Cineraria (65 fotos): tipos e cuidados
Cineraria é uma planta brilhante e bonita da família Aster. Sua terra natal é a África do Sul, mas agora ela é regularmente encontrada em todas as latitudes. A cultura popular do jardim encanta com flores coloridas e folhas prateadas decorativas. É a cor das folhas a que a planta deve o seu nome, que se traduz literalmente como “cinza”. Cineraria é plantada em canteiros e canteiros de flores, para o paisagismo de bordas e a criação de composições complexas. Um dos motivos de sua popularidade é a facilidade de manutenção. Esta é uma opção excelente e acessível, mesmo para jardineiros inexperientes..
Características gerais
Cineraria é uma erva perene ou arbustos com brotos retos ramificados. Altura média, até 90 cm. Existem variedades pequenas, com cerca de 30 cm de altura. Rizoma do tipo bastão, enterrado no solo.
Folhas grandes crescem em longos caules em pecíolos. A forma é diferente: oval, em forma de lira, emplumada e dissecada. A superfície é uniformemente pontilhada com cabelos cinza-prateados, dos quais cineraria recebeu seu nome.
As inflorescências têm a forma de cestos simples ou turcos. O núcleo é exuberante e volumoso, com pétalas tubulares de junco multicoloridas. Diferentes variedades diferem na cor.
Cineraria floresce até a primeira geada. As inflorescências se substituem ciclicamente. Quando polinizadas, aparecem cápsulas de sementes. As sementes em si são oblongas, pequenas e quase pretas.
Onde a cineraria é usada?
Na maioria das vezes, belas cinerárias são plantadas ao decorar territórios adjacentes ou ao desenhar composições de paisagens. Parece ótimo como o primeiro plano de canteiros de flores, para criar bordas decorativas e decorar bordas. Pequenas flores brilhantes são plantadas entre elementos de alvenaria rochosa ou composições. Variedades prateadas ficam bem ao lado de flores brilhantes..
Variedades ornamentais podem ser plantadas em uma varanda ou terraço. Composições totalmente misturadas podem ser criadas a partir de diferentes espécies, diferindo na forma e tonalidade das inflorescências. De outras plantas, a cinerária é mais harmoniosamente combinada com flox, petúnias, malmequeres, sálvia, lobélia. Seus ramos são usados na preparação de buquês e composições de interiores..
As casas da Cineraria são plantadas em parapeitos de janela leves e frios. Esteja preparado para fornecer luz extra para ela no inverno. A camada superficial do solo em vasos deve sempre ser mantida úmida. No fundo, furos de drenagem são necessariamente feitos para escoamento do excesso de água.
A rega da cinerária doméstica deve ser feita com cuidado, não muito abundantemente, sem tocar nas inflorescências e nas folhas. A planta precisa de acesso constante ao ar fresco, mas tolera as correntes de ar de forma repugnante. A principal diferença entre a cinerária em uma casa ou apartamento é a possibilidade de estender seu período de floração..
Tipos de cineraria
Existem várias dezenas de tipos de cinerários. Eles diferem em tamanho, forma de folhagem e flores, tons e condições de vida. Na maioria das vezes, certas variedades decorativas são usadas em canteiros de flores, jardins e mudas caseiras. Todos eles são divididos em caducifólios ou em floração. As primeiras são usadas como pano de fundo para outras plantas coloridas, as últimas são totalmente independentes..
Cineraria sangrenta
É uma cultivar de interior mais adequada para cultivo de interior. É conhecida por sua floração abundante e brilhante. Folhas – perfuradas ou ovais, crescem em hastes altas de até 70 cm de altura. As flores podem ser de qualquer cor.
As subespécies mais populares são arbustos “duplos” de até 70 cm com flores grandes em duas cores contrastantes. Isso é ideal para uma residência de verão. A sua alternativa é um arbusto com o nome eloquente “grandiflora” com grandes cestos de inflorescências simples. Eles atingem 8 cm de diâmetro. O crescimento alto de “estrelado” de até 90 cm de comprimento com cestos de flores pequenos e incomuns também parece ótimo. Ele difere de outras variedades em pétalas estreitas..
Cineraria à beira-mar
É uma planta perene prateada conhecida por sua bela e graciosa folhagem. Placas de folhas verdes brilhantes são espessadas e segmentadas, completamente cobertas por fibras de cinzas. As folhas nas hastes são coletadas em rosetas elásticas. A floração desta variedade de cinerária é imperceptível e os próprios cestos amarelos mal se harmonizam com o tom prateado da folhagem. A maioria dos jardineiros corta os botões completamente, usando essa variedade apenas para paisagismo..
As mais populares são duas subespécies: aberturas semi-artesanais subdimensionadas “pó de prata” e cinerária alta e densa “cirrus” com folhas dentadas arredondadas, mas alongadas.
Cineraria graciosa
É um arbusto esférico ramificado. Em condições favoráveis, sua altura chega a 60 cm As placas de folha felpuda são levemente pegajosas ao toque. Inflorescências – na forma de cestos simples ou duplos, que crescem e se agrupam em uma inflorescência corimbose sólida.
