Cortinas para a sala (60 fotos)
Mesmo o interior mais sofisticado e elegante parece inacabado sem caixilhos de janela decentes. Nos escritórios, todos estão acostumados com persianas, mas lindas cortinas de tecido são parte integrante da lareira. É especialmente importante escolher cortinas adequadas para a sala de estar. Este quarto foi projetado para relaxamento, conforto e companhia, o que significa que é necessário criar um ambiente suave e informal. Para decidir sobre o desenho das cortinas do hall ficou mais fácil, sugerimos olhar os exemplos na galeria de fotos.
Escolha de cortinas para diferentes estilos
O mercado moderno oferece um extenso catálogo de tecidos que podem ser usados no interior do salão. Como não se perder no meio de tanta variedade? Na verdade, na loja, muitas amostras parecem ser ideais e é difícil saber como elas ficarão em uma sala de estar real. Nesse caso, vale a pena recorrer ao senso de estilo para obter ajuda, e as descrições a seguir ajudarão a entender os traços característicos das tendências de design da moda..
Cortinas clássicas para a sala de estar
A melhor maneira de enfatizar o luxo elegante de um design clássico são cortinas blackout feitas de tecidos caros: cetim, veludo, brocado, jacquard. Padrões tecidos de ouro ou prata (damasco, indiano, lírio real, etc.) irão decorar a vertical monocromática das paredes, e a textura monocromática brilhante na cor dos desenhos combinará com papel de parede com impressão em relevo ou serigrafia.
Cortinas modernas para a sala de estar
O lacônico interior moderno da sala de estar será complementado com sucesso por cortinas de densidade média e tons neutros: branco, bege, areia, cinza. Cortinas coloridas podem ser uma solução real. Os amantes do minimalismo deveriam dar uma olhada mais de perto nos painéis das janelas japonesas – a ausência de cortinas dá a eles uma aparência compacta e elegante. É preferível escolher tule translúcido, esvoaçante, sem rendas e franjas..
Cortinas estilo provençal para a sala
Quaisquer motivos românticos se encaixam perfeitamente no estilo provençal: cortinas “avós” com aberturas, cortinas francesas caindo em ondas suaves, lambrequins cacheados, todos os tipos de fitas e laços como acessórios.
O esquema de cores deve ser em tons pastéis (lavanda, verde menta, cinza claro, creme). Os tecidos devem ser escolhidos naturais, foscos. Uma estampa floral discreta deve combinar com a cor das paredes ou estofamento.
Cortinas country para sala de estar
O design rústico é o mais próximo possível da natureza, então motivos étnicos, bordados, padrões florais calmos e um xadrez escocês seriam adequados em uma sala de estar. Em um interior campestre, as telas ásperas têm a aparência mais orgânica: esteiras, estopa, juta, tela, linho cru, algodão grosso. Folhos, rendas e elementos de crochê são bem-vindos.
Cortinas estilo chalé para a sala de estar
Este estilo recria totalmente a atmosfera de um pavilhão de caça. O lugar central nele é ocupado por uma lareira, onde predominam a madeira e a pedra sem verniz, vários troféus servem de decoração – peles, chifres de veado, armas estilizadas. Cortinas de veludo, cuja textura se assemelha a camurça, são adequadas para este interior colorido de sala de estar. Você também pode optar por tecidos lisos de cinza escuro, marrom, laranja suave ou bege..
Variedades de cortinas para a sala de estar
Desde que as pessoas começaram a construir casas espaçosas com grandes janelas, tornou-se necessário proteger a sala dos raios fortes do sol e olhos curiosos, para torná-la um pouco mais fechada. Para tanto, passaram a ser utilizados tecidos – véus translúcidos durante o dia e cortinas opacas à noite. A combinação de cortinas de tule e deslizantes fixadas na cornija continua a ser a opção de design mais popular para as aberturas de janela. Ao mesmo tempo, as características culturais e climáticas de alguns países têm apresentado ao mundo várias novas formas de cortinas de vidro. Eles podem ser do interesse de quem deseja trazer um elemento de novidade para o interior de sua sala..
Cortinas romanas – uma espécie de cortinas de tecido. Neles, tiras de tecido são fixadas com finas pontes horizontais, e cordas verticais permitem levantar a estrutura, dobrando-a cuidadosamente como um acordeão, e baixá-la.
Cortinas francesas distinguem-se por uma cascata de babados ondulados (vieiras), costurados a partir de um tecido delicado e esvoaçante ao longo de todo o comprimento da tela. Refinados e luxuosos, eles são frequentemente usados em teatros, palácios, museus, criando uma atmosfera solene. Esta é uma ótima opção para uma espaçosa sala de estar em estilo clássico..
Cortinas austríacas são uma peça de tecido inteiriça, dentro da qual, verticalmente, na mesma distância, são costuradas cordas especiais. Quando o mecanismo de levantamento é ativado, as cordas apertam a matéria e as vieiras semicirculares se formam por baixo. Este tipo de cortina é feito de diferentes tecidos – de veludo a chita ou até tule, podendo ser adaptado a quase qualquer interior.
Cortinas inglesas quase idênticos aos austríacos. A diferença entre eles reside apenas no fato de que para qualquer largura da tela, eles são fixados apenas em duas fitas colocadas nas laterais (com um desvio das bordas de 10-15 centímetros). Assim, em uma vista elevada na parte inferior, um amplo arco aparece no centro, e curtas “caudas” permanecem à direita e à esquerda..
