Guarda-roupa embutido faça você mesmo
Ao organizar um espaço de vida, é muito importante considerar a questão da colocação de espaços de armazenamento. Isso é especialmente verdadeiro para salas pequenas, cujos proprietários não podem se dar ao luxo de construir uma sala com cômodas volumosas ou um número ilimitado de prateleiras. Além disso, o mobiliário moderno não é barato. Hoje vamos falar sobre como fazer um guarda-roupa embutido com as próprias mãos, resolvendo todos os problemas listados de uma só vez.!
Vantagens do guarda-roupa embutido
Roupeiros de correr – espaço de arrumação com sistema de porta de correr. Este recurso aparentemente pequeno o torna funcional, espaçoso, conveniente e compacto para espaços pequenos..
O fato é que as portas de correr economizam um espaço precioso, que normalmente é ocupado por divisórias abertas. Eles também proporcionam um acesso conveniente às coisas, permitem que você coloque prateleiras, cabides, gavetas dentro, que se combinam em uma sequência confortável, sem medo de violar a estética..
Além das propriedades práticas, os guarda-roupas deslizantes são um elemento elegante do interior, que, se desejado, pode se tornar um destaque brilhante devido às soluções de design ou “mesclar” com a decoração da parede.
Existem vários tipos de guarda-roupas, dependendo da localização. Entre eles, os embutidos têm uma série de vantagens. Em primeiro lugar, devido à sua localização no nicho, praticamente não ocupam espaço. Em segundo lugar, eles permitem que você crie uma composição holística no interior sem violar o princípio da praticidade. Em terceiro lugar, é muito fácil fazer você mesmo, porque as paredes funcionam como divisórias de suporte..
Ao criar um guarda-roupa com as suas próprias mãos, não só irá poupar dinheiro e tempo, mas também desenhar móveis que são ideais especificamente para as suas condições, adaptando-se às características das paredes, bem como ao tamanho do nicho.
Desenvolvimento de um esquema de guarda-roupa
Nenhuma ideia pode ser realizada sem um plano bem elaborado. Antes de prosseguir com a montagem do guarda-roupa é preciso decidir qual será o tamanho dele, o que inclui e como ficará.
Medidas
As dimensões da futura estrutura dependem em grande parte da altura dos tetos e da área do próprio nicho em que o gabinete será instalado. Deve ser retangular, com uma abertura de cerca de 70 cm – as prateleiras têm mais ou menos essa profundidade, pois com um indicador mais alto dificilmente conseguirá as coisas. Mas essas partes devem ser 10 cm mais estreitas, levando em consideração as portas de correr.
Ideal quando o guarda-roupa é montado na altura do teto. Isso é conveniente, pois você não precisa se preocupar com o acúmulo de poeira na parte superior e também permite acomodar o máximo de coisas com um mínimo de espaço.
Tendo em conta as medidas gerais da estrutura, é necessário decidir sobre as portas. A largura de cada partição não deve ser superior a 600 mm, caso contrário, um elemento pesado exercerá forte pressão sobre os rolos e poderá ocorrer inclinação.
A sobreposição deve ser de aproximadamente 60 mm, em taxas mais altas, o acesso às coisas no armário será mais difícil.
O preenchimento
Ao projetar o “recheio” de um guarda-roupa, guie-se pelas suas necessidades: a quantidade de coisas e seus donos, assim como a variedade. As cômodas modernas têm componentes para todos os tipos de itens, desde roupas de cama até eletrônicos desnecessários. Por conveniência, crie um desenho experimentando várias opções.
O enchimento do guarda-roupa pode ser distribuído de acordo com um princípio simples: agasalhos – ao lado, pequenos itens importantes – mais próximos, valiosos – em caixas, e roupas secas – mais altos. Por exemplo, a umidade de um casaco pode ser transferida para outras coisas, então é melhor colocar os cabides mais perto da borda da estrutura..
A roupa de cama não deve ser guardada no andar de baixo – a sujeira do chão sobe cerca de 40 cm, mesmo em um espaço fechado. A parte inferior deve ser preenchida com gavetas ou redes para sapatos. Faça uma estimativa do número aproximado de itens no armário com antecedência para planejar o tamanho dos compartimentos.
Projeto
O desenvolvimento da aparência do guarda-roupa é a etapa mais interessante e criativa para muitos. Aqui deve-se ter em mente que estamos falando sobre o projeto de fachadas de portas, uma vez que a beleza do interior não é visível..
Concentre-se no estilo da sala. Por exemplo, os clássicos adoram padrões e esculturas nobres, mas o estilo moderno prefere linhas lacônicas e soluções não padronizadas. Com o minimalismo, você pode usar motivos de parede, escondendo móveis da vista, e com um loft, não tenha medo de experimentos.
