Suculentas (90 fotos): tipos, regras de cuidado
Kalanchoe, babosa, cactos, carne seca, crassula, agave – essas plantas despretensiosas são encontradas em quase todas as casas e escritórios, mas poucas pessoas sabem que todas pertencem ao grupo das suculentas. Esta categoria inclui espécies típicas de regiões com climas áridos que acumulam umidade em caules e folhas modificados. Graças a esta característica, as suculentas ficam muito tempo sem regar, mantendo um aspecto atraente. A estética e o requinte fazem deles uma excelente opção para paisagismo de interiores, terraços, canteiros de flores e até mesmo colinas alpinas rochosas..
Descrição e tipos de suculentas
Traduzido do latim, suculentus significa “suculento” – assim se pode descrever a aparência dos representantes da flora semidesértica. Durante a estação chuvosa do verão, eles coletam água intensamente, graças à qual suportam invernos áridos subequatoriais. Várias famílias são classificadas como suculentas – incluem cactos, plantas gordurosas, agave, lírio, eufórbia e aizoon. Sua forma exótica e flores brilhantes parecem extremamente atraentes em qualquer ambiente, e a capacidade de ficar sem regar por muito tempo economiza tempo e esforço no cuidado desses compactos espaços verdes..
Na classificação mais ampla, as suculentas são divididas em duas categorias – caule, com caule espesso e muitas vezes estriado (cactos, spurge) e folhoso, no qual a umidade se acumula nas folhas carnudas (gorda, babosa, rejuvenescida e outras). As características biológicas de todas essas plantas permitem que elas absorvam água de qualquer fonte possível: raízes longas puxam-na para fora das camadas profundas do solo, galhos do solo coletam orvalho, uma penugem na superfície é projetada para condensar gotas de umidade do ar e chuva desce folhas curvas suaves diretamente para a saída. … Tudo isso significa que os hóspedes de um clima árido às vezes ainda precisam de rega e pulverização vitais, mas isso deve ser feito com moderação e cuidado..
Em condições internas, as espécies são cultivadas para as quais uma diminuição da luz solar e da temperatura durante o período de dormência não é crítica. As suculentas de interior mais populares são todos os tipos de cactos, bem como vários nomes de Tolstyankovs, como:
Aeonium. As folhas do aeonium, arredondadas e ligeiramente pontiagudas nas pontas, assemelham-se à dália em várias camadas ou às flores rosas na aparência. Ao mesmo tempo, eles têm cores completamente únicas – um gradiente de verde ao longo das bordas recortadas pode ser marcado com rosa ou vermelho, há também espécies de roxo escuro, preto, limão e verde cremoso. O caule do aeonium interno é muito curto, e as folhas são fortemente pressionadas umas contra as outras, crescendo em um padrão xadrez do centro para as bordas.
Graptopetalum. A atratividade desta planta reside principalmente em sua floração incomum. Por volta de maio-julho, ramos com belas “estrelas” de cinco pétalas rosa aparecem em uma roseta atarracada de folhas carnudas. No centro dos botões abertos, cintilam estames amarelos brilhantes nas pernas compridas, que conferem às flores desabrochando um encanto festivo especial. Essa extravagância dura de 2 a 3 semanas, e então a suculenta retorna à sua aparência padrão para mulheres gordas.
Paquifito. O nome grego Pachyphytum significa “folhas grossas”, o que realmente pode ser considerado a principal característica desta suculenta. Suas folhas densas em forma de uva alongada e levemente achatada são revestidas por uma camada cerosa azulada, que evita a evaporação da umidade. A planta tem a forma de numerosos processos pineais, que são interligados por caules curtos e rígidos. O paquifito floresce discretamente, liberando pequenos brotos rosados como orelhas levemente deformadas.
Aichrizon. Esta suculenta também é chamada de “árvore do amor”. Com suas pequenas folhas verdes escuras, galhos em forma de coroa e caule denso, realmente se assemelha a uma árvore em miniatura. As associações com o romance provavelmente se devem ao formato em forma de coração das lâminas das folhas. No período primavera-verão, o aichrizon é coberto por uma exuberante nuvem de pequenas flores douradas, que são muito semelhantes às panículas da erva de São João. Para formar a copa, a árvore é podada regularmente e, na estação quente, é necessário regá-la regularmente com pequenas doses de água..
