Como limpar depósitos de carbono de um ferro: 7 maneiras
Com o tempo, qualquer dona de casa se depara com o problema dos depósitos de carbono no ferro. E não importa o que sinos e apitos modernos ostentem seu aparelho elétrico, ele pode ser facilmente compreendido por esta “doença”. Mas não se desespere! Muitos anos de experiência popular reuniram muitas maneiras pelas quais você pode eliminar a contaminação inaceitável do ferro e, em nosso artigo, falaremos sobre elas com mais detalhes..
1. Limpamos o ferro com sal
A maneira mais acessível é limpar o ferro dos depósitos de carbono usando sal. Para fazer isso, você pode usar sal de cozinha simples, de preferência maior. Melhor ainda, leve sal marinho para limpar. Para obter o melhor efeito, o ferro deve ser aquecido. Em seguida, agimos de uma das três maneiras:
1. O ferro deve ser ligeiramente aquecido e desligado. Polvilhe a superfície da sola com sal e três panos úmidos até que os depósitos de carbono desapareçam. Ao final do procedimento, a superfície deve ser enxugada com pano seco. Durante a limpeza, deve-se atuar com muito cuidado para que os cristais de sal não entrem nos orifícios de saída do vapor..
2. Ligue o ferro e defina o modo mais suave no regulador com um grau de aquecimento mais baixo. Em seguida, em gaze ou pano fino dobrado ao meio, despeje o sal e, em tal tipo de compressa, três superfícies. Usando este método, você pode limpar a sujeira simples.
3. O dispositivo deve ser aquecido adequadamente. Enquanto está subindo de temperatura, coloque papelão grosso na tábua de passar, despeje sal sobre ela. Em seguida, com base aquecida, passamos pelos grãos de sal em movimentos circulares, até que a sujeira seja limpa.
Hoje em dia, existem muitos novos aparelhos elétricos e o sal pode não ser adequado para todos os revestimentos. Por exemplo, ferros com superfície de Teflon não podem ser limpos com ele..
2. Aplicação de vinagre
Outro método simples que não requer custos de materiais especiais é remover os depósitos de carbono do ferro com vinagre. Se você está tentando ficar de olho em seu eletrodoméstico favorito, pequenas manchas de fuligem podem ser facilmente removidas mergulhando um cotonete ou pano em vinagre. Aliás, não se esqueça dos orifícios de saída do vapor – também podem ser limpos com vinagre usando um cotonete para fazer as orelhas. Após essa limpeza, a base do ferro deve ser enxugada..
Se o vinagre não for capaz de lidar com a placa por conta própria, adicione amônia a ele, mas observe que o dispositivo deve estar absolutamente frio.
Freqüentemente, as hospedeiras prestam atenção aos depósitos de carbono apenas quando se torna completamente impossível passar a ferro e é bastante difícil eliminar tal contaminação. Nesse caso, o vinagre também pode salvar a situação: é necessário umedecer bem um pano com ele à noite e passar um ferro por cima, deixar nesta posição até de manhã. Na maioria dos casos, mesmo a placa significativa amolece e descasca facilmente durante esse período. Observe que o vinagre tem um cheiro bastante pungente, portanto, não deixe essa “composição” na sala de estar – ela deve ser isolada (por exemplo, levada para a varanda).
3. Limpar o ferro com sal e vinagre
Os melhores resultados de limpeza podem ser obtidos combinando sal e vinagre. Esses dois componentes devem ser misturados em uma pequena panela e colocados no fogo, mexendo até que o sal esteja completamente dissolvido. Nesse caso, é importante não deixar a solução ferver. A solução finalizada precisa ser resfriada um pouco para não se queimar, depois umedeça um pano e esfregue bem as áreas contaminadas. Em casos difíceis, você pode usar uma escova de cerdas macias (você não pode usar uma de metal). Em seguida, você precisa limpar a superfície com um pano seco, aquecer o ferro e passar qualquer pano velho com ele. Segundo as anfitriãs, embora o cheiro desta solução de limpeza caseira não seja muito bom, as suas propriedades de limpeza são excelentes..
4. Removendo depósitos de carbono com refrigerante
As habilidades de limpeza do refrigerante são conhecidas das donas de casa há muito tempo. Freqüentemente, é usado para limpar contaminantes especialmente complexos em pratos, encanamentos e é usado na digestão. Na verdade, por que não limpar o ferro com ele? Você pode tomar bicarbonato de sódio ou carbonato de sódio, enquanto o trabalho deve ser feito com luvas de borracha, pois a composição do refrigerante pode irritar a pele. O refrigerante deve ser misturado com um pouco de água até obter uma pasta homogênea. Recolhemos a composição num trapo ou pincel e três da sola do nosso ferro, certificando-se de que a pasta não cai nos furos. Quando a superfície estiver completamente limpa, deve ser enxugada com um pano seco..
5. Uso de produtos químicos líquidos
A superfície do ferro pode ser restaurada à sua condição adequada usando líquidos bastante corrosivos, que incluem removedor de esmalte e acetona. Eles lidam especialmente bem com depósitos de carbono de polietileno ou tecidos sintéticos. Basta umedecer o pano com a solução e limpar a sujeira. O trabalho deve ser realizado com luvas. É importante considerar que os líquidos emitem um odor bastante pungente, por isso é aconselhável utilizá-los em local bem ventilado. Se você absolutamente odeia esses “aromas”, pode usar peróxido de hidrogênio. É inodoro – basta umedecer um pano com ele e esfregar as manchas.
6. Vela de parafina
Um dos métodos mais “antigos” que nossas bisavós usavam era o uso de uma vela de parafina para remover os depósitos de carbono do ferro. Com antecedência, você precisa aquecer completamente o aparelho elétrico e preparar uma bandeja na qual pingarão gotas de cera quente.
Então, envolvemos a vela em um pano denso (é melhor usar algodão) e limpamos os depósitos de carbono. O ferro deve ser mantido inclinado para que a cera possa escorrer livremente e não entre nos orifícios de vapor. Caso contrário, congelada nestes orifícios, aquecerá durante a próxima passagem a ferro e manchará as roupas. No final do procedimento, limpe a superfície com um pano seco.
7. Lápis especial para limpar o ferro
Se você não for adepto dos métodos tradicionais de lidar com os depósitos de carbono no ferro, ou se eles não tiverem força, você pode comprar um lápis químico especial projetado para esses fins. O ferro deve estar ligado e bem aquecido. Em seguida, esfregamos a superfície com um lápis e desligamos o aparelho.
O processo de limpeza química começará em breve – os depósitos de carbono começarão a descamar. Você precisa pegar um pano macio e limpar o depósito de sujeira amolecido. Em seguida, a base é limpa com um pano úmido. No processo, pode aparecer um cheiro desagradável, que não deve ser temido – é apenas a evaporação da amônia, que faz parte do lápis.