A beleza do guarda-roupa embutido é que ele pode ser um elemento invisível ou marcante do interior. As fachadas com composições artísticas inteiras parecem originais. Mas se a sala não tiver uma grande área, a superfície do espelho ajudará a expandir visualmente o espaço..
Preparação: materiais e peças
Os materiais desempenham um papel importante na criação de um guarda-roupa embutido com suas próprias mãos. A durabilidade, a resistência e as propriedades externas dos móveis dependem deles..
A madeira, embora seja considerada uma excelente base para um interior clássico ou provençal, não é adequada para o enchimento de interiores de um guarda-roupa deslizante. O fato é que o nicho terá um maior índice de umidade, o que afeta negativamente os materiais naturais. Mas se tal opção for indispensável por uma série de razões, é necessário processar adicionalmente a base com meios especiais..
A escolha ideal é MDF ou Fibra. Essas espécies possuem todas as propriedades positivas da madeira, ao mesmo tempo em que são mais resistentes às influências ambientais. São fáceis de usar – fáceis de serrar, montar, economizam não só dinheiro, mas também energia. Uma dica: recomenda-se adquirir fibra de média ou alta densidade, pois baixa é muito instável.
Mas é melhor recusar drywall – este é um material impraticável, pesado e frágil que definitivamente não é adequado para prateleiras.
Em seguida, você deve determinar quais peças você precisa durante a montagem. Observe que alguns itens podem ser adquiridos prontos: isso se aplica a prateleiras ou portas de correr. Você pode recorrer a um mestre que os fará de acordo com todas as regras, e faça você mesmo apenas instalando o gabinete. Mas outros componentes terão que ser adquiridos em qualquer caso – eles são insubstituíveis.
Esses itens incluem: mecanismos de rolo para portas e trilhos para gavetas, parafusos, pinos de montagem, elementos de suporte, barras de suspensão. Esta lista pode ser atualizada dependendo de seus objetivos..
Montando o guarda-roupa
Depois de um desenvolvimento cuidadoso do esquema e da preparação do guarda-roupa, é hora de passar para o momento mais crucial – a instalação de todas as peças.
Nicho
Sem dúvida, a abertura na qual o corpo do armário é instalado deve primeiro ser preparada para isso. Para evitar que as paredes fiquem sujas de pó, algumas pessoas preferem cobrir com uma camada de madeira compensada ou até colar com papel de parede. Mas também existe uma opção mais econômica..
Para começar, remova o revestimento antigo com um removedor de gel. É totalmente seguro para a saúde. Em seguida, é necessário impregnar a superfície com uma solução de PVA de polímero de água. Esse processo levará vários dias, pois é recomendável repetir o procedimento várias vezes, após esperar um dia. Em seguida, cobrimos as divisórias com esmalte acrílico. Feito – 10 anos de proteção garantida.
Prateleiras
Hora de preencher o nicho com espaços de armazenamento. Observe que para um armário embutido, as opções de fixação de prateleiras como em móveis de armário serão ineficazes, uma vez que é impossível chegar às laterais pelo lado de fora. É difícil projetar uma estrutura especial por conta própria, mas o uso de sistemas de suspensão ajustáveis pode salvar a situação..
Outra solução conveniente é fixar as unidades de armazenamento nos rodapés que suportam as prateleiras por baixo. Em geral, uma vez decidido o método, a instalação dos componentes internos do guarda-roupa não causará problemas.
Portas de correr
A instalação da principal característica dos guarda-roupas de correr – portas de correr – é a etapa mais difícil do trabalho. Você tem que instalar o mecanismo de RPG de forma que ele funcione perfeitamente com suas funções, proporcione um deslizamento fácil, uma fixação clara e também não emita sons estranhos.
É necessário decidir sobre a escolha de uma suspensão. Existem três tipos: trilho inferior, superior e monotrilho.
No primeiro caso, a parte inferior do mecanismo serve de suporte e a parte superior evita que caia. Esta é a forma mais comum e confiável. A instalação é realizada da seguinte forma: os trilhos superior e inferior são instalados na ranhura, elevados e ajustados até o encosto.
No segundo caso, ao contrário – o suporte vai para a parte superior. Assim, o mecanismo não coleta tanta poeira, não emite sons estranhos. Mas se manuseado sem cuidado, as peças podem ser facilmente danificadas..
A terceira opção é um carro com dois pares de roletes. Neste caso, a suspensão de cada faixa se move para outra guia.
As portas são instaladas nas suspensões, são verificadas quanto à operabilidade – e pronto, o guarda-roupa embutido está pronto!