Papel de parede de vidro no interior do apartamento
Ao escolher uma decoração para paredes, muitos se recusam a colar papel de parede: os de papel têm vida curta, são sintéticos – eles não permitem a passagem de ar. Só falta pintura, mas e se você quiser adicionar uma textura bonita ao interior? Nesse caso, a solução ideal seria o papel de parede de vidro – um material ecológico feito com os mais finos fios de vidro, que adere perfeitamente à superfície rebocada, protegendo-a de microfissuras e mofo, mantendo seu aspecto impecável por muitos anos..
O que é isso? Características de produção
A principal matéria-prima desse material é a areia de quartzo, que é misturada com soda, calcário e argila e, em seguida, derretida em temperaturas muito altas (+ 1200 ° C) em vidro de água. Fios semelhantes a teias de aranha são puxados para fora, enrolados em bobinas e um tecido translúcido flexível é tecido.
A espessura das fibras é ajustada acelerando ou desacelerando o movimento da máquina, e a maneira como são tecidas afeta as características físicas e decorativas do papel de parede de vidro acabado. Assim, obtém-se uma malha fina, flexível e muito fina com propriedades de reforço..
Tipos de fibra de vidro
Dependendo da densidade e da textura, o papel de parede de fibra de vidro é dividido em dois tipos – teia de aranha e padronizado. Os primeiros são mais lisos, leves e são utilizados principalmente para acabamento de tetos. Os estampados são fáceis de reconhecer por um padrão de relevo pronunciado, que é formado em um tear, como um tecido jacquard. As texturas mais populares são esteiras, formas geométricas ou motivos florais..
A fibra de vidro pode ser inicialmente tingida a granel, mas mais frequentemente são brancas transparentes e adaptadas para pintura reutilizável.
Fibra de vidro – é perigoso usar?
Por analogia com a lã de vidro, muitos têm medo de usar lã de vidro no interior. No entanto, esses materiais são completamente diferentes – se você olhar sob um microscópio, você pode ver que as fibras do isolamento são frágeis e com bordas afiadas, enquanto as fibras de vidro usadas para papel de parede são muito mais resistentes, mais lisas e pela fratura que apresentam uma forma cilíndrica reta.
Quando colado na parede, o papel de parede de vidro é adicionalmente compactado, embebido de um lado com cola e do outro com tinta, após o que você pode tocá-los livremente sem risco de irritação da pele.
No entanto, o trabalho de acabamento em si é recomendado que seja realizado com roupas fechadas e luvas de proteção, pois fios de vidro “nus” podem deixar arranhões microscópicos nas mãos que causam coceira..
Vantagens e desvantagens da fibra de vidro
Na Europa, o papel de parede de fibra de vidro é muito popular e há razões bastante compreensíveis para isso:
– Praticidade – a vida útil do papel de parede de fibra de vidro é de 25 a 50 anos, o que elimina a necessidade de reparos por muito tempo, embora se desejar, você pode alterar as cores e atualizar o design. Eles seguram com muita firmeza, não saem, não sejam danificados por animais de estimação.
– Respeito ao meio ambiente – apenas materiais naturais são usados para a fabricação de tecidos de vidro, os quais são totalmente seguros para a saúde humana e o meio ambiente. As paredes revestidas com fibra de vidro permitem que o ar e a umidade passem livremente, não apareça mofo nelas e seja mais fácil respirar no ambiente;
– Segurança contra incêndio – ao contrário do papel e do polímero, a fibra de vidro não se inflama e começa a derreter somente em temperaturas acima de 1000 graus, sem emitir gases corrosivos;
– Resistência à humidade – graças a esta qualidade, o papel de parede de vidro é perfeito para casas de banho e cozinhas. Eles também podem ser usados para colar sobre as fachadas de móveis de cozinha ou um avental de fone de ouvido;
– Estética – a superfície coberta com a “teia de aranha” parece perfeitamente plana e parece que é apenas uma mancha perfeita; O papel de parede de vidro texturizado dá ao interior uma aparência requintada e também parece interessante e discreto.
Das desvantagens da fibra de vidro, um custo bastante alto pode ser distinguido, que, no entanto, é nivelado pela longa vida útil de tal revestimento.
Também deve ser destacado que a escolha dos padrões não é ampla o suficiente quando comparada, por exemplo, com a enorme variedade de serigrafia em papéis de parede de vinil. Mas se considerarmos as paredes principalmente como um fundo para o resto do interior, então a escolha em favor da elegância discreta do papel de parede de vidro pode se tornar ainda mais preferível..
Como colar fibra de vidro?
Embora o papel de parede de fibra de vidro tenha um peso e densidade ligeiramente maiores do que outros materiais em rolo para decoração de parede, as características de sua colagem são quase as mesmas. Para começar, é importante preparar adequadamente a superfície – ela deve ser plana, suavemente rebocada e seca. Pequenas fissuras e depressões de até 1 cm2. a fibra de vidro vai se esconder, mas as deficiências óbvias terão que ser corrigidas antes mesmo do início do trabalho de acabamento.
Para fibra de vidro, uma cola especial à base de amido ou PVA é usada. É espesso o suficiente, portanto, é aplicado exclusivamente na parede antes da colagem. Os rolos são cortados com uma faca de escritório em tiras do comprimento necessário, com uma margem de 10 cm para alinhar o padrão.
Deve começar a colar a partir de um ponto de referência vertical: uma janela, uma porta ou um canto, verificando a correcção das linhas com um fio de prumo. Você também pode medir a largura do papel de parede e pré-marcar as paredes com um lápis..
As demais ações não diferem do procedimento com papel ou vinil: o material é alisado com espátula de plástico, que também remove o excesso de cola e bolhas de ar. Uma atenção especial deve ser dada às juntas, bem como aos cantos – eles devem ser uniformes, não se sobrepor..
Após a secagem completa, o papel de parede de vidro é reaproveitado com cola diluída para reduzir o consumo de tinta. Depois de cerca de um dia, você pode começar a aplicar a camada decorativa de acabamento. Para salas secas, é melhor escolher uma tinta acrílica à base de água, enquanto na cozinha e no banheiro você pode usar uma tinta látex resistente à umidade.
Você pode repintar papel de parede de vidro texturizado de 8 a 20 vezes – este parâmetro depende da qualidade do material, do volume do padrão e da densidade da tinta usada.
Papel de parede de vidro no interior – foto
Chamamos a sua atenção para uma seleção de fotos que mostram papéis de parede de vidro no interior de diferentes quartos. Esses exemplos irão ajudá-lo a encontrar soluções interessantes para decoração de paredes usando esse material e a descobrir novas maneiras de combinar texturas, cores e padrões. Inspire-se!