Ageratum (95 fotos): tipos e cuidados – esof2012.org
15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://esof2012.org 300 0
theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Ageratum (95 fotos): tipos e cuidados

Ageratum (95 fotos): tipos e cuidados

Ageratum é uma excelente planta ornamental que, quando plantada em massa, pode criar um impressionante tapete fofo multicolorido. Seu nome, traduzido do latim, significa “sem idade”, o que se explica pela longa floração – de junho à geada. As principais vantagens do ageratum são excelentes qualidades estéticas e um processo simples de cultivo e cuidado. Graças a essas características, é amplamente utilizado na decoração de territórios limítrofes, criando encantos paisagísticos. Os vasos com variedades de baixo crescimento decoram perfeitamente loggias, varandas e terraços.

Os principais tipos de ageratum

No ambiente natural, existem cerca de quarenta espécies dessa cultura. No entanto, a base do cultivo são as espécies mais comuns – o mexicano ou, como também é chamado, o ageratum de Houston. Ele se tornou o progenitor de uma série de novas variedades decorativas. Seus caules retorcidos formam um arbusto esférico, cujo tamanho varia de 15 a 60 cm, cujas inflorescências localizadas na parte superior dos ramos apresentam grande paleta de tonalidades. Para o cultivo doméstico, são utilizadas algumas das variedades mais populares entre os cultivadores de flores, com a ajuda das quais um terreno pessoal ou o interior da casa são preenchidos com cores exuberantes..

Alba

Este tipo de ageratum é um arbusto esférico de até 20 cm de altura, que se distingue por uma floração branca como a neve de botões que lembram pompons. A variedade é frequentemente usada para decorar bordas vivas; é plantada ao longo das bordas de canteiros de flores nas proximidades de malmequeres, calêndulas, cleoma, etc..

Ageratum - Alba

Vison azul

Um pequeno arbusto, cuja altura não ultrapassa 25 cm, parece bastante denso. É coberto por densa folhagem verde de ramos encimados por inflorescências azuis que lembram gorros. Esta é uma das variedades mais antigas de ageratum cultivada, mas não perde sua popularidade e demanda. Os arbustos são frequentemente plantados em canteiros de flores para criar o fundo principal e também decorar caminhos com eles..

Ageratum - vison azul

Buquê azul

A planta tem caules eretos ou acamados, cuja altura chega a 45 cm. Os botões desabrocham em floração azul brilhante.

Ageratum - buquê azul

Bola branca

A variedade tem ramos longos e rastejantes. No final de julho, florescem inflorescências brancas como a neve com um diâmetro de 1,5 cm. Os arbustos propriamente ditos não excedem 25 cm. Ficam ótimos na vizinhança de flores em tons de vermelho, azul ou roxo.

Ageratum - bola branca

Fogo rosa

Arbustos bem compactos, atingindo uma altura de 30 cm na idade adulta, têm folhagem bastante pequena, mas grandes inflorescências rosa brilhante são lindamente variegadas contra seu fundo. Essa variedade é ótima para plantações em massa e também é usada para atrair borboletas. Os arbustos são frequentemente cultivados em vasos, decorando terraços e pátios com eles.

Ageratum - fogo rosa

mar do Norte

Uma das menores variedades – a altura dos arbustos chega a 15 cm. Durante a floração, esses “bebês” ficam incrivelmente bonitos, dissolvendo seus botões roxos escuros.

Ageratum - Mar do Norte

Cuidado adequado do ageratum

Ageratum não é uma planta exigente. Sente-se bem em qualquer solo, com exceção de especialmente “gordura”, com alto teor de húmus – isso leva ao crescimento excessivo de ramos e à ausência de botões. Existem também algumas recomendações que devem ser seguidas para não causar doenças e morte nas plantas..

Iluminação

A iluminação de alta qualidade pode ser considerada o principal fator para um cultivo eficaz. Apenas em locais totalmente abertos e ensolarados é possível observar uma longa e exuberante floração de arbustos. Na sombra, a planta perde sua forma pura, transformando-se em um arbusto informe com inflorescências indefinidas. Devido à capacidade de suportar perfeitamente o calor do verão, o ageratum é frequentemente usado por paisagistas para decorar canteiros de flores abertos..

Variedades de baixo crescimento que adornam varandas e galerias de apartamentos são mais bem colocadas no lado sul e, no inverno, devem ser equipadas com iluminação suplementar com fitolampos.

Ageratum - Iluminação Ageratum - Iluminação

Temperatura

A planta é capaz de resistir ao calor extremo e, quando o ar fica mais frio a + 1C, ela pode morrer. Com o início de ondas de frio persistentes no outono, a melhor solução seria cavar um arbusto e transplantá-lo para um vaso ambiente até a primavera, arrumando-o em um local bem iluminado.

Ageratum - Temperatura Ageratum - Temperatura

Umidade

Ageratum adora solo úmido, mas deve-se tomar cuidado para que a água não fique estagnada, não abuse da água. A pulverização não é permitida, mesmo durante os períodos quentes. Em caso de chuva forte, é recomendável cobrir os arbustos. A cultura pode desacelerar seu crescimento em um ambiente alagado ou simplesmente não florescer. Para animais de estimação, é necessário construir uma drenagem de potes.