Monantes. Um grande número de pequenas saliências verdes crescendo diretamente do solo – isto é Monantes. Durante a floração, um caule fino avermelhado com uma “estrela” amarelo pálido no final se eleva do centro de cada roseta. Esta suculenta é valiosa por ser diminuta e, nas composições, é um fundo interessante para plantas maiores..
Mulher gorda. Com muito mais frequência, essa planta é chamada de “crassula”, “árvore da felicidade” ou “árvore do dinheiro”. Suas folhas arredondadas com brilho amarelado parecem moedas, por isso esta suculenta é considerada um amuleto que atrai prosperidade financeira e prosperidade para a casa..
Brigamia. Uma planta semelhante a uma palmeira brilhante, conhecida como “palmeira havaiana”, “palmeira vulcão”. No outono, flores amarelas em forma de estrela aparecem no topo verde, com as quais a suculenta ganha um aspecto ainda mais exótico..
Portulacaria, ou “arbusto de elefante” é uma mini-árvore ornamental com um tronco semelhante a uma árvore muito poderoso, de cor marrom escuro. Na textura, ele realmente evoca associações com as pernas de elefantes, mas incontáveis folhas verdes-claras em miniatura contra o fundo de uma base espessa parecem muito contrastantes.
Argyroderma, que na tradução soa como “pele prateada”, deve seu nome a uma cor única. O tom frio esverdeado das folhas densas, devido à cobertura cerosa cinza claro, parece ainda mais misterioso. Em forma, essa planta repete pedras do mar – as mesmas lisas e ovais achatadas, mas dissecadas no centro. Durante o período de floração, as abas abrem ligeiramente, e em cada uma delas há um “aster” de beleza incrível de cor laranja, rosa ou amarelo brilhante.
Lithops, ou pedras vivas, não é imediatamente possível distinguir de seixos. A cor cinza levemente mosqueada disfarça-os completamente no ambiente natural. A suculenta é apenas um membro do reino vegetal durante a floração, quando brilhantes “margaridas” em tons de amarelo, laranja, rosa ou branco florescem no meio das meias-folhas arredondadas.
Kalanchoe, com suas ricas e exuberantes inflorescências-estrelas, muitas vezes é comprado como um presente ou apenas para decorar o interior. Esta suculenta cresce bem em condições normais de interior, tolera o excesso e a falta de luz solar. O suco de Kalanchoe tem propriedades antiinflamatórias, cicatrizantes e regeneradoras, amplamente utilizado na medicina popular e na cosmetologia..
Haworthia. É carnudo, mas alongado e pontudo para as pontas das folhas com espinhos recortados ao longo das bordas ou pontos brancos amadeirados e “nervuras” em toda a superfície verde. Ao mesmo tempo, as plantas jovens parecem bastante pacíficas e, com o tempo, adquirem uma aparência cada vez mais “assustadora” e espinhosa. Devido à sua textura exótica, Haworthia pode decorar adequadamente qualquer arranjo floral..
Cuidado suculento
Trazidas de um clima árido, as suculentas precisam de condições de cultivo bastante adversas. O menor excesso de conforto, por incrível que pareça, leva essas plantas espartanas à perda de decoratividade ou mesmo à morte..
Cactos, mulheres gordas e outros hóspedes das latitudes desérticas respondem positivamente à atitude indiferente dos proprietários – podem até ficar no apartamento sozinhos e sem água, e depois de alguns meses podem ser encontrados no mesmo estado. Mas as suculentas irão deliciar-se com uma forma e floração verdadeiramente bonitas apenas se tiverem um clima óptimo e próximo do natural..
Iluminação
Para todas essas espécies, os raios do sol são vitais, embora, por exemplo, Tolstyannikov recomende a luz não direta, mas ligeiramente difusa. O calor escaldante é preferido por espécies de plantas do deserto e das montanhas – cactos, aloe vera, Kalanchoe, arbustos anões. Por este motivo, é aconselhável cultivá-los nas varandas e peitoris das janelas na parte sul da casa. No inverno, as suculentas entram em um período de dormência, a fotossíntese fica mais lenta, portanto, poucas horas de luz do dia não representam um grande problema, mas você ainda não deve reorganizar as plantas em um canto escuro..
