Rose Floribunda (90 fotos): tipos e cuidados
A graciosa e decorativa rosa Floribunda é ativamente usada em projetos paisagísticos e de jardins. O segredo da popularidade é simples: resistência à geada, boa imunidade, despretensão, longo período de floração. Os criadores conseguiram uma família interessante, cruzando diferentes variedades durante anos. Como resultado, surgiu uma rosa Floribunda colorida e elegante, com a qual até mesmo os floricultores iniciantes podem lidar..
Características gerais da flor
A rosa incomum atinge um metro de altura. Mas também existem variedades em miniatura de trinta centímetros. Uma característica da família é a floração colorida e intensa. No topo dos brotos, não se forma uma flor solitária, mas um buquê inteiro. Várias subespécies são cultivadas como um arbusto de jardim ou como uma planta de casa em um vaso de flores. Além disso, eles são cortados para buquês e arranjos decorativos..
As flores maiores têm dez centímetros de comprimento, mas geralmente são menores. Na textura, existem graus simples e variados de terry. O período de floração começa no auge do verão. Uma vantagem importante para as mudas decorativas é que ela floresce em vários estágios, em ondas. Você pode admirar a rosa Floribunda até geadas significativas.
As origens da espécie remontam às atividades do criador dinamarquês Poulsen. Foi ele quem começou a cruzar as subespécies híbridas de chá e polyanthus, e teve sucesso em meados dos anos vinte. A própria definição de “floribunda” se traduz literalmente como “floração abundante”. Isso indica diretamente a principal característica do grupo. O nascimento oficial da família é considerado em 1952..
Floribunda tipos de rosa
O número de variedades e subespécies decorativas é tão vasto e diverso que há muito é impossível contá-los corretamente. Os criadores estão criando variedades cada vez mais interessantes. Eles diferem uns dos outros principalmente em qualidades decorativas, cores, período de floração..
Carta branca
Uma variedade alta que é famosa por sua folhagem decorativa e pequenas flores duplas brancas como a neve. Carte Blanche floresce ativamente até o outono, quase não adoece e não tem medo de parasitas. Também é valioso porque é extremamente raramente afetado por um fungo. Até mesmo os cultivadores de flores iniciantes podem lidar com essas mudas..
Bluvender
O arbusto que se espalha cresce até 65 cm, e a folhagem verde escura e brilhante serve como um excelente fundo de contraste para espetaculares botões duplos de rosa. Devido à sua aparência brilhante, uma variedade despretensiosa é frequentemente plantada em primeiro plano ao desenhar composições de paisagem..
Leonardo da Vinci
Variedade ornamental muito resistente, quase não tem medo do vento e até mesmo à chuva forte. Flores grandes de dez centímetros adornam um arbusto compacto e denso. Às vezes, essa variedade cresce acima de um metro. As folhas coriáceas e densas enfatizam a ternura da floração. Lembre-se de que Leonardo da Vinci requer cuidados especiais, mas é resistente à geada e à maioria das doenças.
Galáxia
O arbusto de oitenta centímetros de altura é coberto por flores incomuns de duas cores amarelo-avermelhadas que persistem durante toda a estação de floração. Outra característica é o aroma de óleo de linhaça, que exala botões fechados.
Frisia
Arbustos compactos, densos e resilientes crescem até 75 cm e estão repletos de espessas flores duplas amarelas de tonalidade rica. Uma das valiosas qualidades decorativas é a resistência ao sol forte. As rosas não murcham e não têm medo da geada. Frísia floresce até a geada.
Maria theresia
O gracioso arbusto está repleto de pequenas flores em forma de vaso, alojadas em inflorescências em forma de guarda-chuva. São densamente duplicados, de delicada tonalidade rosa, destacando-se intensamente nas folhas escuras e brilhantes. É uma variedade ampla e vigorosa que floresce do início do verão até meados do outono. No dia a dia, é resistente a fungos, inclusive nas manifestações mais comuns: oídio ou mancha preta.
Stromboli
Um arbusto alto e ereto de oitenta centímetros coberto com folhas escuras e brilhantes. Flores grandes com pétalas de veludo onduladas são combinadas em inflorescências de 3-5, e às vezes 10 botões. Sua beleza é ainda mais enfatizada pelo formato de tigela e pela cor vermelha profunda. Aroma fraco.
Lilly Marlene
A variedade despretensiosa cresce com sucesso em quase todo o mundo, independentemente do clima e da geografia. É ideal para estufas. Uma característica interessante é a tonalidade bronze da folhagem. As flores são vermelho-fogo, de diâmetro médio, com textura dupla fracamente pronunciada e cheiro sutil.