As espécies mais populares são: uma pequena “nana” de 25 cm com grandes flores rosa que lembram uma estrela com um centro vermelho sangue, e um “ligulosus” medianamente espesso, o “traço” do qual é uma cor dupla brilhante intensa.
Cineraria care
É muito fácil cuidar da cinerária. Até mesmo os iniciantes podem lidar com isso.
Antes do transplante, turfa, areia e um pouco de composto são introduzidos no solo. As mudas são plantadas a uma distância de cerca de 25 cm. Para proteger contra temperaturas extremas e preservar a umidade, o solo deve ser coberto com turfa.
As variedades de interior são plantadas em vasos médios. O solo foliar é usado como enchimento, no qual turfa e composto são introduzidos, e como aditivos úteis – casca de pinheiro e cinza.
A temperatura ideal é de cerca de + 15C. Se subir para + 20 ° C, as folhas murcham. Uma onda de frio de curto prazo até + 5C a flor pode suportar sem problemas, então à noite ela não precisa ser carregada para qualquer lugar.
A Cineraria adora umidade, mas é indesejável molhar as folhas e caules por causa da superfície felpuda. Em casa, você pode usar paletes com enchimento úmido. Argila expandida ou seixos são bem adequados. É melhor regar o terreno aberto na rua, longe das raízes..
É importante que a água não fique estagnada, pois isso leva ao apodrecimento das raízes. Reanimar o rizoma central não é tão fácil. Para isso, está equipada com drenagem. Além disso, de vez em quando, você terá que soltar suavemente o solo e quebrar a crosta que se forma durante a rega.
As inflorescências murchas são cortadas antes que as folhas comecem a crescer. Da mesma forma, você precisa reduzir gradualmente os arbustos que são muito alongados..
Em regiões com invernos gelados, a cinerária cresce em jardins e canteiros de flores como planta anual. Com uma onda de frio, você precisa desenterrá-lo, caso contrário, ele não sobreviverá a baixas temperaturas.
Transplante e reprodução
A Cineraria se reproduz de três maneiras clássicas:
Divisão. Antes da floração, um arbusto já crescido é cuidadosamente retirado do solo e dividido em várias partes. É importante preservar uma parte do rizoma e a parte aérea de cada um deles. Na primeira vez após o plantio, é melhor manter a planta em um local com sombra até que ela se adapte totalmente..
Estacas. No verão, os brotos são cortados com cerca de 10 cm de comprimento. São colocados em água, cujo nível não ultrapassa a metade do corte. Assim que as primeiras raízes aparecem, a planta pode ser plantada. Além disso, a cinerária cria raízes bem imediatamente no solo. Os brotos devem primeiro ser secos um pouco e plantados em substrato úmido. A drenagem é colocada na parte inferior. O solo é tratado com um anti-séptico especial ou solução de permanganato de potássio. Em seguida, a caixa é coberta com papel alumínio e guardada em um local com iluminação fraca difusa. Periodicamente, as mudas precisam ser ventiladas. Os rebentos geralmente criam raízes nas primeiras três semanas..
Sementes. Para fazer crescer uma flor a partir de sementes, são necessárias mudas. A semeadura começa no meio do inverno, logo os primeiros resultados podem ser vistos no verão e no outono. Variedades com folhagem decorativa, como a cinerária marinha, podem ser plantadas na primavera, e com sua aparência vai deliciar no início do verão..
As sementes são espalhadas na superfície do substrato de turfa arenosa em caixas e ligeiramente pressionadas contra o solo. Regue as mudas e cubra com filme transparente. Os primeiros tiros são visíveis em uma semana. Eles geralmente são enormes. Com sua aparência, a caixa pode ser reorganizada em um lugar quente e claro..
A flor é plantada em vasos separados após o aparecimento de pelo menos duas folhas maduras. No final da primavera, você pode transferir as mudas para o solo. Para que enraíze melhor e para não danificar o rizoma, fazem junto com turfeiras..
Qualquer tipo de flor é cultivado a partir de sementes, e apenas as plantas ornamentais decíduas se reproduzem de outras maneiras..
Controle de pragas e doenças
A Cineraria é apreciada pelos jardineiros, inclusive por sua resistência a doenças e pragas. Os problemas mais comuns são carrapatos, pulgões e moscas brancas. A invasão pode ser evitada. Para isso, basta tratar as plantas com inseticidas e inspecioná-las periodicamente em busca de danos..
Em solos pobres, você precisa cuidar da alimentação. É ideal regar os arbustos com uma solução mineral várias vezes por mês. Com o início da primavera, as misturas com uma alta porcentagem de nitrogênio são necessárias para formar a folhagem, e no verão – com o fósforo para estimular a floração intensa. Periodicamente, os suplementos armazenados podem ser substituídos por fertilizantes orgânicos, e então a cinerária crescerá bonita e saudável..
Cineraria – foto
Confira nossa seleção de fotos para descobrir como é a cinerária e onde plantá-la. Crie suas próprias mudas caseiras com sabedoria!