Ásteres (90 fotos de flores): descrição, tipos e cuidados
Asters são uma das flores mais famosas e cobiçadas do jardim. Eles têm muitas variedades com diferentes formas, tamanhos e paletas de cores, de modo que atraem a atenção de paisagistas e jardineiros comuns. As suas qualidades decorativas, bem como a despretensão às condições de cultivo, permitem-lhe criar qualquer composição em canteiros de flores, decorar sebes, decorar varandas e coleccionar bouquets fantásticos. Nos tempos antigos, a flor era considerada um talismã, muitas vezes era plantada perto de casas e templos, e os gregos antigos a dedicavam a Afrodite, que personificava a beleza e a juventude imperecível.
Tipos principais
Hoje, conhece-se um grande número de variedades desta planta – cerca de 4 mil, que são condicionalmente divididas em 40 grupos de variedades. Mas a população de aster não se limita a isso, e a cada ano o número de espécies recém-criadas está aumentando. A classificação da cultura é bastante complexa, inclui a distribuição das variedades em função de várias características: cor, tamanho, formato das pétalas, época de floração, natureza do uso, etc. Entre todas as variedades, encontram-se as variedades mais comuns, representadas por espécies perenes e anuais..
Ásteres perenes
Este grupo reúne representantes de diversos tamanhos e cores. Os altos são usados para decorar canteiros de flores, e os pequenos são usados em paisagismo para arranjar jardins ornamentais e escorregadores alpinos. Aqui você pode distinguir variedades populares como:
“Marie Ballard” – arbustos volumosos, salpicados de botões azuis. Você pode admirar a floração por cerca de dois meses. A cultura é ótima para cortar.
“Violetta” – pequenos arbustos compactos, muitas vezes decorando as fachadas dos canteiros de flores. Possui lindas flores roxas a azuis que formam uma capa contínua..
“Senhora Branca” – uma beleza de um metro e meio, coberta com muitas flores pequenas brancas ou rosa claro, fica ótima no local, mesmo crescendo sozinha.
“Constgans” – destaca-se pela sua ramificação especial, a capacidade de florescer antes do início das geadas. Possui botões roxos escuros ricos com um núcleo amarelo, formando um verdadeiro “tapete” durante a floração.
“Barras Rosa” – um lindo arbusto que cresce até 1,5 m. Pequenos botões (cerca de 4 cm de diâmetro) são de cor rosa, adequados para corte.
“Anão” – bucha esférica subdimensionada, não excedendo duas dezenas de centímetros de altura. A floração, representada por uma grande variedade de cores, vai de julho ao final do outono. Devido ao seu tamanho compacto, esta variedade pode decorar não só parcelas de jardim, mas também vasos de flores para casa e caixas de varanda..
“A Rosa” – uma ótima opção para buquês. Possui flores de pétalas duplas – rosa plano e marrom tubular.
“Frekarta” – as flores desses ásteres parecem camomila, mas têm uma bela cor azul lavanda. Os arbustos têm inflorescências refinadas que florescem alternadamente, criando uma floração longa, longa.
Ásteres anuais
Este grupo inclui cerca de 600 espécies, entre as quais existem representantes de diferentes alturas e espectro de cores, com diferentes tamanhos de botões e outras características. Este grupo também inclui cestas simples e terry. Considere algumas belas variedades muito populares, a saber:
“Galáxia” – tem inflorescências duplas com cerca de 8-9 cm de diâmetro, apresentadas em várias cores. Muito utilizado em arranjos de buquês.
“Anão” – tem encantadoras flores brancas de peônia. Os arbustos são compactos, crescem até 30 cm, o que os torna adequados para o cultivo em vasos e caixas.
“Sinfonia” – uma cultura alta atingindo a marca de um metro. A peculiaridade das flores duplas reside na cor original – as pétalas vermelho-púrpura são emolduradas por uma elegante orla branca. Floração abundante e longa.
“Lady Coral” – tem botões grandes com cerca de 16 cm de diâmetro e uma variedade de cores. Muitas vezes, decora canteiros de flores, mas também fica bem em uma única versão.
Cuidado adequado de ásteres
Cuidar de ásteres não traz muitos problemas. Uma condição importante para o seu conforto de existência é o afrouxamento e a sacha do solo, que são realizados simultaneamente à irrigação ou após chuvas intensas..
Iluminação
O Astra é igualmente confortável tanto em áreas bem iluminadas como em sombra parcial. Para uma floração mais exuberante, é ainda melhor optar por áreas abertas e ensolaradas ou varandas viradas a sul. Uma boa iluminação é necessária para a planta quando ela está no estágio de muda jovem..
Temperatura
O intervalo ideal para o crescimento e floração de uma cultura é uma temperatura de + 18 … + 25C. Um regime especial de temperatura deve ser observado ao cultivar mudas. Antes do surgimento das mudas, o recipiente com as sementes é armazenado a uma temperatura de + 20 … + 22C, com o aparecimento dos primeiros brotos, diminui para +15, e quando transplantado para grandes recipientes sobe para +23 . Uma planta adulta é bastante resistente a extremos de temperatura e, na maioria dos casos, é capaz de florescer antes da geada.
