Coleus (75 fotos): tipos e cuidados
Coleus é uma planta brilhante e incomum, que na vida cotidiana era apelidada de “urtiga” devido ao formato característico de folhas grandes. É despretensioso e elegante, sendo igualmente cultivado com sucesso em campo aberto e em casa. Os arbustos compactos são caracterizados por uma variedade de cores. Os jardineiros apreciam Coleus por suas folhas variadas e coloridas, cuidado despretensioso e crescimento intensivo. A mudança nas condições de vida não afeta de forma alguma o estado da flor: ela se adapta rapidamente e continua a crescer. Ele até se multiplica fácil e rapidamente. Isso não requer habilidades especiais..
Características gerais
Coleus cresce em regiões tropicais. Na natureza, pode ser único ou perene. Na vida cotidiana, variedades poli-híbridas adaptadas geralmente são cultivadas..
Outro apelido para Coleus é “cróton do homem pobre”. Isso se deve à cor característica das folhas aveludadas, capazes de competir com os caprichosos e nobres codiaum. A própria palavra “koleus” significa um estojo ou bainha. Isso já é uma referência à aparência característica dos fios estaminados fundidos em uma espécie de caixa..
Na natureza, Coleus se sente bem nas florestas asiáticas e africanas. Os aborígines comem certas variedades silvestres como alimento, embora isso não se aplique aos híbridos domésticos, que são valiosos principalmente pela beleza..
Os coleus selvagens são arbustos de até 50 cm de altura. As folhas podem ser de qualquer tonalidade e com padrões diferentes, com orlas, pontos, manchas, riscas ou padrão de mármore. As variedades parecem interessantes em que vários tons contrastantes são misturados.
Embora a planta também floresça, o principal valor ainda são as folhas, e não flores em miniatura e imperceptíveis..
Espécie Coleus
Existem centenas de variedades de Coleus. Muitos deles são criados com sucesso em casa e no jardim. Aqui estão apenas algumas das opções:
Coleus Bluma – o progenitor de muitas variedades decorativas modernas. Os criadores o criaram sob a orientação do botânico Karl Blum. Agora, este visual cobre a paleta de cores mais rica e diversa.
Coleus Renelta – uma das variedades mais populares. Sua peculiaridade são as folhas de um vermelho escuro fosco com uma borda verde cremosa..
Coleus Kong cresce rapidamente e é densamente coberto de folhas grandes. Por isso ele recebeu seu nome. Com o tempo, a altura e a largura da coroa podem se tornar iguais.
Coleus Saber – o oposto de Kong. É uma variedade anã, portanto sua altura quase nunca excede 17–20 cm..
Coleus Buttercup – outro arbusto alto que cresce até 50 cm. As folhas são de salada pastel, e às vezes brancas.
Coleus Pumila – planta ampelosa com caules estendidos. Devido à formação correta do arbusto exuberante, você pode dar qualquer aparência.
Coleus Diamond – uma pequena variedade decorativa com limão e tinto, as mesmas pequenas folhas.
Rosa ruborizada – uma variedade altamente ramificada, cujo “truque” está nas grandes folhas onduladas. O tom dominante é rosa claro, com bordas de alface.
Coleus Mosaic – Este é um tipo de coloração, sugerindo folhas com manchas listradas. As cores primárias são verde, creme e vermelho.
Coleus Butterfly lembra a asa de uma borboleta. Possui uma borda ondulada da placa da folha.
Cuidado Coleus
Cuidar do Coleus é bastante simples se você seguir algumas condições simples:
O solo ideal é uma mistura baseada em solo de folha ou gramado. Você pode usar solo de jardim normal, mas primeiro precisa desinfetar e misturar com turfa e húmus. Areia é usada para soltar. Monitore a acidez do solo. Se seu pH exceder 7, será crítico para Coleus. Você pode diluir essa mistura com cinzas comuns..
A cobertura é necessária para estimular o crescimento e o brilho das folhas. Use fertilizantes de potássio no verão. É importante que a solução não seja muito concentrada. Sinta-se à vontade para adicionar um pouco de cinza à água regularmente. Isso ajusta as características do solo ao longo do caminho. A primeira mamada é cerca de um mês após o transplante, quando o Coleus se adapta às novas condições. Folhas sensíveis podem ser danificadas e queimadas mais cedo. Se você alternar sais minerais e matéria orgânica, o primeiro resultado logo se fará sentir.
