Paisagismo da área suburbana: 85 ideias para fotos
Para a maioria das pessoas, a dacha deixou de personificar um lugar com leitos intermináveis, nos quais é preciso trabalhar incansavelmente durante quase todo o verão. Agora, a área suburbana é um território para relaxamento e prazer estético. O paisagismo ajudará a garantir uma unidade harmoniosa do homem com a natureza. Para grandes ideias de jardim, consulte nosso artigo.
Características do projeto paisagístico
O paisagismo está na intersecção da construção, arquitetura e produção agrícola. Para um projeto paisagístico competente, também é necessário ter certas informações sobre as direções do estilo e as regras de harmonia das formas..
A decoração paisagística é uma verdadeira arte praticada por profissionais há vários séculos. Porém, se você deseja transformar o território da residência de verão por conta própria, basta se familiarizar com os fundamentos do planejamento e dos projetos prontos para colocar em prática as ideias que você mais gosta..
Portanto, antes de começar a trabalhar, preste atenção às seguintes disposições:
– objetos de natureza animada e inanimada e objetos criados pelo homem são usados para transformar o local, e cada um deles deve se enquadrar na composição geral;
– é necessário cuidar do jardim acabado, portanto, se você não pode dedicar tempo regularmente a isso, pare com soluções simples;
– pensar sobre a ideia principal e o plano de trabalho, criar um esquema básico e adicionar elementos decorativos a ele;
– nem todos os projetos podem ser implementados na prática. Considere a qualidade do solo e o grau de luz – cada planta requer condições especiais para o desenvolvimento normal.
Estilos
É mais fácil trabalhar em um tópico, que determinará a geometria da localização dos patamares. Observe que sua escolha é influenciada pela arquitetura dos edifícios..
Estilo classico
Um jardim tradicional também é chamado de regular. Em primeiro lugar, é caracterizado por uma ordem e simetria consistentes. Idealmente, a direção se materializa em propriedades rurais com um vasto território, mas é perfeitamente possível implementar tais projetos em pequenos espaços abertos de uma residência de verão..
Plante arbustos e árvores densos que possam ser modelados posteriormente. Cuide bem deles e corte-os em tempo hábil. Coloque caminhos retos e organize canteiros de flores, becos, gramados, lagos e canteiros em configurações geométricas (polígonos, ovais e círculos são adequados).
O clássico requer a seleção de materiais naturais e a implantação do restante dos edifícios em uma direção semelhante. A paleta de cores é restrita, tons básicos servem. Pode-se complementar a decoração com uma fonte no centro da composição, plantas topiárias, além de belas esculturas em estilo antigo..
Estilo sertanejo
A simplicidade e o aconchego dos jardins e jardins frontais rústicos parecem fofos e casuais. É esta direção que é familiar à humanidade desde tempos imemoriais, quando todos os representantes da sociedade viviam em casas simples com gramados modestos, mas limpos..
Para o país, os seguintes elementos são característicos:
– árvores frutíferas, canteiros de vegetais;
– exuberantes canteiros de flores de design livre;
– caminhos feitos de cortes de madeira, pedra, cascalho, opções de barro comuns;
– detalhes decorativos feitos por suas próprias mãos;
– gazebos e bancos de madeira rodeados de vegetação;
– um pequeno reservatório de forma natural;
– combinação de cores naturais com tons variados e alegres.
Ecostyle
A direção da tendência suaviza as contradições entre o ambiente tecnogênico e os motivos naturais. O objetivo do Eco Garden é recriar uma área selvagem em uma área privada. Portanto, a regra principal é naturalidade e facilidade, inicie:
– materiais naturais;
– variedades cultivadas juntamente com plantas do campo e florestais;
– toldos e cabanas;
– pontes de madeira, bancos, cortes de cânhamo e serra;
– artesanato e lâmpadas criativas;
– móveis de jardim de configurações grosseiras.
estilo japonês
Uma corrente um tanto exótica para nossos espaços abertos. Requer acabamentos minimalistas adequados para os edifícios, que nem sempre são típicos das casas de veraneio. E, no entanto, os motivos individuais podem cair organicamente em uma base padrão..
