Projeto da sala de estar no estilo minimalista (80 fotos)
O minimalismo é uma tendência moderna em arte, arquitetura, design de interiores, design e moda. Ela nasceu no século 20. Sua essência é atingir exatamente a mesma funcionalidade máxima com a máxima simplicidade. Tecnicamente, o minimalismo dificilmente pode ser chamado de um estilo independente – é uma tendência a simplificar e se livrar de decoratividade desnecessária. No interior tem um aspecto fresco e elegante, podendo equipar uma sala deste tipo em qualquer apartamento ou casa, mesmo a baixo custo.
Características do estilo de minimalismo
As primeiras pré-condições para o minimalismo surgiram na década de 1920. As sociedades de artistas, que promoveram a ideia do utilitarismo racional, tiveram grande influência na popularização da tendência. Eles acreditavam que a nova arte deveria ser extremamente clara, pura, concreta e enérgica..
Com o tempo, isso se refletiu no design e na arquitetura. Nos anos 60, a tendência finalmente se enraizou, quando as classes alta e média em toda a Europa estavam saturadas com luxo fingido. Por muito tempo, as pessoas compensaram as memórias de tempos difíceis com decorações hipertrofiadas da vida cotidiana. Interiores congestionados ao mesmo tempo triunfaram em palácios e mansões em todo o mundo. Já era impossível surpreender com eles. Além disso, eram cansativos e exigiam cuidados difíceis. E, finalmente, veio a alternativa – minimalismo..
Agora, o minimalismo é mais um estilo de vida que vai contra a cultura do consumo. São materiais tradicionais ecológicos, formas simples, um mínimo de detalhes, o aproveitamento de cada quadrado com benefício e máximo conforto..
No interior da sala ao estilo do minimalismo, prevalecem as seguintes características:
– Móveis modernos multifuncionais;
– Falta de acessórios e decoração sem sentido;
– Lâmpadas simples, sem lustres volumosos, arandelas e lâmpadas de assoalho;
– Iluminação difusa multinível;
– Utilização de divisórias e zoneamento espacial;
– Formas simples, linhas rígidas e geometria clara;
– Cores restritas;
– Muita luz natural e estruturas transmissoras de luz;
– Tecnologia compacta moderna;
– Falta de empilhamento de coisas.
Junto com alta tecnologia e loft, o minimalismo é um dos estilos mais relevantes e modernos. Mas, para sua implementação, não basta jogar fora todas as coisas desnecessárias. Requer uma abordagem profissional e cuidadosa..
Soluções de cor
O minimalismo gravita em torno dos materiais naturais. Tijolo e pedra não tratados, diferentes tipos de madeira são usados ativamente. De materiais mais modernos, são usados concreto, gesso decorativo e vidro, menos frequentemente plástico. Tudo depende do ramo específico. O minimalismo escandinavo ou japonês não tolera artificialidade.
Sala de estar branca no estilo minimalista
O branco é uma cor clássica para o minimalismo. Dependendo da tonalidade, podem ser tons de azul neve ou cremosos suaves. É conveniente ser guiado pela localização da sala de estar. Se não houver luz solar suficiente na sala, é melhor usar cortinas quentes. Eles aquecem e alegram. Se a sala estiver muito ensolarada e quente, tons estéreis de branco como a neve e acinzentados servirão. Eles vão dar uma sensação de frescor e frescura..
Sala de estar marrom no estilo minimalista
Das cores escuras, com exceção do cinza e preto, o marrom escuro é o mais usado no minimalismo. Esta é a cor natural da madeira. Móveis de madeira, inserções decorativas nas paredes, parquete ou piso laminado – tudo isso vai caber perfeitamente na sala de estar. E em salas grandes, espaçosas e altas, você pode até experimentar tetos de chocolate brilhantes..
Sala de estar verde no estilo do minimalismo
O verde é usado ativamente na esteira das tendências ecológicas. Seus ricos tons de ervas são para o sotaque e a menta suave ou oliva como base. O desejo por respeito ao meio ambiente e texturas naturais imediatamente encontrou reflexo no minimalismo. Naturalmente, não se pode ignorar a cor principal da natureza. Plantas de interior em vasos de concreto simples e ásperos ficam bem como decoração em uma sala de estar..
Sala de estar amarela no estilo minimalista
Das cores brilhantes e ensolaradas, a mais popular é o amarelo. Normalmente essas são suas opções suaves: pastel, tons com um desvio em bege, areia e creme. São mais quentes que o branco normal, harmonizam-se bem com as tendências gerais e revigoram. Essa sala de estar será ensolarada e aconchegante, mesmo nos dias mais nublados e frios..
Acabamentos e materiais
Tradicionalmente, o minimalismo no interior da sala é um esquema de cores claras. Branco e cinza são os líderes nisso. O preto é usado para dividir o espaço. O contraste é obtido por meio de uma combinação competente de meios-tons. Cores e texturas naturais também estão em uso: madeira, pedra, tijolo. As tradições japonesas desempenharam um papel importante na formação de tendências. Foi a partir daí que o oeste ganhou formas simples e espaço livre. A partir daí surgiu um esquema de cores neutras e claras. Essa sala de estar não deve criar nenhum ruído, porque a base da filosofia japonesa é a calma e a contemplação..
Piso
Como revestimento de piso minimalista, piso autonivelante, grandes ladrilhos claros, pedra natural polida ou linóleo moderno são especialmente bons. Padrões geométricos claros são aceitáveis.