Umidade
O alagamento do solo pode levar a doenças incuráveis da planta, portanto, mesmo durante o plantio, é necessário proporcionar uma drenagem de qualidade no fundo da cova de plantio. Solo permeável à luz com uma localização profunda de água subterrânea é perfeito para o plantio. A pulverização não é aplicada – a rega regular é suficiente.
Rega
Astram pode prejudicar tanto a secagem do solo quanto o encharcamento. A rega deve ser regular, mas moderada. Na estação quente, você pode reduzir seu número, mas a cada irrigação, aumente o volume de água – em 1 m quadrados. deve levar cerca de 2-3 baldes. Ao mesmo tempo, é imprescindível realizar o afrouxamento para fornecer ar ao sistema radicular..
Fertilizantes e alimentação
Aster é alimentado principalmente com fertilizantes minerais. Dos fertilizantes orgânicos, pode-se escolher o esterco de galinha, que é diluído em água na proporção de 1:20, mas só deve ser usado em solos pobres. Pela primeira vez, a fertilização com minerais é introduzida algumas semanas após o plantio no solo, as próximas duas – durante os períodos de formação de botões e floração.
Pragas e doenças
As principais doenças que o aster pode compreender incluem fusarium, canela-preta, ferrugem e icterícia. Na maioria das vezes, você pode encontrar fusarium, que leva ao murchamento. É impossível salvar a cultura – ela deve ser removida e queimada. Em um áster com “perna preta”, o rizoma apodrece, o arbusto fica preto e murcha. A planta é retirada do solo, que é então tratada com permanganato de potássio. A ferrugem é caracterizada por folhas secas e inchadas. A “icterícia” é muito menos comum, principalmente pragas como cigarras e pulgões. Ela se manifesta pela queima das lâminas das folhas, interrompendo o crescimento e a brotação. Nesse caso, borrifar com inseticidas ajudará..
Entre as pragas, as mais perigosas são os ácaros-aranha, percevejos, tesourinhas, pulgões e lesmas. Como medida preventiva, é necessário cavar o solo a cada outono com a remoção dos restos de plantas anuais. Produtos químicos como basezol, metaldeído, karbofos, etc. ajudam a lidar com as pragas..
Como transplantar um áster
O local do pouso proposto do aster deve ser selecionado e preparado no outono. Uma área ensolarada com solo fértil leve é mais adequada, que deve ser desenterrada adicionando húmus ou composto, 2 kg por 1 M. quadrado Na primavera, a escavação é repetida novamente, mas com a adição de superfosfato (20 g / 1 sq. M). É aconselhável umedecer o solo antes do plantio. Os arbustos são plantados em covas a uma distância de pelo menos 25 cm entre si, mas podem ser grandes, dependendo do tamanho estimado de um arbusto adulto de uma determinada variedade. O plantio deve ser coberto com terra, mas não regado. A primeira rega deve ser realizada após 3 dias e, após algumas semanas, fertilizantes de nitrogênio devem ser aplicados no solo..
Reprodução de ásteres em casa
O método mais comum de cultivo de ásteres, aplicável a todas as espécies, é plantar mudas a partir de sementes. As perenes são frequentemente propagadas por estacas ou divisão do tubérculo..
Propagação de sementes
As sementes podem ser plantadas em terreno aberto na primavera, quando a temperatura atinge + 20C. Na maioria das vezes, as mudas são cultivadas em casa, criando uma estufa. O recipiente deve ser preenchido com uma composição de solo universal, sementes plantadas a uma profundidade de meio centímetro e regadas com uma solução fraca de permanganato de potássio. Em seguida, cubra a plantação com vidro ou polietileno e coloque em local aquecido com uma temperatura de cerca de +22. Todos os dias, a estufa é ventilada e o canteiro é cuidadosamente regado com água morna em temperatura ambiente. Depois de uma semana, aparecerão os primeiros brotos – então a proteção deve ser retirada, e o recipiente deve ser movido para um local bem iluminado, mas com temperatura baixa, para não esticar os brotos. O mergulho é realizado com o aparecimento das primeiras folhas maduras.
Propagação por estacas
As estacas podem ser feitas durante todo o verão. Para isso, corte o topo da planta de até 7 cm de comprimento e plante em um pequeno recipiente (xícara) ou em uma cama preparada com areia e turfa no solo. Em casa, as estacas devem ser colocadas em local escuro. Durante o enraizamento dos brotos em campo aberto, é necessário criar condições de estufa, para que sejam cobertos com garrafas de plástico transparentes. Após um mês, a planta é considerada completamente concluída..
Reprodução por divisão
O procedimento para dividir um arbusto perene é realizado na primavera – então a primeira floração pode ser vista no outono do mesmo ano. É necessário separar o segmento da mata-mãe para que tenha de 3 a 5 brotos e pelo menos um botão com raízes. A planta é assentada em um buraco preparado e polvilhada com uma camada de terra de três centímetros, rega sistemática para enraizamento rápido.
Asters – foto
Existem muitas maneiras de transformar seu jardim usando uma variedade de ásteres. Ficam muito bem em plantações lineares simples e em grupo, em áreas rochosas da paisagem e em meios-fios. Você pode aprender mais sobre este belo representante da flora nas fotos coletadas em nossa galeria. Boa visualização!