Para organizar um jardim com a tradição japonesa, use:
– riachos, tigelas de água, pequenos lagos;
– jardins de pedra com seixos;
– espaços luminosos, assimétricos, propícios à contemplação;
– coníferas baixas, musgo, areia;
– sebes de bambu;
– pavimentação combinada;
– cores consistentes (preto, branco, areia, verde, marrom, cinza);
– concentra-se na harmonia, naturalidade.
Minimalismo
O estilo minimalista vem do design de interiores. Assenta nas mesmas bases – simplicidade e concisão em tudo. Com um conjunto limitado de ferramentas, é necessário realizar o máximo de tarefas funcionais, para expressar a ideia principal, criando leveza e espaço.
A paisagem minimalista é caracterizada pelas seguintes características:
– o local se assemelha a um apartamento de estúdio;
– as trilhas têm linhas retas e retas;
– formas retangulares;
– tons de preto, branco, cinza, bege, terracota e verde;
– esculturas abstratas;
– espelhos, holofotes;
– móveis de alumínio e plástico.
Espaços verdes
Para iniciar o paisagismo, é necessário traçar um plano e decidir sobre as variedades de plantas a serem plantadas e sua localização. Nessa situação, é melhor usar o algoritmo de zoneamento tradicional:
– O lado externo é uma cerca, que pode ser uma cerca ou sebe;
– Interno – localizado próximo ao prédio principal;
– Intermediário – locais de descanso e áreas disponíveis ao olho que precisam ser enobrecidas.
Quanto à parte externa, você pode plantar verdura à vontade. Instale uma bela cerca e portão e, em seguida, complemente a cerca com uma cerca viva em todo o plano ou parcialmente. A vegetação para a cerca é diferente: árvores frutíferas ou arbustos em uma ou duas linhas. Árvores altas são plantadas em uma linha, podem ser: cedro, abeto, pinheiro, ameixa, amoreira ou macieira.
Para um plantio de duas fileiras, escolha arbustos: rosa, groselha, lilás. Você também pode organizar paisagismo vertical, pendurar vasos de flores em uma cerca ou plantar trepadeiras perto dela. Essa vegetação proporcionará um excelente aspecto estético e um cheiro incomparável..
Para a área perto da casa, plante arbustos pequenos ou organize um canteiro de flores bem cuidado. Nesta área, um jardim de flores de fronteira, mono flor ou mixborder parece orgânico. Desenhe limites e mantenha suas flores regularmente e você criará uma imagem alegre de sua varanda..
A zona intermediária é a mais importante e trabalhosa. Coloque um gramado em toda a área. Então, tudo depende dos seus planos. Por exemplo, combine grama verde exuberante com um escorregador alpino ou um jardim rochoso. Estruturas em forma de balanços, gazebos, pérgulas podem ser transformadas com hera ou trepadeira. Todos os tipos de canteiros de flores serão adequados para esta zona, só é importante combiná-los corretamente com o resto dos detalhes do projeto. Decore o local com canteiros de flores originais: multidimensionais, em forma de riacho, em elevações, em caixas, cestos, sapatos velhos, troncos, etc..
Corpos d’água
Os reservatórios estão merecidamente situados em uma das principais posições na decoração paisagística, valorizando as características e percepção do espaço, além de preenchê-lo com funcionalidade. O design moderno oferece muitas variações diferentes de reservatórios para os quais você pode voltar sua atenção ao planejar: fonte, piscina, riacho, lagoa (clássico, paisagem), aquário de jardim, minirreservatório em qualquer capacidade (você pode fazer você mesmo), multi- nível (incluindo riachos e cachoeiras).