Ar
As suculentas precisam de boa ventilação para um desenvolvimento normal. O acesso de ar às raízes deve ser fornecido por solo rochoso solto. Em geral, as plantas respondem bem à ventilação do local, sendo que no verão recomenda-se plantá-las em canteiro, ou pelo menos retirá-las com vasos para varanda, terraço ou sob um dossel. A umidade natural do oxigênio tem um efeito positivo, a partir do qual as folhas absorvem os elementos que faltam..
Rega
O excesso de umidade para este grupo botânico é mais destrutivo do que sua falta de umidade a longo prazo, portanto, vale a pena exercer moderação e cuidado com a água. Durante o crescimento ativo e a floração, ou seja, do final da primavera ao início do outono, as suculentas devem ser regadas 1-3 vezes por semana em pequenas porções. Na entressafra, a frequência deve ser cerca de uma vez por semana e uma vez e meia, e no inverno, uma ou duas regas modestas por mês são suficientes..
Temperatura
Para o verão, a temperatura ideal em uma sala com cactos e acumuladores de umidade semelhantes são padrão + 25… + 30ºC de calor durante o dia e + 15… + 20ºC à noite. Durante o período de dormência, a maioria dessas plantas gosta de frescor, portanto, a temperatura pode ser reduzida para + 5C, embora as condições normais do ambiente de + 15 … + 20C também sejam adequadas..
Fertilizantes
Qualquer matéria orgânica é categoricamente contra-indicada para suculentas, mas fertilizantes minerais com fósforo e potássio serão úteis. É melhor comprar um preparado pronto para cactos e regar as plantas com ele na frequência indicada na embalagem durante o período de crescimento (primavera-verão).
Reprodução e transplante de suculentas
Existem quatro métodos principais de propagação deste grupo de plantas de interior: a partir de sementes, de estacas, enraizando partes de folhas ou a separação usual de formações filhas..
O processo de cultivo de sementes é o mais longo e trabalhoso, portanto, apenas profissionais o utilizam para desenvolver novas variedades. Os cultivadores de flores amadores estão limitados a métodos vegetativos muito simples. Assim, por exemplo, um talo cortado ou um pedaço carnudo de uma folha é suficiente para secar por 1-2 dias, tratar o corte com um estimulante de crescimento e, em seguida, aprofundá-lo 1,5-2,5 cm na areia do rio, previamente regada com água morna regar e deixar em local bem iluminado por 2-3 semanas para o enraizamento. Às vezes, partes das folhas podem simplesmente ser colocadas em solo úmido sem borrifá-las – logo as raízes aparecerão no local do corte, as quais começarão a crescer.
O solo para as suculentas deve ser pobre em matéria orgânica, por isso não se deve adicionar turfa, terra preta ou húmus. Uma mistura de grama e argila é ideal, que pode ser adicionalmente iluminada com areia grossa de rio. Para ventilação adicional, é recomendado adicionar pequenos seixos ou conchas do mar quebradas.
Via de regra, os “ingredientes” necessários para as plantas são colocados no recipiente em camadas: seixos ou outra drenagem no fundo, depois o próprio solo, uma camada de areia e novamente pedras. Esse mosaico parece especialmente impressionante em florários transparentes. Para que as suculentas não gastem toda a sua energia no crescimento de raízes, vasos relativamente pequenos e apertados são selecionados para elas, replantando apenas quando a parte do solo aumenta uma vez a cada 1-3 anos.
Suculentas – foto
A beleza incomum e despretensiosa das suculentas dão um amplo escopo para seu uso. As plantas são capazes de decorar a área local, sendo um elemento digno de um canteiro ou jardim de flores. Com a sua participação, criam os arranjos de flores mais originais, incluindo magníficas fito-paredes. As suculentas ficam especialmente elegantes em florários caseiros, que podem ser feitos de forma independente usando recipientes encaracolados. Muitas fotos da nossa galeria de fotos irão apresentá-lo às variedades dessas plantas interessantes e às vezes engraçadas. Boa visualização!