Cortinas japonesas, na verdade, eles imitam a construção de janelas, só que em vez de vidro, um tecido esticado é firmemente preso a uma moldura rígida. Esses painéis movem-se de acordo com o princípio das portas de compartimento deslizantes, e os “trilhos” de guia especiais atuam como uma cornija, que pode ser fixada apenas por cima ou por cima e por baixo ao mesmo tempo. A estabilidade da estrutura e a grande variedade de texturas também possibilitam a utilização deste tipo de biombo para delimitar o espaço da sala, separar o canto de trabalho ou dormitório..
Opções de montagem de cortina
A forma tradicional de fixar o tecido sobre a janela é a cornija. É uma barra horizontal fixada firmemente à parede ou ao teto e projetada para suportar o peso das cortinas junto com todos os acessórios. Este elemento estrutural deve ser escolhido com muito cuidado, levando em consideração não só os parâmetros físicos do produto, mas também suas qualidades decorativas, compatibilidade com o resto do projeto. As cortinas pesadas da sala de estar só podem ser penduradas em uma cornija forte (de madeira ou metal) que não ceda ou caia com o peso.
Para prender o tecido à base horizontal, diferentes dispositivos são usados - prendedores de roupa, clipes, laços, tranças, laços. Cada uma dessas opções parece interessante à sua maneira e complementa o estilo geral da sala de estar..
Os ilhós são muito convenientes na vida cotidiana – anéis feitos de plástico, madeira ou metal enfiados na parte superior das cortinas. Eles são simplesmente amarrados em uma cornija tubular redonda e deslizam ao longo dela sem dificuldade. Considerando que as cortinas terão que ser lavadas de vez em quando, por razões práticas o melhor é escolher círculos de plástico..
Todos os tipos de ganchos, alfinetes, grampos de cabelo, fitas, velcro também ajudam a fixar as elegantes dobras das cortinas na posição desejada. Freqüentemente, eles são feitos de seções finas do mesmo tecido ou de um tecido contrastante; usar cordas, atacadores. Artesãs criam pickups originais e elegantes a partir de materiais de sucata: discos e discos de música, miçangas, flores artificiais, brinquedos de pelúcia, sobras de joias, botões e muitas outras coisas.
Escolha de cortinas para uma pequena sala de estar
Salas pequenas requerem cuidados especiais na decoração das janelas. Ocupando uma área bastante perceptível, as cortinas têm um forte impacto no ambiente em geral. Especialmente para pequenas salas de estar, os designers desenvolveram várias recomendações que irão aumentar visualmente o espaço..
Conselho número 1. Evite desenhos grandes
Flores grandes e brilhantes, uma gaiola de 10×10 cm, listras horizontais largas, pássaros de fogo e similares ficam bem em salas espaçosas, preenchendo o vazio excessivo. Mas na apertada sala de estar do Khrushchev, mesmo que todo o resto seja cinza monocromático, as cortinas chamativas estão completamente deslocadas. As únicas exceções são os painéis lisos japoneses ou cortinas de enrolar com estampas realistas. As fotocortinas devem representar uma perspectiva profunda – o brilho do sol, uma vista da cidade, um caminho na floresta que se distancia, um beco, um arco, etc..
Conselho número 2. Imagem holística
Em uma pequena sala de estar, as cortinas não devem “cortar” a parede onde estão localizadas. É melhor cobri-lo completamente com um pano, junto com a janela. Se essa largura das cortinas for inaceitável, elas devem corresponder à tonalidade do papel de parede e não contrastar com eles..
Conselho número 3. Altura do teto
Para fazer com que o cômodo pareça mais alto, é melhor prender a cornija no teto. Você pode escondê-lo em um nicho (especialmente deixado durante a instalação de um teto suspenso ou tenso), decorar com estuque de gesso, faixa de LED, lambrequim, escolher uma sombra que combine com a cor do teto e / ou meio-fio.
Conselho número 4. Drapery
As vieiras volumosas das cortinas em uma pequena sala de estar parecerão pouco naturais. Isso é especialmente verdadeiro para as ondas pomposas características das cortinas francesas, austríacas e inglesas. Ao mesmo tempo, cortinas retas feitas de tecidos de densidade média, com dobras verticais quase imperceptíveis do chão ao teto, aumentam visualmente a altura da sala..
Conselho número 5. Cores
Uma tonalidade bem escolhida permitirá que você encaixe harmoniosamente as cortinas no interior de uma pequena sala de estar. É bom que ele repita, por exemplo, a cor dos padrões do papel de parede ou do estofamento do sofá – essa técnica vai “fazer amigos” diferentes detalhes do interior, e o quarto vai ficar estiloso. Se as paredes e os móveis forem lisos, você pode escolher cortinas com um padrão pequeno e discreto e costurar fronhas como travesseiros decorativos ou uma toalha de mesa com os restos do tecido..
Cortinas para a sala (hall) – foto
Se você ainda não tomou uma decisão final sobre quais cortinas para a sala são adequadas para sua casa ou apartamento, veja os exemplos na foto abaixo. Na galeria, reunimos muitas ideias inusitadas para decorar vãos de janelas, tanto em corredores espaçosos quanto em pequenos cômodos aconchegantes. Preste atenção aos detalhes – como é a cornija, que fechos são usados, existem decorações adicionais (franjas, rendas, missangas), que área da janela o tecido cobre, quanta luz transmite. Tudo isso irá ajudá-lo a entender melhor o tema e fazer a escolha certa, que irá encantá-lo por muitos anos.!