Niccolo Paganini
Um arbusto ornamental e poderoso com inflorescências grandes se aproxima das rosas clássicas devido à sua cor vermelha profunda. As mudas apresentam boa imunidade e resistência a doenças ou pragas. E na hora de desenhar buquês, esta é uma das variedades mais populares..
Sangria
Esta é uma subespécie relativamente nova com extraordinárias flores vermelhas de duas camadas. A saturação e intensidade da cor são mantidas até o final da floração. A sangria cresce em quase todas as condições. Para os cuidados, basta controlar a umidade e, uma vez a cada 3-5 anos, fazer podas anti-envelhecimento..
Blue Bajoo
A característica deste tipo é a cor original. Os botões têm uma tonalidade azul-lilás incomum. Embora seja uma das variedades mais exigentes e sensíveis às condições exteriores, é muito valorizada justamente pelo seu extraordinário efeito decorativo..
Novas variedades
Os criadores estão constantemente desenvolvendo novos tipos de híbridos. Entre os novos produtos interessantes está a rosa spray. Cada uma de suas inflorescências se assemelha a um buquê separado. Outro grupo popular é a mini flora. É miniatura e graciosa, difere das outras na forma de crescimento: não crescem inflorescências nos ramos, mas brotam com eles.
Floribunda rosa cuidado
A incrível rosa Floribunda adora sol e calor. Ela é pouco exigente. Basta escondê-lo das correntes de ar e do vento. Para preparar o solo, misture-o com areia, turfa, húmus antecipadamente. Você pode adicionar argila picada, uma porção de farinha de ossos e alguns superfosfatos. Para preservar a umidade e a temperatura, o solo é coberto com serragem.
O segredo da floração a longo prazo é a rega regular abundante. O verão muito quente à noite borrife a flor com água morna. Se uma rosa carece de umidade, ela perde seus botões para manter seu.
A cobertura é realizada ao longo da temporada. Não é difícil. Basta observar o regime e alternar matéria orgânica e impurezas minerais. Isso é necessário para a saúde da flor, bem como para aumentar a intensidade e o prolongamento da floração..
Os arbustos ornamentais precisam ser modelados e periodicamente também rejuvenescidos. Para a malva, repita o procedimento na primavera e no outono. Antes do surgimento das folhas, é realizada a poda principal, estimulando o desenvolvimento de novos brotos. A poda de outono é uma etapa obrigatória na preparação de uma rosa para o inverno.
Transplante e reprodução
Floribunda rose se reproduz perfeitamente na fazenda por meio de estacas:
1) Em um ângulo agudo, corte os brotos lenhosos 8 cm acima da gema;
2) Retire as folhas e os espinhos do fundo;
3) Trate o corte com preparações hormonais;
4) Coloque os cortes na metade dos furos;
5) Observe um intervalo de 20-30 cm;
6) Cubra com filme plástico até que se enraíze;
7) Periodicamente ventile, regue, alimente as mudas e suavemente solte o solo.
Os rebentos jovens criam raízes e desenvolvem-se até 2 anos. Certifique-se de escondê-los durante o inverno. Depois disso, os arbustos podem ser plantados em um novo local estável..
Algumas variedades se reproduzem bem por enxerto, mas as rosas Floribunda quase nunca são cultivadas a partir de sementes caseiras. Demora muito e, além disso, é difícil manter os traços característicos da espécie..
Controle de pragas e doenças
A maioria das variedades de rosas Floribunda são resistentes às principais doenças, fungos e parasitas. Basta remover fragmentos danificados e ervas daninhas a tempo, evitar água estagnada, nutrir e alimentar as plantas.
Uma nuance importante é a proteção contra congelamento. Variedades decorativas sobrevivem bem ao inverno, mas para isso precisam ser preparadas:
– Retire completamente as folhas restantes com inflorescências;
– Encurtar arbustos em até 45 cm;
– Polvilhe suavemente com terra mais 30 cm;
– Cubra com ramos ou folhas de abeto;
– Você pode cobrir a rosa Floribunda com um tecido não tecido por cima.
Por isso, e também sob a cobertura de neve, ela não tem medo do frio..
Foto de Rose Floribunda
Floribunda rosa é uma flor muito interessante e incomum. Para ver como libertar as suas melhores qualidades em toda a sua glória, consulte a nossa seleção de fotografias. Boa visualização!