Madeira natural ou laminado fica ainda melhor na sala de estar. Eles são elegantes, aconchegantes e aconchegantes. A textura amadeirada se encaixa perfeitamente no estilo geral. Normalmente são variedades leves ou completamente branqueadas..
Tapetes e carpetes, especialmente carpetes sólidos, são raros. Às vezes, um pequeno tapete se encaixa perfeitamente na área de estar perto dos sofás, mas isso não é necessário para uma sala de estar minimalista..
Paredes
O gesso decorativo é usado com sucesso para decorar as paredes no estilo do minimalismo. Como alternativa, você pode simplesmente pintar uma base plana de concreto ou uma parede de tijolos. A negligência deliberada dá ao estilo seu próprio charme único.
Menos comumente, são usados papel de parede e painéis decorativos de revestimento. Eles também devem ser leves e simples, sem padrões complexos. Ornamentos geométricos leves são possíveis, quase imperceptíveis contra o fundo principal. Em vez de brincar com cores e padrões, o minimalismo permite que você brinque com textura. Por exemplo, uma parede de tijolo ou gesso pode ser acentuada em um fundo geral liso, mas eles serão pintados na mesma cor..
Teto
O teto no minimalismo é esticado. Pode ser brilhante ou fosco, dependendo do tamanho da sala e das preferências dos proprietários. Cores clássicas – tons de branco, cinza prata, marfim, creme claro. A escolha depende se o intervalo básico é frio ou quente..
O “truque” das estruturas de tensão é sua aparência e funcionalidade simples. É fácil manter esse teto, não requer reparos ou substituição por muito tempo e, por dentro, você pode ocultar comunicações ou instalar iluminação. Esta é a melhor opção para holofotes, que são a base para a iluminação zoneada de vários níveis..
Móveis de sala de estar no estilo minimalista
Móveis minimalistas incluem fachadas planas lacônicas, madeira polida e envernizada, superfícies brilhantes, prateleiras e portas de vidro, ferragens de metal. Menos comumente usados são plásticos brilhantes ou imitações de madeira. As bancadas e peitoris das janelas podem ser decorados com pedra artificial.
Você terá que escolher móveis estofados com cuidado especial. Suas formas e texturas devem estar em harmonia com o espaço envolvente. Uma situação em que todos ganham são os designs retangulares claros. Para elementos sem forma e simplificados, procure outro uso.
Projetos populares de várias camadas, gavetas embutidas e outras pequenas coisas úteis. Por exemplo, as bases de sofás e poltronas podem ser convertidas em guarda-roupas completos, e um painel de parede de madeira ou apoios de braços largos e planos podem ser facilmente convertidos em uma mesa..
Iluminação
O minimalismo é necessariamente muita luz do dia. Se o lado for norte ou se não houver janelas suficientes, a sala de estar é decorada com cores brancas quentes e lâmpadas adequadas são selecionadas. As cortinas quase nunca são usadas para não bloquear a luz e desordenar o espaço. Se houver, são estores compactos e funcionais ou persianas romanas..
Tons grandes e expressivos não são típicos do minimalismo, mas holofotes, discos geométricos elegantes e luzes de fundo ocultas são ativamente usados. São utilizadas lâmpadas laterais, cornija, iluminação de nicho, halogênio e LED. A iluminação da mobília por baixo cria a ilusão de que está flutuando no ar.
Uma solução interessante para a sala de estar é a iluminação neon brilhante, que não é visível no modo normal. Permite criar uma atmosfera festiva e festiva na sala a qualquer momento..
Decoração e têxteis
Praticamente não há decoração no minimalismo. Todas as superfícies são sólidas e perfeitas. Pequenos detalhes são suficientes para reanimar o interior, mas são poucos. Por exemplo, um pequeno jardim de pedras improvisado ou ikebana habilidoso parece bom, uma reminiscência das origens orientais do estilo..
O mesmo se aplica aos têxteis. O estofamento de móveis estofados é simples e consistente em termos gerais. Normalmente são texturas lisas simples ou couro. Têxteis “pesados”, como veludo ou tapeçaria, não são típicos do minimalismo. Você pode jogar algumas almofadas de acento brilhante no sofá, mas não mais. As colchas, se houver, são extremamente simples e monocromáticas. Este estilo não tolera sacos de pó desnecessários.
Pequena sala de estar no estilo minimalista
O minimalismo leve e lacônico é talvez a melhor opção para organizar uma pequena sala de estar. Ele trabalha inteiramente para ampliar e iluminar visualmente o espaço. Estas são cores claras e uma abundância de luz e ausência de babados..
Minimalismo é zoneamento, nichos, partições e estruturas complexas. Tudo isso permite que você use efetivamente cada centímetro. São mesas dobráveis, dormitórios totalmente escondidos no armário, portas de correr, móveis compactos e acabamentos simples em cores claras. Em particular, transformando móveis.
Uma pequena sala de estar minimalista parece muito maior, mais espaçosa e mais confortável. Se for possível demolir as paredes com outras divisões, pode substituí-las completamente por divisórias de transmissão de luz e luz e combinar a sala de estar com uma cozinha, varanda ou área de trabalho.
Projeto da sala de estar no estilo minimalista – foto
Quer decorar sua sala de estar em um estilo minimalista, mas não sabe por onde começar? Oferecemos uma seleção de belas fotos para encontrar novas ideias e inspiração! Boa visualização!