Ageratum - Umidade Ageratum - Umidade

Rega

Embora algumas variedades de ageratum sejam distinguidas pelo aumento da tolerância à seca, ainda não vale a pena verificar a durabilidade da planta se você quiser admirar a floração exuberante e longa. A água deve ser abundante, mas não excessiva. Nesse caso, a umidade deve cair exclusivamente sob a raiz e não nas folhas. Após a rega, é melhor afrouxar o solo ao redor do arbusto para livre penetração de ar no sistema radicular, além de fertilizar.

Ageratum - Rega Ageratum - Rega

Fertilizantes e alimentação

Para que a cultura floresça magnificamente com cores saturadas, ela deve ser alimentada com aditivos minerais e orgânicos. Isso é feito a cada duas a três semanas. Como matéria orgânica, pode-se usar infusão de verbasco, mas em nenhum caso usar esterco fresco, que pode destruir a planta. Os fertilizantes são aplicados com moderação – a superalimentação pode causar o crescimento e o brilho da folhagem com perda da capacidade de florescer.

Ageratum - Fertilizantes e fertilizantes Ageratum - Fertilizantes e fertilizantes

Pragas e doenças

Embora cuidar do ageratum em campo aberto não envolva o uso de esforços especiais, a não observância de algumas regras pode levar a doenças graves. Isso se aplica, em primeiro lugar, ao alagamento do solo, como resultado do desenvolvimento da podridão das raízes. A planta não responde ao tratamento – deve ser removida.

Ageratum também pode sofrer do “mosaico do pepino”. A doença se manifesta pela formação de segmentos amarelados nas folhas, murchando de botões não abertos. A planta ainda pode ser salva nos estágios iniciais. É necessário eliminar imediatamente as áreas danificadas e tratar os brotos remanescentes com um preparo inseticida..

Além de doenças, a planta (tanto no campo quanto em casa) pode ser atacada por pragas. Os mais perigosos são a mosca-branca e os ácaros-aranha. Você pode se livrar deles processando com preparações especiais até que sejam completamente destruídos..

Ageratum - Pragas e Doenças Ageratum - Pragas e Doenças

Como transplantar ageratum

É necessário replantar a planta no final da primavera, quando o perigo das geadas noturnas já passou. É necessário escolher uma área bem iluminada pelos raios solares. Se você plantar uma planta na sombra, seus galhos começarão a se esticar caoticamente. O resultado são arbustos “desgrenhados” e com pouca floração. Também é preciso levar em conta que o ageratum tem medo de correntes de ar e não tem requisitos especiais para a composição do solo..

Antes de plantar um arbusto, é necessário afrouxar bem o solo, cavar buracos da mesma profundidade dos vasos em que os arbustos estavam antes do transplante. A distância entre eles deve ser de no mínimo 10 cm (neste caso, leva-se em consideração como será o crescimento de um arbusto adulto de uma determinada variedade). O arbusto é colocado em um buraco, coberto com terra. O plantio deve ser regado e o solo pode ser decorado adicionalmente com cobertura morta para que a umidade seja bem preservada. A primeira floração pode ser observada em alguns meses..

Como transplantar ageratum Como transplantar ageratum

Reprodução em casa

A maneira mais comum e eficaz de cultivar ageratum é semear as mudas. Fato interessante: cada fruto maduro da planta contém cerca de seis mil sementes que podem manter sua semelhança por quatro anos.

Você também pode propagar a cultura usando mudas, que também são usadas frequentemente por produtores de flores..

Propagação de ageratum por sementes

O plantio das sementes deve começar em março, próximo a abril. Para fazer isso, você precisa preparar um recipiente cheio de terra, incluindo turfa, húmus e areia (em proporções iguais). Como as sementes são muito pequenas, devem ser colocadas com cuidado em uma pequena quantidade e não polvilhe por cima. O plantio deve ser umedecido, coberto com filme (saco de celofane) ou vidro, colocado em local aquecido. A estufa é ventilada regularmente e o solo é mantido úmido.

Depois de 10-14 dias, os primeiros brotos aparecerão, e depois de outras três semanas, as primeiras folhas verdadeiras aparecerão. A tampa deve ser removida neste momento. Você pode mergulhar em recipientes separados. Os rebentos jovens precisam de ar seco e o solo deve ser apenas ligeiramente humedecido para que não morram devido ao aumento da humidade.

Propagação de ageratum por sementes Propagação de ageratum por sementes

Propagação de ageratum por estacas

O material de reprodução (plantas-mãe) é coletado no final do outono e armazenado em um jardim ou estufa durante o inverno. As estacas também podem ser cortadas na primavera. Na primeira quinzena da primavera (março-abril) é hora de começar a plantar mudas em caixas separadas ou no solo de canteiros de estufas. Eles são colocados a uma profundidade de 1,5 cm e cobertos com uma tampa transparente (muitas vezes, uma garrafa de plástico transparente desempenha seu papel). Depois de duas ou três semanas, o “teto” deve ser removido. Na altura do enraizamento das mudas, é necessário manter uma temperatura constante, pelo menos + 20ºC. É importante notar que os brotos ficam mais fortes e se enraízam rapidamente. O transplante para campo aberto é realizado no final da primavera..

Propagação de ageratum por estacas Propagação de ageratum por estacas

Ageratum – foto

A seleção de fotos, que conclui nosso artigo, demonstrará a rica variedade de espécies do exuberante ageratum. Aqui você pode descobrir como a planta encontra sua aplicação em paisagismo e obter ideias para seu próprio terreno. Boa visualização!

Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto

Previous Post
Ζώνη ενός δωματίου για γονείς και ένα παιδί
Next Post
Kjøkkendesign i klassisk stil (+65 bilder)
Instant Boost Ai