Plantas brilhantes e coloridas sempre adoram luz. Sem ele, as folhas desbotam e desbotam. Em condições naturais, isso pode ser observado no inverno. A propósito, é a cor variegada que protege os lençóis que amam o sol da radiação ultravioleta. Mas no auge do verão, tome cuidado com a luz parcial da sombra para não queimar a delicada planta, principalmente através do vidro..
Coleus precisa de calor. Temperaturas de até + 16 … + 18C são consideradas críticas – este é o mínimo de inverno. Se cair ainda mais baixo, as folhas vão cair e, às vezes, você pode perder completamente a flor. Além disso, aumenta o risco de alagamento do solo. A temperatura ideal é + 20… + 25C. Vibrações menores e curtas não afetam o estado da roda.
Ao longo da estação quente, começando na primavera, o Coleus precisa ser regado em abundância. Mas use apenas água mole estabilizada e monitore o teor de umidade do rizoma. Isso ajudará a evitar o apodrecimento e infecções fúngicas. Adicione água enquanto a camada superficial do solo seca.
Para manter a umidade ideal, borrife periodicamente as folhas com água de um spray fino. Isso é especialmente importante durante as estações quentes e secas. Caso contrário, eles murcham, deixam de ser elásticos e começam a cair. Mas lembre-se de que a umidade excessiva afeta a flor mais do que a seca de curto prazo. Também não é necessário limpar as folhas aveludadas com um pano – desta forma, podem danificar-se facilmente..
Após o inverno, é hora de começar a podar Coleus. Os brotos alongados podem ser cortados com segurança em ovários de 5-7 folhas. Assim, a planta começará a crescer ativamente novamente. Os brotos cortados podem ser usados para propagação. Para melhorar as qualidades decorativas, aperte periodicamente as hastes em crescimento.
Os pedúnculos do colo são mais frequentemente removidos, porque seu valor decorativo está na folhagem, não na floração. Deixá-los por um período mais longo só vale a pena quando você precisar coletar suas próprias sementes..
Transplante e reprodução
Coleus se propaga por sementes ou estacas de caule. O primeiro método é usado com mais frequência por criadores e floricultores experientes, mas o segundo está disponível para todos..
Corte as mudas jovens e coloque-as na água. Em 7 a 10 dias, as primeiras raízes aparecem e crescem rapidamente. Depois disso, a planta pode ser enraizada. O mais conveniente é solo grosso e solto, como vermiculita ou areia. Um hidrogel também é usado. Você pode fazer mudas em qualquer época do ano. Devido às condições meteorológicas, apenas o final do outono e o início do inverno não são recomendados.
Em condições favoráveis de temperatura e umidade, o Coleus quase sempre cria raízes. Ele é o mais despretensioso possível. As estacas são plantadas em pequenos vasos de até 9 cm de diâmetro. Em seguida, eles precisam de luz e umidade. Aperte os topos regularmente para criar novos brotos.
A época ideal para um transplante de Coleus é a primavera, mas se necessário, isso pode ser feito no final do inverno. É aconselhável fazer isso pelo menos uma vez por ano usando o método de transbordo – isso é menos traumático para a planta. Vasos de flores cilíndricos ou vasos de tulipas feitos de plástico e cerâmica funcionam melhor..
Controle de pragas e doenças
Coleus adora calor, mas não tolera secura e falta de oxigênio. Monitore sua condição cuidadosamente. Ao primeiro sinal de murcha, ajuste seus cuidados imediatamente. A causa mais comum é o superaquecimento no verão e a falta de luz no inverno. Se o sol não for suficiente, lâmpadas artificiais especiais são usadas. No verão, é melhor manter a flor na varanda ou terraço para garantir um fluxo constante de ar..
A principal ameaça para Coleus é o ácaro-aranha. Menos comumente, é afetado por cochonilhas, pulgões e mosca-branca. Esses parasitas podem até atingir uma planta de casa se ela for transferida de um terreno aberto. Portanto, ao transplantar, sempre observe a quarentena e trate as flores com inseticidas várias vezes para que os outros vasos não sofram..
Coleus – foto
Boas mudas não são apenas saudáveis, mas também bonitas! Por isso, reunimos toda uma seleção de fotos com Coleus para que você possa desenhar novas ideias e se inspirar. Boa visualização!