a cozinha em áreas funcionais é a fórmula ideal para um design de sucesso. As ferramentas de zoneamento podem cumprir uma função adicional. Por exemplo:
- Estruturas arquitetônicas (arcos, divisórias) no design original se tornarão um toque de estilo no interior.
- Em divisórias de gesso, muitas vezes equipam prateleiras funcionais e nichos para colocar pratos ou pequenas coisas úteis..
- Um balcão de bar em uma cozinha apertada vai lidar com sucesso com o papel de uma mesa. E nos nichos vazados sob a bancada, você pode colocar um mini-frigorífico ou armário escondido.
Solução de design original
Alguns métodos de demarcação de salas também apresentam pontos negativos. Você deve pensar sobre eles com antecedência..
- Uma partição ou arco pode se tornar um obstáculo no caso de uma remodelação radical no futuro..
- O pódio também se tornará um obstáculo se você decidir fazer uma reorganização séria depois de um tempo..
- A soleira do pódio é uma área perigosa para as crianças. Os especialistas aconselham subir mais alto e definir degraus.
VÍDEO: As melhores opções de design
Conclusão
Esperamos que nossos conselhos sejam úteis para criar a cozinha dos seus sonhos. Sinta-se à vontade para experimentar e pensar fora da caixa.!