Ao escolher o tipo de reservatório, comece pelas suas funções, bem como pelo conceito geral da sua casa de veraneio. Antes de planejar, você deve observar mais de perto os relevos naturais da paisagem. Use-os para criar lagos artificiais – parecerá o mais natural e harmonioso possível..
A forma e o tamanho podem ser absolutamente quaisquer. Ao decidir sobre esses parâmetros, você precisa levar em consideração o estilo de todo o jardim, a localização da área de água e a finalidade funcional..
Trilhas
Os caminhos do jardim são uma parte necessária do design moderno do pátio de uma casa particular. Apesar de a principal função dos caminhos ser a criação de condições seguras para a movimentação no seu terreno, eles também proporcionam a oportunidade de zonear e decorar a área do quintal. As trilhas do jardim podem ser feitas de uma variedade de materiais, como grandes pedras planas, uma variedade de tijolos, pedrinhas ou lajes de concreto. Graças à combinação de materiais, bloqueando os caminhos com pequenas bordas ou decorando-os com elementos adicionais, você pode conseguir não só a funcionalidade desejada, mas também decorar o território.
Dependendo dos desejos do proprietário e do conceito geral, certas formas geométricas podem ser utilizadas. Caminhos retos ou sinuosos na companhia de canteiros retangulares ou ovais criarão uma imagem única do espaço..
Às vezes, uma propriedade privada não tem uma superfície perfeitamente plana, mas sim colinas e buracos. Não se deve lutar com a natureza e nivelar o local, o melhor é sucumbir à vontade dela e combinar caminhos com degraus. Isso diversificará os caminhos que ligam as zonas de sua propriedade..
Edifícios adicionais
O paisagismo envolve a criação de estruturas de construção para recreação ao ar livre:
1. As pérgulas permitem organizar lindos arcos de flores, proteção do sol leve e do vento à beira da piscina e na mesa de jantar, além de zonear o espaço. Estas podem ser estruturas em arco, coberturas perto do edifício principal, estruturas destacadas.
2. Todos estão familiarizados com a finalidade funcional do gazebo, embora ele possa ser incorporado em várias configurações: aberto ou fechado, trançado por vegetação, localizado separadamente ou adjacente à casa. Os gazebos são criados nos estilos clássico, oriental, florestal e rústico. Existem também opções exclusivas com assentos giratórios, em forma de navio, uma enorme caldeira, um iglu com um orifício na parte superior para a fumaça de uma fogueira e assim por diante..
3. O balanço irá deliciar os proprietários muito jovens e adultos de famílias privadas. Seja criativo e coloque balanços de sofás, camas suspensas, bancos, poltronas ou um balanço redondo com colchão no jardim.
Iluminação
Iluminar um site não é uma tarefa difícil, você só precisa se armar com muito trabalho e paciência. A abordagem correta para a instalação de lâmpadas permitirá que você enfatize as áreas necessárias e oculte locais desagradáveis. A iluminação dará ao design um visual completamente novo, colorirá a estrutura da sua casa e o território adjacente ganhará vida e brilhará com calor e hospitalidade.
Atenção – você não precisa inundar toda a área com luz forte, isso não vai dar conforto, mas, ao contrário, vai reduzir e atingir seu orçamento. A iluminação principal está sempre focada tanto na estrutura quanto nos principais elementos do local. A luz de fundo é organizada de cima para baixo, de baixo para cima, caminhos, reservatórios são destacados, pode ser contorno (para criar sombras) e ponto.
Você pode adquirir lâmpadas de vidro, plástico ou metal em lojas de ferragens, além de criar opções exclusivas por conta própria: latas ou lanternas com LEDs; dispositivos de prendedores de roupa, latas; garrafas com lâmpadas dentro; mini esculturas de madeira com estruturas de iluminação; artesanato de pequenos toros; luzes de fadas; potes pendurados com velas.